Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Casal de costas voltadas. Crédito: Freepik
Casal de costas voltadas. Crédito: Freepik
Nacional

Vive em união de facto? Saiba quem fica com a casa e como são divididos os bens em caso de separação

A vida em união de facto não significa que todos os bens sejam automaticamente repartidos em partes iguais quando o casal se separa

11:40 18 Agosto, 2026 11:40 18 Agosto, 2026 | João Luís
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Partilhar casa e despesas durante vários anos não significa que, no fim de uma união de facto, tudo seja automaticamente dividido a meias. A lei portuguesa não estabelece um regime de bens semelhante ao casamento e, quando o casal se separa, pode ser necessário perceber quem comprou cada bem e quanto cada pessoa contribuiu.

Em Portugal, considera-se união de facto a situação de duas pessoas que, independentemente do sexo, vivem em condições semelhantes às dos cônjuges há mais de dois anos. A Lei n.º 7/2001 estabelece vários direitos associados a esta situação, desde a proteção da casa de morada de família até determinados direitos laborais, fiscais e de proteção social.

Quando a relação termina, porém, surge uma questão que pode ser particularmente importante para quem comprou uma casa, um automóvel ou outros bens durante os anos de vida em comum: a quem pertence o quê? De acordo com o portal oficial gov.pt, as regras são diferentes das aplicáveis a um casamento.

Não existe uma regra que mande dividir tudo a meias

Ao contrário do casamento, numa união de facto não existe um regime de bens, como a comunhão de adquiridos ou a comunhão geral. Isto significa que o simples facto de duas pessoas viverem juntas durante vários anos não transforma automaticamente os bens adquiridos nesse período em património pertencente a ambos.

O gov.pt esclarece que não existem regras especiais para a divisão dos bens quando termina uma união de facto. Há, contudo, regras específicas relacionadas com a casa onde o casal vivia. Quanto aos restantes bens, quando não existe um acordo entre as duas pessoas, podem entrar em jogo sobretudo as regras da compropriedade ou do enriquecimento sem causa.

Compraram uma casa juntos? Importa saber quanto pertence a cada um

A compropriedade aplica-se quando duas pessoas são proprietárias do mesmo bem. Segundo a explicação disponibilizada pelo gov.pt, os membros da união de facto podem ser proprietários de um bem móvel ou imóvel na proporção correspondente à participação de cada um na sua aquisição.

Assim, numa separação, não se deve partir do princípio de que todos os bens adquiridos enquanto o casal vivia junto serão necessariamente divididos em partes iguais. A titularidade do bem, os termos em que foi adquirido e as contribuições efetuadas por cada pessoa podem assumir importância na resolução do caso.

E se o bem estiver apenas em nome de uma pessoa?

Também pode acontecer que determinado bem tenha sido adquirido formalmente apenas por um dos membros do casal, apesar de o outro ter contribuído financeiramente para a compra. É neste tipo de situação que pode ser relevante o princípio do enriquecimento sem causa. O portal do Governo explica que uma pessoa que enriqueça sem justificação à custa de outra pode ser obrigada a devolver aquilo que obteve. Como exemplo, refere precisamente a situação em que um bem fica em nome de uma pessoa, mas foi adquirido com dinheiro proveniente da outra.

Isto significa que o nome que consta formalmente como proprietário pode não resolver, por si só, todos os conflitos relacionados com valores suportados pelo outro membro do casal. Cada situação terá de ser apreciada de acordo com os factos e com a prova existente.

Há regras próprias para decidir quem fica na casa

A casa onde o casal vivia merece um tratamento diferente. A Lei das Uniões de Facto prevê proteção específica para a casa de morada da família quando ocorre uma rutura, remetendo, com as adaptações necessárias, para determinadas regras do Código Civil. Isto significa que uma separação não deve ser analisada apenas a partir da questão de quem é formalmente proprietário ou titular do contrato de arrendamento. Em caso de conflito sobre a utilização da antiga casa de família, existem mecanismos legais próprios para determinar a solução aplicável.

E se a união de facto terminar por morte?

As regras são diferentes quando a união termina devido à morte de um dos seus membros. Se a pessoa falecida era proprietária da casa de morada da família, o membro sobrevivo pode ter direito a permanecer no imóvel durante cinco anos. Se a união de facto durava há mais de cinco anos à data da morte, esse direito pode manter-se durante um período correspondente à duração da própria união. A lei permite ainda que estes períodos sejam excecionalmente prolongados pelo tribunal por razões de equidade, tendo em consideração, entre outros fatores, os cuidados prestados à pessoa falecida ou a situação de especial carência do sobrevivente. Existe, contudo, uma limitação relevante: este direito real de habitação não é atribuído se o membro sobrevivo tiver casa própria no mesmo concelho da casa de morada da família. Nos concelhos de Lisboa e do Porto, são igualmente considerados os concelhos limítrofes.

E se a casa pertencer aos dois?

Quando ambos eram comproprietários da casa e do respetivo recheio, o sobrevivente beneficia destes direitos de habitação em exclusivo durante os períodos previstos na lei. Depois de terminado o período de proteção, a legislação prevê ainda, em determinadas condições, a possibilidade de o membro sobrevivo permanecer no imóvel como arrendatário, pagando uma renda de acordo com as condições gerais do mercado. Enquanto habitar a casa, dispõe também de direito de preferência caso o imóvel seja vendido. A união de facto dá igualmente acesso a proteção social em caso de morte do outro membro, nos termos previstos nos regimes aplicáveis.

Como se prova que duas pessoas vivem em união de facto?

Para beneficiar dos direitos associados à união de facto pode ser necessário provar a existência da relação. A lei estabelece que, quando não exista uma regra específica que imponha outra forma de prova, a união de facto pode ser demonstrada através de qualquer meio legalmente admissível. Uma das formas utilizadas é uma declaração emitida pela junta de freguesia. Nesse caso, deve ser acompanhada por uma declaração de ambos os membros, sob compromisso de honra, indicando que vivem em união de facto há mais de dois anos, bem como pelas certidões de cópia integral do registo de nascimento de cada pessoa. A união de facto termina com a morte de um dos membros, pela vontade de qualquer um deles ou quando um dos membros se casa. A declaração judicial da dissolução só é necessária quando se pretende exercer um direito que dependa dessa declaração.

Nem todos os casais que vivem juntos beneficiam deste regime

A lei estabelece ainda algumas situações que impedem a atribuição dos direitos ou benefícios associados à união de facto. Entre elas estão ter menos de 18 anos à data do reconhecimento, a existência de um casamento não dissolvido, salvo se tiver sido decretada separação de pessoas e bens, e determinados graus de parentesco ou afinidade. Também constitui impedimento uma condenação anterior de um dos membros como autor ou cúmplice de homicídio doloso, mesmo que não consumado, contra o cônjuge do outro.

Assim, viver em união de facto durante vários anos não significa que, em caso de separação, se aplique automaticamente uma regra de “metade para cada um”. A forma como os bens estão registados, os valores suportados por cada pessoa e a existência de compropriedade podem ser determinantes para perceber o que acontece ao património quando a relação termina.

Leia também: Recebeu este aviso das Finanças? Tem até esta data para pagar e deixar passar o prazo pode ‘sair caro’

Salário. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Aumentos do salário em Portugal devem rondar os 3,2% em 2027 mas empresas vão ser mais seletivas

08:00 13 Setembro, 2026 13:08 9 Setembro, 2026 | João Luís

Os orçamentos destinados a aumentos de salário nas empresas em Portugal deverão passar de 3% em 2026 para 3,2% em 2027

Idosa a pressionar botão de assistência. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional Tech

Atenção, reformados: este botão permite pedir ajuda em caso de emergência e há municípios onde é gratuito

09:00 13 Setembro, 2026 13:18 11 Setembro, 2026 | João Luís

Teleassistência permite pedir ajuda através de um botão em caso de emergência. Saiba como funciona e em que situações é gratuito em Portugal

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘aperta’ em Portugal continental: IPMA coloca 13 distritos sob aviso amarelo até este dia

06:00 13 Setembro, 2026 05:50 13 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA colocou 13 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido ao calor. Saiba até quando se mantém o aviso e em que regiões

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Nacional

Fernando recebe 540 euros de reforma e voltou a trabalhar para suportar as despesas da casa: “Descansamos quando formos para o cemitério”

16:00 12 Setembro, 2026 12:03 11 Setembro, 2026 | João Luís

“Mais de 70% do nosso orçamento vai para as despesas da casa”: Fernando voltou a trabalhar porque a pensão não chegava

Ellie e Daniel na roulote.
Algarve Vídeo

“Tem corrido bastante bem”: britânica troca o Reino Unido por esta vila no Algarve e abre uma roulote de bebidas com o marido

07:10 13 Setembro, 2026 14:10 10 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Ellie e Daniel deixaram o trabalho que tinham numa farmácia no Reino Unido para abrirem uma roulote de bebidas na vila de Alvor

Rita Bravo, poeta de Faro e campeã nacional de poetry slam em 2025
Algarve Cultura Edição Papel

Entrevista a Rita Bravo: “A poesia deixa de ser um objeto fechado e transforma-se num encontro”

09:30 13 Setembro, 2026 18:58 12 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Da intimidade da escrita aos palcos internacionais, Rita Bravo quer fazer do Algarve um lugar de criação, encontro e transformação através da poesia

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Funcionário da Mercadona com 19 anos de casa despedido após empresa descobrir o que fez 7.685 vezes em apenas 25 dias de trabalho

17:00 11 Setembro, 2026 13:08 12 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Auditoria informática acabou por revelar milhares de acessos de caráter pessoal durante o horário de trabalho e levou ao despedimento de um funcionário da Mercadona em Espanha

Cultura Edição Papel Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Florbela Espanca no Algarve e as infelicidades da poetisa | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 13 Setembro, 2026 10:33 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Do ponto de vista cultural, seria particularmente interessante integrar Quelfes, no concelho de Olhão, numa rota literária dedicada a Florbela Espanca"

Construção de um edifício
Nacional

Maior fabricante do mundo ‘acelera’ em Portugal e vai abrir outra unidade: nova localização já tem luz verde

11:10 12 Setembro, 2026 11:03 12 Setembro, 2026 | Luís Santos

A maior fabricante mundial de botões prepara uma nova fase de expansão em Portugal, com um projeto ligado à produção mais sustentável

Homem de negócios.
Economia Europa Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Quase ninguém faz isto antes de viajar: saiba porque deve colocar fita adesiva nas rodas da mala

13:20 12 Setembro, 2026 13:14 12 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um truque simples antes de sair de casa pode ajudar a proteger a mala, reduzir um incómodo frequente durante as deslocações e evitar despesas inesperadas

Oficina
Auto

Um carro usado para a vida: mecânico revela modelo popular em Portugal que custa 2.000€ e ‘nunca’ vai à oficina

22:59 10 Setembro, 2026 23:01 10 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com o mecânico espanhol, o motor deste carro usado só vai à oficina para a manutenção normal e "não se quer avariar"

Mulher segurando fatura apreensiva.
Algarve Edição Papel

Pagou 1.303,80 euros por um desentupimento em Olhão e contesta a cobrança

10:00 12 Setembro, 2026 08:39 10 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Consumidora diz que o desentupimento durou cerca de 70 minutos e não teve orçamento. Empresa não respondeu ao POSTAL. DECO e CIMAAL explicam direitos

Europa

Recusou uma carreira em Engenharia para seguir este ofício: “O que me fazia feliz era viver na minha terra”

18:50 9 Setembro, 2026 17:54 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de concluir Engenharia, o carpinteiro espanhol tinha a possibilidade de seguir uma carreira na área, mas decidiu regressar às origens

Mulher impõe limites no escritório. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

É o seu caso? Pessoas com personalidade forte costumam fazer isto sem perceber

10:30 11 Setembro, 2026 13:41 9 Setembro, 2026 | João Luís

Pessoas com personalidade forte conseguem muitas vezes estabelecer limites e dizer “não” sem atacar os outros

Círculos brancos na estrada
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Saiba o que significam estes círculos brancos colocados pela DGT nas estradas de ‘nuestros hermanos’ e o que deve fazer

11:40 11 Setembro, 2026 23:51 10 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

DGT colocou círculos brancos nas estradas espanholas com o objetivo de aumentar a segurança rodoviária

Salário. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Aumentos do salário em Portugal devem rondar os 3,2% em 2027 mas empresas vão ser mais seletivas

08:00 13 Setembro, 2026 13:08 9 Setembro, 2026 | João Luís

Os orçamentos destinados a aumentos de salário nas empresas em Portugal deverão passar de 3% em 2026 para 3,2% em 2027

Idosa a pressionar botão de assistência. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional, Tech

Atenção, reformados: este botão permite pedir ajuda em caso de emergência e há municípios onde é gratuito

09:00 13 Setembro, 2026 13:18 11 Setembro, 2026 | João Luís

Teleassistência permite pedir ajuda através de um botão em caso de emergência. Saiba como funciona e em que situações é gratuito em Portugal

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘aperta’ em Portugal continental: IPMA coloca 13 distritos sob aviso amarelo até este dia

06:00 13 Setembro, 2026 05:50 13 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA colocou 13 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido ao calor. Saiba até quando se mantém o aviso e em que regiões

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Nacional

Fernando recebe 540 euros de reforma e voltou a trabalhar para suportar as despesas da casa: “Descansamos quando formos para o cemitério”

16:00 12 Setembro, 2026 12:03 11 Setembro, 2026 | João Luís

“Mais de 70% do nosso orçamento vai para as despesas da casa”: Fernando voltou a trabalhar porque a pensão não chegava

Ellie e Daniel na roulote.
Algarve, Vídeo

“Tem corrido bastante bem”: britânica troca o Reino Unido por esta vila no Algarve e abre uma roulote de bebidas com o marido

07:10 13 Setembro, 2026 14:10 10 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Ellie e Daniel deixaram o trabalho que tinham numa farmácia no Reino Unido para abrirem uma roulote de bebidas na vila de Alvor

Rita Bravo, poeta de Faro e campeã nacional de poetry slam em 2025
Algarve, Cultura, Edição Papel

Entrevista a Rita Bravo: “A poesia deixa de ser um objeto fechado e transforma-se num encontro”

09:30 13 Setembro, 2026 18:58 12 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Da intimidade da escrita aos palcos internacionais, Rita Bravo quer fazer do Algarve um lugar de criação, encontro e transformação através da poesia

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Funcionário da Mercadona com 19 anos de casa despedido após empresa descobrir o que fez 7.685 vezes em apenas 25 dias de trabalho

17:00 11 Setembro, 2026 13:08 12 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Auditoria informática acabou por revelar milhares de acessos de caráter pessoal durante o horário de trabalho e levou ao despedimento de um funcionário da Mercadona em Espanha

Cultura, Edição Papel, Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Florbela Espanca no Algarve e as infelicidades da poetisa | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 13 Setembro, 2026 10:33 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Do ponto de vista cultural, seria particularmente interessante integrar Quelfes, no concelho de Olhão, numa rota literária dedicada a Florbela Espanca"

Construção de um edifício
Nacional

Maior fabricante do mundo ‘acelera’ em Portugal e vai abrir outra unidade: nova localização já tem luz verde

11:10 12 Setembro, 2026 11:03 12 Setembro, 2026 | Luís Santos

A maior fabricante mundial de botões prepara uma nova fase de expansão em Portugal, com um projeto ligado à produção mais sustentável

Homem de negócios.
Economia, Europa, Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Quase ninguém faz isto antes de viajar: saiba porque deve colocar fita adesiva nas rodas da mala

13:20 12 Setembro, 2026 13:14 12 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um truque simples antes de sair de casa pode ajudar a proteger a mala, reduzir um incómodo frequente durante as deslocações e evitar despesas inesperadas

Oficina
Auto

Um carro usado para a vida: mecânico revela modelo popular em Portugal que custa 2.000€ e ‘nunca’ vai à oficina

22:59 10 Setembro, 2026 23:01 10 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com o mecânico espanhol, o motor deste carro usado só vai à oficina para a manutenção normal e "não se quer avariar"

Mulher segurando fatura apreensiva.
Algarve, Edição Papel

Pagou 1.303,80 euros por um desentupimento em Olhão e contesta a cobrança

10:00 12 Setembro, 2026 08:39 10 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Consumidora diz que o desentupimento durou cerca de 70 minutos e não teve orçamento. Empresa não respondeu ao POSTAL. DECO e CIMAAL explicam direitos

Europa

Recusou uma carreira em Engenharia para seguir este ofício: “O que me fazia feliz era viver na minha terra”

18:50 9 Setembro, 2026 17:54 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de concluir Engenharia, o carpinteiro espanhol tinha a possibilidade de seguir uma carreira na área, mas decidiu regressar às origens

Mulher impõe limites no escritório. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

É o seu caso? Pessoas com personalidade forte costumam fazer isto sem perceber

10:30 11 Setembro, 2026 13:41 9 Setembro, 2026 | João Luís

Pessoas com personalidade forte conseguem muitas vezes estabelecer limites e dizer “não” sem atacar os outros

Círculos brancos na estrada
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Saiba o que significam estes círculos brancos colocados pela DGT nas estradas de ‘nuestros hermanos’ e o que deve fazer

11:40 11 Setembro, 2026 23:51 10 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

DGT colocou círculos brancos nas estradas espanholas com o objetivo de aumentar a segurança rodoviária

Últimas Notícias

  • Aeroporto de Faro regista “maior pressão” na recolha de dados biométricos
    Aeroporto de Faro regista “maior pressão” na recolha de dados biométricos
  • Entrevista a Rita Bravo: “A poesia deixa de ser um objeto fechado e transforma-se num encontro”
    Entrevista a Rita Bravo: “A poesia deixa de ser um objeto fechado e transforma-se num encontro”
  • Atenção, reformados: este botão permite pedir ajuda em caso de emergência e há municípios onde é gratuito
    Atenção, reformados: este botão permite pedir ajuda em caso de emergência e há municípios onde é gratuito
  • Loulé recebe FAVA com entrada gratuita mais de 100 expositores
    Loulé recebe FAVA com entrada gratuita mais de 100 expositores
  • Aumentos do salário em Portugal devem rondar os 3,2% em 2027 mas empresas vão ser mais seletivas
    Aumentos do salário em Portugal devem rondar os 3,2% em 2027 mas empresas vão ser mais seletivas

Opinião

  • Tempus fugit (o tempo foge): Florbela Espanca no Algarve e as infelicidades da poetisa | Por Óscar Caeiro Pinto
    Tempus fugit (o tempo foge): Florbela Espanca no Algarve e as infelicidades da poetisa | Por Óscar Caeiro Pinto
  • A Democracia que se cuide | Por Miguel Freitas
    A Democracia que se cuide | Por Miguel Freitas
  • Neste regresso às aulas, há algo que o ChatGPT não deve fazer pelo seu filho: pensar | Por Luís Horta
    Neste regresso às aulas, há algo que o ChatGPT não deve fazer pelo seu filho: pensar | Por Luís Horta

Europe Direct Algarve

  • Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
    Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
  • Como pode uma candidatura a Capital Europeia da Cultura criar valor a longo prazo, independentemente do resultado final? | Por João Palmeiro
    Como pode uma candidatura a Capital Europeia da Cultura criar valor a longo prazo, independentemente do resultado final? | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento