Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Praia cheia de turistas- Crédito: Freepik
Praia cheia de turistas- Crédito: Freepik
Nacional

Muitos banhistas têm esta dúvida: saiba se é obrigatório tirar o chapéu de sol em frente a uma concessão

A APA prepara uma orientação formal para esclarecer que não há lei que impeça banhistas de colocar o chapéu de sol em frente a concessões de praia

15:30 25 Maio, 2026 14:30 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Ao contrário do que muitos banhistas ainda pensam, não há uma proibição geral na lei que impeça colocar o chapéu de sol em frente a uma concessão de praia. Segundo o Expresso, a Agência Portuguesa do Ambiente prepara agora uma orientação formal dirigida às autoridades marítimas para uniformizar procedimentos e evitar interpretações diferentes no terreno.

A dúvida surge todos os verões em várias praias portuguesas, sobretudo nas zonas onde existem concessões com espreguiçadeiras, toldos, barracas ou sombras pagas. Muitos banhistas acabam por se afastar dessas áreas por receio de estarem a ocupar um espaço proibido.

A questão não é nova. Em outubro do ano passado, o presidente da APA, José Pimenta Machado, já tinha afirmado, em declarações divulgadas pela Lusa, que as concessões estão autorizadas a ocupar “um determinado espaço” e que não podem limitar ou impedir que alguém coloque um chapéu de sol em frente à área concessionada.

Concessões não podem ocupar toda a praia

As concessões estão normalmente associadas aos apoios de praia, que asseguram serviços como a assistência a banhistas. No entanto, a utilização privativa do domínio público hídrico depende de título próprio, como licença ou concessão, nos termos da Lei da Água e do regime de utilização dos recursos hídricos.

De acordo com os planos e títulos aplicáveis, a área concessionada não transforma toda a praia numa zona reservada. Em vários instrumentos de ordenamento da orla costeira, a área de toldos e barracas de praia não pode exceder 30% do areal incluído na unidade balnear e 50% da frente de mar dessa unidade.

É por isso que, em princípio, um cidadão pode colocar o seu chapéu de sol no areal livre, mesmo que fique em frente a uma zona concessionada. A ocupação privada não transforma toda a frente de praia numa área exclusiva.

Sinalética tem gerado dúvidas

Apesar desta regra, há praias onde a sinalética instalada no areal encaminha os banhistas para zonas laterais ou cria dúvidas sobre o espaço que pode ser usado livremente.

A fiscalização feita pela APA no Algarve também encontrou “divergências no entendimento” sobre a possibilidade de ocupar com chapéus de sol a zona em frente às áreas licenciadas. A mesma fiscalização identificou ainda sinalética insuficiente ou pouco clara, tendo sido pedida ao Instituto de Socorros a Náufragos a revisão das placas.

APA já detetou abusos no Algarve

A fiscalização feita pela APA no verão passado identificou vários casos de ocupação abusiva do areal no Algarve. A entidade fiscalizou 29 praias, em agosto e setembro, em concelhos onde existiam denúncias de irregularidades ou histórico de ocorrências.

Entre os casos apontados estiveram toldos instalados junto a arribas, ocupação excessiva do areal, utilização indevida de postos de socorro como armazéns e acessos públicos condicionados ou interditos. Na praia dos Tremoços-VilaVita, em Lagoa, foi detetada ocupação ilegal com toldos não licenciados, quase todos instalados em faixa de risco junto a arribas sinalizadas como perigosas.

Também em Armação de Pêra, no concelho de Silves, foi verificada ocupação excessiva do areal, ultrapassando a área licenciada. Noutras praias, como Rocha, Alvor e Prainha, em Portimão, foram detetadas situações de venda ambulante não autorizada e utilização de arribas como expositores.

A APA sublinha, por isso, que a liberdade de usar o areal deve ser exercida com prudência e respeito pela sinalética existente. Ou seja, os banhistas podem ter direito a ocupar espaço livre, mas não devem ignorar zonas interditas, faixas de risco ou indicações das autoridades.

Arribas obrigam a cuidados redobrados

O alerta é especialmente importante num ano marcado por temporais e instabilidade costeira. A Portaria n.º 204-A/2026/1 refere que as águas balneares localizadas em áreas afetadas pelas tempestades dos primeiros meses do ano podem apresentar condicionantes no início da época balnear, cabendo à APA divulgar informação ao público sobre as condições existentes.

Ainda assim, o risco não desaparece por completo. O Decreto-Lei n.º 159/2012 prevê a classificação de praias como de “uso limitado” quando, em situação de preia-mar média no período balnear, a maior parte do areal disponível é ocupada pelas faixas de risco das arribas.

Por isso, os banhistas devem evitar instalar toalhas, chapéus de sol ou cadeiras junto a arribas instáveis, mesmo quando o espaço seguro é reduzido. A permanência em zonas interditas ou de perigo deve ser sempre evitada.

Há 31 zonas de praia com uso limitado

Este ano, a lista oficial inclui 31 zonas de praia de uso limitado no continente, devido à instabilidade de arribas. A lista abrange vários pontos do litoral português, incluindo praias no Oeste, na Grande Lisboa, em Setúbal, no Alentejo e no Algarve.

Entre os exemplos referidos na Portaria n.º 204-A/2026/1 estão Água de Madeiros, em Alcobaça, Rei do Cortiço, em Óbidos, S. Bernardino, em Peniche, Peralta e Valmitão, na Lourinhã, e Formosa, em Torres Vedras. Também surgem na lista praias como Coxos, Adraga, Azenhas do Mar, Magoito, S. Julião, Galapos, Portinho da Arrábida, Almograve Norte, Almograve Sul e Alteirinhos.

No Algarve, a lista é mais extensa e inclui praias muito conhecidas. Estão sinalizadas a Arrifana, em Aljezur, Beliche, Castelejo e Tonel, em Vila do Bispo, bem como Camilo e D. Ana, em Lagos. Também constam Careanos, em Portimão, e várias praias do concelho de Lagoa, como Benagil, Caneiros, Cova Redonda, Tremoços, Marinha, Praia Nova da Senhora da Rocha e Vale Centeanes.

O que deve fazer na praia

A regra essencial é simples: a concessão não pode ocupar toda a praia, mas o banhista deve respeitar a área licenciada, as zonas interditas, a sinalização de perigo e as indicações das autoridades.

O edital-modelo da Autoridade Marítima Nacional identifica como interditas, entre outras situações, a circulação e permanência em zonas proibidas, a transposição de barreiras de proteção e o incumprimento de placas, boias, bandeiras ou instruções dos nadadores-salvadores quando esteja em causa a segurança.

Se houver dúvidas sobre uma área, o ideal é procurar informação junto dos nadadores-salvadores, da autoridade marítima ou da sinalética oficial disponível na praia.

Para quem vai a banhos, a orientação da APA deverá trazer mais clareza. Até lá, a mensagem principal é esta: não há uma proibição geral de colocar o chapéu de sol em frente às concessões, mas a segurança, a área licenciada e o respeito pela sinalética continuam a ser obrigatórios.

Leia também: Se for a esta praia portuguesa vai sentir um cheiro ‘estranho’: autarquia explica o motivo e este ano não há Bandeira Azul

Operação stop. Crédito: DR
Auto Nacional

Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado

11:30 6 Setembro, 2026 01:40 6 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Importa conhecer todos os sinais de trânsito, como o H42, para conseguir cumprir as regras de forma eficiente

Algarve

GNR detém homem que tentou fugir com 4.300 litros de combustível em Loulé

11:10 6 Setembro, 2026 11:06 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Suspeito de 32 anos tentou fugir a pé após ser intercetado em Loulé; a GNR apreendeu 172 jerricãs de combustível e a viatura

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva e trovoada a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e esta região será a mais ‘castigada’

06:00 6 Setembro, 2026 23:23 5 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Segundo a Luso Meteo, a chuva regressa a Portugal acompanhada de trovoada, com uma região a concentrar maior probabilidade de instabilidade

Mulher a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Enganou-se numa transferência bancária? Banco de Portugal esclarece quando ainda pode recuperar o dinheiro (e como o fazer)

11:20 6 Setembro, 2026 10:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quando ainda pode tentar recuperar o dinheiro de uma tranferência bancária e quando uma operação já não pode ser cancelada

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Algarve Cultura Nacional

Depois de Faro, concerto em Lisboa celebra o legado de José Carlos e Teresa Schwarz

13:30 6 Setembro, 2026 11:37 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Remna Schwarz, Karyna Gomes e Manecas Costa unem-se pela terceira vez para homenagear o legado cultural e político dos dois artistas guineenses

Algarve Cultura Desporto Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações

20:20 5 Setembro, 2026 10:44 5 Setembro, 2026 | João Luís

Mesmo com a carta de condução válida, há situações em que um condutor pode ser obrigado a fazer um novo exame

Hortênsias. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem hortênsias em casa? Não faça isto em setembro ou pode ficar sem flores no próximo ano

08:00 6 Setembro, 2026 15:24 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Setembro pode parecer uma boa altura para arranjar as hortênsias depois do verão, mas um corte feito nos ramos errados pode comprometer parte da floração

Opinião Saúde

Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins

07:30 6 Setembro, 2026 19:13 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A enxaqueca é uma doença que compromete significativamente a qualidade de vida, mas o seu impacto pode ser reduzido com um diagnóstico precoce e um tratamento adequado"

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 15:34 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de décadas de descontos, Maria recebe uma pensão no Luxemburgo que a obrigou a continuar a trabalhar mesmo após a reforma

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Mecânico a trocar pneus. Crédito: Freepik
Auto

Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

18:00 5 Setembro, 2026 14:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando chega a altura de trocar apenas dois pneus, há uma decisão que pode fazer diferença numa situação de emergência

Operação stop. Crédito: DR
Auto, Nacional

Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado

11:30 6 Setembro, 2026 01:40 6 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Importa conhecer todos os sinais de trânsito, como o H42, para conseguir cumprir as regras de forma eficiente

Algarve

GNR detém homem que tentou fugir com 4.300 litros de combustível em Loulé

11:10 6 Setembro, 2026 11:06 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Suspeito de 32 anos tentou fugir a pé após ser intercetado em Loulé; a GNR apreendeu 172 jerricãs de combustível e a viatura

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva e trovoada a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e esta região será a mais ‘castigada’

06:00 6 Setembro, 2026 23:23 5 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Segundo a Luso Meteo, a chuva regressa a Portugal acompanhada de trovoada, com uma região a concentrar maior probabilidade de instabilidade

Mulher a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Enganou-se numa transferência bancária? Banco de Portugal esclarece quando ainda pode recuperar o dinheiro (e como o fazer)

11:20 6 Setembro, 2026 10:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quando ainda pode tentar recuperar o dinheiro de uma tranferência bancária e quando uma operação já não pode ser cancelada

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Algarve, Cultura, Nacional

Depois de Faro, concerto em Lisboa celebra o legado de José Carlos e Teresa Schwarz

13:30 6 Setembro, 2026 11:37 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Remna Schwarz, Karyna Gomes e Manecas Costa unem-se pela terceira vez para homenagear o legado cultural e político dos dois artistas guineenses

Algarve, Cultura, Desporto, Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações

20:20 5 Setembro, 2026 10:44 5 Setembro, 2026 | João Luís

Mesmo com a carta de condução válida, há situações em que um condutor pode ser obrigado a fazer um novo exame

Hortênsias. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem hortênsias em casa? Não faça isto em setembro ou pode ficar sem flores no próximo ano

08:00 6 Setembro, 2026 15:24 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Setembro pode parecer uma boa altura para arranjar as hortênsias depois do verão, mas um corte feito nos ramos errados pode comprometer parte da floração

Opinião, Saúde

Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins

07:30 6 Setembro, 2026 19:13 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A enxaqueca é uma doença que compromete significativamente a qualidade de vida, mas o seu impacto pode ser reduzido com um diagnóstico precoce e um tratamento adequado"

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 15:34 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de décadas de descontos, Maria recebe uma pensão no Luxemburgo que a obrigou a continuar a trabalhar mesmo após a reforma

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Mecânico a trocar pneus. Crédito: Freepik
Auto

Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

18:00 5 Setembro, 2026 14:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando chega a altura de trocar apenas dois pneus, há uma decisão que pode fazer diferença numa situação de emergência

Últimas Notícias

  • Depois de Faro, concerto em Lisboa celebra o legado de José Carlos e Teresa Schwarz
    Depois de Faro, concerto em Lisboa celebra o legado de José Carlos e Teresa Schwarz
  • Trabalha mas recebe pouco? Pode ter direito a um apoio da Segurança Social mesmo tendo salário
    Trabalha mas recebe pouco? Pode ter direito a um apoio da Segurança Social mesmo tendo salário
  • Faro dá nome de Artur Lara Ramos à pista de atletismo que ajudou a construir
    Faro dá nome de Artur Lara Ramos à pista de atletismo que ajudou a construir
  • Tem viagem marcada? Nova fase entra em vigor nas fronteiras europeias e Governo admite “pressão acrescida” nos aeroportos
    Tem viagem marcada? Nova fase entra em vigor nas fronteiras europeias e Governo admite “pressão acrescida” nos aeroportos
  • Não sabe quando a sua carta de condução vai caducar? IMT explica como confirmar a data sem sair de casa
    Não sabe quando a sua carta de condução vai caducar? IMT explica como confirmar a data sem sair de casa

Opinião

  • Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
    Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
  • Fadiga da fertilidade: porque tantos casais desistem dos tratamentos e como o descanso pode ajudar | Por Ana Luísa Alves
    Fadiga da fertilidade: porque tantos casais desistem dos tratamentos e como o descanso pode ajudar | Por Ana Luísa Alves
  • A encantadora cidade de Lagos | Por Miguel Xavier Sequeira
    A encantadora cidade de Lagos | Por Miguel Xavier Sequeira

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia só ‘olha’ a pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso
    Adeus reforma? União Europeia só ‘olha’ a pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso
  • Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
    Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento