Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mulher a usar telemóvel. Crédito: Freepik
Mulher a usar telemóvel. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Nacional, Tech

Para breve em Portugal? Proibição das redes sociais para cidadãos abaixo desta idade ganha força na Europa

Menores de 16 anos podem vir a enfrentar novas regras para aceder às redes sociais à medida que a Europa reforça a proteção online

17:00 15 Junho, 2026 15:20 15 Junho, 2026
Daniel FallowsDaniel FallowsCriador de conteúdos
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Reino Unido vai avançar com a proibição do acesso de menores de 16 anos às principais redes sociais, numa medida anunciada pelo primeiro-ministro britânico, Keir Starmer. A proposta coloca o país ao lado da Austrália, que já adotou uma idade mínima para contas em plataformas digitais, e reacende o debate sobre a proteção das crianças online, incluindo em Portugal.

Segundo o Governo britânico, a medida deverá abranger plataformas como TikTok, Instagram, Snapchat, YouTube, Facebook e X, embora serviços de mensagens como WhatsApp e Signal não estejam, à partida, incluídos na proibição. A intenção é impedir que menores de 16 anos acedam a redes sociais consideradas de maior risco para crianças e adolescentes.

Reino Unido quer limitar redes sociais para proteger crianças

Keir Starmer justificou a decisão com os efeitos que as redes sociais podem ter na vida dos mais novos. O primeiro-ministro britânico apontou riscos associados ao contacto com desconhecidos, ao assédio, à exposição a conteúdos perigosos e ao impacto no sono, no estudo, na leitura e na socialização das crianças.

O Governo britânico reconhece que as redes sociais também podem ter benefícios para os jovens, mas defende que a proteção das crianças deve prevalecer. A proposta deverá ser apresentada ao Parlamento antes do Natal e a entrada em vigor está prevista para a primavera de 2027, caso o processo legislativo avance como previsto.

Austrália serviu de exemplo para a nova regra

A decisão britânica surge depois de a Austrália ter avançado com regras próprias para impedir o acesso de menores de 16 anos a determinadas redes sociais. No modelo australiano, são as plataformas que têm de tomar medidas razoáveis para impedir que crianças abaixo dessa idade criem ou mantenham contas, sem que as penalizações recaiam sobre os menores ou sobre os pais.

Entre as plataformas abrangidas na Austrália estão serviços como Facebook, Instagram, Snapchat, Threads, TikTok, Twitch, X, YouTube, Kick e Reddit, de acordo com o regulador eSafety. As empresas que não cumpram as obrigações podem enfrentar coimas significativas, que podem chegar aos 49,5 milhões de dólares australianos.

Jogos e conversas com estranhos também estão na mira

A proposta britânica não se limita às redes sociais tradicionais. O Governo quer também obrigar plataformas de jogos e outros serviços digitais a impedir que menores de 16 anos conversem com estranhos, uma preocupação associada à segurança online e ao contacto com adultos desconhecidos.

Além disso, o Executivo britânico admite impor limites a funcionalidades como transmissões em direto, notificações noturnas e mecanismos de “scroll” infinito para menores de 18 anos.

A intenção é reduzir a exposição prolongada a conteúdos e tornar as plataformas menos viciantes para crianças e adolescentes.

Portugal também pode vir a aplicar uma medida semelhante?

Em Portugal, ainda não existe uma proibição geral de acesso às redes sociais para menores de 16 anos, mas o tema já entrou no debate político. A Assembleia da República tem em apreciação o Projeto de Lei 398/XVII/1, que estabelece medidas de proteção de crianças em ambientes digitais e que foi aprovado na generalidade em fevereiro de 2026.

Atualmente, a Lei n.º 58/2019 estabelece que, em Portugal, o tratamento de dados pessoais de crianças no âmbito da oferta direta de serviços da sociedade de informação pode basear-se no consentimento da própria criança a partir dos 13 anos. Abaixo dessa idade, é necessário o consentimento dos representantes legais.

A Comissão Nacional de Proteção de Dados referiu, em abril de 2026, que a proposta em discussão prevê elevar dos 13 para os 16 anos a idade mínima de consentimento, criar mecanismos de verificação de idade e impor restrições de acesso a determinados serviços digitais. Ou seja, Portugal ainda não aprovou uma regra igual à britânica, mas está a discutir alterações que podem aproximar-se desse modelo.

União Europeia quer reforçar proteção dos menores nas redes sociais

A discussão em Portugal e no Reino Unido surge num contexto europeu em que a proteção dos menores online ganhou maior relevância. A Comissão Europeia tem defendido que as plataformas acessíveis a crianças devem assegurar elevados níveis de privacidade, segurança e proteção, no âmbito do Regulamento dos Serviços Digitais.

Bruxelas tem ainda trabalhado numa solução europeia de verificação de idade, pensada para permitir confirmar a idade dos utilizadores sem revelar outros dados pessoais. Esta ferramenta pode vir a ser importante se mais países avançarem com limites de idade para redes sociais e outros serviços digitais.

Para já, a medida anunciada por Keir Starmer coloca o Reino Unido entre os países que querem impor limites mais duros ao acesso de crianças às redes sociais. Em Portugal, a possibilidade existe, mas depende da evolução do processo legislativo e da forma como o país decidir equilibrar proteção dos menores, privacidade e acesso ao mundo digital.

Leia também: Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Nacional

Vai receber mais em novembro? Corte na retenção do IRS pode mexer no reembolso de 2027

10:00 17 Outubro, 2026 11:18 16 Outubro, 2026

Salários e pensões terão menos retenção de IRS em novembro. Saiba como funciona a redução e o que pode mudar no acerto de contas em 2027

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Black Friday. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday

11:50 17 Outubro, 2026 09:09 17 Outubro, 2026

Pagamentos em prestações sem juros entram nas novas regras europeias do crédito. Saiba o que está previsto

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve Economia Nacional

Faro recebe protesto pela habitação em solidariedade com a acampada do Porto

12:40 17 Outubro, 2026 12:34 17 Outubro, 2026

Concentração está marcada para as 17:30 na Rotunda do Fórum. Protestos pela habitação e contra o custo de vida abrangem várias cidades este sábado

Algarve Cultura Nacional

Algarve celebra património imaterial com “Alte pela janela do tempo”

12:50 17 Outubro, 2026 12:49 17 Outubro, 2026

Exposição “Culturas Vivas” abre no Porto num dia com cerca de 50 atividades no país. Inventário nacional do património imaterial soma 89 inscrições

Mulher a lavar o cabelo no duche. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Saúde Vida & Lazer

Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda? A resposta dos dermatologistas

09:00 17 Outubro, 2026 09:13 17 Outubro, 2026

Encontrar cabelos no ralo nem sempre significa queda excessiva. Saiba quando pode lavar diariamente e que cuidados ajudam a proteger os fios

Mulher organizou o seu funeral em vida. Crédito: DR
Mundo

“Adorava estar presente”: mulher organizou o próprio funeral aos 80 anos para ouvir as homenagens

11:20 17 Outubro, 2026 12:13 17 Outubro, 2026

Mulher reuniu cerca de 100 convidados para celebrar a vida num funeral antecipado, com discursos, um caixão e um bolo de aniversário

Política

A curiosa cidadania dos cidadãos que não devem fazer política | Por Luís Ganhão

10:30 17 Outubro, 2026 15:47 16 Outubro, 2026

"Quando se diz que uma manifestação de cidadãos se tornou uma manifestação política, o que muitas vezes se pretende dizer é que ela se tornou incómoda"

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Sardinhas em conserva.
Vida & Lazer

Aviso de especialista: nunca compre uma lata de conserva se reparar neste detalhe no supermercado

18:20 15 Outubro, 2026 16:22 15 Outubro, 2026

Especialistas explicam quais são os danos numa lata de conserva que devem fazê-lo deixá-la na prateleira do supermercado

São Brás de Alportel.
Algarve

Brasileira de 62 anos foi visitar o filho a esta vila no Algarve e acabou por ficar: agora dedica-se ao artesanato

12:30 17 Outubro, 2026 12:47 12 Outubro, 2026

Eliane chegou a São Brás de Alportel para estar com a família, mas encontrou tranquilidade e uma nova forma de participar na comunidade

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Algarve Economia Edição Papel

Cana e casca de ostra do Algarve dão origem a novos produtos

11:00 17 Outubro, 2026 10:41 15 Outubro, 2026

Sessão na CCDR Algarve mostra novas aplicações para cana, casca de ostra, barro e taipa e debate a sua chegada ao mercado

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Nacional

Vai receber mais em novembro? Corte na retenção do IRS pode mexer no reembolso de 2027

10:00 17 Outubro, 2026 11:18 16 Outubro, 2026

Salários e pensões terão menos retenção de IRS em novembro. Saiba como funciona a redução e o que pode mudar no acerto de contas em 2027

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Black Friday. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday

11:50 17 Outubro, 2026 09:09 17 Outubro, 2026

Pagamentos em prestações sem juros entram nas novas regras europeias do crédito. Saiba o que está previsto

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve, Economia, Nacional

Faro recebe protesto pela habitação em solidariedade com a acampada do Porto

12:40 17 Outubro, 2026 12:34 17 Outubro, 2026

Concentração está marcada para as 17:30 na Rotunda do Fórum. Protestos pela habitação e contra o custo de vida abrangem várias cidades este sábado

Algarve, Cultura, Nacional

Algarve celebra património imaterial com “Alte pela janela do tempo”

12:50 17 Outubro, 2026 12:49 17 Outubro, 2026

Exposição “Culturas Vivas” abre no Porto num dia com cerca de 50 atividades no país. Inventário nacional do património imaterial soma 89 inscrições

Mulher a lavar o cabelo no duche. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Saúde, Vida & Lazer

Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda? A resposta dos dermatologistas

09:00 17 Outubro, 2026 09:13 17 Outubro, 2026

Encontrar cabelos no ralo nem sempre significa queda excessiva. Saiba quando pode lavar diariamente e que cuidados ajudam a proteger os fios

Mulher organizou o seu funeral em vida. Crédito: DR
Mundo

“Adorava estar presente”: mulher organizou o próprio funeral aos 80 anos para ouvir as homenagens

11:20 17 Outubro, 2026 12:13 17 Outubro, 2026

Mulher reuniu cerca de 100 convidados para celebrar a vida num funeral antecipado, com discursos, um caixão e um bolo de aniversário

Política

A curiosa cidadania dos cidadãos que não devem fazer política | Por Luís Ganhão

10:30 17 Outubro, 2026 15:47 16 Outubro, 2026

"Quando se diz que uma manifestação de cidadãos se tornou uma manifestação política, o que muitas vezes se pretende dizer é que ela se tornou incómoda"

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Sardinhas em conserva.
Vida & Lazer

Aviso de especialista: nunca compre uma lata de conserva se reparar neste detalhe no supermercado

18:20 15 Outubro, 2026 16:22 15 Outubro, 2026

Especialistas explicam quais são os danos numa lata de conserva que devem fazê-lo deixá-la na prateleira do supermercado

São Brás de Alportel.
Algarve

Brasileira de 62 anos foi visitar o filho a esta vila no Algarve e acabou por ficar: agora dedica-se ao artesanato

12:30 17 Outubro, 2026 12:47 12 Outubro, 2026

Eliane chegou a São Brás de Alportel para estar com a família, mas encontrou tranquilidade e uma nova forma de participar na comunidade

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Algarve, Economia, Edição Papel

Cana e casca de ostra do Algarve dão origem a novos produtos

11:00 17 Outubro, 2026 10:41 15 Outubro, 2026

Sessão na CCDR Algarve mostra novas aplicações para cana, casca de ostra, barro e taipa e debate a sua chegada ao mercado

Últimas Notícias

  • Português simulou venda de carro com documento falso para enganar juiz no Luxemburgo: foi detido em Vila Real
    Português simulou venda de carro com documento falso para enganar juiz no Luxemburgo: foi detido em Vila Real
  • Algarve celebra património imaterial com “Alte pela janela do tempo”
    Algarve celebra património imaterial com “Alte pela janela do tempo”
  • Faro recebe protesto pela habitação em solidariedade com a acampada do Porto
    Faro recebe protesto pela habitação em solidariedade com a acampada do Porto
  • Brasileira de 62 anos foi visitar o filho a esta vila no Algarve e acabou por ficar: agora dedica-se ao artesanato
    Brasileira de 62 anos foi visitar o filho a esta vila no Algarve e acabou por ficar: agora dedica-se ao artesanato
  • Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
    Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday

Opinião

  • Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
  • Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
    Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa

Europe Direct Algarve

  • Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
    Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal