Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Carro elétrico a carregar. Crédito: Foto AI
Carro elétrico a carregar. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carregar carro elétrico da janela é legal? Saiba o que diz o Código da Estrada

Estender cabo para carregar carro elétrico no passeio pode ser ilegal. Veja o que diz o Código da Estrada e que multas pode enfrentar

20:23 21 Fevereiro, 2026 10:08 22 Fevereiro, 2026
João Pedro LuísJoão Pedro LuísJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Com o aumento dos veículos elétricos em Portugal, tornou-se comum ver cabos de carregamento a sair de prédios ou moradias e a atravessar o passeio até ao carro estacionado na rua. A prática pode parecer inofensiva, sobretudo quando o cabo está protegido ou sinalizado, mas, à luz do Código da Estrada, a situação pode configurar infração e dar origem a coima.

De acordo com o Pplware, site especializado em atualidade e teccnologia, a utilização do espaço público para este fim levanta questões legais relacionadas com a segurança dos peões e a ocupação indevida da via pública. A legislação não foi criada especificamente para cabos de carregamento, mas os princípios aplicáveis são claros.

O que diz o Código da Estrada

Segundo explica o site, o artigo 99.º do Código da Estrada estabelece que os passeios se destinam exclusivamente à circulação de peões. Já o artigo 24.º consagra o princípio geral da segurança rodoviária, impondo que qualquer utilização da via pública não comprometa a segurança.

Além disso, o artigo 163.º regula a colocação de objetos na via pública, proibindo a instalação de elementos que prejudiquem a circulação ou constituam perigo.

Um cabo elétrico estendido pelo passeio pode ser interpretado como obstáculo. Mesmo que esteja fixado ao chão ou protegido com material isolante, continua a ocupar espaço destinado a peões.

Risco para peões e responsabilidade

De acordo com a mesma publicação, um cabo atravessado no passeio pode criar risco de queda, dificultar a passagem de pessoas com mobilidade reduzida e impedir a circulação de carrinhos de bebé ou cadeiras de rodas.

Num cenário de acidente, a responsabilidade pode recair sobre o proprietário do veículo ou sobre quem instalou o cabo. A eventual existência de seguro não elimina o risco de contraordenação.

Pode dar multa?

A prática pode enquadrar-se como ocupação indevida da via pública ou colocação de objeto que prejudique a segurança rodoviária. Em alguns municípios, pode ainda ser exigida licença específica para ocupação temporária do espaço público.

Segundo o Pplware, as coimas associadas a este tipo de infração podem começar nos 60 euros, podendo agravar-se se for considerado que houve perigo efetivo para terceiros.

Embora não exista uma norma específica que mencione cabos de carregamento de veículos elétricos, a interpretação das regras em vigor tende a apontar para a proibição da prática, salvo autorização municipal expressa.

Existem exceções?

Alguns municípios têm vindo a estudar soluções regulamentares para responder à crescente procura por carregamento doméstico sem garagem privada. No entanto, à data, não existe um regime nacional que permita, de forma generalizada, atravessar cabos no passeio sem risco de infração.

De acordo com a publicação, a alternativa mais segura passa por recorrer a postos públicos de carregamento ou solicitar junto da autarquia informação sobre eventuais autorizações específicas.

Crescimento elétrico e desafios urbanos

O aumento da mobilidade elétrica está a colocar novos desafios às cidades. Muitos condutores vivem em prédios antigos sem estacionamento privado e procuram soluções improvisadas para carregar os veículos.

Contudo, enquanto não existir enquadramento legal claro que permita essa prática, o uso do passeio para estender cabos elétricos pode resultar em coima e responsabilidade civil.

Em síntese, apesar de cada vez mais comum, passar o cabo de carregamento pelo passeio não é, regra geral, permitido. A ocupação do espaço público está sujeita a regras que priorizam a segurança dos peões, e ignorá-las pode ter custos financeiros.

Leia também: Carta de condução com novas regras aprovadas pelo Governo: fique a par das novidades

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve Cultura Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 12:57 5 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Algarve Política

São Brás de Alportel prepara novos investimentos na habitação, saúde e educação

18:40 5 Novembro, 2026 18:42 5 Novembro, 2026

Autarquia apresentou os principais investimentos do primeiro ano de mandato, incluindo um projeto habitacional de quatro milhões de euros

Médico a trabalhar. Crédito: Freepik
Algarve Saúde

Diretor da urgência de Portimão substituído e hospital afasta ligação à morte de idoso

19:15 5 Novembro, 2026 19:05 5 Novembro, 2026

Share this... Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Foi substituído o diretor do Serviço de Urgência do Hospital de Portimão, numa decisão que, segundo uma fonte hospitalar citada pela agência Lusa, “não está relacionada” com a morte de um homem de 87 anos, ocorrida na madrugada de quarta-feira, 4 de novembro, depois...

Legal Mundo Nacional Tech

Advogado Fernando Messias publica livro sobre inteligência artificial e arbitragem internacional

17:10 5 Novembro, 2026 17:03 5 Novembro, 2026

Com 512 páginas, a nova obra publicada pela Wolters Kluwer analisa os riscos e os limites da inteligência artificial na arbitragem internacional

Cristiano Ronaldo levantou o troféu do Euro 2016. Crédito: UEFA
Desporto Nacional

Estreou-se aos 18 e despede-se com 146 golos: a viagem de Ronaldo pela seleção

17:00 5 Novembro, 2026 16:49 5 Novembro, 2026

Ronaldo anunciou a retirada da seleção após 234 jogos e 146 golos. Uma cronologia da estreia em Chaves aos títulos e recordes por Portugal

Mulher no médico.
Nacional Saúde

SNS já disponibiliza tratamento gratuito em casa que pode ajudar mulheres na menopausa: o primeiro passo para ter acesso

12:50 5 Novembro, 2026 10:55 5 Novembro, 2026

O SNS tem um novo tratamento gratuito que pode ser realizado em casa, com acompanhamento clínico e recurso à inteligência artificial

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Opinião Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve, Cultura, Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 12:57 5 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Algarve, Política

São Brás de Alportel prepara novos investimentos na habitação, saúde e educação

18:40 5 Novembro, 2026 18:42 5 Novembro, 2026

Autarquia apresentou os principais investimentos do primeiro ano de mandato, incluindo um projeto habitacional de quatro milhões de euros

Médico a trabalhar. Crédito: Freepik
Algarve, Saúde

Diretor da urgência de Portimão substituído e hospital afasta ligação à morte de idoso

19:15 5 Novembro, 2026 19:05 5 Novembro, 2026

Share this... Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Foi substituído o diretor do Serviço de Urgência do Hospital de Portimão, numa decisão que, segundo uma fonte hospitalar citada pela agência Lusa, “não está relacionada” com a morte de um homem de 87 anos, ocorrida na madrugada de quarta-feira, 4 de novembro, depois...

Legal, Mundo, Nacional, Tech

Advogado Fernando Messias publica livro sobre inteligência artificial e arbitragem internacional

17:10 5 Novembro, 2026 17:03 5 Novembro, 2026

Com 512 páginas, a nova obra publicada pela Wolters Kluwer analisa os riscos e os limites da inteligência artificial na arbitragem internacional

Cristiano Ronaldo levantou o troféu do Euro 2016. Crédito: UEFA
Desporto, Nacional

Estreou-se aos 18 e despede-se com 146 golos: a viagem de Ronaldo pela seleção

17:00 5 Novembro, 2026 16:49 5 Novembro, 2026

Ronaldo anunciou a retirada da seleção após 234 jogos e 146 golos. Uma cronologia da estreia em Chaves aos títulos e recordes por Portugal

Mulher no médico.
Nacional, Saúde

SNS já disponibiliza tratamento gratuito em casa que pode ajudar mulheres na menopausa: o primeiro passo para ter acesso

12:50 5 Novembro, 2026 10:55 5 Novembro, 2026

O SNS tem um novo tratamento gratuito que pode ser realizado em casa, com acompanhamento clínico e recurso à inteligência artificial

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Opinião, Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve, Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Últimas Notícias

  • Diretor da urgência de Portimão substituído e hospital afasta ligação à morte de idoso
    Diretor da urgência de Portimão substituído e hospital afasta ligação à morte de idoso
  • Morte de idoso após longa espera na urgência de Portimão motiva inquérito da ULS do Algarve e da IGAS
    Morte de idoso após longa espera na urgência de Portimão motiva inquérito da ULS do Algarve e da IGAS
  • São Brás de Alportel prepara novos investimentos na habitação, saúde e educação
    São Brás de Alportel prepara novos investimentos na habitação, saúde e educação
  • Férias de “nota 10”? Revista espanhola aponta cinco razões para escolher o Algarve
    Férias de “nota 10”? Revista espanhola aponta cinco razões para escolher o Algarve
  • Hilton Vilamoura celebra Natal com sabores tradicionais e réveillon inspirado na Rota da Seda
    Hilton Vilamoura celebra Natal com sabores tradicionais e réveillon inspirado na Rota da Seda

Opinião

  • História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo
    História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo
  • A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
    A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal