Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Casal a comprar casa. Crédito: Freepik
Casal a comprar casa. Crédito: Freepik
Algarve, Economia

Quer arrendar casa no Algarve? Saiba em que concelho os preços estão mais acessíveis

O Algarve continua a atrair cada vez mais procura, mas há um concelho onde arrendar casa pode ser ‘surpreendentemente’ mais acessível

13:25 2 Julho, 2025 21:12 3 Julho, 2025 | João Pedro Luís
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O mercado de arrendamento de casa no Algarve voltou a dar sinais de subida, com um crescimento homólogo de 10,4% no mês de junho. Os dados foram divulgados esta terça-feira, 2 de julho, pelo Idealista, que apresentou o mais recente índice de preços do portal imobiliário. O valor mediano por metro quadrado na região situa-se agora nos 15,6 euros.

Apesar da tendência de aumento generalizado, os valores não são homogéneos em todos os concelhos. Há zonas do Algarve onde arrendar continua a ser um desafio orçamental, mas também há municípios que permanecem, por agora, abaixo da média da região. A principal diferença está em onde se procura.

Subidas acentuadas em Albufeira, Faro e Olhão

De acordo com o Idealista, Albufeira lidera as subidas homólogas, com um aumento de 25,2% face a junho de 2024. Seguem-se Faro (12%) e Olhão (11,7%), duas cidades com procura crescente, tanto de residentes como de turistas. Também Lagos (8%), Vila Real de Santo António (6,1%), Silves (3,3%), Loulé (1,1%) e Portimão (0,9%) registaram aumentos, embora em menor escala.

No total, todos os concelhos analisados no Algarve viram os preços subir em relação ao ano anterior, embora a variação trimestral revele uma ligeira descida média de 2,1% na região.

O concelho mais caro para arrendar

Loulé continua a ser o município com os preços mais elevados da região: 17,5 euros por metro quadrado. Logo a seguir surgem Albufeira (16,6 euros/m²), Lagos (16,2 euros/m²), Faro (14,2 euros/m²), Portimão (13,9 euros/m²), Silves (13,4 euros/m²) e Olhão (13 euros/m²).

Estes valores colocam vários municípios algarvios acima da média nacional, que no mês de junho se fixou nos 16,7 euros/m². A procura internacional e a limitação da oferta habitacional continuam a justificar a pressão sobre os preços.

O concelho mais barato do Algarve

Entre todos os concelhos analisados no Algarve, Vila Real de Santo António surge como o mais acessível para arrendar casa, com um valor mediano de 12,6 euros por metro quadrado. A proximidade à fronteira, a menor densidade populacional e a ausência de grandes empreendimentos turísticos poderão justificar esta posição.

Segundo o portal Idealista, trata-se do único município algarvio com um custo inferior a 13 euros/m², destacando-se como uma opção a considerar para quem pretende viver na região a preços menos elevados.

Algarve entre as regiões mais caras do país

Em termos regionais, o Algarve continua a ser uma das zonas mais dispendiosas para arrendar habitação. Apenas a Área Metropolitana de Lisboa (19,7 euros/m²) e o distrito de Lisboa (20,3 euros/m²) apresentam valores superiores. A região da Madeira (14,4 euros/m²) e o Norte (14,5 euros/m²) seguem-se na lista.

Ainda assim, escreve o Idealista que o Algarve registou uma das maiores subidas homólogas a nível nacional, apenas atrás da região Centro (11,9%), e a par com os Açores (10,4%).

Diferenças significativas dentro do país

Os dados divulgados mostram também contrastes expressivos a nível nacional. Enquanto Lisboa mantém o título de cidade mais cara para arrendar (22,2 euros/m²), cidades como Castelo Branco (6,8 euros/m²), Viseu (8 euros/m²) e Santarém (8,8 euros/m²) continuam a oferecer valores bem abaixo da média.

Esta disparidade, segundo o Idealista, reflecte dinâmicas distintas de procura, investimento e densidade urbana, que moldam o mercado local em cada concelho.

Índice calcula valores medianos e elimina distorções

O índice do Idealista baseia-se nos preços de oferta por metro quadrado construído, tal como publicados pelos anunciantes no portal. Anúncios desactualizados, atípicos ou com valores fora do padrão são eliminados. Também estão incluídas moradias unifamiliares, o que permite uma leitura mais abrangente do mercado.

A mediana é usada como valor de referência, por forma a reduzir o impacto de anúncios de preço muito elevado ou muito baixo.

Arrendar no Algarve continua a ser um desafio

Apesar de oscilações pontuais, o mercado de arrendamento na região mantém uma trajetória de subida sustentada. Para quem procura casa no Algarve, a realidade dos preços convida a uma análise mais atenta e, por vezes, a considerar municípios menos óbvios.

Vila Real de Santo António é, neste momento, o exemplo mais claro de que ainda é possível viver no Algarve com uma renda abaixo da média regional. Resta saber por quanto tempo mais.

Leia também: Tem isto na mala do carro? Pode evitar-lhe uma multa até 600€ numa operação STOP

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia Nacional

Segurança Social pode pagar este apoio todos os meses e nem precisa de pedir: saiba quem recebe automaticamente

07:10 5 Outubro, 2026 16:13 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Estudantes do secundário abrangidos pelos dois primeiros escalões do abono podem receber mensalmente uma bolsa atribuída sem candidatura

Incêndio destrói restaurante Cabana Sass', no Algarve. Crédito: DR
Algarve

Chamas destroem restaurante de luxo no Algarve e equipa promete regressar: “Estamos com o coração partido”

13:21 4 Outubro, 2026 13:21 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O Cabana Sass’, junto à Praia do Almargem, em Quarteira, ficou destruído por um incêndio. O espaço tinha aberto há pouco mais de um ano

Opinião

Cápsulas do tempo | Por Ana Alexandra Resende

07:20 5 Outubro, 2026 15:12 4 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"A História não está apenas nos arquivos, nos livros ou nos museus. Às vezes, está sentada ao nosso lado, numa cadeira, a contar-nos pela décima vez como era a vida antigamente"

Mulher a pagar num parquímetro. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Atenção condutores: se estiver elegível para obter este dístico pode estacionar sem pagar em Lisboa

06:20 5 Outubro, 2026 20:35 4 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Proprietários de veículos 100% elétricos podem pedir um título anual que permite estacionar gratuitamente em lugares tarifados da EMEL

O pastor André Gonçalves cuida das suas cabras e ovelhas que fazem a limpeza da vegetação de um resort no Algarve alimentando-se do mato e ajudando a manter controlada a vegetação da propriedade. Crédito: Lusa
Algarve Economia

Ovelhas e cabras fazem manutenção natural do Amendoeira Golf Resort no Algarve [fotogaleria]

12:10 4 Outubro, 2026 12:14 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Nos caminhos circundantes do ‘resort’ e dos seus dois campos de golfe, são as 70 ovelhas e as 20 cabras que vão tratando de comer ervas, silvas, mato e os rebentos das oliveiras

Cultura Edição Papel Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 4 Outubro, 2026 14:10 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Tavira, terra do guerrilheiro André Camacho, quase ninguém conhece a sua história. Para o bem e para o mal, André Camacho faz parte da história do Algarve, e esse lugar no passado da região ninguém lho poderá retirar"

Mulher a colocar uma embalagem de arroz de pato no microondas.
Gastronomia

Comprou arroz de pato pré-feito? Se a embalagem estiver assim não o consuma

10:40 4 Outubro, 2026 15:54 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Antes de aquecer uma refeição pronta, há sinais no recipiente que devem ser verificados para evitar consumir um produto alterado

Algarve Desporto Edição Papel Nacional

Miguel Nascimento recorda salto do Algarve para o desporto profissional

10:00 4 Outubro, 2026 09:51 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Com 66 títulos nacionais e 122 pódios, nadador que cresceu no Algarve destaca o papel decisivo do Centro de Alto Rendimento de Rio Maior na sua carreira

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Poucos sabem para que servem os desenhos no papel higiénico: não estão lá apenas para decorar

16:10 4 Outubro, 2026 13:45 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os padrões em relevo que aparecem nos rolos de papel higiénico podem parecer meramente decorativos, mas ajudam a unir as várias folhas e podem influenciar a maciez, absorção e resistência

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Algarve Cultura Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Marmita com arroz branco na cozinha.
Saúde Vida & Lazer

Sobrou arroz do almoço? Há um erro ao guardá-lo que o micro-ondas pode não conseguir corrigir

13:50 4 Outubro, 2026 15:06 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Deixar arroz cozinhado demasiado tempo à temperatura ambiente pode favorecer um risco alimentar que começa antes do reaquecimento

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

07:00 4 Outubro, 2026 07:25 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Depois da instabilidade registada no sábado, uma gota fria ganha força em Portugal continental, com mais chuva e trovoada nestas regiões

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Carne congelada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tira a carne do congelador e volta a congelá-la crua? ASAE deixa um alerta que convém conhecer

13:10 2 Outubro, 2026 10:12 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Voltar a congelar carne depois de descongelada pode favorecer a multiplicação de microrganismos e aumentar o risco alimentar

Flávio Bolsonaro. Crédito: Lusa
Mundo Política

Flávio Bolsonaro lidera contagem parcial das presidenciais com 51,07%

22:47 4 Outubro, 2026 22:47 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Lula soma 40,82% nas presidenciais brasileiras, com 21,96% das secções de voto contadas. Os resultados divulgados pelo TSE são ainda provisórios

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia, Nacional

Segurança Social pode pagar este apoio todos os meses e nem precisa de pedir: saiba quem recebe automaticamente

07:10 5 Outubro, 2026 16:13 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Estudantes do secundário abrangidos pelos dois primeiros escalões do abono podem receber mensalmente uma bolsa atribuída sem candidatura

Incêndio destrói restaurante Cabana Sass', no Algarve. Crédito: DR
Algarve

Chamas destroem restaurante de luxo no Algarve e equipa promete regressar: “Estamos com o coração partido”

13:21 4 Outubro, 2026 13:21 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O Cabana Sass’, junto à Praia do Almargem, em Quarteira, ficou destruído por um incêndio. O espaço tinha aberto há pouco mais de um ano

Opinião

Cápsulas do tempo | Por Ana Alexandra Resende

07:20 5 Outubro, 2026 15:12 4 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"A História não está apenas nos arquivos, nos livros ou nos museus. Às vezes, está sentada ao nosso lado, numa cadeira, a contar-nos pela décima vez como era a vida antigamente"

Mulher a pagar num parquímetro. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Atenção condutores: se estiver elegível para obter este dístico pode estacionar sem pagar em Lisboa

06:20 5 Outubro, 2026 20:35 4 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Proprietários de veículos 100% elétricos podem pedir um título anual que permite estacionar gratuitamente em lugares tarifados da EMEL

O pastor André Gonçalves cuida das suas cabras e ovelhas que fazem a limpeza da vegetação de um resort no Algarve alimentando-se do mato e ajudando a manter controlada a vegetação da propriedade. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

Ovelhas e cabras fazem manutenção natural do Amendoeira Golf Resort no Algarve [fotogaleria]

12:10 4 Outubro, 2026 12:14 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Nos caminhos circundantes do ‘resort’ e dos seus dois campos de golfe, são as 70 ovelhas e as 20 cabras que vão tratando de comer ervas, silvas, mato e os rebentos das oliveiras

Cultura, Edição Papel, Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 4 Outubro, 2026 14:10 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Tavira, terra do guerrilheiro André Camacho, quase ninguém conhece a sua história. Para o bem e para o mal, André Camacho faz parte da história do Algarve, e esse lugar no passado da região ninguém lho poderá retirar"

Mulher a colocar uma embalagem de arroz de pato no microondas.
Gastronomia

Comprou arroz de pato pré-feito? Se a embalagem estiver assim não o consuma

10:40 4 Outubro, 2026 15:54 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Antes de aquecer uma refeição pronta, há sinais no recipiente que devem ser verificados para evitar consumir um produto alterado

Algarve, Desporto, Edição Papel, Nacional

Miguel Nascimento recorda salto do Algarve para o desporto profissional

10:00 4 Outubro, 2026 09:51 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Com 66 títulos nacionais e 122 pódios, nadador que cresceu no Algarve destaca o papel decisivo do Centro de Alto Rendimento de Rio Maior na sua carreira

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Poucos sabem para que servem os desenhos no papel higiénico: não estão lá apenas para decorar

16:10 4 Outubro, 2026 13:45 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os padrões em relevo que aparecem nos rolos de papel higiénico podem parecer meramente decorativos, mas ajudam a unir as várias folhas e podem influenciar a maciez, absorção e resistência

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Algarve, Cultura, Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Marmita com arroz branco na cozinha.
Saúde, Vida & Lazer

Sobrou arroz do almoço? Há um erro ao guardá-lo que o micro-ondas pode não conseguir corrigir

13:50 4 Outubro, 2026 15:06 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Deixar arroz cozinhado demasiado tempo à temperatura ambiente pode favorecer um risco alimentar que começa antes do reaquecimento

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

07:00 4 Outubro, 2026 07:25 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Depois da instabilidade registada no sábado, uma gota fria ganha força em Portugal continental, com mais chuva e trovoada nestas regiões

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Carne congelada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tira a carne do congelador e volta a congelá-la crua? ASAE deixa um alerta que convém conhecer

13:10 2 Outubro, 2026 10:12 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Voltar a congelar carne depois de descongelada pode favorecer a multiplicação de microrganismos e aumentar o risco alimentar

Flávio Bolsonaro. Crédito: Lusa
Mundo, Política

Flávio Bolsonaro lidera contagem parcial das presidenciais com 51,07%

22:47 4 Outubro, 2026 22:47 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Lula soma 40,82% nas presidenciais brasileiras, com 21,96% das secções de voto contadas. Os resultados divulgados pelo TSE são ainda provisórios

Últimas Notícias

  • Segurança Social pode pagar este apoio todos os meses e nem precisa de pedir: saiba quem recebe automaticamente
    Segurança Social pode pagar este apoio todos os meses e nem precisa de pedir: saiba quem recebe automaticamente
  • Atenção condutores: se estiver elegível para obter este dístico pode estacionar sem pagar em Lisboa
    Atenção condutores: se estiver elegível para obter este dístico pode estacionar sem pagar em Lisboa
  • Jorge Jesus admite regresso de Ronaldo e fala em “mal-entendido”
    Jorge Jesus admite regresso de Ronaldo e fala em “mal-entendido”
  • Flávio Bolsonaro lidera contagem parcial das presidenciais com 51,07%
    Flávio Bolsonaro lidera contagem parcial das presidenciais com 51,07%
  • Flávio Bolsonaro vence em Faro e Lula ganha em Lisboa e no Porto
    Flávio Bolsonaro vence em Faro e Lula ganha em Lisboa e no Porto

Opinião

  • A República é um put@. Viva a República! | Editorial de Henrique Dias Freire
    A República é um put@. Viva a República! | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Cápsulas do tempo | Por Ana Alexandra Resende
    Cápsulas do tempo | Por Ana Alexandra Resende
  • Que República? | Por José Figueiredo Santos
    Que República? | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal