A Teach For Portugal vai promover, no próximo dia 21 de janeiro, o evento “Educação para Todos 2026”, uma iniciativa que decorrerá em simultâneo em escolas públicas de cinco localidades do país: Porto, Viseu, Lisboa, Sousel e São Brás de Alportel.
Segundo a organização, o evento realiza-se entre as 14:30 e as 17:30 e pretende reforçar o envolvimento das comunidades locais, promovendo um espaço de diálogo alargado sobre os principais desafios da educação em Portugal. A iniciativa reunirá especialistas em educação, alunos, professores, diretores escolares e representantes da Teach For Portugal.
De acordo com a Teach For Portugal, o encontro tem como objetivo “analisar dados e refletir sobre os desafios e prioridades do panorama educativo local, além de aprender com as experiências e necessidades das comunidades”.
Teach For Portugal está a impactar mais de 12.000 alunos
No concelho de São Brás de Alportel, a sessão terá lugar na Escola Básica 2,3 Poeta Bernardo de Passos, contando com a participação de Patrícia Martins, da Divisão do Planeamento da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, enquanto oradora principal.
A organização refere ainda que o evento servirá para dar a conhecer o trabalho que tem vindo a desenvolver na região. Atualmente, a Teach For Portugal está a impactar mais de 12.000 alunos, em 98 escolas de 55 municípios, através da intervenção de 138 Mentores e Professores TFP.
Segundo a Teach For Portugal, no último ano letivo, “a colaboração destes profissionais resultou numa melhoria significativa das notas dos alunos, com um aumento de 24% nas turmas acompanhadas”.
A entidade sublinha que acredita que a colaboração com as comunidades é determinante para a melhoria do sistema educativo e pretende, com esta iniciativa, fomentar a reflexão sobre boas práticas e mudanças necessárias, de forma a garantir que todos os alunos, independentemente do seu contexto, tenham oportunidade de se desenvolver plenamente.
A participação no evento é gratuita, estando, no entanto, sujeita a inscrição prévia através de formulário online.
Leia também: Todos estes condutores vão ficar sem carta de condução já em janeiro e sem aviso: veja se está na lista

















