Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”

Após perder o emprego numa fase avançada da carreira, este pensionista espanhol passou vários anos sem conseguir voltar ao mercado de trabalho

19:40 9 Agosto, 2026 18:09 9 Agosto, 2026 | João Luís
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Manuel Contreras Pérez, pensionista espanhol, afirma que começou a trabalhar aos 15 anos, acumulou 47 anos de contribuições para a Segurança Social espanhola e acabou por pedir a reforma antecipada quando completou 63 anos. A decisão surgiu depois de ter sido despedido e de permanecer cinco anos no desemprego, recebendo então um subsídio de 480 euros mensais.

O caso foi contado pelo próprio numa carta publicada, em abril de 2026, na secção de opinião do portal espanhol 65YMÁS, sendo posteriormente recuperado pelo jornal digital espanhol Noticias Trabajo. Não foram divulgadas a carreira contributiva oficial, a resolução da pensão, o respetivo cálculo ou a sentença sobre o despedimento. Por isso, os dados pessoais e profissionais correspondem ao testemunho de Manuel, não sendo possível confirmar de forma independente o valor exato da redução aplicada.

Ficou desempregado numa fase avançada da carreira

Segundo o seu relato, Manuel foi despedido depois de várias décadas de trabalho, contestou a decisão em tribunal e conseguiu que o despedimento fosse considerado improcedente, obrigando a empresa a indemnizá-lo. Apesar desse desfecho, afirma que passou cinco anos sem conseguir encontrar um novo emprego devido à idade.

Quando completou 63 anos, decidiu pedir a reforma antecipada, alegando que era impossível viver com os 480 euros pagos pelo subsídio de desemprego para maiores de 52 anos. O Serviço Público de Emprego Estatal espanhol, o SEPE, confirma que este apoio corresponde, em 2026, a 80% do Indicador Público de Renda de Efeitos Múltiplos, o IPREM, fixando-se precisamente em 480 euros mensais.

O subsídio pode ser pago até o beneficiário atingir a idade ordinária da reforma. Durante esse período, o SEPE também efetua contribuições para a pensão, calculadas sobre 125% da base mínima do regime geral. Essas contribuições contam para o cálculo da prestação e para completar o tempo necessário ao acesso à reforma antecipada, o que ajuda a explicar como um período de desemprego pode continuar a integrar a carreira contributiva.

Porque foi reduzida a pensão após 47 anos de descontos?

Em Espanha, a idade ordinária da reforma em 2026 é de 65 anos para quem tenha pelo menos 38 anos e três meses de contribuições. Para os restantes trabalhadores, está fixada nos 66 anos e dez meses. Caso os 47 anos indicados por Manuel estejam corretos, a sua idade ordinária seria, em princípio, de 65 anos.

A legislação espanhola permite antecipar a reforma até quatro anos por causas não imputáveis ao trabalhador, desde que estejam cumpridas condições como um mínimo de 33 anos de descontos, seis meses de inscrição como candidato a emprego e uma das causas de cessação previstas no artigo 207.º da Lei Geral da Segurança Social. A modalidade voluntária permite uma antecipação máxima de dois anos e exige, entre outros requisitos, pelo menos 35 anos de contribuições.

O facto de o despedimento ter sido declarado improcedente não permite, por si só, determinar qual destas modalidades foi aplicada. A fonte não revela a causa jurídica inicial da cessação do contrato nem disponibiliza a resolução da Segurança Social espanhola, pelo que não é possível confirmar se Manuel se reformou pela via voluntária ou por causa não imputável ao trabalhador.

Ao contrário do que sugere o Noticias Trabajo, a duração da carreira é considerada no cálculo dos coeficientes redutores. A lei estabelece quatro escalões, sendo o mais favorável reservado a quem tenha, pelo menos, 44 anos e seis meses de contribuições. Não existe, contudo, outro patamar para quem tenha 46, 47 ou mais anos. Assim, uma carreira mais longa reduz a penalização, mas não a elimina automaticamente.

Caso a antecipação tivesse sido exatamente de 24 meses, o corte previsto para o escalão mais longo seria de 12% na modalidade involuntária e de 13% na voluntária. Há, porém, uma regra adicional: quem aceda à reforma voluntária depois de receber o subsídio de desemprego durante, pelo menos, três meses beneficia dos coeficientes mais favoráveis aplicáveis à modalidade involuntária. Sem o processo completo, não é possível saber qual foi a percentagem efetivamente aplicada a Manuel.

Uma vez aplicado, o coeficiente integra o cálculo inicial da pensão e não desaparece quando o beneficiário atinge posteriormente a idade ordinária da reforma. É neste sentido que a redução é apresentada como permanente.

“Penalizaram-me duas vezes”

Manuel considera ter sido “prejudicado” por duas vias. A primeira resulta, segundo o seu relato, de ter contribuído durante vários anos pela base máxima, apesar de existir um limite legal para o valor das pensões. A segunda corresponde ao coeficiente redutor aplicado por ter antecipado a reforma.

Não se trata, contudo, de dois coeficientes aplicados à mesma pensão. A diferença entre a base máxima de contribuição e o limite máximo da prestação é uma característica do sistema espanhol, enquanto o corte por antecipação constitui uma redução específica. A expressão «dupla penalização» traduz, por isso, a avaliação do próprio pensionista, e não a designação jurídica de duas sanções.

Os 47 anos de contribuições excedem efetivamente o período necessário para atingir 100% da percentagem aplicável à base reguladora. Isso não significa, porém, que cada ano adicional aumente a percentagem acima dos 100% ou elimine os coeficientes da reforma antecipada. Esses anos colocam o trabalhador no escalão menos penalizador, mas a tabela deixa de distinguir as carreiras a partir dos 44 anos e seis meses.

A Lei espanhola n.º 21/2021 alterou o regime, passando os coeficientes a ser aplicados por cada mês de antecipação e mantendo reduções diferentes consoante a duração da carreira. Não é, portanto, rigoroso afirmar que a reforma de 2021 deixou de considerar os anos de descontos: considera-os até ao escalão mais elevado, mas não criou uma isenção para todas as pessoas com carreiras superiores a 40 ou 45 anos.

Compara situação com a reforma de funcionários públicos

Manuel compara o seu caso com o de amigos funcionários públicos que, segundo afirma, se reformaram aos 60 anos e receberam 100% da pensão após 35 anos de serviço. Essa possibilidade existe no regime espanhol de Clases Pasivas, mas não se aplica a todos os trabalhadores da Administração Pública. Para os grupos abrangidos, a reforma voluntária pode ser pedida aos 60 anos com 30 anos de serviço, sendo atingidos 100% do valor regulador aos 35 anos, sem prejuízo do limite máximo das pensões públicas. A comparação é, assim, feita entre regimes com regras diferentes.

E em Portugal?

Em Portugal, a idade normal de acesso à pensão de velhice está fixada, em 2026, nos 66 anos e nove meses. No regime geral de flexibilização, esta referência é reduzida em quatro meses por cada ano civil completo de carreira contributiva além dos 40. Com 47 anos de descontos, a idade pessoal de reforma seria de 64 anos e cinco meses. Fora de um regime especial, um pedido apresentado exatamente aos 63 anos implicaria uma antecipação de 17 meses e uma redução de 8,5%.

O regime português das carreiras contributivas muito longas seria, contudo, mais favorável. A lei permite pedir a pensão a partir dos 60 anos a quem tenha pelo menos 48 anos civis com registo de remunerações ou, em alternativa, 46 anos de carreira e tenha começado a descontar antes dos 17 anos. Nestes casos, não se aplica a redução de 0,5% por cada mês de antecipação nem o fator de sustentabilidade.

Assim, se Manuel tivesse em Portugal 47 anos civis de contribuições reconhecidos e tivesse iniciado a carreira aos 15 anos, reuniria, em princípio, as condições para se reformar aos 63 sem penalização por antecipação. Seria sempre necessário confirmar que todos os períodos declarados contam como anos civis com registo de remunerações relevantes, mas o enquadramento português seria substancialmente diferente daquele que o pensionista contesta em Espanha.

Leia também: Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Algarve Economia Edição Papel Saúde

Da bicicleta a duas unidades, o percurso de Poliana Souza na estética algarvia

11:00 9 Agosto, 2026 12:01 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Chegou a Faro em 2019, recomeçou após regressar ao Brasil e fez da estética uma marca com unidades em Faro e Vilamoura

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada

16:00 9 Agosto, 2026 23:19 8 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um dos arquipélagos portugueses vai ter chuva e vento forte, enquanto o Continente deverá escapar à precipitação

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma depressão: frente fria traz chuva, trovoadas e vento até 50 km/h a estas regiões

09:10 8 Agosto, 2026 16:48 7 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A aproximação de uma depressão vai trazer uma mudança do estado do tempo já neste fim de semana, com possibilidade de chuva, aguaceiros e trovoadas

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”

19:40 9 Agosto, 2026 18:09 9 Agosto, 2026 | João Luís

Após perder o emprego numa fase avançada da carreira, este pensionista espanhol passou vários anos sem conseguir voltar ao mercado de trabalho

Mulher a inserir números no Multibanco.
Economia Tech

Adeus burlas no Multibanco: este truque deixa o seu código PIN ‘impossível’ de adivinhar

14:40 9 Agosto, 2026 14:22 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Há combinações muito comuns que devem ser evitadas e alguns cuidados simples podem ajudar a criar um código Multibanco mais difícil de adivinhar

Moeda de 2 euros. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€

22:40 8 Agosto, 2026 21:16 8 Agosto, 2026 | João Luís

Algumas moedas de 2€ estão a ser vendidas por milhares. Descubra quais são as mais procuradas pelos colecionadores e quanto podem valer

Passageiro no aeroporto. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus

19:15 9 Agosto, 2026 19:13 9 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Conselho da União Europeia já aprovou regras que vêm beneficiar passageiros em caso de atrasos nos voos e em relação a preços com bagagem incluída

Algarve Economia Edição Papel

AHETA defende “melhores turistas” para aumentar receitas do turismo

16:10 9 Agosto, 2026 11:32 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Hélder Martins sustenta que o setor turístico deve continuar a aumentar receitas, apostando na qualidade da procura e não apenas no número de turistas

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Tech

Vai usar o Multibanco? Faça este gesto antes de inserir o cartão para evitar que seja clonado

21:30 8 Agosto, 2026 16:07 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar o Multibanco, há um gesto que demora apenas alguns segundos e pode ajudar a evitar a clonagem do cartão

Algarve

Algarve soma sete processos por destruição ilegal de ninhos de andorinha

13:50 9 Agosto, 2026 14:00 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Entre 2023 e 2025, o Algarve registou sete processos por destruição de ninhos de andorinha, seis dos quais continuam em fase de instrução

Caravela-portuguesa. Crédito: Foto AI
Nacional Saúde

É assim que deve agir perante a picada de uma caravela-portuguesa

10:30 9 Agosto, 2026 20:54 7 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

A caravela-portuguesa pode ser avistada nas praias portuguesas, pelo que é importante saber como agir em caso de picada

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Idosa a segurar Cartão de Cidadão.
Europe Direct Algarve Nacional

Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’

19:00 9 Agosto, 2026 16:28 9 Agosto, 2026 | João Luís

Regras da União Europeia geraram dúvidas entre os portugueses. O IRN esclareceu quem precisa de renovar o Cartão de Cidadão e quando

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Algarve Política

Bancada PSD na Assembleia Municipal de Faro participa contrato de 140 mil euros ao Tribunal de Contas e à ERC

15:50 8 Agosto, 2026 15:55 8 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Contrato de comunicação de 114 mil euros mais IVA leva PSD a pedir análise da legalidade, transparência e independência editorial

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Algarve, Economia, Edição Papel, Saúde

Da bicicleta a duas unidades, o percurso de Poliana Souza na estética algarvia

11:00 9 Agosto, 2026 12:01 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Chegou a Faro em 2019, recomeçou após regressar ao Brasil e fez da estética uma marca com unidades em Faro e Vilamoura

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada

16:00 9 Agosto, 2026 23:19 8 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um dos arquipélagos portugueses vai ter chuva e vento forte, enquanto o Continente deverá escapar à precipitação

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma depressão: frente fria traz chuva, trovoadas e vento até 50 km/h a estas regiões

09:10 8 Agosto, 2026 16:48 7 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A aproximação de uma depressão vai trazer uma mudança do estado do tempo já neste fim de semana, com possibilidade de chuva, aguaceiros e trovoadas

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”

19:40 9 Agosto, 2026 18:09 9 Agosto, 2026 | João Luís

Após perder o emprego numa fase avançada da carreira, este pensionista espanhol passou vários anos sem conseguir voltar ao mercado de trabalho

Mulher a inserir números no Multibanco.
Economia, Tech

Adeus burlas no Multibanco: este truque deixa o seu código PIN ‘impossível’ de adivinhar

14:40 9 Agosto, 2026 14:22 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Há combinações muito comuns que devem ser evitadas e alguns cuidados simples podem ajudar a criar um código Multibanco mais difícil de adivinhar

Moeda de 2 euros. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€

22:40 8 Agosto, 2026 21:16 8 Agosto, 2026 | João Luís

Algumas moedas de 2€ estão a ser vendidas por milhares. Descubra quais são as mais procuradas pelos colecionadores e quanto podem valer

Passageiro no aeroporto. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus

19:15 9 Agosto, 2026 19:13 9 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Conselho da União Europeia já aprovou regras que vêm beneficiar passageiros em caso de atrasos nos voos e em relação a preços com bagagem incluída

Algarve, Economia, Edição Papel

AHETA defende “melhores turistas” para aumentar receitas do turismo

16:10 9 Agosto, 2026 11:32 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Hélder Martins sustenta que o setor turístico deve continuar a aumentar receitas, apostando na qualidade da procura e não apenas no número de turistas

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Tech

Vai usar o Multibanco? Faça este gesto antes de inserir o cartão para evitar que seja clonado

21:30 8 Agosto, 2026 16:07 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar o Multibanco, há um gesto que demora apenas alguns segundos e pode ajudar a evitar a clonagem do cartão

Algarve

Algarve soma sete processos por destruição ilegal de ninhos de andorinha

13:50 9 Agosto, 2026 14:00 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Entre 2023 e 2025, o Algarve registou sete processos por destruição de ninhos de andorinha, seis dos quais continuam em fase de instrução

Caravela-portuguesa. Crédito: Foto AI
Nacional, Saúde

É assim que deve agir perante a picada de uma caravela-portuguesa

10:30 9 Agosto, 2026 20:54 7 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

A caravela-portuguesa pode ser avistada nas praias portuguesas, pelo que é importante saber como agir em caso de picada

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Idosa a segurar Cartão de Cidadão.
Europe Direct Algarve, Nacional

Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’

19:00 9 Agosto, 2026 16:28 9 Agosto, 2026 | João Luís

Regras da União Europeia geraram dúvidas entre os portugueses. O IRN esclareceu quem precisa de renovar o Cartão de Cidadão e quando

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Algarve, Política

Bancada PSD na Assembleia Municipal de Faro participa contrato de 140 mil euros ao Tribunal de Contas e à ERC

15:50 8 Agosto, 2026 15:55 8 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Contrato de comunicação de 114 mil euros mais IVA leva PSD a pedir análise da legalidade, transparência e independência editorial

Últimas Notícias

  • Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal
    Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal
  • Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia
    Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia
  • “Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”
    “Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”
  • União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
    União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
  • Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
    Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’

Opinião

  • A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
    A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
    Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
  • Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega
    Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega

Europe Direct Algarve

  • União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
    União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
  • Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
    Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento