Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Pessoa a votar. Crédito: Freepik
Pessoa a votar. Crédito: Freepik
Nacional

Presidenciais 2026: saiba porque é que o boletim inclui candidatos sem assinaturas suficientes e o que acontece se votar neles

Há candidatos rejeitados ainda visíveis no boletim das Eleições Presidenciais 2026. Entenda o motivo e o que acontece se votar neles

13:40 12 Janeiro, 2026 16:35 13 Janeiro, 2026 | Francisco Ferreira
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O voto antecipado em mobilidade realizou-se no domingo, 11 de janeiro, e levou milhares de eleitores às urnas uma semana antes das Presidenciais marcadas para 18 de janeiro. Ainda assim, continua a circular a mesma pergunta: como é possível que o boletim de voto apresente nomes de candidaturas que acabaram por não ser admitidas, incluindo por falta de assinaturas ou por outras irregularidades formais.

A explicação apontada pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) está no calendário legal e na necessidade de imprimir e distribuir boletins a tempo de várias modalidades de voto, mesmo quando ainda não estavam fechadas todas as decisões do Tribunal Constitucional (TC).

O que mudou com o voto antecipado de 11 de janeiro

No domingo, 11 de janeiro, votaram antecipadamente em mobilidade os eleitores que se inscreveram entre 4 e 8 de janeiro, podendo escolher qualquer município do país para exercer o voto. A CNE tinha indicado esta data como a do ato de votação desta modalidade, que ocorre no sétimo dia anterior às eleições.

Segundo dados avançados pela Euronews, inscreveram-se 218.481 eleitores para votar em mobilidade, um número que foi apresentado como recorde no contexto destas Presidenciais.

Nesta fase, já ficaram para trás outras modalidades de voto antecipado previstas no calendário: a recolha de votos em estabelecimentos hospitalares e prisionais entre 5 e 8 de janeiro e o voto antecipado no estrangeiro, para eleitores recenseados em Portugal mas deslocados fora do país, nos dias 6, 7 e 8 de janeiro.

Porque é que o boletim ficou com nomes que o TC rejeitou

De acordo com um comunicado divulgado pela CNE a 30 de dezembro, o prazo de entrega de candidaturas terminou a 18 de dezembro e, no dia seguinte, o Tribunal Constitucional notificou três candidatos para suprirem irregularidades num prazo curto. Segundo a mesma explicação, a decisão sobre reclamações só viria a ficar fechada a 29 de dezembro, já numa janela em que a produção e distribuição de boletins era crítica para cumprir o voto antecipado.

O ponto prático é este: para garantir que os boletins chegavam a tempo a municípios e a representações no estrangeiro, a impressão avançou antes de existir uma lista final estabilizada. A CNE refere que o Ministério da Administração Interna autorizou a impressão de 13 milhões de boletins e que a produção arrancou a 24 de dezembro.

Mesmo depois de o TC ter rejeitado candidaturas, os boletins já estavam em circuito logístico e não haveria margem operacional para os substituir. O Diário de Notícias, citando declarações do porta-voz da CNE, assinalou que “não haverá hipótese” de alterar os boletins e que este desfasamento entre decisões e impressão já tinha ocorrido noutras eleições.

O que acontece se votar num desses nomes

A consequência é direta: votos em candidaturas rejeitadas são considerados nulos. Esse entendimento foi referido publicamente pela CNE e retomado em explicações divulgadas na imprensa.

Para quem quer confirmar o que está no boletim, a CNE disponibilizou um espécime do boletim de voto, onde constam 14 nomes.

Com várias modalidades de voto já concluídas, o foco passa agora para o esclarecimento dos eleitores que só votarão no dia 18: a presença de candidaturas rejeitadas no boletim não significa que estejam em corrida e os votos nelas são considerados nulos.

O que ainda falta até ao dia 18, incluindo no estrangeiro

Com o voto antecipado em mobilidade já realizado, o calendário entra agora na reta final até à votação em Portugal, a 18 de janeiro. No estrangeiro, para eleitores recenseados fora do território nacional, a CNE publicou um caderno de esclarecimentos que indica dois dias de votação: 17 e 18 de janeiro de 2026.

Este quadro ajuda a contextualizar porque é que o tema dos boletins se manteve na agenda já depois de vários momentos de voto antecipado terem passado: a existência de votação em diferentes datas e locais obriga a que a preparação material do ato eleitoral comece cedo, mesmo quando o contencioso das candidaturas ainda não está totalmente encerrado.

Leia também: Autoridade Tributária avisa todos os condutores: se conduz uma viatura comprada nestas condições pode ter que pagar mais IVA

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Rui Cristina. Crédito: CMA
Algarve Política

Rui Cristina acusado de discriminação e incitamento ao ódio pelo Ministério Público

10:48 17 Agosto, 2026 11:06 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A acusação do Ministério Público incide sobre declarações de Rui Cristina relativas ao acesso à habitação por uma comunidade minoritária

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e ventos de 100 km/h: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 10:02 16 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias marcados por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

06:00 17 Agosto, 2026 09:25 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro

10:30 17 Agosto, 2026 09:55 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há um pagamento que muitos proprietários ainda têm por fazer antes do final de agosto. Quem falhar o prazo arrisca-se a custos adicionais

Algarve Cultura Nacional Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Algarve Cultura

Ideias do Levante procura vozes para o Coro Internacional do Algarve

09:10 17 Agosto, 2026 08:53 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Cantores adultos e jovens de várias nacionalidades são convidados a integrar um novo projeto coral regional promovido pela Ideias do Levante

Opinião

Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura

07:20 17 Agosto, 2026 07:35 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A vida é o que é, e cabe a nós fazê-la à nossa maneira, sendo verdadeiros e fiéis a nós mesmos, à nossa realidade interior e ao nosso modo de ser"

Algarve Cultura

Obra de João Cutileiro ‘Ao Pescador’ junto à ria de Alvor está a ser restaurada

10:20 17 Agosto, 2026 10:32 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Os primeiros trabalhos realizados na escultura 'Ao Pescador' já permitiram reduzir de forma significativa as marcas existentes na pedra

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Rui Cristina. Crédito: CMA
Algarve, Política

Rui Cristina acusado de discriminação e incitamento ao ódio pelo Ministério Público

10:48 17 Agosto, 2026 11:06 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A acusação do Ministério Público incide sobre declarações de Rui Cristina relativas ao acesso à habitação por uma comunidade minoritária

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e ventos de 100 km/h: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 10:02 16 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias marcados por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

06:00 17 Agosto, 2026 09:25 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro

10:30 17 Agosto, 2026 09:55 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há um pagamento que muitos proprietários ainda têm por fazer antes do final de agosto. Quem falhar o prazo arrisca-se a custos adicionais

Algarve, Cultura, Nacional, Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Algarve, Cultura

Ideias do Levante procura vozes para o Coro Internacional do Algarve

09:10 17 Agosto, 2026 08:53 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Cantores adultos e jovens de várias nacionalidades são convidados a integrar um novo projeto coral regional promovido pela Ideias do Levante

Opinião

Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura

07:20 17 Agosto, 2026 07:35 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A vida é o que é, e cabe a nós fazê-la à nossa maneira, sendo verdadeiros e fiéis a nós mesmos, à nossa realidade interior e ao nosso modo de ser"

Algarve, Cultura

Obra de João Cutileiro ‘Ao Pescador’ junto à ria de Alvor está a ser restaurada

10:20 17 Agosto, 2026 10:32 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Os primeiros trabalhos realizados na escultura 'Ao Pescador' já permitiram reduzir de forma significativa as marcas existentes na pedra

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Últimas Notícias

  • Rui Cristina acusado de discriminação e incitamento ao ódio pelo Ministério Público
    Rui Cristina acusado de discriminação e incitamento ao ódio pelo Ministério Público
  • Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro
    Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro
  • Obra de João Cutileiro ‘Ao Pescador’ junto à ria de Alvor está a ser restaurada
    Obra de João Cutileiro ‘Ao Pescador’ junto à ria de Alvor está a ser restaurada
  • “Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve
    “Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve
  • Música, património e reflexão histórica marcam Early Music Fest na Fortaleza de Sagres
    Música, património e reflexão histórica marcam Early Music Fest na Fortaleza de Sagres

Opinião

  • A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
    A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
  • Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura
    Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura
  • Cancro do pulmão: o diagnóstico começa quando vencemos mitos e estigma | Por Fernanda Estevinho
    Cancro do pulmão: o diagnóstico começa quando vencemos mitos e estigma | Por Fernanda Estevinho

Europe Direct Algarve

  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
  • “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
    “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento