Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura, Economia, Edição Papel, Opinião

Turismo e Património: “O maior legado de um povo é o seu património histórico e cultural” | Por Elidérico Viegas

Análise e perspetivas turísticas | A opinião de Elidérico Viegas, empresário/gestor hoteleiro: “Os organismos oficiais (…) centram a sua intervenção em torno de assuntos mais mediáticos e facilitadores do protagonismo, promoção e afirmação dos interesses pessoais e particulares dos seus dirigentes”.

12:00 21 Agosto, 2022 17:50 30 Agosto, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Algarve afirmou-se no panorama europeu e mundial como um destino turístico, cuja motivação principal assenta sobretudo no clima ameno e no sol e praia. Importa agora canalizar mais recursos para componentes de investimento não directamente produtivos, mas complementares e indispensáveis ao aumento da competitividade da actividade turística.

E isto porque a maior internacionalização e interdependência das relações entre países originaram modificações profundas nas preferências, hábitos e comportamentos das correntes turísticas e na hierarquia das respectivas motivações, especialmente ao nível da sua complementaridade com os produtos ditos tradicionais, como o sol e praia, por exemplo.

Neste sentido, um dos maiores desafios que se coloca ao turismo regional, na actualidade, é procurar responder às exigências da competitividade do futuro, uma consequência directa do fenómeno da globalização e mundialização das economias. E Isto porque é a procura que determina a oferta, mas é a oferta que suscita a procura.

Elidérico Viegas, empresário e gestor hoteleiro

“Os organismos oficiais (…) centram a sua intervenção em torno de assuntos mais mediáticos e facilitadores do protagonismo, promoção e afirmação dos interesses pessoais e particulares dos seus dirigentes“

Neste contexto, assume relevância especial e particular a necessidade de recuperar, preservar, desenvolver e aproveitar economicamente os recursos naturais, históricos, artesanais, culturais, ambientais e arquitectónicos existentes, enquanto vertentes inequívocas de complementaridade dos produtos turísticos mais tradicionais.

E isto porque as questões culturais, históricas e ambientais vêm-se manifestando, de forma crescente e continuada, como uma necessidade premente dos destinos turísticos a nível mundial na orientação e estímulo do seu turismo, uma vez que constituem a essência da autenticidade das suas ofertas e produtos turísticos.

A afirmação e consolidação do turismo do Algarve passa, não só, mas também, por uma estratégia de caracterização assente naquilo que nos identifica e, simultaneamente, nos diferencia de outros destinos concorrentes.  Trata-se, no fundo, de potenciar as capacidades específicas do património nas suas várias vertentes, através do aumento dos parâmetros de qualidade e de atracção e promoção daquilo que nos caracteriza, identifica e diferencia face à concorrência.

É preciso termos bem presente que o turismo sustentável não é sustentável por ser feito para minorias. É sustentável porque assegura uma produção, cuja natureza evolui no respeito do capital natural sem, contudo, o consumir. Não há sustentabilidade sem rentabilidade económica.

Torna-se, portanto, necessário, por isso mesmo, implementar uma lógica comercial e económica, devidamente estruturada, que permita que estes recursos sejam consumidos pelo turismo numa escala desejável e rentável, criando regras de gestão que evitem a sua degradação e requalificando-os quando for caso disso.

O Algarve precisa interiorizar que o aproveitamento equilibrado e racional dos recursos patrimoniais, constituem contributos essenciais na obtenção de vectores visíveis de qualidade da nossa oferta turística face a outros destinos concorrentes.

Acresce que o relacionamento do turismo com o ambiente e o ordenamento do território é, presentemente, um dos mais importantes factores da competitividade do nosso turismo nos mercados internacionais, não havendo dúvidas que o turismo é, de facto, a actividade económica nacional mais competitiva em termos de sustentabilidade.

É por estes motivos que somos defensores da criação de mecanismos simples e eficazes de apoio às actividades tradicionais, sejam elas económicas, culturais, ambientais, arquitectónicas, artesanais, sociais ou históricas, numa perspectiva de complementaridade com o turismo da região. Neste sentido, o Algarve deve construir uma narrativa histórica, coerente e credível, respeitadora do seu passado e destinada a ser consumida pelo turismo.

O facto destes valores se encontrarem desinseridos da nossa oferta turística não tem permitido uma utilização racional e económica destas valências competitivas, apesar de se tratar de actividades turísticas de nicho de elevado valor acrescentado e qualificadoras da nossa imagem internacional.

Os organismos oficiais com competências atribuídas para a estruturação do produto turístico, não só continuam a ignorar estas realidades como centram a sua intervenção em torno de assuntos mais mediáticos e facilitadores do protagonismo, promoção e afirmação dos interesses pessoais e particulares dos seus dirigentes.

* O autor não escreve segundo o acordo ortográfico

A Falta de Água: “A água lava tudo, menos as más acções” | Por Elidérico Viegas
Os Prejuízos da TAP, o Algarve e o Turismo: “Voar não é perigoso. Perigoso é cair” | Por Elidérico Viegas
Trabalho Precário: “O trabalho mais duro que existe é não fazer nada” | Por Elidérico Viegas
A falta de mão-de-obra na hotelaria: “O trabalho é o alimento das almas nobres” | Por Elidérico Viegas
O novo aeroporto de Lisboa: “Chegadas e partidas são as únicas certezas da vida” | Por Elidérico Viegas

Idoso com papel na mão. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Algumas câmaras devolvem IRS em 2026 e dão dinheiro de volta aos residentes: saiba se a sua está na lista

12:30 20 Janeiro, 2026 12:18 20 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Em 2026, várias câmaras vão devolver parte do IRS aos munícipes automaticamente. Veja se o seu concelho oferece este benefício

Algarve Cultura

Lagoa celebra música filarmónica com encontro de bandas

12:40 20 Janeiro, 2026 12:41 20 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Encontro 'Orgulho em Ser Lagoa' reúne bandas filarmónicas em arruadas pelas freguesias e espetáculo final no Auditório Carlos do Carmo

Operação de trânsito | Crédito: PSP
Auto

Ouve música enquanto conduz? Polícia pode aplicar multas de até 1.250 euros por este simples detalhe

08:50 20 Janeiro, 2026 22:39 19 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Mesmo um pequeno gesto ao ouvir música ao volante pode resultar em multas de até 1.250 euros se for detetado pela polícia

Homem a colocar a baliza V16 no carro.
Auto Europa

Condutor em Espanha tinha a luz de emergência V16 que é agora obrigatória e recebe multa na mesma: tem 220€ para pagar

12:00 20 Janeiro, 2026 11:47 20 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Nova baliza V16 já é obrigatória em Espanha desde o dia 1 de janeiro e um condutor que se fazia acompanhar desta recebeu multa na mesma

Mulher com guarda-chuva sob chuva e granizo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Tempestades ‘geladas’ trazem o pior do temporal nesta data e poucas regiões vão escapar à chuva intensa e ao frio ‘cortante’

07:00 20 Janeiro, 2026 16:58 19 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

O país enfrenta tempestades com chuva, frio e possibilidade de neve, num episódio de tempo rigoroso e instável

Família a ser retirada de um avião pela polícia.
Mundo

Família paga 1.596€ para viajar em executiva e é retirada do avião por causa do lugar 7L: Air France fala de “comportamento inadequado”

11:20 20 Janeiro, 2026 11:03 20 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Sabe-se que uma família pagou quase 1.600 euros por um upgrade para executiva num voo da Air France, mas acabou retirada do avião

Algarve Cultura

Ópera Tahiti! percorre Lagoa, Loulé, Lisboa e Lagos

12:22 20 Janeiro, 2026 12:28 20 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo cruza ópera clássica e contemporânea, refletindo sobre o desencanto da vida moderna através da música e do teatro

Nacional

Operação da PJ combate crimes de ódio contra imigrantes em todo o país

10:44 20 Janeiro, 2026 10:47 20 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A PJ iniciou uma operação nacional de combate a crimes de ódio cometidos contra imigrantes

Algarve Cultura

Ricardo Martins e Paulo Pires em concerto solidário na Casa do Povo de Moncarapacho

07:40 20 Janeiro, 2026 07:29 20 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A receita do concerto reverte para a Casa do Povo de Moncarapacho, apoiando a construção de um espaço para bens alimentares e vestuário

Ruas e casas cobertas de neve. Crédito: Freepik
Tempo

Frio ‘de cortar à faca’ e chuva ‘invadem’ Portugal a partir deste dia com possibilidade de nevão intenso e estas serão as regiões afetadas

20:40 19 Janeiro, 2026 17:26 19 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Os próximos dias em Portugal serão acompanhados de muito frio, com chuva persistente e possibilidade de um nevão significativo em algumas regiões

Comboio de alta velocidade. Crédito: Foto AI
Nacional

“Hoje é um dia histórico”: ligação ferroviária que une esta cidade a Espanha está pronta mas comboios só vão circular a partir desta data

18:30 16 Janeiro, 2026 16:54 16 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há via e catenária concluídas na ligação ferroviária, mas os comboios de passageiros e mercadorias só deverão começar a circular a partir desta data

Radar de velocidade. Crédito: Lusa
Auto Tech

Passou no radar acima do limite? Conheça as tolerâncias oficiais em 2026 e diga ‘adeus’ às multas

15:30 17 Janeiro, 2026 20:26 17 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Descubra como funcionam as margens de erro dos radares em Portugal e até onde pode conduzir sem risco de multa

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto Europa

Condutora denuncia operação STOP e arrisca multa de 30 mil euros

20:20 18 Janeiro, 2026 19:41 18 Janeiro, 2026 | Francisco Ferreira

Um aviso num grupo de Telegram sobre uma Operação STOP em Ibiza pode sair caro: a coima prevista em Espanha vai até 30.000€

Granizo em Cabanas de Tavira, no Algarve.
Algarve Tempo Vídeo

Cabanas de Tavira ficou ‘pintada’ de branco durante 20 minutos: fenómeno raro atingiu o Algarve e não foi neve

10:43 19 Janeiro, 2026 10:43 19 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Episódio invulgar 'pintou' Cabanas de Tavira de branco durante breves minutos no último sábado, dia 17 de janeiro

Homem idoso no carro. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Dá-me nojo e para mim já não é meu filho”: pensionista de 78 anos acaba a viver no carro após filho mudar as fechaduras da sua casa

22:59 17 Janeiro, 2026 22:58 17 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Neste caso, ocorrido em França, um pensionista de 78 anos acolheu o filho após este ter sido despejado. Passado três anos, o próprio filho deixou-o na rua

Mulher em casa com frio.
Europa

Nem aquecedores nem radiadores: conheça o ‘método finlandês’ que está a ‘dar que falar’ e pode ser perigoso para aquecer a casa

19:00 16 Janeiro, 2026 18:04 16 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Em casas bem isoladas, velas conseguem subir ligeiramente a temperatura de uma divisão, e há países do Norte da Europa onde é usado para aquecer a casa

Idoso com papel na mão. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Algumas câmaras devolvem IRS em 2026 e dão dinheiro de volta aos residentes: saiba se a sua está na lista

12:30 20 Janeiro, 2026 12:18 20 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Em 2026, várias câmaras vão devolver parte do IRS aos munícipes automaticamente. Veja se o seu concelho oferece este benefício

Algarve, Cultura

Lagoa celebra música filarmónica com encontro de bandas

12:40 20 Janeiro, 2026 12:41 20 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Encontro 'Orgulho em Ser Lagoa' reúne bandas filarmónicas em arruadas pelas freguesias e espetáculo final no Auditório Carlos do Carmo

Operação de trânsito | Crédito: PSP
Auto

Ouve música enquanto conduz? Polícia pode aplicar multas de até 1.250 euros por este simples detalhe

08:50 20 Janeiro, 2026 22:39 19 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Mesmo um pequeno gesto ao ouvir música ao volante pode resultar em multas de até 1.250 euros se for detetado pela polícia

Homem a colocar a baliza V16 no carro.
Auto, Europa

Condutor em Espanha tinha a luz de emergência V16 que é agora obrigatória e recebe multa na mesma: tem 220€ para pagar

12:00 20 Janeiro, 2026 11:47 20 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Nova baliza V16 já é obrigatória em Espanha desde o dia 1 de janeiro e um condutor que se fazia acompanhar desta recebeu multa na mesma

Mulher com guarda-chuva sob chuva e granizo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Tempestades ‘geladas’ trazem o pior do temporal nesta data e poucas regiões vão escapar à chuva intensa e ao frio ‘cortante’

07:00 20 Janeiro, 2026 16:58 19 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

O país enfrenta tempestades com chuva, frio e possibilidade de neve, num episódio de tempo rigoroso e instável

Família a ser retirada de um avião pela polícia.
Mundo

Família paga 1.596€ para viajar em executiva e é retirada do avião por causa do lugar 7L: Air France fala de “comportamento inadequado”

11:20 20 Janeiro, 2026 11:03 20 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Sabe-se que uma família pagou quase 1.600 euros por um upgrade para executiva num voo da Air France, mas acabou retirada do avião

Algarve, Cultura

Ópera Tahiti! percorre Lagoa, Loulé, Lisboa e Lagos

12:22 20 Janeiro, 2026 12:28 20 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo cruza ópera clássica e contemporânea, refletindo sobre o desencanto da vida moderna através da música e do teatro

Nacional

Operação da PJ combate crimes de ódio contra imigrantes em todo o país

10:44 20 Janeiro, 2026 10:47 20 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A PJ iniciou uma operação nacional de combate a crimes de ódio cometidos contra imigrantes

Algarve, Cultura

Ricardo Martins e Paulo Pires em concerto solidário na Casa do Povo de Moncarapacho

07:40 20 Janeiro, 2026 07:29 20 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A receita do concerto reverte para a Casa do Povo de Moncarapacho, apoiando a construção de um espaço para bens alimentares e vestuário

Ruas e casas cobertas de neve. Crédito: Freepik
Tempo

Frio ‘de cortar à faca’ e chuva ‘invadem’ Portugal a partir deste dia com possibilidade de nevão intenso e estas serão as regiões afetadas

20:40 19 Janeiro, 2026 17:26 19 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Os próximos dias em Portugal serão acompanhados de muito frio, com chuva persistente e possibilidade de um nevão significativo em algumas regiões

Comboio de alta velocidade. Crédito: Foto AI
Nacional

“Hoje é um dia histórico”: ligação ferroviária que une esta cidade a Espanha está pronta mas comboios só vão circular a partir desta data

18:30 16 Janeiro, 2026 16:54 16 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há via e catenária concluídas na ligação ferroviária, mas os comboios de passageiros e mercadorias só deverão começar a circular a partir desta data

Radar de velocidade. Crédito: Lusa
Auto, Tech

Passou no radar acima do limite? Conheça as tolerâncias oficiais em 2026 e diga ‘adeus’ às multas

15:30 17 Janeiro, 2026 20:26 17 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Descubra como funcionam as margens de erro dos radares em Portugal e até onde pode conduzir sem risco de multa

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto, Europa

Condutora denuncia operação STOP e arrisca multa de 30 mil euros

20:20 18 Janeiro, 2026 19:41 18 Janeiro, 2026 | Francisco Ferreira

Um aviso num grupo de Telegram sobre uma Operação STOP em Ibiza pode sair caro: a coima prevista em Espanha vai até 30.000€

Granizo em Cabanas de Tavira, no Algarve.
Algarve, Tempo, Vídeo

Cabanas de Tavira ficou ‘pintada’ de branco durante 20 minutos: fenómeno raro atingiu o Algarve e não foi neve

10:43 19 Janeiro, 2026 10:43 19 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Episódio invulgar 'pintou' Cabanas de Tavira de branco durante breves minutos no último sábado, dia 17 de janeiro

Homem idoso no carro. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Dá-me nojo e para mim já não é meu filho”: pensionista de 78 anos acaba a viver no carro após filho mudar as fechaduras da sua casa

22:59 17 Janeiro, 2026 22:58 17 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Neste caso, ocorrido em França, um pensionista de 78 anos acolheu o filho após este ter sido despejado. Passado três anos, o próprio filho deixou-o na rua

Mulher em casa com frio.
Europa

Nem aquecedores nem radiadores: conheça o ‘método finlandês’ que está a ‘dar que falar’ e pode ser perigoso para aquecer a casa

19:00 16 Janeiro, 2026 18:04 16 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Em casas bem isoladas, velas conseguem subir ligeiramente a temperatura de uma divisão, e há países do Norte da Europa onde é usado para aquecer a casa

Últimas Notícias

  • Frio ‘de rachar’ em Portugal: saiba como manter a casa aquecida sem que a conta dispare
    Frio ‘de rachar’ em Portugal: saiba como manter a casa aquecida sem que a conta dispare
  • Lagoa celebra música filarmónica com encontro de bandas
    Lagoa celebra música filarmónica com encontro de bandas
  • Algumas câmaras devolvem IRS em 2026 e dão dinheiro de volta aos residentes: saiba se a sua está na lista
    Algumas câmaras devolvem IRS em 2026 e dão dinheiro de volta aos residentes: saiba se a sua está na lista
  • Ópera Tahiti! percorre Lagoa, Loulé, Lisboa e Lagos
    Ópera Tahiti! percorre Lagoa, Loulé, Lisboa e Lagos
  • Condutor em Espanha tinha a luz de emergência V16 que é agora obrigatória e recebe multa na mesma: tem 220€ para pagar
    Condutor em Espanha tinha a luz de emergência V16 que é agora obrigatória e recebe multa na mesma: tem 220€ para pagar
  • Mala à frente no tapete rolante do aeroporto? Pode depender de um simples detalhe no check-in
    Mala à frente no tapete rolante do aeroporto? Pode depender de um simples detalhe no check-in

Opinião

  • Um triste Ano Novo | Por Lina Soares
    Um triste Ano Novo | Por Lina Soares
  • É apenas a segunda vez que uma eleição presidencial não é decidida na primeira volta
    É apenas a segunda vez que uma eleição presidencial não é decidida na primeira volta
  • O que podemos aprender com esta abstenção eleitoral? Os números que gritam | Por Nuno Almeida
    O que podemos aprender com esta abstenção eleitoral? Os números que gritam | Por Nuno Almeida
  • Bússola Cultural para a Europa – Redescobrir o valor da Cultura na sociedade europeia | Por Hélder Sousa Silva
    Bússola Cultural para a Europa – Redescobrir o valor da Cultura na sociedade europeia | Por Hélder Sousa Silva
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • O que podemos aprender com esta abstenção eleitoral? Os números que gritam | Por Nuno Almeida
    O que podemos aprender com esta abstenção eleitoral? Os números que gritam | Por Nuno Almeida
  • Adeus extras, olá mala de cabine grátis: UE ‘aperta’ com companhias e prepara (boas) novidades para quem viaja de avião
    Adeus extras, olá mala de cabine grátis: UE ‘aperta’ com companhias e prepara (boas) novidades para quem viaja de avião
  • UE confirma: saquetas e doses individuais de molhos e temperos têm os ‘dias contados’ nos restaurantes a partir desta data
    UE confirma: saquetas e doses individuais de molhos e temperos têm os ‘dias contados’ nos restaurantes a partir desta data
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal