Depois de vários episódios de calor em setembro, Portugal poderá sentir uma mudança significativa no estado do tempo. A corrente de jato polar deverá favorecer a chegada de ar mais fresco e há uma frente fria sob vigilância para o final do mês.
O calor que tem marcado setembro poderá estar perto de perder força em Portugal. As projeções meteorológicas apontam para uma alteração da circulação atmosférica nos últimos dias do mês, com a chegada de uma massa de ar mais fresco.
Segundo a Meteored, a mudança está relacionada com uma ondulação pronunciada da corrente de jato polar no Atlântico Norte. Esta configuração poderá facilitar a descida de ar mais fresco de norte em direção às latitudes portuguesas.
Corrente de jato polar aproxima-se de Portugal
As primeiras alterações deverão começar a desenhar-se nos próximos dias. Na quarta-feira, dia 24, uma depressão profunda deverá organizar-se a oeste das Ilhas Britânicas, acompanhada por uma extensa frente fria.
Portugal deverá, contudo, continuar protegido pelas altas pressões nesta fase. Este bloqueio deverá impedir que a instabilidade associada às depressões atlânticas avance imediatamente para o território continental.
A situação começa a tornar-se mais interessante por volta de sexta-feira, dia 25. De acordo com as projeções do modelo europeu ECMWF analisadas pela Meteored, a corrente de jato polar deverá apresentar uma forte ondulação sobre o Atlântico Norte e aproximar-se das latitudes da Península Ibérica.
Esta configuração poderá favorecer o transporte de massas de ar mais fresco para sul. Os efeitos junto à superfície não deverão ser imediatos, mas poderão tornar-se progressivamente mais evidentes nos dias seguintes.
Calor deverá perder força por volta de dia 28
É no domingo, dia 28, que a mudança poderá começar a ser sentida de forma mais clara em Portugal.
As projeções indicam que o território deverá deixar de estar sob influência direta da massa de ar muito quente dos dias anteriores. A entrada de ar mais fresco em altitude deverá traduzir-se numa descida das temperaturas à superfície e num ambiente mais ameno.
Depois de setembro ter trazido vários episódios de temperaturas elevadas, esta poderá tornar-se numa das alterações mais significativas do estado do tempo durante a reta final do mês.
A mudança, porém, não significa que a chuva vá regressar imediatamente. Numa primeira fase, o efeito mais evidente deverá ser precisamente a descida das temperaturas.
Frente fria aproxima-se no final de setembro
As atenções estão também viradas para o dia 30. Uma projeção do ECMWF mostra uma grande depressão no Atlântico Norte e uma extensa frente fria associada ao sistema a prolongar-se para sul, ficando relativamente próxima de Portugal.
Ainda é cedo para confirmar se a frente chegará efetivamente ao continente. Pequenas alterações na posição das depressões e das altas pressões poderão determinar se a precipitação avança sobre Portugal ou permanece no Atlântico.
A Meteored sublinha, por isso, que as próximas atualizações dos modelos serão determinantes. Para já, é a mudança térmica que começa a ganhar maior consistência, com o calor a poder finalmente perder força e o ambiente de outono a tornar-se mais evidente nos últimos dias de setembro.
Leia também: Chuva vai atingir estas regiões portuguesas neste dia















