Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
ANA ALEXANDRA RESENDE - Arqueóloga e escritora. Foto DR
Cultura, Gastronomia, Opinião

A verdadeira arma secreta de Portugal | Por Ana Alexandra Resende

“Um território pequeno, atravessado durante milénios por povos, culturas, guerras, migrações e encontros, que foi absorvendo sabores, transformando receitas e sentando toda essa História à mesa”

07:30 1 Setembro, 2026 19:00 31 Agosto, 2026
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Há uma frase que atravessou gerações, tradicionalmente atribuída a Júlio César a propósito dos Lusitanos:

«Há, nos confins da Ibéria, um povo que não se governa nem se deixa governar.»

A autoria pode ser discutida e os historiadores gostam dessas discussões, eu incluída, mas a frase ficou.

E, depois de uns dias a atravessar Portugal, comecei a pensar que talvez tenhamos passado séculos a interpretá-la mal. Talvez o problema nunca tenha sido governar os Lusitanos. Talvez o verdadeiro problema fosse conseguir passar por cá sem se sentar à mesa.

Tenho uma teoria. Não está publicada em nenhuma revista científica, não foi sujeita a revisão por pares e dificilmente sobreviveria a um congresso de História Antiga. Mas resulta de vários dias de trabalho de campo, observação direta e de sucessivas derrotas gastronómicas sofridas em território nacional.

Eu estou de dieta. Ou, pelo menos, estava quando saí de Faro.

Imagem gerada através de Inteligência Artificial

Viajei pelo país com as melhores intenções: contenção, disciplina, escolhas sensatas e aquela determinação ingénua de quem acredita sinceramente que é possível atravessar Portugal recusando comida.

Primeiro veio Tomar.

E, em Tomar, apareceu o pernil.

Um magnífico pernil, daqueles que tornam absolutamente ridícula qualquer tentativa de falar em calorias. Há momentos em que uma pessoa tem de reconhecer que está perante forças superiores e capitular com dignidade.

Capitulei.

Ainda assim, mantive alguma esperança. Um pernil não destrói uma dieta. É um desvio. Um incidente. Uma contingência logística.

Depois cheguei a Belmonte.

E em Belmonte puseram-me uma morcela à frente. Não era uma morcela qualquer. Era uma daquelas coisas capazes de fazer uma pessoa fechar os olhos por alguns segundos e reconsiderar todas as decisões que tomou até àquele momento. Fui às lágrimas. Literalmente. Não sei se pela morcela, se pela consciência de que a dieta acabava de morrer definitivamente diante dos meus olhos. Provavelmente pelas duas coisas.

Depois veio Vila Viçosa. E os enchidos. A partir daí deixei de fingir. E comecei a olhar para a História de Portugal com outros olhos.

Nós estudamos invasões, conquistas, reconquistas, exércitos, muralhas, cercos, tratados e estratégias militares. Sabemos quem entrou, quem saiu, quem conquistou o quê e quem tentou conquistar outra coisa qualquer.

Mas talvez tenhamos negligenciado uma variável fundamental.

A taberna.

Imagino um exército a entrar neste território cheio de intenções bélicas. Homens cansados, cobertos de pó, carregados de armas, com ordens precisas e um objetivo militar perfeitamente definido.

Até alguém dizer: “Sentem-se primeiro. Comam qualquer coisa”.

E pronto. É aqui que qualquer estratégia começa a desmoronar-se. Porque em Portugal ninguém oferece propriamente «qualquer coisa».

Aparece pão. Depois aparece queijo. Depois alguém diz que tem ali um enchido caseiro que «é só para provar».

Chega o azeite. Entretanto surge um prato que não estava previsto.

E há sempre alguém que pergunta:

— Então não come mais nada?

Como é que se mantém uma invasão nestas condições?

Imagino o comandante a tentar reunir as tropas enquanto metade dos homens discute se aquele queijo é melhor do que o da terra anterior e a outra metade está à espera da sobremesa.

Ao fim de duas horas já ninguém se lembra muito bem ao que vinha.

E o pior é que não há escapatória geográfica possível. Podiam tentar pelo Norte. Má ideia. Entre rojões, alheiras, presunto, fumeiro, cabrito, vitela, caldo-verde e broa, uma campanha militar corria sérios riscos de terminar antes de atravessar o Douro. E se chegassem a Trás-os-Montes, entre uma posta, um bom fumeiro e tudo aquilo que aquelas terras sabem fazer à mesa, era provável que começassem a procurar casa em vez de território para conquistar.

Podiam tentar pelas Beiras. Também não aconselho. Há queijo da Serra. Basta. Mas, caso alguém ainda resistisse, haveria borrego, cabrito, enchidos, pão, azeite e uma quantidade bastante pouco razoável de maneiras de convencer um ser humano de que comer mais um bocadinho não faz mal nenhum.

No Centro, a resistência também não melhorava. Leitão, pernil, pratos de forno, sopas, carnes demoradamente cozinhadas e receitas que parecem ter sido concebidas especificamente para impedir qualquer pessoa de abandonar a mesa.

Descendo, Ribatejo e Alentejo tratariam do que sobrasse. Açordas, ensopados, migas, porco, borrego, pão, azeite, ervas aromáticas, enchidos…

Sobretudo pão.

O Alentejo conseguiu uma coisa extraordinária: provar que um pedaço de pão pode transformar-se praticamente em tudo.

E depois havia o Algarve. Ah, o Algarve! Depois de vários dias de carnes, enchidos, queijos e tentações sucessivas, comecei a sentir aquela saudadinha muito particular de casa. Do meu peixinho assado. Simples. Fresco. Com umas batatinhas e aquela saladinha montanheira, com tomate, pepino, pimento, cebola, orégãos e o sabor do verão algarvio dentro de uma travessa.

E de repente percebi que até a saudade portuguesa se manifesta através da comida.

Uma pessoa pode estar a comer maravilhosamente a centenas de quilómetros de casa e, ainda assim, pensar:

— Ai, o que eu comia agora era um peixinho assado…

Mas também seria um erro imaginar que o Algarve se resume à leveza do peixe.

Porque depois chegam a cataplana, o polvo, o atum, as conquilhas, o arroz de lingueirão, o xarém, os doces de amêndoa, o figo, a alfarroba…

E lá se vai novamente a dieta.

Nem o Atlântico nos salva.

Na Madeira esperariam a espetada, o bolo do caco, o peixe-espada e tantas outras armadilhas.

E nos Açores bastaria colocar um cozido, um bom queijo ou um prato de peixe à frente do invasor e esperar pacientemente pela rendição.

Talvez tenha sido esse o nosso verdadeiro sistema defensivo ao longo dos séculos. Não apenas castelos. Não apenas muralhas. Não apenas espadas. Comida.

Porque Portugal muda extraordinariamente depressa à mesa.

Mudam as paisagens, os sotaques, o pão, os queijos, os enchidos, os peixes, os doces e até a maneira como se insiste para que alguém coma mais um bocadinho.

Mas permanece qualquer coisa.

A comida portuguesa não é apenas comida. É território. É memória. É família.

É uma receita que passou de uma avó para uma mãe e de uma mãe para uma filha. É aquilo que se cozinha numa festa e aquilo que se coloca diante de quem chega. É uma das nossas primeiras formas de hospitalidade e, muitas vezes, uma das coisas de que sentimos mais falta quando estamos longe.

Há países onde se recebe alguém perguntando como correu a viagem.

Nós também fazemos isso.

Mas pouco depois vem inevitavelmente:

— Já comeu?

E talvez esteja aí uma parte importante de quem somos.

Um território pequeno, atravessado durante milénios por povos, culturas, guerras, migrações e encontros, que foi absorvendo sabores, transformando receitas e sentando toda essa História à mesa.

Por isso, quanto mais penso naquela velha frase sobre o povo dos confins da Ibéria que não se governava nem se deixava governar, mais desconfio de que nos falta uma parte da história.

Talvez alguns tenham tentado governar-nos. Talvez outros tenham tentado conquistar-nos.

Mas gostava de saber quantos conseguiram resistir depois de alguém lhes dizer: “Antes disso, sente-se aqui. Prove só isto”.

É apenas uma teoria. Por enquanto. A investigação continua. E, infelizmente para a minha dieta, ainda falta muito Portugal.

Embora, confesso, neste momento já tenha saudades do meu peixinho assado e da minha salada montanheira.

Há coisas contra as quais nem uma viajante resiste.

Leia também: A limpeza é um desporto de risco | Por Ana Alexandra Resende

Sistema Volta. Crédito: DR
Economia Nacional

Pagou os 10 cêntimos e a máquina Volta avariou? A regra das 72 horas pode ajudar a recuperar o dinheiro

14:30 6 Novembro, 2026 13:53 6 Novembro, 2026

Máquina Volta avariada pode adiar o reembolso dos 10 cêntimos. O manual prevê uma alternativa após mais de 72 horas de inatividade

Ambulâncias do INEM.
Algarve

Trabalhador cai de uma altura de 10 metros numa obra em Vila Real de Santo António e está gravemente ferido

13:50 6 Novembro, 2026 13:31 6 Novembro, 2026

Homem de 57 anos sofreu ferimentos graves após uma queda numa obra em Vila Real de Santo António. Foi mobilizado um helicóptero do INEM

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves

14:15 6 Novembro, 2026 07:04 3 Novembro, 2026

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Anfitrião a receber hóspedes numa casa.
Vida & Lazer

Novas regras no Airbnb entram em vigor a 20 de novembro: o que muda para os hóspedes

11:20 6 Novembro, 2026 10:12 6 Novembro, 2026

Airbnb vai alterar as regras dos alojamentos a partir de 20 de novembro, limitando as tarefas que os anfitriões podem exigir aos hóspedes

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Martelo de juíz.
Algarve

Kenny, o “serial killer do Algarve”, foi condenado a 25 anos de prisão: pena volta a baixar e tribunal aponta o que faltou provar no caso

12:57 6 Novembro, 2026 12:58 6 Novembro, 2026

A pena de Kenny, o “serial killer do Algarve”, voltou a baixar. O Supremo explica o que faltou provar sobre as circunstâncias do homicídio

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo

13:39 6 Novembro, 2026 13:29 6 Novembro, 2026

Oito distritos entram em aviso amarelo na tarde de sexta-feira. Domingo traz novo agravamento do tempo, com efeitos também no Algarve

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz

12:10 6 Novembro, 2026 21:41 2 Novembro, 2026

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Cidade do Porto. Crédito: Magnific
Algarve Nacional Vida & Lazer

Escapadinha de 3 dias ao Porto? Ryanair tem voos de ida e volta a 49€ com partida do Algarve em janeiro de 2027

12:20 6 Novembro, 2026 12:08 6 Novembro, 2026

Combinação de voos permite viajar de Faro para o Porto durante três dias em janeiro, com bilhetes de ida e volta desde 49 euros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve Cultura Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 12:57 5 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

12:40 5 Novembro, 2026 15:51 5 Novembro, 2026

Governo quer acelerar o tratamento das multas e recuperar a Brigada de Trânsito em 2027. A revisão do Código da Estrada também está nos planos

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Sistema Volta. Crédito: DR
Economia, Nacional

Pagou os 10 cêntimos e a máquina Volta avariou? A regra das 72 horas pode ajudar a recuperar o dinheiro

14:30 6 Novembro, 2026 13:53 6 Novembro, 2026

Máquina Volta avariada pode adiar o reembolso dos 10 cêntimos. O manual prevê uma alternativa após mais de 72 horas de inatividade

Ambulâncias do INEM.
Algarve

Trabalhador cai de uma altura de 10 metros numa obra em Vila Real de Santo António e está gravemente ferido

13:50 6 Novembro, 2026 13:31 6 Novembro, 2026

Homem de 57 anos sofreu ferimentos graves após uma queda numa obra em Vila Real de Santo António. Foi mobilizado um helicóptero do INEM

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves

14:15 6 Novembro, 2026 07:04 3 Novembro, 2026

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Anfitrião a receber hóspedes numa casa.
Vida & Lazer

Novas regras no Airbnb entram em vigor a 20 de novembro: o que muda para os hóspedes

11:20 6 Novembro, 2026 10:12 6 Novembro, 2026

Airbnb vai alterar as regras dos alojamentos a partir de 20 de novembro, limitando as tarefas que os anfitriões podem exigir aos hóspedes

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Martelo de juíz.
Algarve

Kenny, o “serial killer do Algarve”, foi condenado a 25 anos de prisão: pena volta a baixar e tribunal aponta o que faltou provar no caso

12:57 6 Novembro, 2026 12:58 6 Novembro, 2026

A pena de Kenny, o “serial killer do Algarve”, voltou a baixar. O Supremo explica o que faltou provar sobre as circunstâncias do homicídio

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo

13:39 6 Novembro, 2026 13:29 6 Novembro, 2026

Oito distritos entram em aviso amarelo na tarde de sexta-feira. Domingo traz novo agravamento do tempo, com efeitos também no Algarve

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz

12:10 6 Novembro, 2026 21:41 2 Novembro, 2026

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Cidade do Porto. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Escapadinha de 3 dias ao Porto? Ryanair tem voos de ida e volta a 49€ com partida do Algarve em janeiro de 2027

12:20 6 Novembro, 2026 12:08 6 Novembro, 2026

Combinação de voos permite viajar de Faro para o Porto durante três dias em janeiro, com bilhetes de ida e volta desde 49 euros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve, Cultura, Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 12:57 5 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

12:40 5 Novembro, 2026 15:51 5 Novembro, 2026

Governo quer acelerar o tratamento das multas e recuperar a Brigada de Trânsito em 2027. A revisão do Código da Estrada também está nos planos

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Últimas Notícias

  • Ameaça de bomba em avião da Ryanair no Aeroporto de Lisboa mobiliza PSP: voo aterrou esta manhã
    Ameaça de bomba em avião da Ryanair no Aeroporto de Lisboa mobiliza PSP: voo aterrou esta manhã
  • Pagou os 10 cêntimos e a máquina Volta avariou? A regra das 72 horas pode ajudar a recuperar o dinheiro
    Pagou os 10 cêntimos e a máquina Volta avariou? A regra das 72 horas pode ajudar a recuperar o dinheiro
  • Trabalhador cai de uma altura de 10 metros numa obra em Vila Real de Santo António e está gravemente ferido
    Trabalhador cai de uma altura de 10 metros numa obra em Vila Real de Santo António e está gravemente ferido
  • Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo
    Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo
  • “Não me sinto culpado de nada”: Jorge Jesus fala sobre saída de Ronaldo da Seleção e diz que “não mudava nada, zero”
    “Não me sinto culpado de nada”: Jorge Jesus fala sobre saída de Ronaldo da Seleção e diz que “não mudava nada, zero”

Opinião

  • Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves
    Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves
  • O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz
    O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz
  • “Invariavelmente chegará cedo de mais…” | Por José Garrido
    “Invariavelmente chegará cedo de mais…” | Por José Garrido

Europe Direct Algarve

  • Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
    Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal