Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
ISABEL DUARTE - Investigadora do RISE-Health, Universidade do Algarve. Foto DR
Ciência, Opinião

O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte

“O coração não bate para sobreviver. Bate porque é essa a sua maneira de existir. E ao fazê-lo, sem saber, sem propósito, sem destino, defende-se daquilo que nem imaginava ter de combater”

16:10 9 Junho, 2026 16:09 9 Junho, 2026
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O coração bate. Bate antes do primeiro choro e só cessa quando o corpo cessa. No adulto, repete o gesto cerca de cem mil vezes por dia, sem férias nem domingos. Recebe sangue oxigenado, nutrientes em abundância, vasos sanguíneos por toda a parte. À luz da biologia que se aprende na escola, deveria ser um terreno fértil para o cancro: rico, irrigado, vivo. E, no entanto, é uma das raríssimas excepções.

Os tumores primários do coração são tão pouco frequentes que ocupam um parágrafo apenas nos manuais de patologia. Durante décadas, várias hipóteses tentaram explicar esta resistência. Dizia-se que as células do coração já não se dividem, que o tecido cardíaco é demasiado muscular para acomodar um tumor, que a circulação rápida não permite às metástases fixarem-se. Nenhuma destas explicações era inteiramente convincente. O coração permanecia um enigma anatómico, vizinho dos pulmões, do fígado, do estômago (todos eles vulneráveis), mas aquele protegido por uma razão que ninguém sabia justificar.

Crédito: pexels

Em Abril de 2026, uma equipa italiana do International Centre for Genetic Engineering and Biotechnology de Trieste, liderada por Giulio Ciucci e Serena Zacchigna, publicou na revista Science uma explicação tão simples que parece literatura: O que defende o coração do cancro é o próprio bater do coração.

A intuição partiu de uma observação clínica. Em doentes com insuficiência cardíaca grave, quando se implanta um dispositivo que assume a função de bombear o sangue, o coração descansa, e as suas células voltam a multiplicar-se, coisa que normalmente não fazem no adulto. Os cardiomiócitos regeneram-se a uma taxa de apenas cerca de 1% ao ano. Aliviada a pressão, retomam o hábito esquecido de se dividirem.

E se essa mesma pressão impedisse também as células cancerosas de proliferar?

Para testar esta hipótese, foi necessário fazer algo inverosímil: Construir um coração vivo que não batesse. Os investigadores transplantaram um segundo coração de ratinho para o pescoço de outro ratinho, ligado à sua circulação. O órgão recebia sangue, oxigénio e nutrientes, mas não bombeava, não suportava pressão, e como tal não batia. Em seguida, injectaram células cancerosas humanas em ambos os corações: O nativo, que continuava o seu normal batimento, e o transplantado, condenado a um repouso forçado. Os resultados foram claros. No coração imóvel, o tumor multiplicou-se sem restrição. No coração que batia, o tumor ocupou apenas cerca de 20% do tecido. O restante tecido cardíaco resistiu ao desenvolvimento tumoral.

Mais do que observar e medir esta resistência à progressão tumoral, os cientistas precisaram de a compreender. Identificaram uma proteína, a Nesprin-2 [https://www.uniprot.org/uniprotkb/Q8WXH0/entry], situada entre a membrana da célula e o seu núcleo, que age como um mensageiro mecânico: traduz a pressão física da contracção em sinais que chegam ao ADN e silenciam os genes da proliferação. A célula “sente” que está a ser comprimida e “decide” não se dividir. O cancro, que é (de uma forma simplificada) uma divisão descontroloda das células, encontra ali uma parede sem porta. Não é um gene que o detém. É o processo rítmico que o impede.

E é esta constatação que me parece mais notável, e que justifica esta crónica: A natureza do mecanismo. Estamos habituados a pensar que o corpo se defende com biomoléculas: anticorpos, enzimas, hormonas, células “assassinas”. Quase toda a medicina moderna se construiu sobre moléculas que se ligam a outras moléculas. Aqui, pela primeira vez com tanta clareza, descobre-se que o corpo se defende também com movimento. Que a fisicalidade do bater, o ritmo, a compressão que se repete, é em si uma forma de imunidade. A vida, ao mover-se, protege-se.

O grupo de Trieste trabalha agora com um grupo de engenheiros, num dispositivo para vestir no combate ao melanoma (um agressivo tipo de cancro da pele) que comprime os tecidos na cadência aproximada de um batimento cardíaco. Os primeiros resultados, dizem, são encorajadores. Imaginar a medicina futura como um exercício de aplicar pressões certas, em sítios certos, no instante certo, é hoje menos absurdo do que era ontem.

Mas há algo aqui que vai muito além da prática clínica. Aprendemos, desde Hipócrates, a pensar a doença como um excesso ou uma falta (de bílis, de açúcar, de células, de oxigénio). Raramente a pensamos como uma falha de ritmo. E todavia o coração, que é por definição rítmico, sugere-nos agora que a saúde pode ser, em parte, uma questão de cadência. De insistência. De voltar sempre ao mesmo gesto.

O coração não bate para sobreviver. Bate porque é essa a sua maneira de existir. E ao fazê-lo, sem saber, sem propósito, sem destino, defende-se daquilo que nem imaginava ter de combater.

Referências:

Ciucci, G. et al. Mechanical load inhibits cancer growth in mouse and human hearts. Science 392, eads9412 (2026). doi:10.1126/science.ads9412.

Fieldhouse, R. How your heartbeat could keep cancer at bay. Nature News (23 Abril 2026). doi:10.1038/d41586-026-01296-z.

Leia também: O dia em que a doença chegou antes dos sintomas | Por Isabel Duarte

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Algarve Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Algarve Nacional

Segundo doente morre nas urgências de Portimão sem ser visto por um médico: esteve cerca de 24 horas à espera

20:00 6 Novembro, 2026 18:42 6 Novembro, 2026

Depois da morte de um homem de 87 anos, foi conhecido um segundo caso nas urgências de Portimão

Ambulâncias do INEM.
Algarve

Trabalhador cai de uma altura de 10 metros numa obra em Vila Real de Santo António e está gravemente ferido

13:50 6 Novembro, 2026 13:31 6 Novembro, 2026

Homem de 57 anos sofreu ferimentos graves após uma queda numa obra em Vila Real de Santo António. Foi mobilizado um helicóptero do INEM

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Depressão Bruna aproxima-se de Portugal e Proteção Civil deixa aviso: há cuidados que deve ter antes da chegada do mau tempo

20:30 6 Novembro, 2026 18:36 6 Novembro, 2026

Chuva forte, vento intenso e ondas até 4,5 metros estão entre os efeitos previstos da depressão Bruna

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

15:00 6 Novembro, 2026 20:39 4 Novembro, 2026

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves

14:15 6 Novembro, 2026 07:04 3 Novembro, 2026

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo

13:39 6 Novembro, 2026 13:29 6 Novembro, 2026

Oito distritos entram em aviso amarelo na tarde de sexta-feira. Domingo traz novo agravamento do tempo, com efeitos também no Algarve

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve Gastronomia Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Praia de Quarteira. Crédito: Lusa
Algarve Vida & Lazer

Jornal britânico aponta o Algarve como destino de eleição para fugir ao frio e aproveitar o sol de inverno sem multidões

21:30 6 Novembro, 2026 19:38 6 Novembro, 2026

Praias mais tranquilas, passeios de natureza e cultura dão motivos para visitar o Algarve no inverno. Em Faro, fevereiro tem máximas médias de 17 °C

Joaquim Miranda Sarmento, ministro das Finanças. Crédito: Lusa
Nacional Política

“Se os portugueses no final acharem que nós governámos mal, nós iremos embora” : Miranda Sarmento remete futuro do Governo para os eleitores

20:48 6 Novembro, 2026 21:45 6 Novembro, 2026

Ministro afirmou que o Governo sairá no final da legislatura se os portugueses considerarem que governou mal

Saúde

Estudo analisa mais de 28 mil casos e deixa alerta sobre bebidas energéticas: jovens entre os mais afetados

16:20 3 Novembro, 2026 15:38 3 Novembro, 2026

Uma análise de mais de 28 mil notificações de efeitos adversos nas bebidas energéticas levanta preocupações sobre produtos com cafeína e outros estimulantes

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Algarve, Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Algarve, Nacional

Segundo doente morre nas urgências de Portimão sem ser visto por um médico: esteve cerca de 24 horas à espera

20:00 6 Novembro, 2026 18:42 6 Novembro, 2026

Depois da morte de um homem de 87 anos, foi conhecido um segundo caso nas urgências de Portimão

Ambulâncias do INEM.
Algarve

Trabalhador cai de uma altura de 10 metros numa obra em Vila Real de Santo António e está gravemente ferido

13:50 6 Novembro, 2026 13:31 6 Novembro, 2026

Homem de 57 anos sofreu ferimentos graves após uma queda numa obra em Vila Real de Santo António. Foi mobilizado um helicóptero do INEM

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Depressão Bruna aproxima-se de Portugal e Proteção Civil deixa aviso: há cuidados que deve ter antes da chegada do mau tempo

20:30 6 Novembro, 2026 18:36 6 Novembro, 2026

Chuva forte, vento intenso e ondas até 4,5 metros estão entre os efeitos previstos da depressão Bruna

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

15:00 6 Novembro, 2026 20:39 4 Novembro, 2026

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves

14:15 6 Novembro, 2026 07:04 3 Novembro, 2026

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo

13:39 6 Novembro, 2026 13:29 6 Novembro, 2026

Oito distritos entram em aviso amarelo na tarde de sexta-feira. Domingo traz novo agravamento do tempo, com efeitos também no Algarve

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve, Gastronomia, Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Praia de Quarteira. Crédito: Lusa
Algarve, Vida & Lazer

Jornal britânico aponta o Algarve como destino de eleição para fugir ao frio e aproveitar o sol de inverno sem multidões

21:30 6 Novembro, 2026 19:38 6 Novembro, 2026

Praias mais tranquilas, passeios de natureza e cultura dão motivos para visitar o Algarve no inverno. Em Faro, fevereiro tem máximas médias de 17 °C

Joaquim Miranda Sarmento, ministro das Finanças. Crédito: Lusa
Nacional, Política

“Se os portugueses no final acharem que nós governámos mal, nós iremos embora” : Miranda Sarmento remete futuro do Governo para os eleitores

20:48 6 Novembro, 2026 21:45 6 Novembro, 2026

Ministro afirmou que o Governo sairá no final da legislatura se os portugueses considerarem que governou mal

Saúde

Estudo analisa mais de 28 mil casos e deixa alerta sobre bebidas energéticas: jovens entre os mais afetados

16:20 3 Novembro, 2026 15:38 3 Novembro, 2026

Uma análise de mais de 28 mil notificações de efeitos adversos nas bebidas energéticas levanta preocupações sobre produtos com cafeína e outros estimulantes

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Últimas Notícias

  • Jornal britânico aponta o Algarve como destino de eleição para fugir ao frio e aproveitar o sol de inverno sem multidões
    Jornal britânico aponta o Algarve como destino de eleição para fugir ao frio e aproveitar o sol de inverno sem multidões
  • “Se os portugueses no final acharem que nós governámos mal, nós iremos embora” : Miranda Sarmento remete futuro do Governo para os eleitores
    “Se os portugueses no final acharem que nós governámos mal, nós iremos embora” : Miranda Sarmento remete futuro do Governo para os eleitores
  • Depressão Bruna aproxima-se de Portugal e Proteção Civil deixa aviso: há cuidados que deve ter antes da chegada do mau tempo
    Depressão Bruna aproxima-se de Portugal e Proteção Civil deixa aviso: há cuidados que deve ter antes da chegada do mau tempo
  • Segundo doente morre nas urgências de Portimão sem ser visto por um médico: esteve cerca de 24 horas à espera
    Segundo doente morre nas urgências de Portimão sem ser visto por um médico: esteve cerca de 24 horas à espera
  • Tem um filho com doença crónica ou oncológica? Segurança Social passou a pagar até 100% da remuneração de referência em alguns casos
    Tem um filho com doença crónica ou oncológica? Segurança Social passou a pagar até 100% da remuneração de referência em alguns casos

Opinião

  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
  • Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves
    Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves
  • O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz
    O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz

Europe Direct Algarve

  • Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
    Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal