Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia, Edição Papel, Opinião

“Em marketing até o imprevisível é previsível” | Por Elidérico Viegas

Análise e perspetivas turísticas (16) | A opinião de Elidérico Viegas, empresário e gestor hoteleiro: “A promoção turística portuguesa é normalmente apontada pelos meios turísticos e empresariais como o calcanhar de Aquiles do turismo nacional, sendo uma das áreas em que mais se justifica uma colaboração estreita entre sector público e sector privado”

15:00 18 Dezembro, 2022 17:16 21 Dezembro, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O sucesso de qualquer produto turístico começa na qualidade da sua promoção e no funcionamento do alojamento.

Neste sentido, a promoção turística deve promover um produto concreto, e ser articulada com as redes de comercialização e distribuição conhecidas, de forma a atingir o potencial consumidor.

Tudo isto porque os canais de distribuição e a promoção são os pilares da ponte que faz a ligação entre o produto e o mercado. Porém, e sem um verdadeiro conhecimento do produto e do mercado, a promoção, só por si, não passa de uma ponte para lado nenhum. Daí que importe unir de uma forma correcta o produto ao mercado numa relação qualidade/preço positiva e rentável.

Numa economia de mercado, o preço resulta do encontro entre a oferta e a procura, embora existam mecanismos destinados a influenciar esta realidade objectiva, nomeadamente a promoção, enquanto uma das armas mais importantes do marketing.

Elidérico Viegas, empresário e gestor hoteleiro

“Sem uma descentralização efectiva, aliada a uma boa organização dos órgãos responsáveis pela promoção e uma articulação entre sector público e sector privado, a promoção, tal como a conhecemos, é pouco mais que coisa nenhuma”

É por estes motivos que a estratégia promocional deve privilegiar o consumidor final e ter por base o produto, imprimindo-lhe assim uma vertente comercial, o que implica uma melhor elaboração, estruturação e, sobretudo, realização, de modo a não frustrar as expectativas dos utilizadores finais face às mensagens transmitidas.

A promoção turística portuguesa é normalmente apontada pelos meios turísticos e empresariais como o calcanhar de Aquiles do turismo nacional, sendo uma das áreas em que mais se justifica uma colaboração estreita entre sector público e sector privado. Acresce que a promoção da imagem do País no exterior é uma questão de soberania, logo da responsabilidade do Estado.

O que mais ressalta é a necessidade de se apoiar a consolidação das diferentes marcas, com especial destaque para o Algarve, a maior e mais importante região turística portuguesa, no respeito integral pelas conclusões técnicas e científicas dos vários Planos aprovados e, infelizmente, pouco ou nada implementados, incluindo a necessidade de um Programa de Promoção Específico direccionado para a sazonalidade.

Para isso, torna-se indispensável criar uma identidade própria e diferenciada da oferta turística regional, através, nomeadamente, de um modelo de desenvolvimento que conjugue num projecto comum a diversificação e diferenciação de produtos específicos, aproveitando-se mais e melhor os bens territoriais, por forma a obter vectores visíveis de qualidade e diferenciação relativamente a outros mercados concorrentes.

Por outro lado, as verbas disponibilizadas para a promoção turística portuguesa devem ser alocadas às diferentes regiões/marcas turísticas em função do seu peso na oferta global do país, embora a promoção, enquanto princípio geral, seja sempre insuficiente.

Nesta linha de preocupações, tem lógica e faz sentido, uma reorganização das actuais ARPT’s (Agências Regionais de Promoção Turística), demasiado dependentes das RT’s (Regiões de Turismo) e organismo central (Turismo de Portugal) e, por conseguinte, das suas estratégias nacionais.

Continuar a concentrar os meios financeiros disponíveis em subsídios a Operadores Turísticos, Companhias Aéreas e à participação em Feiras de Turismo, dificilmente pode ser considerado promoção turística.

A promoção deve passar a ser entendida como um recurso indispensável na cadeia de valor das empresas, das regiões e dos países e, portanto, de uma importância inegável no cumprimento desta estratégia.

Apesar do fenómeno da globalização, a força da diferença induzida pelas culturas e produtos turísticos regionais continua a exercer uma influência dominante na opção de compra dos consumidores, especialmente na actividade turística, pelo que a promoção desempenha um papel crucial e decisivo na sua divulgação e, por essa via, no seu aumento competitivo.

Finalmente, é preciso termos bem presente que a melhor promoção é a que decorre do grau de satisfação daqueles que nos visitam, transformando-os em potenciais promotores junto de familiares e amigos. A promoção “boca a orelha” é das mais eficazes e a que envolve menores custos financeiros.

Contudo, sem uma descentralização efectiva, aliada a uma boa organização dos órgãos responsáveis pela promoção e uma articulação entre sector público e sector privado, a promoção, tal como a conhecemos, é pouco mais que coisa nenhuma.

* O autor não escreve segundo o acordo ortográfico

O Mundo está a Arder | Por Elidérico Viegas
Desporto e Turismo: Algarve dispõe de condições para vir a ser o maior Centro de Estágios Desportivos em toda a Europa | Por Elidérico Viegas
Democracia – Defeitos e Virtudes: “Se uma verdade incomoda muita gente, duas incomodam muito mais…” | Por Elidérico Viegas
É a competitividade, estúpido! | Por Elidérico Viegas
A saúde e o bem estar casam bem com a maior actividade económica mundial: o turismo | Por Elidérico Viegas
O Algarve não pode continuar a ser a região onde se regista o maior atraso em investimentos público | Por Elidérico Viegas
O ancestral tratamento de desfavor dado à região, só é desculpável pelo masoquismo dos algarvios | Por Elidérico Viegas
Turismo e Património: “O maior legado de um povo é o seu património histórico e cultural” | Por Elidérico Viegas
A Falta de Água: “A água lava tudo, menos as más acções” | Por Elidérico Viegas
Os Prejuízos da TAP, o Algarve e o Turismo: “Voar não é perigoso. Perigoso é cair” | Por Elidérico Viegas
Trabalho Precário: “O trabalho mais duro que existe é não fazer nada” | Por Elidérico Viegas
A falta de mão-de-obra na hotelaria: “O trabalho é o alimento das almas nobres” | Por Elidérico Viegas
O novo aeroporto de Lisboa: “Chegadas e partidas são as únicas certezas da vida” | Por Elidérico Viegas

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 15:34 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de décadas de descontos, Maria recebe uma pensão no Luxemburgo que a obrigou a continuar a trabalhar mesmo após a reforma

Praia de Monte Gordo.
Algarve

“Uma excelente ideia”: banhista descobre uma novidade nesta praia no Algarve e elogia a iniciativa

09:10 5 Setembro, 2026 16:13 31 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Novo equipamento desportivo instalado nesta praia no Algarve está a ser utilizado sobretudo por jovens e foi alvo de elogios

Mecânico a trocar pneus. Crédito: Freepik
Auto

Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

18:00 5 Setembro, 2026 14:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando chega a altura de trocar apenas dois pneus, há uma decisão que pode fazer diferença numa situação de emergência

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e céu “carregado” a caminho de Portugal nesta data e esta será a região mais afetada

10:30 5 Setembro, 2026 03:15 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a previsão descritiva do IPMA para este sábado, este arquipélago passará por episódios de chuva persistente a fraca, dependendo do grupo

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações

20:20 5 Setembro, 2026 10:44 5 Setembro, 2026 | João Luís

Mesmo com a carta de condução válida, há situações em que um condutor pode ser obrigado a fazer um novo exame

Toalhas brancas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Lavandaria recomenda: toalhas devem ser lavadas com esta frequência

17:20 5 Setembro, 2026 04:03 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Para evitar o aparecimento de fungos e bolor, especialistas revelam que lave as toalhas com alguma frequência

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoadas chegam a Portugal: antes da bonança vem aí chuva, granizo e rajadas e estas vão ser as regiões afetadas

06:30 5 Setembro, 2026 16:24 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Meteored avança que Portugal enfrenta este sábado um forte contraste entre calor intenso e instabilidade, com previsão de chuva, trovoadas e possibilidade de granizo em várias regiões

Algarve

Trinta vias e acessos de Tavira terão trânsito condicionado a partir de 11 de setembro

10:20 5 Setembro, 2026 10:14 5 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Intervenção para eliminar intrusões salinas vai afetar o trânsito em troços de 30 vias, com passagem garantida a moradores e veículos de emergência

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Idoso com chaves na mão. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Reformado recebeu 700.000€ de herança da irmã com quem viveu durante 10 anos e foi obrigado a pagar 305.000€ em impostos por ‘erro administrativo’

21:20 5 Setembro, 2026 16:54 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Neste caso, em França, um homem já reformado recebeu herança da irmã e teve de pagar quase metade em impostos de sucessão

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Rafael trocou Maiorca pela Tailândia com uma pensão de cerca de 1.250 euros: “Aqui consigo viver bem”

19:30 4 Setembro, 2026 19:16 4 Setembro, 2026 | João Luís

Reformado espanhol recebe cerca de 1.250 euros de pensão e vive na Tailândia, onde diz pagar 100 euros de renda e conseguir viver melhor

Cónios. Crédito: Foto AI
Algarve Cultura Nacional

Não eram Lusitanos: este povo viveu no Algarve e Alentejo e deixou uma escrita ainda por decifrar

16:30 5 Setembro, 2026 10:28 5 Setembro, 2026 | João Luís

Antes dos Romanos, diferentes povos habitavam o Algarve e o Alentejo: ligação dos Cónios à escrita do Sudoeste, porém, continua em discussão

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 15:34 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de décadas de descontos, Maria recebe uma pensão no Luxemburgo que a obrigou a continuar a trabalhar mesmo após a reforma

Praia de Monte Gordo.
Algarve

“Uma excelente ideia”: banhista descobre uma novidade nesta praia no Algarve e elogia a iniciativa

09:10 5 Setembro, 2026 16:13 31 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Novo equipamento desportivo instalado nesta praia no Algarve está a ser utilizado sobretudo por jovens e foi alvo de elogios

Mecânico a trocar pneus. Crédito: Freepik
Auto

Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

18:00 5 Setembro, 2026 14:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando chega a altura de trocar apenas dois pneus, há uma decisão que pode fazer diferença numa situação de emergência

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e céu “carregado” a caminho de Portugal nesta data e esta será a região mais afetada

10:30 5 Setembro, 2026 03:15 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a previsão descritiva do IPMA para este sábado, este arquipélago passará por episódios de chuva persistente a fraca, dependendo do grupo

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações

20:20 5 Setembro, 2026 10:44 5 Setembro, 2026 | João Luís

Mesmo com a carta de condução válida, há situações em que um condutor pode ser obrigado a fazer um novo exame

Toalhas brancas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Lavandaria recomenda: toalhas devem ser lavadas com esta frequência

17:20 5 Setembro, 2026 04:03 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Para evitar o aparecimento de fungos e bolor, especialistas revelam que lave as toalhas com alguma frequência

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoadas chegam a Portugal: antes da bonança vem aí chuva, granizo e rajadas e estas vão ser as regiões afetadas

06:30 5 Setembro, 2026 16:24 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Meteored avança que Portugal enfrenta este sábado um forte contraste entre calor intenso e instabilidade, com previsão de chuva, trovoadas e possibilidade de granizo em várias regiões

Algarve

Trinta vias e acessos de Tavira terão trânsito condicionado a partir de 11 de setembro

10:20 5 Setembro, 2026 10:14 5 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Intervenção para eliminar intrusões salinas vai afetar o trânsito em troços de 30 vias, com passagem garantida a moradores e veículos de emergência

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Idoso com chaves na mão. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Reformado recebeu 700.000€ de herança da irmã com quem viveu durante 10 anos e foi obrigado a pagar 305.000€ em impostos por ‘erro administrativo’

21:20 5 Setembro, 2026 16:54 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Neste caso, em França, um homem já reformado recebeu herança da irmã e teve de pagar quase metade em impostos de sucessão

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Rafael trocou Maiorca pela Tailândia com uma pensão de cerca de 1.250 euros: “Aqui consigo viver bem”

19:30 4 Setembro, 2026 19:16 4 Setembro, 2026 | João Luís

Reformado espanhol recebe cerca de 1.250 euros de pensão e vive na Tailândia, onde diz pagar 100 euros de renda e conseguir viver melhor

Cónios. Crédito: Foto AI
Algarve, Cultura, Nacional

Não eram Lusitanos: este povo viveu no Algarve e Alentejo e deixou uma escrita ainda por decifrar

16:30 5 Setembro, 2026 10:28 5 Setembro, 2026 | João Luís

Antes dos Romanos, diferentes povos habitavam o Algarve e o Alentejo: ligação dos Cónios à escrita do Sudoeste, porém, continua em discussão

Últimas Notícias

  • Reformado recebeu 700.000€ de herança da irmã  com quem viveu durante 10 anos e foi obrigado a pagar 305.000€ em impostos por ‘erro administrativo’
    Reformado recebeu 700.000€ de herança da irmã com quem viveu durante 10 anos e foi obrigado a pagar 305.000€ em impostos por ‘erro administrativo’
  • Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações
    Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações
  • “Reformei-me para ganhar mais”: homem de 81 anos ganha 2.300€ de pensão e considera-se um “sortudo”
    “Reformei-me para ganhar mais”: homem de 81 anos ganha 2.300€ de pensão e considera-se um “sortudo”
  • Inquilina descobre que estava a ser filmada pelo senhorio: caso foi a tribunal e foi condenado a pagar multa de 6.000€
    Inquilina descobre que estava a ser filmada pelo senhorio: caso foi a tribunal e foi condenado a pagar multa de 6.000€
  • Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura
    Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

Opinião

  • Fadiga da fertilidade: porque tantos casais desistem dos tratamentos e como o descanso pode ajudar | Por Ana Luísa Alves
    Fadiga da fertilidade: porque tantos casais desistem dos tratamentos e como o descanso pode ajudar | Por Ana Luísa Alves
  • A encantadora cidade de Lagos | Por Miguel Xavier Sequeira
    A encantadora cidade de Lagos | Por Miguel Xavier Sequeira
  • Que destino o nosso? | Por Luís Ganhão
    Que destino o nosso? | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
    Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
  • UE prepara mudanças nas pensões e reforma: estas são as medidas que serão discutidas já na próxima semana
    UE prepara mudanças nas pensões e reforma: estas são as medidas que serão discutidas já na próxima semana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento