Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Crianças na escola. Crédito: Freepik
Crianças na escola. Crédito: Freepik
Nacional, Vida & Lazer

“Vai para a tua terra”: filho de imigrantes ‘deu a volta por cima’ e hoje tem um cargo importante em Portugal

Um filho de imigrantes tornou-se símbolo de superação em Portugal ao alcançar um dos cargos mais respeitados no ensino

10:29 14 Outubro, 2025 18:02 13 Outubro, 2025 | Luís Santos
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Quando chegou a Portugal, filho de imigrantes moçambicanos, tinha apenas 11 anos e foi recebido com insultos que nunca esperava ouvir. “Preto, vai para a tua terra”, gritavam-lhe à porta da escola e nas ruas. Décadas mais tarde, Faisal Aboobakar é o diretor de um agrupamento de escolas em Palmela e símbolo de superação num país onde, um dia, sentiu que não pertencia, segundo aponta o Público.

Nascido em Moçambique, Faisal Aboobakar cresceu num ambiente multicultural onde convivia com brancos, negros, indianos e mulatos. Em 1981, chegou a Portugal com os pais e duas irmãs, fugindo da guerra civil e das restrições políticas que marcavam o país africano. O que encontrou foi um país onde “só havia branco e preto”.

“Chegava à escola e era ‘preto’ para aqui, ‘preto’ para ali”, recorda. O choque foi grande. Até então, nunca se tinha sentido diferente por causa da cor da pele. Em Setúbal, onde se instalou com a família, percebeu que a integração seria uma maratona e não uma corrida de cem metros.

Quarenta e quatro anos depois, resume esse percurso com uma frase: “Tive de trabalhar o dobro para que as pessoas me vissem pelo que sou e não pela cor da pele ou pela origem.” Hoje, ouve com orgulho os alunos e colegas chamarem-lhe “professor Faisal Aboobakar”.

Um percurso académico e profissional exemplar

Desde 2021, é diretor do Agrupamento de Escolas José Saramago, no Poceirão, concelho de Palmela. Foi eleito por professores, funcionários, autarquia, pais e alunos. “Ganhei com 13 votos contra seis”, contou, citado pela mesma fonte.

Professor de Educação Física, com experiência de ensino do básico ao superior, acredita que venceu “porque o projeto foi visto como o melhor para a comunidade”. A zona onde trabalha é rural e acolhe muitos imigrantes em Portugal que laboram nas estufas e campos agrícolas, bem como no entreposto logístico do Lidl, na Marateca.

Apesar das diferenças políticas e culturais da região, sente-se integrado. “Sou aceite e tenho uma cor de pele diferente”, afirma, sublinhando o apoio que recebeu ao longo do caminho. Para Aboobakar, o verdadeiro desafio em Portugal é continuar a garantir que os filhos de imigrantes têm acesso à educação e oportunidades de futuro.

Professora que mudou tudo

A adaptação a Portugal começou com dificuldades. Quando os colegas o insultavam, respondia com agressividade. “A minha reação era bater-lhes”, confessa. Foi uma professora, Lígia Figueiredo, quem o ajudou a mudar de atitude.

“Faisal, responderes com agressão não é caminho. Tens de ser um estudante aplicado e fazer o teu percurso”, disse-lhe a docente. Desde então, prometeu “vingar-se” de outra forma: tornando-se um dos melhores alunos da turma, conforme refere a mesma fonte.

“Era a minha forma de mostrar que um aluno ‘preto’ tinha as mesmas capacidades que os outros”, recorda. A partir desse momento, começou a construir o seu próprio lugar, com esforço e resiliência.

Chegada a Portugal

A história da família Aboobakar confunde-se com a de milhares de outros imigrantes que deixaram África nos anos 80. O pai era serralheiro e a mãe secretária no Ministério da Educação de Moçambique. Tinham posições de chefia e acreditavam no futuro do país após a independência, mas a instabilidade política e os riscos da guerra civil tornaram a permanência impossível.

“Planeámos a saída em segredo, porque Moçambique não deixava ninguém sair”, lembra o professor. “Viemos de férias. Até hoje.” Trouxeram apenas três malas, duas sacolas e o equivalente a 45 contos.

Chegaram a Lisboa em novembro de 1981 sem ninguém à espera. “Ver o meu pai, com as poucas moedas que tinha, a telefonar de uma cabine para pedir ajuda, foi uma imagem que nunca esqueci.” Uma família amiga acolheu-os durante duas semanas. “Foi o primeiro exemplo de acolhimento do povo português.”

Recomeçar do zero

Segundo o Público, em Portugal, o pai voltou a trabalhar como serralheiro, mas sem cargos de chefia. Faisal, contra a vontade do pai, começou a trabalhar cedo. Lavou carros, foi ajudante de pintor e eletricista, e participou na construção do Centro Cultural de Belém.

O pai, no entanto, repetia sempre a mesma mensagem: “A única coisa que tenho para vos dar é a vossa educação.” Os três filhos seguiram o conselho. Dois tornaram-se professores e uma seguiu carreira em design e telecomunicações.

Incluir quem antes era excluído

Hoje, como diretor, dedica-se a criar oportunidades para quem chega com as mesmas dificuldades que ele enfrentou. A escola que dirige acolhe 190 alunos estrangeiros de 21 nacionalidades, muitos deles filhos de imigrantes recém-chegados a Portugal.

Aboobakar abriu o ensino científico-humanístico, criou um curso noturno de Educação e Formação de Adultos e implementou um gabinete de acolhimento para famílias migrantes, em parceria com o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes e a Câmara de Palmela.

Além disso, instituiu o ensino de Português como Língua Não Materna para os alunos e o Português como Língua de Acolhimento para os pais. “Damos resposta aos filhos e aos pais. Esta escola está no meio rural, mas tem de ser uma referência para toda a região.”

Leia também: Herdeiro obrigado a pagar 92.798€ aos irmãos que o pai deserdou para deixar tudo para ele: tribunal decidiu

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Nacional

Recebe este apoio da Segurança Social? Pode receber a dobrar este mês

11:10 14 Setembro, 2026 11:06 14 Setembro, 2026 | João Luís

Se recebe este apoio da Segurança Social pode receber o valor a dobrar em setembro. Saiba quem tem direito e quanto pode recebe

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve

Visitou 26 cidades europeias e só voltaria a 4: esta cidade do Algarve entrou na lista pelas suas “praias deslumbrantes” e ambiente descontraído

06:30 15 Setembro, 2026 23:35 14 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As praias desta cidade algarvia foram um dos principais motivos que levaram uma viajante a escolhê-la entre apenas quatro destinos europeus aos quais regressaria

Algarve Nacional

Faro assina acordo sobre direitos dos bombeiros enquanto Governo negoceia horários da carreira

07:00 15 Setembro, 2026 06:35 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Acordo coletivo assinado em Faro surge num momento em que Governo e sindicatos procuram uniformizar regras para os bombeiros sapadores

Aldeia da Pedralva.
Algarve

“A aldeia reconstruída”: nesta aldeia no Algarve que teve 9 habitantes as casas foram recuperadas e recebem quem ali quer passar uns dias

18:10 14 Setembro, 2026 12:03 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de um processo de desertificação, a Aldeia da Pedralva, em Vila do Bispo, recuperou dezenas de casas e abriu-as a visitantes

Algarve Cultura Mundo

Tiago Conceição sobe ao pódio em Itália e Algarve afirma-se no acordeão internacional

07:45 15 Setembro, 2026 07:21 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve esteve representado por três jovens talentos em duas das principais competições internacionais dedicadas ao acordeão

Opinião

Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão

07:30 15 Setembro, 2026 19:15 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Vivemos tempos sem matizes. Tempos em que a complexidade é confundida com relativismo, a prudência com cobardia e a diplomacia com traição"

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Nacional

Trabalhou “a vida toda” com pneus e recebe 400 euros de reforma: “Não fazem nada por nós”

08:20 14 Setembro, 2026 06:57 14 Setembro, 2026 | João Luís

Ricardo trabalhou “a vida toda” e recebe 400 euros de reforma. Morador num bairro municipal de Viseu, lamentou: "Não fazem nada por nós"

Mar ao por-do-sol.
Tempo

Depressões profundas deverão atravessar esta zona nestes dias e já se sabe qual o impacto no país

06:02 15 Setembro, 2026 16:38 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Mapa de precipitação para esta semana é claro: a chuva deverá passar longe da maior parte de Portugal Continental, segundo a Meteored

Economia Europa

Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”

21:00 14 Setembro, 2026 16:14 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 45 anos, a eletricista espanhola conta que duas décadas e meia de experiência ainda não impedem alguns clientes de questionarem se é realmente ela quem vai executar o serviço

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva em Portugal: mau tempo regressa a esta região a partir deste dia

09:00 14 Setembro, 2026 09:58 14 Setembro, 2026 | João Luís

A chuva regressa a este arquipélago neste dia: saiba onde o IPMA prevê precipitação e onde o tempo permanecerá seco

Mulher no banco.
Economia Nacional

Há portugueses que podem receber este apoio do Governo a dobrar ainda em setembro: saiba se está abrangido

12:40 14 Setembro, 2026 13:55 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Uma prestação adicional do abono de família pode chegar este mês a crianças e jovens que cumpram duas condições

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Tropicaña Restaurante
Europa

Mulher abandona restaurante sem pagar 7.000€ após festa de aniversário com mais de 80 convidados

20:20 14 Setembro, 2026 20:22 14 Setembro, 2026 | Afonso Dias Freire

A festa de aniversário teve direito a marisco, bar aberto e insufláveis. A proprietária do restaurante na Galiza diz que recebeu apenas um sinal de 500€ e apresentou queixa às autoridades

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Padeiro em serviço.
Economia Europa

Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

18:00 13 Setembro, 2026 22:39 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Agora reformado com 75 anos, antigo padeiro em Espanha fala sobre as dificuldades por que passou, tendo agora uma pensão de 900 euros

Homem de negócios.
Economia Europa Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Nacional

Recebe este apoio da Segurança Social? Pode receber a dobrar este mês

11:10 14 Setembro, 2026 11:06 14 Setembro, 2026 | João Luís

Se recebe este apoio da Segurança Social pode receber o valor a dobrar em setembro. Saiba quem tem direito e quanto pode recebe

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve

Visitou 26 cidades europeias e só voltaria a 4: esta cidade do Algarve entrou na lista pelas suas “praias deslumbrantes” e ambiente descontraído

06:30 15 Setembro, 2026 23:35 14 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As praias desta cidade algarvia foram um dos principais motivos que levaram uma viajante a escolhê-la entre apenas quatro destinos europeus aos quais regressaria

Algarve, Nacional

Faro assina acordo sobre direitos dos bombeiros enquanto Governo negoceia horários da carreira

07:00 15 Setembro, 2026 06:35 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Acordo coletivo assinado em Faro surge num momento em que Governo e sindicatos procuram uniformizar regras para os bombeiros sapadores

Aldeia da Pedralva.
Algarve

“A aldeia reconstruída”: nesta aldeia no Algarve que teve 9 habitantes as casas foram recuperadas e recebem quem ali quer passar uns dias

18:10 14 Setembro, 2026 12:03 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de um processo de desertificação, a Aldeia da Pedralva, em Vila do Bispo, recuperou dezenas de casas e abriu-as a visitantes

Algarve, Cultura, Mundo

Tiago Conceição sobe ao pódio em Itália e Algarve afirma-se no acordeão internacional

07:45 15 Setembro, 2026 07:21 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve esteve representado por três jovens talentos em duas das principais competições internacionais dedicadas ao acordeão

Opinião

Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão

07:30 15 Setembro, 2026 19:15 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Vivemos tempos sem matizes. Tempos em que a complexidade é confundida com relativismo, a prudência com cobardia e a diplomacia com traição"

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Nacional

Trabalhou “a vida toda” com pneus e recebe 400 euros de reforma: “Não fazem nada por nós”

08:20 14 Setembro, 2026 06:57 14 Setembro, 2026 | João Luís

Ricardo trabalhou “a vida toda” e recebe 400 euros de reforma. Morador num bairro municipal de Viseu, lamentou: "Não fazem nada por nós"

Mar ao por-do-sol.
Tempo

Depressões profundas deverão atravessar esta zona nestes dias e já se sabe qual o impacto no país

06:02 15 Setembro, 2026 16:38 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Mapa de precipitação para esta semana é claro: a chuva deverá passar longe da maior parte de Portugal Continental, segundo a Meteored

Economia, Europa

Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”

21:00 14 Setembro, 2026 16:14 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 45 anos, a eletricista espanhola conta que duas décadas e meia de experiência ainda não impedem alguns clientes de questionarem se é realmente ela quem vai executar o serviço

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva em Portugal: mau tempo regressa a esta região a partir deste dia

09:00 14 Setembro, 2026 09:58 14 Setembro, 2026 | João Luís

A chuva regressa a este arquipélago neste dia: saiba onde o IPMA prevê precipitação e onde o tempo permanecerá seco

Mulher no banco.
Economia, Nacional

Há portugueses que podem receber este apoio do Governo a dobrar ainda em setembro: saiba se está abrangido

12:40 14 Setembro, 2026 13:55 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Uma prestação adicional do abono de família pode chegar este mês a crianças e jovens que cumpram duas condições

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Tropicaña Restaurante
Europa

Mulher abandona restaurante sem pagar 7.000€ após festa de aniversário com mais de 80 convidados

20:20 14 Setembro, 2026 20:22 14 Setembro, 2026 | Afonso Dias Freire

A festa de aniversário teve direito a marisco, bar aberto e insufláveis. A proprietária do restaurante na Galiza diz que recebeu apenas um sinal de 500€ e apresentou queixa às autoridades

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Padeiro em serviço.
Economia, Europa

Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

18:00 13 Setembro, 2026 22:39 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Agora reformado com 75 anos, antigo padeiro em Espanha fala sobre as dificuldades por que passou, tendo agora uma pensão de 900 euros

Homem de negócios.
Economia, Europa, Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Últimas Notícias

  • Fátima não sabia ler nem escrever, assinou um papel e acabou sem a casa: “Quando me derem uma casa, já tenho uma no cemitério de Benfica”
    Fátima não sabia ler nem escrever, assinou um papel e acabou sem a casa: “Quando me derem uma casa, já tenho uma no cemitério de Benfica”
  • “Heróis da Fruta” aumenta consumo de fruta e vegetais nas escolas do Algarve
    “Heróis da Fruta” aumenta consumo de fruta e vegetais nas escolas do Algarve
  • Tiago Conceição sobe ao pódio em Itália e Algarve afirma-se no acordeão internacional
    Tiago Conceição sobe ao pódio em Itália e Algarve afirma-se no acordeão internacional
  • Faro assina acordo sobre direitos dos bombeiros enquanto Governo negoceia horários da carreira
    Faro assina acordo sobre direitos dos bombeiros enquanto Governo negoceia horários da carreira
  • Visitou 26 cidades europeias e só voltaria a 4: esta cidade do Algarve entrou na lista pelas suas “praias deslumbrantes” e ambiente descontraído
    Visitou 26 cidades europeias e só voltaria a 4: esta cidade do Algarve entrou na lista pelas suas “praias deslumbrantes” e ambiente descontraído

Opinião

  • Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão
    Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão
  • Trabalha todos os dias. Mas conhece os riscos que corre? | Por Susana Joaquim
    Trabalha todos os dias. Mas conhece os riscos que corre? | Por Susana Joaquim
  • Como viver até aos 110 anos: O segredo imunitário dos supercentenários | Por Isabel Duarte
    Como viver até aos 110 anos: O segredo imunitário dos supercentenários | Por Isabel Duarte

Europe Direct Algarve

  • Ursula von der Leyen apresenta Estado da União com transmissão acompanhada em Faro
    Ursula von der Leyen apresenta Estado da União com transmissão acompanhada em Faro
  • Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
    Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento