Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
JOSÉ FIGUEIREDO SANTOS - Sociólogo e professor universitário jubilado. Foto DR
Mundo, Opinião, Política

Gaseados de Gaza | Por Jose Figueiredo Santos

“Que interesse podem ter os combates de uma vida, a vida dos homens diante da morte, perante uma possível medicalização da sociedade através da implantação de um bom resort turístico?”

09:20 3 Junho, 2025 09:22 3 Junho, 2025 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Continuo sem compreender porquê, em ti, Gaza, persiste em grassar uma despudorada falta de vergonha que teima em não mudar de rumo e os teus filhos persistem em morrer aos milhares, que nem tordos. De tanto sofrerem, quase parecem inumanos. Não sei se é pelo mediatismo que te é imposto que deixas que a sua morte se banalize, como num filme consumido ao instante e logo passado para trás, se é por nós, pobres etnocêntricos europeus, superiores aos demais povos, não sermos sensíveis à emporcalhada poeira dos destroços e do sangue de mulheres e crianças, que anuncia que a tua Faixa fica num outro hemisfério cultural.

Enquanto nós, modernaços ocidentais, lutamos pela superação da adversidade da morte, ou, pelo menos, procuramos minimizar o sofrimento que ela implica, vocês continuam a fazer dela uma estranha apologia metafísica. Vocês, que marcam encontro diário com o rolo compressor da morte, não choram. Vocês gritam, desfazendo-se em infinitos ais. Bem entendido que nessa Faixa, em que sois gente abusada, do nascer ao por do sol, com vidas viradas de um vegetativo avesso, não há tempo para lágrimas e suspiros. A fome de uma refeição seca-vos os rostos. Se, ao menos, a privação de alimentos vos proporcionasse uma morte indolor para aliviar o sofrimento da guerra, ainda vá que não vá, mas, porque é essa morte que vos avassala os dias de sofrimento, isso não tem piada nenhuma.

– “E nós aqui, com tanto desperdício de comida”, dizia um vizinho, em conversa de café, de olhar seráfico para aquelas macabras cenas televisivas da fome barulhada por malgas, tachos e latas em riste, implorando comida, como se estivéssemos regressados à saga de um distópico planeta dos macacos, onde criaturas humanas animalescas e escravizadas se confrontam com uma avançada espécie de símios.  

Destemido, um outro, olhando, com placidez, para a fartura das prateleiras de rações para animais, outrora dedicadas a vestuário e leites em pó para lactentes, insistia, descrevendo, a seu modo, aquele enorme retrocesso: – “Não têm regras, não tiram senhas para a comida e, naquele alvoroço, todos querem tudo ao mesmo tempo, como se só tivessem o hoje para viver”. E prosseguia, num erudito comentário historicamente incisivo: – “Coisa assim, nem no período miserável da grande fome de 1315-1317, na Europa da Idade Média, avassalada por níveis extremos de crimes, doenças, mortes em massa e infanticídios”.

– “Hum!”, exclamava outro: – “O que aqueles árabes não devem é saber governar-se”.

Contaminado pela manipulação simbólica do léxico político em voga, afirmava à tripa forra que os palestinos eram uns subsídio-dependentes da ONU e que o que eles precisavam era de trabalhar, trabalhar, trabalhar.

– “Pois é! Concordo”, acenava um outro, com a cabeça, com ares de aclamação, hasteando a bandeira da subsidiodependência, com uma valente segurança de si, como se fosse um entendido em governança social, sem que se desse ao cuidado de desconstruir aquela ideia estapafúrdia: – “Eles não querem é trabalhar. É o que é!”.

Ele, que avidamente espera por um D. Sebastião, vocifera os discursos redondos dos políticos, que lhe provocam tédio, ao brandirem as velhas máximas estereotipadas dos partidos. Ele, a quem político algum conseguiria convencê-lo de que era possível ser-se trabalhador e ser-se pobre, garantia, a pés juntos, que as transferências sociais só podem levar os indivíduos a um desincentivo ao trabalho. Iluminado, do alto do seu saber, achava que aquilo que os árabes da Palestina mais aspiravam eram camiões do banco alimentar da ONU, que lhes permitissem viver sem trabalhar.

E, naquela tosca e superficial conversa, os comentários sucediam-se, em catadupa: – “Se não têm água para beber, acho que nem conseguem tomar um banho quente”, exclamava o outro, como se gozasse de uma hiperlúcida inferência, prosseguindo numa cínica ironia: – “Com as casas em ruínas e o cheiro fétido dos mortos a que não conseguem dar sepultura, já devem ter esquecido o que é o aconchego de uns lençóis lavados”.

Enquanto isso, a turbulência não passa, não há meio de passar para aquelas vidas esmagadas pela impaciência das armas. Tinha vindo para ali rodopiar, armada até aos dentes para aniquilar tudo e todos. Canhões, drones armadilhados, bombas esponja, granadas, rifles, espingardas, enfim, um número incontável de tecnologias de morte que parece continuar a espraiar-se com a leveza de confetis coloridos em salões de baile. Com eles, explodem vidas que não se sobreporão mais às aspirações dos colonatos que vão colocando os irados palestinos num canto apátrida, à espera de um amanhã sem futuro.

– “Bem vistas as coisas”, insurgia-se um outro: – “Nem a fome que a ONU não consegue debelar, torna dóceis os corações daqueles gajos que sangram ao ouvir o choro dos filhos gritando com fome. Resta-lhes apenas um lancinante ódio visceral, que a todos contagia”.

E logo aquela estreita tira de terra que, tendo a fome e a miséria como placas indicativas, amaçada pelo quotidiano das mortíferas bombas, bem poderia ser um paraíso turístico, a Riviera do Oriente Médio. Uma vez apinhada de barqueiros, banqueiros e taberneiros sovinas, logo se acantonariam jogos na bolsa de valores, para além dos muitos indivíduos que poderiam morrer multimilionários. Na sua serpenteada arte de corrida ao capital de risco seria mesmo possível a criação de uma feira do ópio, com paragem obrigatória para turistas, ao fim do primeiro dia de viagem à Terra Santa.

– “É um dó de alma” -, exclamava-se no empertigado diálogo, que aquele enclave palestino não tenha gente decente que nele viva, para o aproveitamento máximo da luxúria do local. Ora bem, e com toda a razão, já um presidente não pode ter ideias brilhantes, ser pragmático e afastar-se da ralé dos contendores?

Infetado pela ilustre e pragmática narrativa presidencial, o outro exclamava com uma inusitada e contaminada lucidez: – “Você sabe, Gaza é interessante, é uma localização fenomenal, no mar, o melhor clima. Tudo é bom. Algumas coisas bonitas poderiam ser feitas com ela”. A conselho do seu homólogo, de que estará Benjamin à espera para realocar os palestinos noutros países da região e avançar com um “projeto empresarial” de envergadura?

– “Não tenho dúvidas quanto ao que seria tão elevado e nobre quanto levantar imponentes hotéis em troca do desmantelamento da bárbara identidade de uns e outros”, retorquia um outro, em tom coloquial.

Acerco-me de certezas que Moisés veria nela a Terra Santa do leite, do mel e dos turistas inspirados nos verões que batem à porta daquela extensa área costeira, de águas amenas, e aí seria capaz de tirar as sandálias dos seus pés para sentir a pureza de um projeto imobiliário de tamanho relevo.

E assim ficaríamos descomprometidos de nos alongarmos em mais cogitações sobre essência da técnica contemporânea e de considerações sobre o morrer num cenário de hegemonia tecnológica, conquanto, tal como Pilatos, aquelas mortes não são da nossa responsabilidade, mas da incumbência de um Presidente anterior.

Que interesse podem ter os combates de uma vida, a vida dos homens diante da morte, perante uma possível medicalização da sociedade através da implantação de um bom resort turístico?

Leia também: Que sociedade nos espera? | Por Jose Figueiredo Santos

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Regra que está a baixar algumas reformas pode dar uma pensão maior a estes trabalhadores: este detalhe é decisivo

07:30 18 Agosto, 2026 14:30 17 Agosto, 2026 | João Luís

Fórmula que considera uma parte mais alargada da carreira pode prejudicar alguns, mas favorecer outros no valor da pensão

Algarve Cultura

Três dias de festa marcam os 506 anos de Ferragudo

07:00 18 Agosto, 2026 06:53 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de receber mais de 3.000 pessoas nas festas religiosas, Ferragudo prepara agora três dias dedicados ao aniversário da vila

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 06:58 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e descida das temperaturas: mau tempo volta a Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 18 Agosto, 2026 10:00 17 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Chuva pode regressar a várias regiões de Portugal nos próximos dias, acompanhada por uma descida das temperaturas e mais vento

Desporto Europe Direct Algarve

Erasmus+ Sport leva Clube de Basquetebol de Tavira à Sérvia

07:40 18 Agosto, 2026 07:40 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Durante oito dias, participantes portugueses aprofundaram conhecimentos técnicos e pedagógicos ligados ao Basquetebol 3x3

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa Nacional

Américo recebia 1.000 euros de pensão mas ‘cortaram’ 190 euros todos os meses: reclamou à Segurança Social e às Finanças mas não deu em nada

19:30 17 Agosto, 2026 12:21 17 Agosto, 2026 | João Luís

Reformado conseguiu receber a pensão portuguesa sem aquele corte, até que uma alteração lhe reduziu de forma inesperada o valor mensal

Cultura Opinião

Quinhentos euros para alugar um filme? E a ANACOM anda a fazer o quê? | Por Tiago Manuel

07:20 18 Agosto, 2026 07:10 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Ninguém razoável acredita que a empresa decidiu conscientemente transformar um aluguer de cinema numa experiência de luxo de 500 euros"

Telemóvel a sobreaquecer. Crédito: Foto AI
Nacional Tech

Telemóvel aquece demasiado? Fabricantes recomendam desligar esta definição que ‘todos’ usam

18:20 17 Agosto, 2026 17:55 17 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Uma definição comum no telemóvel pode aumentar o calor durante o carregamento e acelerar o desgaste da bateria

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Algarve

Marinha acompanha procissão por mar entre a Baleeira e o Cabo de São Vicente

14:15 17 Agosto, 2026 12:55 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A procissão marítima em honra de Nossa Senhora da Graça voltou a ligar o Porto da Baleeira ao Cabo de São Vicente com apoio da Marinha

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Montenegro. Crédito: Freepik
Europa

“Melhor que Portugal, Espanha e Grécia”: britânicos rendidos a este país de vida barata que consideram o “mais bonito da Europa” pelas paisagens de sonho

22:20 17 Agosto, 2026 21:58 17 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Eleito pelos britânicos como o "país mais bonito da Europa", este destino oferece rica experiência cultural e paisagens de sonho com preços mais acessíveis que a Grécia

Avião estacionado no aeroporto.
Economia Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Regra que está a baixar algumas reformas pode dar uma pensão maior a estes trabalhadores: este detalhe é decisivo

07:30 18 Agosto, 2026 14:30 17 Agosto, 2026 | João Luís

Fórmula que considera uma parte mais alargada da carreira pode prejudicar alguns, mas favorecer outros no valor da pensão

Algarve, Cultura

Três dias de festa marcam os 506 anos de Ferragudo

07:00 18 Agosto, 2026 06:53 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de receber mais de 3.000 pessoas nas festas religiosas, Ferragudo prepara agora três dias dedicados ao aniversário da vila

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 06:58 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e descida das temperaturas: mau tempo volta a Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 18 Agosto, 2026 10:00 17 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Chuva pode regressar a várias regiões de Portugal nos próximos dias, acompanhada por uma descida das temperaturas e mais vento

Desporto, Europe Direct Algarve

Erasmus+ Sport leva Clube de Basquetebol de Tavira à Sérvia

07:40 18 Agosto, 2026 07:40 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Durante oito dias, participantes portugueses aprofundaram conhecimentos técnicos e pedagógicos ligados ao Basquetebol 3x3

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa, Nacional

Américo recebia 1.000 euros de pensão mas ‘cortaram’ 190 euros todos os meses: reclamou à Segurança Social e às Finanças mas não deu em nada

19:30 17 Agosto, 2026 12:21 17 Agosto, 2026 | João Luís

Reformado conseguiu receber a pensão portuguesa sem aquele corte, até que uma alteração lhe reduziu de forma inesperada o valor mensal

Cultura, Opinião

Quinhentos euros para alugar um filme? E a ANACOM anda a fazer o quê? | Por Tiago Manuel

07:20 18 Agosto, 2026 07:10 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Ninguém razoável acredita que a empresa decidiu conscientemente transformar um aluguer de cinema numa experiência de luxo de 500 euros"

Telemóvel a sobreaquecer. Crédito: Foto AI
Nacional, Tech

Telemóvel aquece demasiado? Fabricantes recomendam desligar esta definição que ‘todos’ usam

18:20 17 Agosto, 2026 17:55 17 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Uma definição comum no telemóvel pode aumentar o calor durante o carregamento e acelerar o desgaste da bateria

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Algarve

Marinha acompanha procissão por mar entre a Baleeira e o Cabo de São Vicente

14:15 17 Agosto, 2026 12:55 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A procissão marítima em honra de Nossa Senhora da Graça voltou a ligar o Porto da Baleeira ao Cabo de São Vicente com apoio da Marinha

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Montenegro. Crédito: Freepik
Europa

“Melhor que Portugal, Espanha e Grécia”: britânicos rendidos a este país de vida barata que consideram o “mais bonito da Europa” pelas paisagens de sonho

22:20 17 Agosto, 2026 21:58 17 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Eleito pelos britânicos como o "país mais bonito da Europa", este destino oferece rica experiência cultural e paisagens de sonho com preços mais acessíveis que a Grécia

Avião estacionado no aeroporto.
Economia, Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Últimas Notícias

  • Erasmus+ Sport leva Clube de Basquetebol de Tavira à Sérvia
    Erasmus+ Sport leva Clube de Basquetebol de Tavira à Sérvia
  • Regra que está a baixar algumas reformas pode dar uma pensão maior a estes trabalhadores: este detalhe é decisivo
    Regra que está a baixar algumas reformas pode dar uma pensão maior a estes trabalhadores: este detalhe é decisivo
  • Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha
    Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha
  • Três dias de festa marcam os 506 anos de Ferragudo
    Três dias de festa marcam os 506 anos de Ferragudo
  • Vem aí chuva e descida das temperaturas: mau tempo volta a Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas
    Vem aí chuva e descida das temperaturas: mau tempo volta a Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

Opinião

  • Quinhentos euros para alugar um filme? E a ANACOM anda a fazer o quê? | Por Tiago Manuel
    Quinhentos euros para alugar um filme? E a ANACOM anda a fazer o quê? | Por Tiago Manuel
  • Quando o stress se sente na pele | Por Isabel Duarte
    Quando o stress se sente na pele | Por Isabel Duarte
  • Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
    Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Erasmus+ Sport leva Clube de Basquetebol de Tavira à Sérvia
    Erasmus+ Sport leva Clube de Basquetebol de Tavira à Sérvia
  • Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
    Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento