Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Casal de costas voltadas. Crédito: Freepik
Casal de costas voltadas. Crédito: Freepik
Nacional

Vive em união de facto? Saiba quem fica com a casa e como são divididos os bens em caso de separação

A vida em união de facto não significa que todos os bens sejam automaticamente repartidos em partes iguais quando o casal se separa

11:40 18 Agosto, 2026 11:40 18 Agosto, 2026 | João Luís
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Partilhar casa e despesas durante vários anos não significa que, no fim de uma união de facto, tudo seja automaticamente dividido a meias. A lei portuguesa não estabelece um regime de bens semelhante ao casamento e, quando o casal se separa, pode ser necessário perceber quem comprou cada bem e quanto cada pessoa contribuiu.

Em Portugal, considera-se união de facto a situação de duas pessoas que, independentemente do sexo, vivem em condições semelhantes às dos cônjuges há mais de dois anos. A Lei n.º 7/2001 estabelece vários direitos associados a esta situação, desde a proteção da casa de morada de família até determinados direitos laborais, fiscais e de proteção social.

Quando a relação termina, porém, surge uma questão que pode ser particularmente importante para quem comprou uma casa, um automóvel ou outros bens durante os anos de vida em comum: a quem pertence o quê? De acordo com o portal oficial gov.pt, as regras são diferentes das aplicáveis a um casamento.

Não existe uma regra que mande dividir tudo a meias

Ao contrário do casamento, numa união de facto não existe um regime de bens, como a comunhão de adquiridos ou a comunhão geral. Isto significa que o simples facto de duas pessoas viverem juntas durante vários anos não transforma automaticamente os bens adquiridos nesse período em património pertencente a ambos.

O gov.pt esclarece que não existem regras especiais para a divisão dos bens quando termina uma união de facto. Há, contudo, regras específicas relacionadas com a casa onde o casal vivia. Quanto aos restantes bens, quando não existe um acordo entre as duas pessoas, podem entrar em jogo sobretudo as regras da compropriedade ou do enriquecimento sem causa.

Compraram uma casa juntos? Importa saber quanto pertence a cada um

A compropriedade aplica-se quando duas pessoas são proprietárias do mesmo bem. Segundo a explicação disponibilizada pelo gov.pt, os membros da união de facto podem ser proprietários de um bem móvel ou imóvel na proporção correspondente à participação de cada um na sua aquisição.

Assim, numa separação, não se deve partir do princípio de que todos os bens adquiridos enquanto o casal vivia junto serão necessariamente divididos em partes iguais. A titularidade do bem, os termos em que foi adquirido e as contribuições efetuadas por cada pessoa podem assumir importância na resolução do caso.

E se o bem estiver apenas em nome de uma pessoa?

Também pode acontecer que determinado bem tenha sido adquirido formalmente apenas por um dos membros do casal, apesar de o outro ter contribuído financeiramente para a compra. É neste tipo de situação que pode ser relevante o princípio do enriquecimento sem causa. O portal do Governo explica que uma pessoa que enriqueça sem justificação à custa de outra pode ser obrigada a devolver aquilo que obteve. Como exemplo, refere precisamente a situação em que um bem fica em nome de uma pessoa, mas foi adquirido com dinheiro proveniente da outra.

Isto significa que o nome que consta formalmente como proprietário pode não resolver, por si só, todos os conflitos relacionados com valores suportados pelo outro membro do casal. Cada situação terá de ser apreciada de acordo com os factos e com a prova existente.

Há regras próprias para decidir quem fica na casa

A casa onde o casal vivia merece um tratamento diferente. A Lei das Uniões de Facto prevê proteção específica para a casa de morada da família quando ocorre uma rutura, remetendo, com as adaptações necessárias, para determinadas regras do Código Civil. Isto significa que uma separação não deve ser analisada apenas a partir da questão de quem é formalmente proprietário ou titular do contrato de arrendamento. Em caso de conflito sobre a utilização da antiga casa de família, existem mecanismos legais próprios para determinar a solução aplicável.

E se a união de facto terminar por morte?

As regras são diferentes quando a união termina devido à morte de um dos seus membros. Se a pessoa falecida era proprietária da casa de morada da família, o membro sobrevivo pode ter direito a permanecer no imóvel durante cinco anos. Se a união de facto durava há mais de cinco anos à data da morte, esse direito pode manter-se durante um período correspondente à duração da própria união. A lei permite ainda que estes períodos sejam excecionalmente prolongados pelo tribunal por razões de equidade, tendo em consideração, entre outros fatores, os cuidados prestados à pessoa falecida ou a situação de especial carência do sobrevivente. Existe, contudo, uma limitação relevante: este direito real de habitação não é atribuído se o membro sobrevivo tiver casa própria no mesmo concelho da casa de morada da família. Nos concelhos de Lisboa e do Porto, são igualmente considerados os concelhos limítrofes.

E se a casa pertencer aos dois?

Quando ambos eram comproprietários da casa e do respetivo recheio, o sobrevivente beneficia destes direitos de habitação em exclusivo durante os períodos previstos na lei. Depois de terminado o período de proteção, a legislação prevê ainda, em determinadas condições, a possibilidade de o membro sobrevivo permanecer no imóvel como arrendatário, pagando uma renda de acordo com as condições gerais do mercado. Enquanto habitar a casa, dispõe também de direito de preferência caso o imóvel seja vendido. A união de facto dá igualmente acesso a proteção social em caso de morte do outro membro, nos termos previstos nos regimes aplicáveis.

Como se prova que duas pessoas vivem em união de facto?

Para beneficiar dos direitos associados à união de facto pode ser necessário provar a existência da relação. A lei estabelece que, quando não exista uma regra específica que imponha outra forma de prova, a união de facto pode ser demonstrada através de qualquer meio legalmente admissível. Uma das formas utilizadas é uma declaração emitida pela junta de freguesia. Nesse caso, deve ser acompanhada por uma declaração de ambos os membros, sob compromisso de honra, indicando que vivem em união de facto há mais de dois anos, bem como pelas certidões de cópia integral do registo de nascimento de cada pessoa. A união de facto termina com a morte de um dos membros, pela vontade de qualquer um deles ou quando um dos membros se casa. A declaração judicial da dissolução só é necessária quando se pretende exercer um direito que dependa dessa declaração.

Nem todos os casais que vivem juntos beneficiam deste regime

A lei estabelece ainda algumas situações que impedem a atribuição dos direitos ou benefícios associados à união de facto. Entre elas estão ter menos de 18 anos à data do reconhecimento, a existência de um casamento não dissolvido, salvo se tiver sido decretada separação de pessoas e bens, e determinados graus de parentesco ou afinidade. Também constitui impedimento uma condenação anterior de um dos membros como autor ou cúmplice de homicídio doloso, mesmo que não consumado, contra o cônjuge do outro.

Assim, viver em união de facto durante vários anos não significa que, em caso de separação, se aplique automaticamente uma regra de “metade para cada um”. A forma como os bens estão registados, os valores suportados por cada pessoa e a existência de compropriedade podem ser determinantes para perceber o que acontece ao património quando a relação termina.

Leia também: Recebeu este aviso das Finanças? Tem até esta data para pagar e deixar passar o prazo pode ‘sair caro’

Nacional

Recebeu este aviso das Finanças? Tem até esta data para pagar e deixar passar o prazo pode ‘sair caro’

08:30 18 Agosto, 2026 19:30 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem recebeu uma nota de cobrança das Finanças deve estar atento a uma data importante

Carros na autoestrada.
Algarve Nacional

Obras urgentes terminam e trânsito regressa à normalidade na A2

11:18 18 Agosto, 2026 11:26 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Os condicionamentos na A2 terminaram após a conclusão dos trabalhos de reparação de uma junta de dilatação em Alcácer do Sal

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 06:58 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoadas em Portugal nestes dias: mau tempo chega com uma grande descida das temperaturas nestas regiões

09:00 18 Agosto, 2026 12:51 17 Agosto, 2026 | João Luís

Previsão aponta para alterações nos próximos dias, com chuva e trovoadas em algumas regiões e uma descida acentuada das temperaturas

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Economia

Se vir uma nota presa no Multibanco, não lhe toque: pode ser uma burla para lhe roubar dinheiro

10:30 18 Agosto, 2026 10:08 18 Agosto, 2026 | João Luís

Uma nota presa no Multibanco pode servir para desviar a atenção do utilizador. Saiba quais são os sinais de alerta e como agir em segurança

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Algarve Cultura

Três dias de festa marcam os 506 anos de Ferragudo

07:00 18 Agosto, 2026 06:53 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de receber mais de 3.000 pessoas nas festas religiosas, Ferragudo prepara agora três dias dedicados ao aniversário da vila

Duna Salir do Porto. Crédito: Foto AI
Nacional

Esta duna portuguesa tem 50 metros de altura e é apontada como uma das maiores da Europa: fica junto a uma famosa baía

11:00 18 Agosto, 2026 14:45 17 Agosto, 2026 | João Luís

Uma duna natural junto ao Atlântico chama a atenção pelas dimensões e por uma história que começou há cerca de 100 mil anos

Lua vermelha. Crédito: Magnific
Ciência Nacional

Depois do eclipse do Sol, é a vez da Lua: fenómeno raro será visível em Portugal neste dia (e não precisa de óculos especiais)

13:30 17 Agosto, 2026 13:23 17 Agosto, 2026 | João Luís

Vem aí um eclipse parcial da Lua: saiba a hora do ponto máximo na sua zona e como observar o fenómeno em segurança

Algarve Cultura Gastronomia

Arrebita junta gastronomia, produtores e música em Portimão

09:10 18 Agosto, 2026 09:09 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Chefs, produtores, música e público voltam a encontrar-se em Portimão numa edição do Arrebita marcada pela diversidade gastronómica

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Manuela perdeu a pensão de reforma aos 67 anos depois de tentar ‘enganar’ a Segurança Social: tribunal foi implacável

11:30 18 Agosto, 2026 17:57 17 Agosto, 2026 | Luís Santos

Uma tentativa de enganar a Segurança Social acabou em tribunal e levou uma cidadã espanhola a perder a pensão de reforma

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Telemóvel a sobreaquecer. Crédito: Foto AI
Nacional Tech

Telemóvel aquece demasiado? Fabricantes recomendam desligar esta definição que ‘todos’ usam

18:20 17 Agosto, 2026 17:55 17 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Uma definição comum no telemóvel pode aumentar o calor durante o carregamento e acelerar o desgaste da bateria

Radar de velocidade. Crédito: Freepik
Auto

Adeus radares de velocidade? Alemão descobre método legal (e insólito) para ‘fugir’ às multas

17:00 17 Agosto, 2026 14:48 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Método usado por um alemão para ‘escapar’ aos radares de velocidade está a dividir opiniões

Europe Direct Algarve Gastronomia

CCDR Algarve promove workshop sobre segurança alimentar e nutricional em Tavira

10:50 18 Agosto, 2026 10:54 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Produção, consumo e saúde serão os três eixos de um workshop participativo marcado para 4 de setembro no Centro de Experimentação Agrária

Nacional

Recebeu este aviso das Finanças? Tem até esta data para pagar e deixar passar o prazo pode ‘sair caro’

08:30 18 Agosto, 2026 19:30 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem recebeu uma nota de cobrança das Finanças deve estar atento a uma data importante

Carros na autoestrada.
Algarve, Nacional

Obras urgentes terminam e trânsito regressa à normalidade na A2

11:18 18 Agosto, 2026 11:26 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Os condicionamentos na A2 terminaram após a conclusão dos trabalhos de reparação de uma junta de dilatação em Alcácer do Sal

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 06:58 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoadas em Portugal nestes dias: mau tempo chega com uma grande descida das temperaturas nestas regiões

09:00 18 Agosto, 2026 12:51 17 Agosto, 2026 | João Luís

Previsão aponta para alterações nos próximos dias, com chuva e trovoadas em algumas regiões e uma descida acentuada das temperaturas

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Economia

Se vir uma nota presa no Multibanco, não lhe toque: pode ser uma burla para lhe roubar dinheiro

10:30 18 Agosto, 2026 10:08 18 Agosto, 2026 | João Luís

Uma nota presa no Multibanco pode servir para desviar a atenção do utilizador. Saiba quais são os sinais de alerta e como agir em segurança

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Algarve, Cultura

Três dias de festa marcam os 506 anos de Ferragudo

07:00 18 Agosto, 2026 06:53 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de receber mais de 3.000 pessoas nas festas religiosas, Ferragudo prepara agora três dias dedicados ao aniversário da vila

Duna Salir do Porto. Crédito: Foto AI
Nacional

Esta duna portuguesa tem 50 metros de altura e é apontada como uma das maiores da Europa: fica junto a uma famosa baía

11:00 18 Agosto, 2026 14:45 17 Agosto, 2026 | João Luís

Uma duna natural junto ao Atlântico chama a atenção pelas dimensões e por uma história que começou há cerca de 100 mil anos

Lua vermelha. Crédito: Magnific
Ciência, Nacional

Depois do eclipse do Sol, é a vez da Lua: fenómeno raro será visível em Portugal neste dia (e não precisa de óculos especiais)

13:30 17 Agosto, 2026 13:23 17 Agosto, 2026 | João Luís

Vem aí um eclipse parcial da Lua: saiba a hora do ponto máximo na sua zona e como observar o fenómeno em segurança

Algarve, Cultura, Gastronomia

Arrebita junta gastronomia, produtores e música em Portimão

09:10 18 Agosto, 2026 09:09 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Chefs, produtores, música e público voltam a encontrar-se em Portimão numa edição do Arrebita marcada pela diversidade gastronómica

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Manuela perdeu a pensão de reforma aos 67 anos depois de tentar ‘enganar’ a Segurança Social: tribunal foi implacável

11:30 18 Agosto, 2026 17:57 17 Agosto, 2026 | Luís Santos

Uma tentativa de enganar a Segurança Social acabou em tribunal e levou uma cidadã espanhola a perder a pensão de reforma

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Telemóvel a sobreaquecer. Crédito: Foto AI
Nacional, Tech

Telemóvel aquece demasiado? Fabricantes recomendam desligar esta definição que ‘todos’ usam

18:20 17 Agosto, 2026 17:55 17 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Uma definição comum no telemóvel pode aumentar o calor durante o carregamento e acelerar o desgaste da bateria

Radar de velocidade. Crédito: Freepik
Auto

Adeus radares de velocidade? Alemão descobre método legal (e insólito) para ‘fugir’ às multas

17:00 17 Agosto, 2026 14:48 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Método usado por um alemão para ‘escapar’ aos radares de velocidade está a dividir opiniões

Europe Direct Algarve, Gastronomia

CCDR Algarve promove workshop sobre segurança alimentar e nutricional em Tavira

10:50 18 Agosto, 2026 10:54 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Produção, consumo e saúde serão os três eixos de um workshop participativo marcado para 4 de setembro no Centro de Experimentação Agrária

Últimas Notícias

  • Vive em união de facto? Saiba quem fica com a casa e como são divididos os bens em caso de separação
    Vive em união de facto? Saiba quem fica com a casa e como são divididos os bens em caso de separação
  • Manuela perdeu a pensão de reforma aos 67 anos depois de tentar ‘enganar’ a Segurança Social: tribunal foi implacável
    Manuela perdeu a pensão de reforma aos 67 anos depois de tentar ‘enganar’ a Segurança Social: tribunal foi implacável
  • Obras urgentes terminam e trânsito regressa à normalidade na A2
    Obras urgentes terminam e trânsito regressa à normalidade na A2
  • Esta duna portuguesa tem 50 metros de altura e é apontada como uma das maiores da Europa: fica junto a uma famosa baía
    Esta duna portuguesa tem 50 metros de altura e é apontada como uma das maiores da Europa: fica junto a uma famosa baía
  • CCDR Algarve promove workshop sobre segurança alimentar e nutricional em Tavira
    CCDR Algarve promove workshop sobre segurança alimentar e nutricional em Tavira

Opinião

  • Quinhentos euros para alugar um filme? E a ANACOM anda a fazer o quê? | Por Tiago Manuel
    Quinhentos euros para alugar um filme? E a ANACOM anda a fazer o quê? | Por Tiago Manuel
  • Quando o stress se sente na pele | Por Isabel Duarte
    Quando o stress se sente na pele | Por Isabel Duarte
  • Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
    Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • CCDR Algarve promove workshop sobre segurança alimentar e nutricional em Tavira
    CCDR Algarve promove workshop sobre segurança alimentar e nutricional em Tavira
  • Erasmus+ Sport leva Clube de Basquetebol de Tavira à Sérvia
    Erasmus+ Sport leva Clube de Basquetebol de Tavira à Sérvia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento