Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Mulher de 71 anos vê reforma recusada pela Segurança Social apesar de 41 anos de descontos: tribunal reverte e reconhece pensão de 1.022,44 euros devido a incapacidade absoluta

Segurança Social recusou-lhe a reforma apesar de mais de 41 anos de descontos, mas a justiça reverteu: tribunal espanhol mudou decisão

19:30 19 Dezembro, 2025 16:40 19 Dezembro, 2025 | João Luís
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Aos 71 anos, uma trabalhadora do setor da limpeza conseguiu finalmente ver reconhecido o direito à pensão de reforma, depois de vários anos de impasse com a Segurança Social espanhola. Apesar de ter mais de 41 anos de descontos ao longo da vida profissional, repartidos entre Espanha e Alemanha, o pedido tinha sido inicialmente recusado com base no incumprimento de um requisito técnico previsto na lei. A decisão acabou por ser revertida pelos tribunais, num acórdão que reforça a proteção dos beneficiários em situação de incapacidade permanente absoluta.

O caso foi apreciado pelo Tribunal Superior de Justiça de Castela e Leão, que deu razão à trabalhadora e aplicou a chamada doutrina do parêntesis. De acordo com o tribunal, os períodos em que a beneficiária esteve impossibilitada de trabalhar por incapacidade não podem ser usados contra si no acesso à reforma.

Segundo o site espanhol Noticias Trabajo, especializado em assuntos legais e laborais, a mulher tinha já reconhecida uma incapacidade permanente absoluta e, quando apresentou o pedido de reforma aos 67 anos, enfrentou uma recusa por parte da entidade gestora, apesar do seu percurso contributivo.

Uma carreira contributiva dividida entre dois países

Ao longo da sua vida laboral, a trabalhadora acumulou 15.101 dias de contribuições, repartidos entre Espanha e Alemanha. Ainda assim, a Segurança Social entendeu que não estava preenchido o requisito da chamada carência específica, previsto no artigo 205.º da Lei Geral da Segurança Social espanhola, que exige pelo menos dois anos de contribuições dentro dos 15 anos imediatamente anteriores ao momento de causar o direito.

De acordo com a entidade gestora, os períodos em que a mulher esteve a receber prestações por incapacidade não podiam ser usados para preencher esse requisito, o que inviabilizava o acesso à pensão de reforma.

A resposta dos tribunais e a aplicação da doutrina do parêntesis

Perante a recusa, a trabalhadora recorreu aos tribunais. O Tribunal do Trabalho n.º 2 de Zamora deu-lhe razão numa primeira fase, decisão que viria a ser confirmada pelo Tribunal Superior de Justiça de Castela e Leão.

Segundo a mesma fonte, os juízes consideraram que a interpretação da Segurança Social era excessivamente rígida e incompatível com a finalidade do sistema de proteção social. Em causa estava uma situação em que a beneficiária não pôde continuar a trabalhar nem a contribuir por motivos alheios à sua vontade.

O acórdão sublinha que o período em que a trabalhadora esteve a receber uma prestação associada à incapacidade permanente absoluta deve ser tratado de forma a não a prejudicar no cumprimento do requisito temporal, aplicando-se a chamada teoria do parêntesis. Na prática, esse tempo é neutralizado para efeitos do cálculo da janela dos 15 anos exigida para a carência específica.

Incapacidade absoluta não pode penalizar o acesso à reforma

Um dos pontos centrais da decisão prende-se com a natureza da incapacidade permanente absoluta. Ao contrário de situações em que pode existir compatibilidade com algum trabalho, esta incapacidade implica, em regra, uma limitação total para o exercício profissional, tornando desproporcionado exigir contribuições recentes como condição de acesso à reforma.

Pensão reconhecida com base reguladora de 1.022,44 euros

Com a confirmação da sentença, a trabalhadora passou a ver reconhecido o direito à pensão de reforma, calculada com base numa base reguladora de 1.022,44 euros, com as revalorizações legais aplicáveis. O acórdão é identificado, segundo o Noticias Trabajo, como STSJ CL 4532/2025.

E em Portugal?

Em Portugal, o enquadramento é diferente. Para pedir a pensão de velhice do regime geral, a regra passa por atingir a idade legal de acesso e ter, pelo menos, 15 anos civis de registo de remunerações (ou 144 meses no caso do Seguro Social Voluntário), não existindo uma exigência equivalente à “carência específica” espanhola (2 anos dentro dos últimos 15).

Além disso, a lei portuguesa prevê que as pensões de invalidez adquirem a natureza de pensão de velhice a partir do mês seguinte àquele em que o pensionista atinge a idade normal de acesso à pensão de velhice em vigor, através do mecanismo de convolação.

Leia também: Inquilina faz obra na casa arrendada sem licença nem autorização da proprietária: tribunal avaliou e obriga senhoria a demolir

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Fátima não sabia ler nem escrever, assinou um papel e acabou sem a casa: “Quando me derem uma casa, já tenho uma no cemitério de Benfica”

08:40 15 Setembro, 2026 03:16 15 Setembro, 2026 | João Luís

Assinou um documento sem saber ler e mais tarde descobriu que tinha perdido a casa: a habitação continua a ser um desafio para muitos idosos

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve

Visitou 26 cidades europeias e só voltaria a 4: esta cidade do Algarve entrou na lista pelas suas “praias deslumbrantes” e ambiente descontraído

06:30 15 Setembro, 2026 23:35 14 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As praias desta cidade algarvia foram um dos principais motivos que levaram uma viajante a escolhê-la entre apenas quatro destinos europeus aos quais regressaria

Algarve Cultura Mundo

Tiago Conceição sobe ao pódio em Itália e Algarve afirma-se no acordeão internacional

07:45 15 Setembro, 2026 07:21 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve esteve representado por três jovens talentos em duas das principais competições internacionais dedicadas ao acordeão

Aldeia da Pedralva.
Algarve

“A aldeia reconstruída”: nesta aldeia no Algarve que teve 9 habitantes as casas foram recuperadas e recebem quem ali quer passar uns dias

18:10 14 Setembro, 2026 12:03 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de um processo de desertificação, a Aldeia da Pedralva, em Vila do Bispo, recuperou dezenas de casas e abriu-as a visitantes

Algarve Economia

Inauguração da TriD Consultores junta academia, empresas e gestão de pessoas em Lagos

09:03 15 Setembro, 2026 09:03 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Luís Serra Coelho, Luísa Salazar d’Eça e Amélia Santos participam numa conversa sobre liderança, cultura e futuro do trabalho

Mar ao por-do-sol.
Tempo

Depressões profundas deverão atravessar esta zona nestes dias e já se sabe qual o impacto no país

06:02 15 Setembro, 2026 16:38 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Mapa de precipitação para esta semana é claro: a chuva deverá passar longe da maior parte de Portugal Continental, segundo a Meteored

Economia Europa

Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”

21:00 14 Setembro, 2026 16:14 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 45 anos, a eletricista espanhola conta que duas décadas e meia de experiência ainda não impedem alguns clientes de questionarem se é realmente ela quem vai executar o serviço

Opinião

Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão

07:30 15 Setembro, 2026 19:15 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Vivemos tempos sem matizes. Tempos em que a complexidade é confundida com relativismo, a prudência com cobardia e a diplomacia com traição"

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Nacional

Trabalhou “a vida toda” com pneus e recebe 400 euros de reforma: “Não fazem nada por nós”

08:20 14 Setembro, 2026 06:57 14 Setembro, 2026 | João Luís

Ricardo trabalhou “a vida toda” e recebe 400 euros de reforma. Morador num bairro municipal de Viseu, lamentou: "Não fazem nada por nós"

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva em Portugal: mau tempo regressa a esta região a partir deste dia

09:00 14 Setembro, 2026 09:58 14 Setembro, 2026 | João Luís

A chuva regressa a este arquipélago neste dia: saiba onde o IPMA prevê precipitação e onde o tempo permanecerá seco

Tropicaña Restaurante
Europa

Mulher abandona restaurante sem pagar 7.000€ após festa de aniversário com mais de 80 convidados

20:20 14 Setembro, 2026 20:22 14 Setembro, 2026 | Afonso Dias Freire

A festa de aniversário teve direito a marisco, bar aberto e insufláveis. A proprietária do restaurante na Galiza diz que recebeu apenas um sinal de 500€ e apresentou queixa às autoridades

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Padeiro em serviço.
Economia Europa

Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

18:00 13 Setembro, 2026 22:39 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Agora reformado com 75 anos, antigo padeiro em Espanha fala sobre as dificuldades por que passou, tendo agora uma pensão de 900 euros

Homem de negócios.
Economia Europa Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Fátima não sabia ler nem escrever, assinou um papel e acabou sem a casa: “Quando me derem uma casa, já tenho uma no cemitério de Benfica”

08:40 15 Setembro, 2026 03:16 15 Setembro, 2026 | João Luís

Assinou um documento sem saber ler e mais tarde descobriu que tinha perdido a casa: a habitação continua a ser um desafio para muitos idosos

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve

Visitou 26 cidades europeias e só voltaria a 4: esta cidade do Algarve entrou na lista pelas suas “praias deslumbrantes” e ambiente descontraído

06:30 15 Setembro, 2026 23:35 14 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As praias desta cidade algarvia foram um dos principais motivos que levaram uma viajante a escolhê-la entre apenas quatro destinos europeus aos quais regressaria

Algarve, Cultura, Mundo

Tiago Conceição sobe ao pódio em Itália e Algarve afirma-se no acordeão internacional

07:45 15 Setembro, 2026 07:21 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve esteve representado por três jovens talentos em duas das principais competições internacionais dedicadas ao acordeão

Aldeia da Pedralva.
Algarve

“A aldeia reconstruída”: nesta aldeia no Algarve que teve 9 habitantes as casas foram recuperadas e recebem quem ali quer passar uns dias

18:10 14 Setembro, 2026 12:03 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de um processo de desertificação, a Aldeia da Pedralva, em Vila do Bispo, recuperou dezenas de casas e abriu-as a visitantes

Algarve, Economia

Inauguração da TriD Consultores junta academia, empresas e gestão de pessoas em Lagos

09:03 15 Setembro, 2026 09:03 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Luís Serra Coelho, Luísa Salazar d’Eça e Amélia Santos participam numa conversa sobre liderança, cultura e futuro do trabalho

Mar ao por-do-sol.
Tempo

Depressões profundas deverão atravessar esta zona nestes dias e já se sabe qual o impacto no país

06:02 15 Setembro, 2026 16:38 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Mapa de precipitação para esta semana é claro: a chuva deverá passar longe da maior parte de Portugal Continental, segundo a Meteored

Economia, Europa

Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”

21:00 14 Setembro, 2026 16:14 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 45 anos, a eletricista espanhola conta que duas décadas e meia de experiência ainda não impedem alguns clientes de questionarem se é realmente ela quem vai executar o serviço

Opinião

Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão

07:30 15 Setembro, 2026 19:15 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Vivemos tempos sem matizes. Tempos em que a complexidade é confundida com relativismo, a prudência com cobardia e a diplomacia com traição"

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Nacional

Trabalhou “a vida toda” com pneus e recebe 400 euros de reforma: “Não fazem nada por nós”

08:20 14 Setembro, 2026 06:57 14 Setembro, 2026 | João Luís

Ricardo trabalhou “a vida toda” e recebe 400 euros de reforma. Morador num bairro municipal de Viseu, lamentou: "Não fazem nada por nós"

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva em Portugal: mau tempo regressa a esta região a partir deste dia

09:00 14 Setembro, 2026 09:58 14 Setembro, 2026 | João Luís

A chuva regressa a este arquipélago neste dia: saiba onde o IPMA prevê precipitação e onde o tempo permanecerá seco

Tropicaña Restaurante
Europa

Mulher abandona restaurante sem pagar 7.000€ após festa de aniversário com mais de 80 convidados

20:20 14 Setembro, 2026 20:22 14 Setembro, 2026 | Afonso Dias Freire

A festa de aniversário teve direito a marisco, bar aberto e insufláveis. A proprietária do restaurante na Galiza diz que recebeu apenas um sinal de 500€ e apresentou queixa às autoridades

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Padeiro em serviço.
Economia, Europa

Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

18:00 13 Setembro, 2026 22:39 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Agora reformado com 75 anos, antigo padeiro em Espanha fala sobre as dificuldades por que passou, tendo agora uma pensão de 900 euros

Homem de negócios.
Economia, Europa, Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Últimas Notícias

  • Polícia Judiciária alerta todos os contribuintes: não caia nesta burla em nome da Autoridade Tributária que promete até 7.989€ em troca destas informações
    Polícia Judiciária alerta todos os contribuintes: não caia nesta burla em nome da Autoridade Tributária que promete até 7.989€ em troca destas informações
  • Inauguração da TriD Consultores junta academia, empresas e gestão de pessoas em Lagos
    Inauguração da TriD Consultores junta academia, empresas e gestão de pessoas em Lagos
  • Fátima não sabia ler nem escrever, assinou um papel e acabou sem a casa: “Quando me derem uma casa, já tenho uma no cemitério de Benfica”
    Fátima não sabia ler nem escrever, assinou um papel e acabou sem a casa: “Quando me derem uma casa, já tenho uma no cemitério de Benfica”
  • “Heróis da Fruta” aumenta consumo de fruta e vegetais nas escolas do Algarve
    “Heróis da Fruta” aumenta consumo de fruta e vegetais nas escolas do Algarve
  • Tiago Conceição sobe ao pódio em Itália e Algarve afirma-se no acordeão internacional
    Tiago Conceição sobe ao pódio em Itália e Algarve afirma-se no acordeão internacional

Opinião

  • Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão
    Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão
  • Trabalha todos os dias. Mas conhece os riscos que corre? | Por Susana Joaquim
    Trabalha todos os dias. Mas conhece os riscos que corre? | Por Susana Joaquim
  • Como viver até aos 110 anos: O segredo imunitário dos supercentenários | Por Isabel Duarte
    Como viver até aos 110 anos: O segredo imunitário dos supercentenários | Por Isabel Duarte

Europe Direct Algarve

  • Ursula von der Leyen apresenta Estado da União com transmissão acompanhada em Faro
    Ursula von der Leyen apresenta Estado da União com transmissão acompanhada em Faro
  • Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
    Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento