Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Passageiros em longa fila de espera no aeroporto.
Passageiros em longa fila de espera no aeroporto. Crédito: Freepik AI
Mundo, Nacional

Este país vai ‘apertar’ regras para os portugueses: isenção de visto será reduzida para metade dos dias a partir desta data

Tailândia vai reduzir de 60 para 30 dias o período de permanência sem visto para portugueses e outros viajantes, a partir de 15 de setembro

16:10 3 Setembro, 2026 14:16 3 Setembro, 2026 | Miguel Frazão
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Tailândia vai alterar as regras de entrada para turistas a partir de 15 de setembro, reduzindo de 60 para 30 dias o período durante o qual os portugueses poderão permanecer no país sem visto. A mudança integra uma revisão dos regimes de entrada aplicáveis a várias nacionalidades e abrange 60 países e territórios.

A nova regra foi publicada no Diário Oficial Real da Tailândia a 31 de agosto e estabelece diferentes categorias de entrada, com períodos de permanência que variam consoante a nacionalidade do viajante. Portugal passa a integrar o grupo de países elegíveis para uma isenção de visto de 30 dias para fins turísticos.

O que muda para quem viaja de Portugal

De acordo com o portal de notícias ECO, os portugueses que entrarem na Tailândia a partir da nova data deixam de beneficiar do atual regime de isenção de 60 dias. A permanência sem visto passa a estar limitada a 30 dias, desde que a viagem tenha fins turísticos e sejam cumpridas as restantes condições de entrada.

A alteração não significa, porém, que todas as nacionalidades abrangidas pelo regime anterior passem a ter exatamente as mesmas condições. Os viajantes passam a estar sujeitos à categoria definida para o seu país de origem, que pode prever uma isenção de 30 ou 15 dias, visto à chegada ou outros regimes.

A nova isenção de 15 dias será aplicável aos titulares de passaportes ou documentos de viagem das Seychelles e das Maurícias. Para os cidadãos do Azerbaijão, Bielorrússia e Sérvia, o regime passa a ser o de visto à chegada.

Entre os países que passam a beneficiar de uma isenção de 30 dias encontram-se, além de Portugal, a Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Japão e Países Baixos. A lista inclui ainda a Nova Zelândia, Noruega, Polónia, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos da América. O novo enquadramento aplica-se a um conjunto de 60 países e territórios.

A redução do período de permanência não elimina todos os outros mecanismos existentes para entrar no país. Os acordos bilaterais e outras disposições específicas continuam em vigor quando aplicáveis e podem estabelecer períodos de isenção diferentes.

Há uma limitação nas entradas por terra

Quem beneficiar da isenção de 30 dias terá ainda de ter em conta uma regra específica caso entre na Tailândia através de uma fronteira terrestre. Nestes casos, a entrada através dos postos de controlo está, em geral, limitada a duas vezes por ano civil.

Esta limitação não abrange os cidadãos da Malásia, Brunei Darussalam, Indonésia e Singapura. A exceção pode também ser alargada a outras nacionalidades que venham a ser designadas pelo ministro responsável.

As diferentes categorias tornam especialmente relevante confirmar as condições aplicáveis antes da viagem. A Autoridade de Turismo da Tailândia recomenda aos viajantes que verifiquem antecipadamente os requisitos de entrada correspondentes à sua nacionalidade.

Regra entra em vigor a 15 de setembro

A mudança surge num momento em que outros destinos também estão a rever as condições aplicáveis a determinados viajantes. O ECO recorda que, dias antes, a Austrália colocou em pausa as candidaturas ao visto Work & Holiday para portugueses, devido à elevada procura e à aproximação do limite anual de 500 vistos.

No caso da Tailândia, a alteração anunciada para setembro é específica do regime de entrada e permanência sem visto. Para os portugueses, a principal mudança será a passagem de um máximo de 60 para 30 dias em viagens abrangidas pela isenção.

Assim, quem tenha uma viagem marcada para depois de 15 de setembro deverá ter em consideração a nova duração permitida e confirmar as restantes condições de entrada antes da partida. “Portugal integra a lista de países elegíveis para a isenção de visto de 30 dias para fins turísticos”, refere a publicação.

A nova regulamentação entra em vigor a 15 de setembro e substitui o regime de 60 dias que estava em vigor para os países abrangidos pela anterior isenção.

Leia também: Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa Nacional

Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal

21:00 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo britânico recomenda às famílias um kit de emergência. Proteção Civil portuguesa faz recomendações semelhantes

Agente da PSP.
Algarve

Entregou-se o condutor que atropelou dois agentes da PSP em Portimão

11:59 23 Setembro, 2026 11:59 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de permanecer em fuga desde domingo, o homem de 36 anos apresentou-se esta quarta-feira numa esquadra acompanhado por um advogado

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em ‘todo o lado’ e ventos fortes: segunda depressão em menos de 7 dias chega nesta data e estas são as regiões mais afetadas

17:30 23 Setembro, 2026 15:20 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

De acordo com a Meteored, os Açores serão os primeiros a sentir os efeitos, mas as frentes associadas poderão depois levar chuva a todo o continente

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva de regresso a Portugal continental: mau tempo chega já neste dia e vem acompanhado de descida das temperaturas

06:00 23 Setembro, 2026 04:18 23 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode regressar a Portugal continental já neste dia, acompanhada por uma descida das temperaturas

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Doze pessoas identificadas após alerta de desembarque durante a madrugada em Aljezur

14:40 23 Setembro, 2026 14:26 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Entre os cidadãos identificados encontram-se dez espanhóis e dois marroquinos, estes últimos indocumentados, segundo a GNR

Algarve Cultura

Ateliers abrem portas e cidade torna-se palco de criação no Open Studios Faro

08:57 23 Setembro, 2026 08:57 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

De 8 a 11 de outubro, mais de 80 artistas ocupam ateliers, galerias, ruas, igrejas e outros espaços de Faro

Entrada do Centro de Emprego.
Nacional

Trabalha ou está desempregado? Este apoio do IEFP pode chegar aos 500 euros para pagar formação

20:00 23 Setembro, 2026 19:02 23 Setembro, 2026 | João Luís

Cheque-Formação do IEFP pode apoiar trabalhadores com até 175 euros e desempregados com até 500 euros para formação profissional.

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Novas notas de euro estão a caminho: BCE aponta para uma data e estas podem ser as caras escolhidas

16:30 23 Setembro, 2026 15:13 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O desenho final deverá ser decidido ainda em 2026, mas será preciso esperar vários anos para encontrar as novas notas na carteira

Opinião Política

Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas

14:55 23 Setembro, 2026 14:55 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Faro não precisa de mais episódios de braço de ferro. Precisa de quem saiba fazer, com verdade, com dedicação e com mérito, não com chantagem, e muito menos com falta de democracia"

Reunião de condomínio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Paga 60 euros de condomínio? Saiba quanto deve ser reservado para futuras obras

20:40 23 Setembro, 2026 17:03 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Condomínios têm de constituir uma reserva para a conservação do edifício e a lei estabelece uma contribuição mínima para cada proprietário

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico

19:40 23 Setembro, 2026 16:54 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem recebe subsídio de doença tem deveres específicos para cumprir e uma saída de casa sem justificação pode levar à suspensão da prestação

Algarve Mundo Nacional

Brasileiros lideram população estrangeira em Portugal e Algarve mantém forte concentração

18:40 22 Setembro, 2026 18:31 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Distrito de Faro soma 166.124 estrangeiros e é o quarto do país com maior número de residentes de outras nacionalidades

Vários carros em fábrica. Crédito: Freepik
Auto Europa Nacional

Importou um carro? Há processos no IMT que estão a demorar até 4 meses, alerta associação

17:40 23 Setembro, 2026 15:31 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem compra um carro no estrangeiro pode enfrentar uma espera de vários meses até conseguir concluir a legalização em Portugal

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

Compras na Temu e Shein vão ter nova taxa na UE a partir desta data além dos 3 euros

15:50 22 Setembro, 2026 15:19 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem compra produtos em plataformas de fora da União Europeia deve contar com uma nova mudança já em novembro

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Ensino Opinião

Os caloiros e a ironia do tempo | Por José Figueiredo dos Santos

18:10 22 Setembro, 2026 17:58 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O jovem prodígio já conquistou a academia, mas os pais permanecem como a bússola sagrada que lhes diz em que balcão devem chorar o requerimento"

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa, Nacional

Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal

21:00 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo britânico recomenda às famílias um kit de emergência. Proteção Civil portuguesa faz recomendações semelhantes

Agente da PSP.
Algarve

Entregou-se o condutor que atropelou dois agentes da PSP em Portimão

11:59 23 Setembro, 2026 11:59 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de permanecer em fuga desde domingo, o homem de 36 anos apresentou-se esta quarta-feira numa esquadra acompanhado por um advogado

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em ‘todo o lado’ e ventos fortes: segunda depressão em menos de 7 dias chega nesta data e estas são as regiões mais afetadas

17:30 23 Setembro, 2026 15:20 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

De acordo com a Meteored, os Açores serão os primeiros a sentir os efeitos, mas as frentes associadas poderão depois levar chuva a todo o continente

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva de regresso a Portugal continental: mau tempo chega já neste dia e vem acompanhado de descida das temperaturas

06:00 23 Setembro, 2026 04:18 23 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode regressar a Portugal continental já neste dia, acompanhada por uma descida das temperaturas

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Doze pessoas identificadas após alerta de desembarque durante a madrugada em Aljezur

14:40 23 Setembro, 2026 14:26 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Entre os cidadãos identificados encontram-se dez espanhóis e dois marroquinos, estes últimos indocumentados, segundo a GNR

Algarve, Cultura

Ateliers abrem portas e cidade torna-se palco de criação no Open Studios Faro

08:57 23 Setembro, 2026 08:57 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

De 8 a 11 de outubro, mais de 80 artistas ocupam ateliers, galerias, ruas, igrejas e outros espaços de Faro

Entrada do Centro de Emprego.
Nacional

Trabalha ou está desempregado? Este apoio do IEFP pode chegar aos 500 euros para pagar formação

20:00 23 Setembro, 2026 19:02 23 Setembro, 2026 | João Luís

Cheque-Formação do IEFP pode apoiar trabalhadores com até 175 euros e desempregados com até 500 euros para formação profissional.

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Novas notas de euro estão a caminho: BCE aponta para uma data e estas podem ser as caras escolhidas

16:30 23 Setembro, 2026 15:13 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O desenho final deverá ser decidido ainda em 2026, mas será preciso esperar vários anos para encontrar as novas notas na carteira

Opinião, Política

Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas

14:55 23 Setembro, 2026 14:55 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Faro não precisa de mais episódios de braço de ferro. Precisa de quem saiba fazer, com verdade, com dedicação e com mérito, não com chantagem, e muito menos com falta de democracia"

Reunião de condomínio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Paga 60 euros de condomínio? Saiba quanto deve ser reservado para futuras obras

20:40 23 Setembro, 2026 17:03 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Condomínios têm de constituir uma reserva para a conservação do edifício e a lei estabelece uma contribuição mínima para cada proprietário

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico

19:40 23 Setembro, 2026 16:54 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem recebe subsídio de doença tem deveres específicos para cumprir e uma saída de casa sem justificação pode levar à suspensão da prestação

Algarve, Mundo, Nacional

Brasileiros lideram população estrangeira em Portugal e Algarve mantém forte concentração

18:40 22 Setembro, 2026 18:31 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Distrito de Faro soma 166.124 estrangeiros e é o quarto do país com maior número de residentes de outras nacionalidades

Vários carros em fábrica. Crédito: Freepik
Auto, Europa, Nacional

Importou um carro? Há processos no IMT que estão a demorar até 4 meses, alerta associação

17:40 23 Setembro, 2026 15:31 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem compra um carro no estrangeiro pode enfrentar uma espera de vários meses até conseguir concluir a legalização em Portugal

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

Compras na Temu e Shein vão ter nova taxa na UE a partir desta data além dos 3 euros

15:50 22 Setembro, 2026 15:19 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem compra produtos em plataformas de fora da União Europeia deve contar com uma nova mudança já em novembro

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Ensino, Opinião

Os caloiros e a ironia do tempo | Por José Figueiredo dos Santos

18:10 22 Setembro, 2026 17:58 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O jovem prodígio já conquistou a academia, mas os pais permanecem como a bússola sagrada que lhes diz em que balcão devem chorar o requerimento"

Últimas Notícias

  • Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal
    Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal
  • Paga 60 euros de condomínio? Saiba quanto deve ser reservado para futuras obras
    Paga 60 euros de condomínio? Saiba quanto deve ser reservado para futuras obras
  • Trabalha ou está desempregado? Este apoio do IEFP pode chegar aos 500 euros para pagar formação
    Trabalha ou está desempregado? Este apoio do IEFP pode chegar aos 500 euros para pagar formação
  • Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico
    Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico
  • Motas podem ‘furar’ as filas no trânsito? Saiba o que diz a lei
    Motas podem ‘furar’ as filas no trânsito? Saiba o que diz a lei

Opinião

  • Portugueses entre os que enfrentam maior esforço fiscal para abastecer o depósito
    Portugueses entre os que enfrentam maior esforço fiscal para abastecer o depósito
  • Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas
    Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas
  • Dias Europeus do Património: Da urgência da eficiência energética à história de um voto | Por João Palmeiro
    Dias Europeus do Património: Da urgência da eficiência energética à história de um voto | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
    Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
  • Novas notas de euro estão a caminho: BCE aponta para uma data e estas podem ser as caras escolhidas
    Novas notas de euro estão a caminho: BCE aponta para uma data e estas podem ser as caras escolhidas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento