Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Passageiros em longa fila de espera no aeroporto.
Passageiros em longa fila de espera no aeroporto. Crédito: Freepik AI
Mundo, Nacional

Este país vai ‘apertar’ regras para os portugueses: isenção de visto será reduzida para metade dos dias a partir desta data

Tailândia vai reduzir de 60 para 30 dias o período de permanência sem visto para portugueses e outros viajantes, a partir de 15 de setembro

16:10 3 Setembro, 2026 14:16 3 Setembro, 2026
Miguel FrazãoMiguel FrazãoJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Tailândia vai alterar as regras de entrada para turistas a partir de 15 de setembro, reduzindo de 60 para 30 dias o período durante o qual os portugueses poderão permanecer no país sem visto. A mudança integra uma revisão dos regimes de entrada aplicáveis a várias nacionalidades e abrange 60 países e territórios.

A nova regra foi publicada no Diário Oficial Real da Tailândia a 31 de agosto e estabelece diferentes categorias de entrada, com períodos de permanência que variam consoante a nacionalidade do viajante. Portugal passa a integrar o grupo de países elegíveis para uma isenção de visto de 30 dias para fins turísticos.

O que muda para quem viaja de Portugal

De acordo com o portal de notícias ECO, os portugueses que entrarem na Tailândia a partir da nova data deixam de beneficiar do atual regime de isenção de 60 dias. A permanência sem visto passa a estar limitada a 30 dias, desde que a viagem tenha fins turísticos e sejam cumpridas as restantes condições de entrada.

A alteração não significa, porém, que todas as nacionalidades abrangidas pelo regime anterior passem a ter exatamente as mesmas condições. Os viajantes passam a estar sujeitos à categoria definida para o seu país de origem, que pode prever uma isenção de 30 ou 15 dias, visto à chegada ou outros regimes.

A nova isenção de 15 dias será aplicável aos titulares de passaportes ou documentos de viagem das Seychelles e das Maurícias. Para os cidadãos do Azerbaijão, Bielorrússia e Sérvia, o regime passa a ser o de visto à chegada.

Entre os países que passam a beneficiar de uma isenção de 30 dias encontram-se, além de Portugal, a Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Japão e Países Baixos. A lista inclui ainda a Nova Zelândia, Noruega, Polónia, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos da América. O novo enquadramento aplica-se a um conjunto de 60 países e territórios.

A redução do período de permanência não elimina todos os outros mecanismos existentes para entrar no país. Os acordos bilaterais e outras disposições específicas continuam em vigor quando aplicáveis e podem estabelecer períodos de isenção diferentes.

Há uma limitação nas entradas por terra

Quem beneficiar da isenção de 30 dias terá ainda de ter em conta uma regra específica caso entre na Tailândia através de uma fronteira terrestre. Nestes casos, a entrada através dos postos de controlo está, em geral, limitada a duas vezes por ano civil.

Esta limitação não abrange os cidadãos da Malásia, Brunei Darussalam, Indonésia e Singapura. A exceção pode também ser alargada a outras nacionalidades que venham a ser designadas pelo ministro responsável.

As diferentes categorias tornam especialmente relevante confirmar as condições aplicáveis antes da viagem. A Autoridade de Turismo da Tailândia recomenda aos viajantes que verifiquem antecipadamente os requisitos de entrada correspondentes à sua nacionalidade.

Regra entra em vigor a 15 de setembro

A mudança surge num momento em que outros destinos também estão a rever as condições aplicáveis a determinados viajantes. O ECO recorda que, dias antes, a Austrália colocou em pausa as candidaturas ao visto Work & Holiday para portugueses, devido à elevada procura e à aproximação do limite anual de 500 vistos.

No caso da Tailândia, a alteração anunciada para setembro é específica do regime de entrada e permanência sem visto. Para os portugueses, a principal mudança será a passagem de um máximo de 60 para 30 dias em viagens abrangidas pela isenção.

Assim, quem tenha uma viagem marcada para depois de 15 de setembro deverá ter em consideração a nova duração permitida e confirmar as restantes condições de entrada antes da partida. “Portugal integra a lista de países elegíveis para a isenção de visto de 30 dias para fins turísticos”, refere a publicação.

A nova regulamentação entra em vigor a 15 de setembro e substitui o regime de 60 dias que estava em vigor para os países abrangidos pela anterior isenção.

Leia também: Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo. Crédito: DR
Desporto Nacional

“Acabam sozinhos no Olimpo cercados de espelhos”: advogado de Jorge Jesus ‘dispara’ contra CR7

08:30 14 Outubro, 2026 22:36 13 Outubro, 2026

Advogado de Jorge Jesus criticou duramente CR7 e anunciou que deixa de escrever no Record devido à ligação do jogador à Medialivre

Algarve

Morte de três trabalhadores na Quinta do Lago está a ser investigada pela ACT

07:00 14 Outubro, 2026 21:02 13 Outubro, 2026

Acidente numa habitação da Quinta do Lago matou três trabalhadores e está agora sob averiguações da Autoridade para as Condições do Trabalho

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal depois dos 30 ºC: estas são as datas apontadas

08:00 14 Outubro, 2026 15:16 12 Outubro, 2026

Portugal ainda poderá registar máximas de 30 ºC nos próximos dias, mas o cenário deverá mudar na segunda metade do mês

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Economia Nacional

Salários e pensões vão chegar mais ‘recheadas’ à conta em novembro: Governo corta retenção de IRS para metade

07:00 14 Outubro, 2026 00:01 14 Outubro, 2026

O Governo vai reduzir em 50% a retenção de IRS nos salários e pensões pagos em novembro, incluindo o subsídio de Natal

Ensino Europe Direct Algarve

Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia

08:40 14 Outubro, 2026 08:19 14 Outubro, 2026

Encontro do projeto CLARKS reuniu parceiros europeus na Finlândia para avaliar atividades e preparar a fase final da iniciativa

Algarve

Alcoutim reforça prevenção de incêndios com protocolo que junta 28 associações de caça e pesca

09:51 14 Outubro, 2026 09:51 14 Outubro, 2026

Acordo reforça a prevenção de incêndios rurais em Alcoutim através de pastagens, manutenção de caminhos e melhoria dos habitats naturais

Algarve Política

Livre reforça presença no Algarve com iniciativas em Faro, Albufeira e Portimão

09:00 14 Outubro, 2026 08:49 14 Outubro, 2026

Visita de Isabel Mendes Lopes e debate sobre alterações climáticas marcaram duas iniciativas do LIVRE no Algarve durante outubro

Europe Direct Algarve

Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões

07:45 14 Outubro, 2026 07:22 14 Outubro, 2026

Águas do Algarve candidatou a fundos europeus grande parte dos 305 milhões necessários para duas das principais obras hídricas da região

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia Opinião Política

Investimento público: uma década de orçamentos por cumprir

07:30 14 Outubro, 2026 19:09 13 Outubro, 2026

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Vale Fuzeiros.
Algarve

Nem Monchique nem Tavira: esta localidade do Algarve guarda vestígios de um oceano que desapareceu há milhões de anos

17:50 12 Outubro, 2026 15:28 12 Outubro, 2026

Em Vale Fuzeiros, rochas com mais de 300 milhões de anos conservam marcas de correntes submarinas, plantas e fósseis de um antigo oceano

Dia de chuva
Tempo

Mais chuva a caminho: mau tempo não dá tréguas nesta região de Portugal até este dia

09:55 13 Outubro, 2026 09:48 13 Outubro, 2026

Segundo a previsão publicada pela Meteored, a chuva deverá marcar os próximos dias nos Açores até este dia

Opinião

Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos

15:40 13 Outubro, 2026 17:23 13 Outubro, 2026

"Não basta exigir civismo aos munícipes. É preciso garantir que sabem o que fazer e que dispõem de alternativas acessíveis e eficazes"

Economia Europe Direct Algarve

Portugal poderá receber 261,4 milhões do Fundo de Solidariedade da UE após tempestades

09:27 13 Outubro, 2026 09:34 13 Outubro, 2026

Verba do Fundo de Solidariedade da UE destina-se à recuperação dos danos provocados pelas tempestades e integra um pacote de 498 milhões de euros

Vida & Lazer

Há 7 coisas em casa que provavelmente não lava vezes suficientes: especialistas dizem quais são

21:20 12 Outubro, 2026 14:20 12 Outubro, 2026

Tapetes da casa de banho, protetores do colchão e até o cesto da roupa suja podem passar demasiado tempo sem serem lavados

Mulher a temperar uma refeição com azeite.
Vida & Lazer

Cardiologista avisa que 90% das pessoas comete este erro com o azeite: há uma forma certa de o consumir

15:10 11 Outubro, 2026 13:07 11 Outubro, 2026

Um cardiologista alerta para um erro muito comum na utilização do azeite e explica qual deve escolher e como o deve consumir para aproveitar melhor as suas propriedades

Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo. Crédito: DR
Desporto, Nacional

“Acabam sozinhos no Olimpo cercados de espelhos”: advogado de Jorge Jesus ‘dispara’ contra CR7

08:30 14 Outubro, 2026 22:36 13 Outubro, 2026

Advogado de Jorge Jesus criticou duramente CR7 e anunciou que deixa de escrever no Record devido à ligação do jogador à Medialivre

Algarve

Morte de três trabalhadores na Quinta do Lago está a ser investigada pela ACT

07:00 14 Outubro, 2026 21:02 13 Outubro, 2026

Acidente numa habitação da Quinta do Lago matou três trabalhadores e está agora sob averiguações da Autoridade para as Condições do Trabalho

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal depois dos 30 ºC: estas são as datas apontadas

08:00 14 Outubro, 2026 15:16 12 Outubro, 2026

Portugal ainda poderá registar máximas de 30 ºC nos próximos dias, mas o cenário deverá mudar na segunda metade do mês

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Economia, Nacional

Salários e pensões vão chegar mais ‘recheadas’ à conta em novembro: Governo corta retenção de IRS para metade

07:00 14 Outubro, 2026 00:01 14 Outubro, 2026

O Governo vai reduzir em 50% a retenção de IRS nos salários e pensões pagos em novembro, incluindo o subsídio de Natal

Ensino, Europe Direct Algarve

Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia

08:40 14 Outubro, 2026 08:19 14 Outubro, 2026

Encontro do projeto CLARKS reuniu parceiros europeus na Finlândia para avaliar atividades e preparar a fase final da iniciativa

Algarve

Alcoutim reforça prevenção de incêndios com protocolo que junta 28 associações de caça e pesca

09:51 14 Outubro, 2026 09:51 14 Outubro, 2026

Acordo reforça a prevenção de incêndios rurais em Alcoutim através de pastagens, manutenção de caminhos e melhoria dos habitats naturais

Algarve, Política

Livre reforça presença no Algarve com iniciativas em Faro, Albufeira e Portimão

09:00 14 Outubro, 2026 08:49 14 Outubro, 2026

Visita de Isabel Mendes Lopes e debate sobre alterações climáticas marcaram duas iniciativas do LIVRE no Algarve durante outubro

Europe Direct Algarve

Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões

07:45 14 Outubro, 2026 07:22 14 Outubro, 2026

Águas do Algarve candidatou a fundos europeus grande parte dos 305 milhões necessários para duas das principais obras hídricas da região

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia, Opinião, Política

Investimento público: uma década de orçamentos por cumprir

07:30 14 Outubro, 2026 19:09 13 Outubro, 2026

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Vale Fuzeiros.
Algarve

Nem Monchique nem Tavira: esta localidade do Algarve guarda vestígios de um oceano que desapareceu há milhões de anos

17:50 12 Outubro, 2026 15:28 12 Outubro, 2026

Em Vale Fuzeiros, rochas com mais de 300 milhões de anos conservam marcas de correntes submarinas, plantas e fósseis de um antigo oceano

Dia de chuva
Tempo

Mais chuva a caminho: mau tempo não dá tréguas nesta região de Portugal até este dia

09:55 13 Outubro, 2026 09:48 13 Outubro, 2026

Segundo a previsão publicada pela Meteored, a chuva deverá marcar os próximos dias nos Açores até este dia

Opinião

Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos

15:40 13 Outubro, 2026 17:23 13 Outubro, 2026

"Não basta exigir civismo aos munícipes. É preciso garantir que sabem o que fazer e que dispõem de alternativas acessíveis e eficazes"

Economia, Europe Direct Algarve

Portugal poderá receber 261,4 milhões do Fundo de Solidariedade da UE após tempestades

09:27 13 Outubro, 2026 09:34 13 Outubro, 2026

Verba do Fundo de Solidariedade da UE destina-se à recuperação dos danos provocados pelas tempestades e integra um pacote de 498 milhões de euros

Vida & Lazer

Há 7 coisas em casa que provavelmente não lava vezes suficientes: especialistas dizem quais são

21:20 12 Outubro, 2026 14:20 12 Outubro, 2026

Tapetes da casa de banho, protetores do colchão e até o cesto da roupa suja podem passar demasiado tempo sem serem lavados

Mulher a temperar uma refeição com azeite.
Vida & Lazer

Cardiologista avisa que 90% das pessoas comete este erro com o azeite: há uma forma certa de o consumir

15:10 11 Outubro, 2026 13:07 11 Outubro, 2026

Um cardiologista alerta para um erro muito comum na utilização do azeite e explica qual deve escolher e como o deve consumir para aproveitar melhor as suas propriedades

Últimas Notícias

  • Alcoutim reforça prevenção de incêndios com protocolo que junta 28 associações de caça e pesca
    Alcoutim reforça prevenção de incêndios com protocolo que junta 28 associações de caça e pesca
  • Fuzeta regressa ao atletismo com vitórias e pódios nas primeiras provas da época
    Fuzeta regressa ao atletismo com vitórias e pódios nas primeiras provas da época
  • Livre reforça presença no Algarve com iniciativas em Faro, Albufeira e Portimão
    Livre reforça presença no Algarve com iniciativas em Faro, Albufeira e Portimão
  • Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
    Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
  • “Acabam sozinhos no Olimpo cercados de espelhos”: advogado de Jorge Jesus ‘dispara’ contra CR7
    “Acabam sozinhos no Olimpo cercados de espelhos”: advogado de Jorge Jesus ‘dispara’ contra CR7

Opinião

  • Investimento público: uma década de orçamentos por cumprir
    Investimento público: uma década de orçamentos por cumprir
  • Sonhos agridoces (ou a pátria como lugar que só se lembra de nós quando nos convém) | Por José Figueiredo Santos
    Sonhos agridoces (ou a pátria como lugar que só se lembra de nós quando nos convém) | Por José Figueiredo Santos
  • Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos
    Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos

Europe Direct Algarve

  • Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
    Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
  • Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
    Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal