Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os dias secos e soalheiros podem estar perto de uma pausa em Portugal continental. A partir de sábado, dia 13, a aproximação de uma gota fria deverá trazer mais instabilidade atmosférica, com possibilidade de chuva, trovoadas fortes e vento mais intenso em várias regiões.

De acordo com a Meteored, os modelos meteorológicos continuam a apontar para a formação de uma depressão isolada em altitude, também conhecida como gota fria, nas últimas horas de sábado, a sul de Portugal continental. Este sistema deverá influenciar o estado do tempo até segunda-feira.

Instabilidade começa a ganhar terreno no sábado

A mudança deverá começar a notar-se ainda antes dos fenómenos mais expressivos. Segundo a Meteored, a nebulosidade poderá aumentar já na sexta-feira, cobrindo uma parte significativa do território continental.

No sábado, dia 13, a chuva poderá surgir durante a manhã em alguns pontos da região Centro. Numa primeira fase, a precipitação deverá ser fraca e pouco duradoura, dissipando-se depois ao longo do dia. Ainda assim, este será o primeiro sinal de uma alteração mais ampla no estado do tempo, depois de vários dias marcados por calor, estabilidade e céu pouco nublado.

Gota fria deverá formar-se a sul do continente

A instabilidade prevista está associada à formação de uma gota fria a sul de Portugal continental. Este tipo de situação ocorre quando uma bolsa de ar frio se isola em altitude, criando condições para maior instabilidade, sobretudo quando encontra ar quente acumulado junto à superfície.

É esta combinação que poderá favorecer a ocorrência de trovoadas, aguaceiros e rajadas de vento. A Meteored sublinha que estas situações tendem a ser difíceis de prever com grande detalhe, sobretudo quanto à localização exata das trovoadas e dos episódios de chuva mais intensa.

Vento forte no Algarve no sábado

O vento deverá ser um dos elementos a acompanhar logo no sábado. A previsão aponta para rajadas mais fortes no Algarve, especialmente no Sotavento Algarvio. Segundo a Meteored, as rajadas poderão atingir valores próximos dos 65 quilómetros por hora entre a madrugada e o final da tarde, sobretudo nas zonas mais expostas.

Nas últimas horas do dia, o vento poderá também intensificar-se no Ribatejo, antecipando uma fase de instabilidade mais alargada no domingo e na segunda-feira.

Domingo com trovoadas no Norte e Centro

No domingo, a instabilidade deverá ganhar maior expressão e abranger uma área mais vasta do território. O período mais crítico para a ocorrência de trovoadas deverá situar-se entre as 13:00 e as 19:00.

As trovoadas poderão atingir toda a região Norte e uma parte significativa da região Centro. A chuva deverá também estender-se a mais zonas do que no sábado, podendo ocorrer em vários pontos do Norte e na Beira Interior ao final da tarde. O vento deverá voltar a ganhar intensidade entre as 16:00 e as 19:00, sobretudo na Beira Interior, onde as rajadas poderão aproximar-se dos 60 quilómetros por hora.

Segunda-feira pode levar chuva e trovoada ao Sul

Na segunda-feira, o cenário deverá manter semelhanças com o de domingo, mas com maior abrangência territorial. A previsão aponta novamente para um período mais instável entre as 13:00 e as 19:00, com maior expressão por volta das 16:00. Nessa fase, a chuva fraca e a trovoada poderão chegar também ao Sul do país, cobrindo boa parte de Portugal continental.

Na Beira Interior, poderá ocorrer um episódio de chuva mais forte durante a tarde. O vento deverá ganhar expressão em várias regiões, com rajadas entre 35 e 60 quilómetros por hora.

Nordeste Transmontano entre as zonas mais ventosas

Na segunda-feira, o Nordeste Transmontano poderá estar entre as regiões mais afetadas pelo vento. As rajadas poderão tornar-se mais persistentes em zonas expostas, num dia em que a instabilidade deverá ser sentida em boa parte do país.

Ainda assim, a distribuição destes fenómenos poderá variar bastante. Em situações de gota fria, algumas regiões podem registar trovoadas e aguaceiros, enquanto outras ficam apenas com aumento de nebulosidade, vento e precipitação pouco significativa.

Previsão ainda pode mudar

A evolução da gota fria deverá continuar a ser acompanhada nas próximas atualizações dos modelos meteorológicos. Pequenas alterações no posicionamento deste sistema podem mudar as regiões mais afetadas, a intensidade da chuva e a localização das trovoadas mais fortes.

Para já, a tendência aponta para uma mudança clara no estado do tempo a partir de sábado, com maior instabilidade no domingo e na segunda-feira.

Leia também: Vem aí calor intenso: subida forte da temperatura chega neste dia e há zonas onde sobe até 8 graus

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Algarve Cultura

Mais de 30 mil pessoas passaram pela quinta edição do Mar Me Quer em Portimão

09:20 17 Agosto, 2026 09:31 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Maiara & Maraisa, Veigh, Kevinho, Orochi e vários artistas portugueses integraram o cartaz da quinta edição do Mar Me Quer

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e ventos de 100 km/h: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 10:02 16 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias marcados por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

06:00 17 Agosto, 2026 09:25 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro

10:30 17 Agosto, 2026 09:55 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há um pagamento que muitos proprietários ainda têm por fazer antes do final de agosto. Quem falhar o prazo arrisca-se a custos adicionais

Mundo Opinião

A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão

08:26 17 Agosto, 2026 08:26 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Nós, espetadores, ficamos finalmente a saber aquilo que ele teria querido dizer - se, por hipótese, soubesse exatamente o que estava a dizer"

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Algarve Cultura

Obra de João Cutileiro ‘Ao Pescador’ junto à ria de Alvor está a ser restaurada

10:20 17 Agosto, 2026 10:32 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Os primeiros trabalhos realizados na escultura 'Ao Pescador' já permitiram reduzir de forma significativa as marcas existentes na pedra

Algarve Cultura Nacional Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Algarve, Cultura

Mais de 30 mil pessoas passaram pela quinta edição do Mar Me Quer em Portimão

09:20 17 Agosto, 2026 09:31 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Maiara & Maraisa, Veigh, Kevinho, Orochi e vários artistas portugueses integraram o cartaz da quinta edição do Mar Me Quer

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e ventos de 100 km/h: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 10:02 16 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias marcados por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

06:00 17 Agosto, 2026 09:25 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro

10:30 17 Agosto, 2026 09:55 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há um pagamento que muitos proprietários ainda têm por fazer antes do final de agosto. Quem falhar o prazo arrisca-se a custos adicionais

Mundo, Opinião

A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão

08:26 17 Agosto, 2026 08:26 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Nós, espetadores, ficamos finalmente a saber aquilo que ele teria querido dizer - se, por hipótese, soubesse exatamente o que estava a dizer"

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Algarve, Cultura

Obra de João Cutileiro ‘Ao Pescador’ junto à ria de Alvor está a ser restaurada

10:20 17 Agosto, 2026 10:32 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Os primeiros trabalhos realizados na escultura 'Ao Pescador' já permitiram reduzir de forma significativa as marcas existentes na pedra

Algarve, Cultura, Nacional, Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Últimas Notícias

  • Rui Cristina acusado de discriminação e incitamento ao ódio pelo Ministério Público
    Rui Cristina acusado de discriminação e incitamento ao ódio pelo Ministério Público
  • Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro
    Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro
  • Obra de João Cutileiro ‘Ao Pescador’ junto à ria de Alvor está a ser restaurada
    Obra de João Cutileiro ‘Ao Pescador’ junto à ria de Alvor está a ser restaurada
  • “Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve
    “Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve
  • Música, património e reflexão histórica marcam Early Music Fest na Fortaleza de Sagres
    Música, património e reflexão histórica marcam Early Music Fest na Fortaleza de Sagres

Opinião

  • A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
    A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
  • Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura
    Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura
  • Cancro do pulmão: o diagnóstico começa quando vencemos mitos e estigma | Por Fernanda Estevinho
    Cancro do pulmão: o diagnóstico começa quando vencemos mitos e estigma | Por Fernanda Estevinho

Europe Direct Algarve

  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
  • “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
    “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento