Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia, Nacional, Opinião

O Interior e a Serra | Por Elidérico Viegas

Análise e perspetivas turísticas (21) | A opinião de Elidérico Viegas, empresário e gestor hoteleiro: “A verdadeira sabedoria consiste em saber como aumentar o bem-estar do mundo” – Benjamin Franklin

14:00 5 Março, 2023 08:48 8 Março, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

De acordo com um estudo do Departamento dos Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas, num futuro próximo, dois em três portugueses viverão nas duas grandes metrópoles nacionais de Lisboa e Porto.

Neste contexto, e a confirmar-se esta tendência, teremos no curto prazo dois países dentro de um.

Um Portugal dos grandes centros urbanos, coexistindo com um outro rural e tradicional. O primeiro será um país produtivo, dinâmico e europeu, como agora se diz, enquanto o segundo será um país estagnado, esquecido e com baixa produtividade, o país dos incêndios e em degradação constante.

Independentemente de, entre estas duas realidades, existir um Portugal intermédio, como algumas cidades de média dimensão e algumas zonas geográficas, como o litoral do Algarve, por exemplo, com perspectivas de algum sucesso económico e social, importa começar a encontrar, desde já, soluções adequadas para responder eficazmente a estes cenários, melhor forma de atenuar as assimetrias regionais que, fatalmente sempre existirão, dentro de um mesmo país, mas que deste modo poderão ser esbatidas. Para isso é necessário mais saber, discernimento e, muito principalmente, vontade e inteligência política.

Os recentes incêndios que assolaram o país em geral, e a serra do Algarve em particular, demonstraram claramente que o Portugal do interior se encontra num estado avançado de decomposição. Esquecido desde sempre pelo poder central, o interior e a serra vêm-se deteriorando acentuadamente ano após ano, e as populações envelhecendo a um ritmo preocupante e até assustador.

Elidérico Viegas, empresário e gestor hoteleiro

Os recentes incêndios que assolaram o país em geral, e a serra do Algarve em particular, demonstraram claramente que o Portugal do interior se encontra num estado avançado de decomposição

O despovoamento dos centros urbanos e dos núcleos de habitação dispersa na serra algarvia e um pouco por todo o interior, vem sendo tratada como uma fatalidade incontornável. Esta atitude é inaceitável e deve ser combatida a todos os níveis e centros de decisão públicos e privados.

Para inverter esta situação, torna-se imperioso e urgente aumentar as comparticipações financeiras para as zonas mais deprimidas, conceder benefícios fiscais especiais para atrair investimentos, dotar as estruturas locais de mais poderes e responsabilidades e, sobretudo, promover sectores alternativos, caso contrário, Portugal passará a resumir-se a Lisboa e Porto e o resto a paisagem, ainda por cima pobre, desertificada e sem perspectivas de futuro.

O interior e a serra dispõem de uma concentração excepcional de motivos culturais e paisagísticos, artesanato, gastronomia tradicional e muito mais. Para além disso, têm história para contar e pessoas que a conhecem e a sabem transmitir a terceiros.

Os actuais instrumentos de planeamento e ordenamento do território, que assentam num modelo gravitacional em redor dos perímetros urbanos, teve consequências perversas no crescimento turístico de qualidade no Algarve, na medida em que não levou em consideração a integração de uma visão prospectiva do turismo e da região no seu conjunto.

A ideia de um tão vasto espaço do território nacional entregue apenas a actividades públicas, financiado pelo Orçamento de Estado, é irrealista e transforma o Espaço da Biodiversidade e Conservação da Natureza numa espécie de latifúndio não sustentável e de propriedade anónima e absentista.

Neste contexto, o Planeamento e Ordenamento do Território tem de evidenciar a expressão de uma nova cultura democrática e de gestão de interesses, abandonando a filosofia, a concepção e os critérios que estiveram na origem do PROTAL, estruturando e valorizando uma nova paisagem cultural e definindo uma Área de Consolidação e Expansão para o Turismo do Algarve. Só assim será possível a sustentabilidade territorial de muitas áreas desocupadas e ambientalmente fragilizadas.

Não podemos é continuar a encafuar o urbanismo turístico no interior dos perímetros urbanos, nem continuar a aplicar sectariamente o princípio da economia do solo urbano.

A especificidade da urbanização turística passa por uma nova política que respeite o princípio da igualdade na repartição das mais valias da urbanização, altere a estrutura da propriedade dos terrenos destinados à instalação de actividades turísticas, leve em consideração a transformação na ocupação dos solos e permita a utilização dos instrumentos de expropriação.

Acresce que, para que conste, sem o advento do turismo, o Algarve seria uma espécie de “Nordeste Transmontano” com praias, independentemente do respeito que nos merece o Nordeste do País.

*O autor escreve de acordo com a antiga ortografia

NOTA DA REDAÇÃO: A presente crónica deveria ter sido igualmente publicada na edição papel do Postal do Algarve, mas por lapso técnico foi dado à estampa a republicação da crónica anterior. Aos nossos leitores e, particularmente, ao autor Elidérico Viegas as nossas sinceras desculpas.

Repensar o Algarve | Por Elidérico Viegas
A Vinha, o Vinho e o Turismo | Por Elidérico Viegas
A Economia do Turismo | Por Elidérico Viegas
É urgente reconhecer a necessidade de promover no Algarve o urbanismo turístico | Por Elidérico Viegas
“Em marketing até o imprevisível é previsível” | Por Elidérico Viegas

 

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Praia da Fonte da Telha.
Nacional

Turistas cancelam férias neste destino após crise no abastecimento de água

21:20 22 Julho, 2026 19:32 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Falhas no abastecimento de água continuam a afetar o turismo, com famílias a cancelar reservas e empresários a contabilizar prejuízos de milhares de euros

Algarve

Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão

19:50 22 Julho, 2026 19:26 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quatro suspeitos terão levado a vítima para uma residência, onde foi agredida e mantida em cativeiro durante várias horas

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Algarve Cultura Saúde

Tavirense Inês Maria Dias lança livro infantil inspirado na luta contra um tumor cerebral

22:54 22 Julho, 2026 22:54 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A Picadinha da Coragem" transforma uma experiência pessoal numa mensagem de apoio, informação e esperança

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Vida & Lazer

Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações

21:00 22 Julho, 2026 19:33 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cestos de uma cor específica estão a ser usados para identificar clientes solteiros e facilitar encontros durante as compras

Gastronomia Mundo

Restaurante Michelin serviu 49 mil formigas aos clientes e dono pode acabar na prisão

19:40 22 Julho, 2026 18:48 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estabelecimento com duas estrelas Michelin utilizou cerca de 49 mil formigas em gelados e outros pratos

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Europa Nacional

Tragédia em Espanha: duas jovens portuguesas morrem após mota colidir com táxi

19:00 22 Julho, 2026 18:40 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As duas vítimas, de 30 e 31 anos, seguiam na mesma mota quando ocorreu a colisão. As autoridades espanholas já abriram uma investigação

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Pagou IMI sem ter de pagar? Fisco admite erro e vai devolver dinheiro a estes proprietários

21:50 21 Julho, 2026 20:45 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Fisco reconheceu erros na cobrança do IMI a senhorios com contratos de rendas antigas

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Prepare-se: calor intenso tem data para regressar e há zonas onde os termómetros podem ultrapassar os 40 ºC

18:50 22 Julho, 2026 18:31 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá regressar em força: há regiões onde os termómetros poderão voltar a ultrapassar os 40 ºC

Ponte entre os EUA e o Canadá.
Mundo

Está a chegar o dia da inauguração da ponte que vai ligar os EUA ao Canadá 13 anos após a apresentação do primeiro projeto

16:50 22 Julho, 2026 16:59 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após mais de uma década de espera, uma das maiores ligações entre os Estados Unidos e o Canadá prepara-se para receber os primeiros veículos

Opinião

A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

12:50 22 Julho, 2026 14:15 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez a maior ironia de todas seja a que resulta de passarmos a vida inteira a desejar chegar à velhice, ao mesmo tempo que celebramos cada aniversário como uma vitória sobre o tempo"

Praia da Fonte da Telha.
Nacional

Turistas cancelam férias neste destino após crise no abastecimento de água

21:20 22 Julho, 2026 19:32 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Falhas no abastecimento de água continuam a afetar o turismo, com famílias a cancelar reservas e empresários a contabilizar prejuízos de milhares de euros

Algarve

Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão

19:50 22 Julho, 2026 19:26 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quatro suspeitos terão levado a vítima para uma residência, onde foi agredida e mantida em cativeiro durante várias horas

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Algarve, Cultura, Saúde

Tavirense Inês Maria Dias lança livro infantil inspirado na luta contra um tumor cerebral

22:54 22 Julho, 2026 22:54 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A Picadinha da Coragem" transforma uma experiência pessoal numa mensagem de apoio, informação e esperança

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Vida & Lazer

Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações

21:00 22 Julho, 2026 19:33 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cestos de uma cor específica estão a ser usados para identificar clientes solteiros e facilitar encontros durante as compras

Gastronomia, Mundo

Restaurante Michelin serviu 49 mil formigas aos clientes e dono pode acabar na prisão

19:40 22 Julho, 2026 18:48 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estabelecimento com duas estrelas Michelin utilizou cerca de 49 mil formigas em gelados e outros pratos

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Europa, Nacional

Tragédia em Espanha: duas jovens portuguesas morrem após mota colidir com táxi

19:00 22 Julho, 2026 18:40 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As duas vítimas, de 30 e 31 anos, seguiam na mesma mota quando ocorreu a colisão. As autoridades espanholas já abriram uma investigação

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Pagou IMI sem ter de pagar? Fisco admite erro e vai devolver dinheiro a estes proprietários

21:50 21 Julho, 2026 20:45 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Fisco reconheceu erros na cobrança do IMI a senhorios com contratos de rendas antigas

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Prepare-se: calor intenso tem data para regressar e há zonas onde os termómetros podem ultrapassar os 40 ºC

18:50 22 Julho, 2026 18:31 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá regressar em força: há regiões onde os termómetros poderão voltar a ultrapassar os 40 ºC

Ponte entre os EUA e o Canadá.
Mundo

Está a chegar o dia da inauguração da ponte que vai ligar os EUA ao Canadá 13 anos após a apresentação do primeiro projeto

16:50 22 Julho, 2026 16:59 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após mais de uma década de espera, uma das maiores ligações entre os Estados Unidos e o Canadá prepara-se para receber os primeiros veículos

Opinião

A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

12:50 22 Julho, 2026 14:15 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez a maior ironia de todas seja a que resulta de passarmos a vida inteira a desejar chegar à velhice, ao mesmo tempo que celebramos cada aniversário como uma vitória sobre o tempo"

Últimas Notícias

  • Tavirense Inês Maria Dias lança livro infantil inspirado na luta contra um tumor cerebral
    Tavirense Inês Maria Dias lança livro infantil inspirado na luta contra um tumor cerebral
  • Novo aeroporto já tem calendário: obras arrancam nesta data e investimento pode chegar aos 8,9 mil milhões
    Novo aeroporto já tem calendário: obras arrancam nesta data e investimento pode chegar aos 8,9 mil milhões
  • Turistas cancelam férias neste destino após crise no abastecimento de água
    Turistas cancelam férias neste destino após crise no abastecimento de água
  • Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações
    Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações
  • Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão
    Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão

Opinião

  • A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
    A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
  • Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
    Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento