Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Atenção proprietários: o cálculo do IMI tem um novo valor em 2026 e pode pagar mais

O valor base usado no cálculo do IMI sobe em 2026. A mudança não é automática, mas pode aumentar o imposto em certos casos

14:10 26 Dezembro, 2025 13:58 26 Dezembro, 2025 | João Luís
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O valor base que serve de referência ao cálculo do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) vai aumentar em 2026. A partir do próximo ano, o preço por metro quadrado para efeitos de IMI passa a ser de 712,5 euros, uma subida que resulta da atualização anual do valor médio de construção definida pelo Governo e publicada em Diário da República.

A decisão consta de uma portaria que fixa em 570 euros o valor médio de construção por metro quadrado, ao qual acresce o coeficiente legal de 25 por cento. Feitas as contas, o valor relevante para efeitos fiscais sobe dos atuais 665 euros para 712,5 euros, representando um novo patamar no cálculo do valor patrimonial tributário dos prédios urbanos.

De acordo com o Notícias ao Minuto, esta atualização aplica-se a partir de 1 de janeiro de 2026 e resulta de uma proposta da Comissão Nacional de Avaliação de Prédios Urbanos, entidade responsável por acompanhar a evolução dos custos de construção e propor os valores a adotar anualmente.

O que está exatamente a mudar

A portaria agora publicada fixa o valor médio de construção em 570 euros por metro quadrado para efeitos do artigo 39.º do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis. Este valor serve de base à fórmula de cálculo do IMI, sendo depois majorado em 25 por cento, como determina a lei.

Segundo a publicação oficial, trata-se de um dos elementos objetivos que integram o sistema de avaliação dos prédios urbanos, juntamente com fatores como a área, a localização, a qualidade construtiva e a idade do imóvel. O resultado final dessa fórmula é o valor patrimonial tributário, sobre o qual incide a taxa de IMI definida por cada município.

Não é um aumento automático para todos

Apesar da subida do valor base, a aplicação não é automática a todos os imóveis. De acordo com o enquadramento legal explicado pelo Notícias ao Minuto, este novo valor apenas se reflete nos prédios urbanos cujas declarações Modelo 1 sejam entregues a partir de 1 de janeiro de 2026.

Na prática, isto significa que a atualização afeta sobretudo construções novas, imóveis alvo de obras de ampliação, reconstrução ou alteração relevante, bem como situações em que é desencadeada uma nova avaliação do prédio. Os imóveis já avaliados e sem alterações não veem o seu IMI alterado apenas por esta atualização do valor base.

Um valor que tem vindo a subir ao longo dos anos

O histórico do preço por metro quadrado para efeitos de IMI mostra uma evolução marcada por longos períodos de estabilidade e ajustes pontuais. Em 2003 e 2004, o valor base situava-se nos 600 euros. Subiu para 612,5 euros em 2005 e para 615 euros em 2006, nível que se manteve até 2008.

Com a crise financeira, em 2009 registou-se uma descida para 609 euros, seguida de nova redução em 2010, para 603 euros. Este valor ficou congelado até 2018. Em 2019 voltou a subir para 615 euros, mantendo-se assim até 2021. Em 2022 avançou para 640 euros, em 2023 para 665 euros, valor que se manteve em 2025. Em 2026, o salto leva o indicador para 712,5 euros.

Segundo o Notícias ao Minuto, esta trajetória reflete a tentativa de acompanhar a evolução dos custos de construção, que têm registado aumentos significativos nos últimos anos, impulsionados pelo preço dos materiais e da mão de obra.

O impacto real no bolso

Embora seja um elemento relevante, o valor base por metro quadrado é apenas uma peça da equação do IMI. A localização do imóvel, os coeficientes municipais e o estado de conservação continuam a ter um peso determinante no imposto final a pagar.

Ainda assim, para quem está a construir casa, a fazer obras profundas ou a pedir uma nova avaliação, o novo valor pode traduzir-se num valor patrimonial mais elevado e, consequentemente, num IMI superior.

A atualização agora anunciada não mexe nas taxas municipais nem altera regras estruturais do imposto. Mas confirma uma tendência de subida gradual que, em determinados casos, pode ter impacto direto na fatura anual dos proprietários a partir de 2026.

Leia também: Utilizador chama Uber para ir do Aeroporto de Faro até Matosinhos: saiba quanto terá pago para percorrer 600 km

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Algarve Cultura Desporto Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Operação stop. Crédito: DR
Auto Nacional

Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado

11:30 6 Setembro, 2026 01:40 6 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Importa conhecer todos os sinais de trânsito, como o H42, para conseguir cumprir as regras de forma eficiente

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde Vida & Lazer

Aviso de especialista: não compre bananas no supermercado se estiverem assim e estas são as várias razões

19:00 6 Setembro, 2026 18:54 6 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

A cor, a textura e até a haste podem revelar muito sobre a qualidade das bananas. Saiba quais os sinais que deve verificar antes de comprar

Homem a lavar os pés na praia.
Algarve

Banhista diz ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve e questiona a prática: saiba o que diz a lei

19:20 6 Setembro, 2026 16:07 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Um banhista relatou ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve, mas a lei é clara quanto a esta prática

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Economia Europa Europe Direct Algarve Opinião Política

A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire

19:13 6 Setembro, 2026 19:13 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

A pergunta não é apenas se a Europa conseguirá publicar o próximo regulamento. É se conseguirá fabricar o próximo automóvel e conservar os empregos que pagam a vida de quem cá está

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Rafael trocou Maiorca pela Tailândia com uma pensão de cerca de 1.250 euros: “Aqui consigo viver bem”

19:30 4 Setembro, 2026 19:16 4 Setembro, 2026 | João Luís

Reformado espanhol recebe cerca de 1.250 euros de pensão e vive na Tailândia, onde diz pagar 100 euros de renda e conseguir viver melhor

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Algarve, Cultura, Desporto, Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Operação stop. Crédito: DR
Auto, Nacional

Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado

11:30 6 Setembro, 2026 01:40 6 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Importa conhecer todos os sinais de trânsito, como o H42, para conseguir cumprir as regras de forma eficiente

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde, Vida & Lazer

Aviso de especialista: não compre bananas no supermercado se estiverem assim e estas são as várias razões

19:00 6 Setembro, 2026 18:54 6 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

A cor, a textura e até a haste podem revelar muito sobre a qualidade das bananas. Saiba quais os sinais que deve verificar antes de comprar

Homem a lavar os pés na praia.
Algarve

Banhista diz ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve e questiona a prática: saiba o que diz a lei

19:20 6 Setembro, 2026 16:07 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Um banhista relatou ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve, mas a lei é clara quanto a esta prática

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Economia, Europa, Europe Direct Algarve, Opinião, Política

A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire

19:13 6 Setembro, 2026 19:13 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

A pergunta não é apenas se a Europa conseguirá publicar o próximo regulamento. É se conseguirá fabricar o próximo automóvel e conservar os empregos que pagam a vida de quem cá está

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Rafael trocou Maiorca pela Tailândia com uma pensão de cerca de 1.250 euros: “Aqui consigo viver bem”

19:30 4 Setembro, 2026 19:16 4 Setembro, 2026 | João Luís

Reformado espanhol recebe cerca de 1.250 euros de pensão e vive na Tailândia, onde diz pagar 100 euros de renda e conseguir viver melhor

Últimas Notícias

  • BE exige reabrir radioterapia em Évora e alerta para deslocações até Faro
    BE exige reabrir radioterapia em Évora e alerta para deslocações até Faro
  • José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”
    José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”
  • Banhista diz ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve e questiona a prática: saiba o que diz a lei
    Banhista diz ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve e questiona a prática: saiba o que diz a lei
  • Aviso de especialista: não compre bananas no supermercado se estiverem assim e estas são as várias razões
    Aviso de especialista: não compre bananas no supermercado se estiverem assim e estas são as várias razões
  • Taróloga Maria Helena diz o que significa a fase da Lua em que nasceu: veja se corresponde à realidade
    Taróloga Maria Helena diz o que significa a fase da Lua em que nasceu: veja se corresponde à realidade

Opinião

  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
  • O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
    O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
  • Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
    Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins

Europe Direct Algarve

  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Adeus reforma? União Europeia só ‘olha’ a pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso
    Adeus reforma? União Europeia só ‘olha’ a pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento