Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mulher grávida. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional, Saúde

Grávidas sem chamada para SNS24 enfrentam recusas nas urgências

Casos de grávidas sem atendimento nas urgências estão a gerar preocupação junto da associação de defesa dos direitos das mulheres

07:38 28 Maio, 2026 07:41 28 Maio, 2026
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto (APDMGP) disse esta quarta-feira ser frequente casos de grávidas que viram o atendimento nos hospitais recusado pela falta de contacto com a Linha SNS24.

“São dezenas, isto já acontece há algum tempo. Há casos semelhantes e piores. As pessoas de facto relatam que chegam [ao hospital], não têm o SMS [da linha] e são obrigadas a ligar muitas vezes em frente ao guichê [balcão] da triagem”, afirmou à agência Lusa a presidente da associação, Sara do Vale.

As declarações surgem na sequência do caso ocorrido na passada sexta-feira no Hospital de Faro, onde uma grávida não foi atendida nas urgências por não ter efetuado contacto prévio com a Linha SNS24.

Entretanto, a administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve anunciou a abertura de um inquérito para apurar os factos e eventuais responsabilidades relacionadas com a situação.

Também a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) revelou ter instaurado um “processo de avaliação com vista ao cabal esclarecimento dos factos e à verificação do cumprimento do enquadramento normativo e regulatório aplicável”.

Associação denuncia dificuldades no acesso aos cuidados

De acordo com a lei, as pessoas devem contactar a Linha SNS24 antes de se dirigirem aos hospitais, mas mesmo sem contacto prévio deve ser assegurada à utente a sua inscrição na urgência e posterior triagem.

A presidente da APDMGP deu o exemplo de uma situação, que lhe foi relatada, com uma grávida que foi a um hospital com o companheiro ter um parto prematuro sem ligar para a Linha SNS24.

A grávida não foi triada e teve de ligar para a linha, mas como o casal não falava português foi-lhes dito que após uma hora seriam atendidos por alguém que sabia falar inglês.

Após esperarem duas horas, o casal desistiu e foi ter o bebé num hospital privado.

“A senhora chegou a estar duas horas à espera com um parto prematuro e com contrações na sala de espera e não foi atendida. Acabou por desistir e ir para o privado”, disse a presidente da APDMGP.

Casais obrigados a ligar à frente dos profissionais

Sara do Vale contou ainda outra situação com um casal que teve de ligar para a Linha SNS Grávida em frente aos profissionais do hospital para serem atendidos porque não tinham ligado antes de se dirigirem ao local.

“Ele [o pai] disse que pôs o telefone em alta voz, mostrou o cronómetro a passar e disse à senhora enfermeira, eu juro que estou a tentar ligar, não me estão a atender, por favor vejam a minha mulher”, contou, indicando que o casal só foi atendido 20 minutos depois de estar em frente aos profissionais e mostrar que a chamada não estava a ser atendida.

Sara do Vale disse ainda que “há hospitais que nem sequer vão triar a senhora” se a utente não tiver ligado antes para a linha.

“Isto está de facto a violar o mais básico dos direitos que é o acesso à saúde”, acrescentou a presidente da APDMGP, uma associação que tem como fim a defesa dos direitos das mulheres durante a gravidez e parto.

Leia também: Alexandre Pereira vence categoria “Turismo & Apicultura” no concurso Inova Algarve + Diversificar

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

Finanças deixam aviso a estes trabalhadores: se ultrapassar os 15.000 euros pode ter de pagar IVA

14:30 20 Outubro, 2026 14:12 20 Outubro, 2026

A Autoridade Tributária alerta os trabalhadores independentes abrangidos pelo regime de isenção do IVA para os limites de faturação

Algarve Economia

Resort de Albufeira eleito o melhor de Portugal em regime tudo incluído nos World Travel Awards

08:35 20 Outubro, 2026 08:37 20 Outubro, 2026

Unidade hoteleira de Albufeira conquista distinção internacional nos World Travel Awards 2026, numa cerimónia realizada no Montenegro

Agente da Polícia Judiciária.
Algarve

BP e Moeve de Portimão assaltadas no mesmo dia: suspeitos levaram 270€ e maços de tabaco

13:40 20 Outubro, 2026 13:20 20 Outubro, 2026

Em Portimão, dois postos de combustível foram alvo de roubos no domingo: suspeitos terão atuado de capacete e deslocavam-se num motociclo

Algarve Cultura Economia

Feira de Todos os Santos regressa a Silves com música, carrosséis e sabores tradicionais

11:17 20 Outubro, 2026 11:17 20 Outubro, 2026

Tradição volta a animar Silves de 29 de outubro a 1 de novembro, com a Feira de Todos os Santos, concertos, tasquinhas e diversões

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frio ‘aperta’ em Portugal: temperaturas até 6 ºC abaixo da média e este poderá ser o dia mais frio da semana

09:47 20 Outubro, 2026 09:47 20 Outubro, 2026

Um dia mais frio aproxima-se e os termómetros podem ficar abaixo do habitual para outubro. Saiba onde e quando se prevê maior arrefecimento

Cristiano Ronaldo e Pedro Proença. Crédito: AFP
Desporto Nacional

Cristiano Ronaldo telefonou a Proença após deixar o estágio da Seleção: saiba o que foi falado nessa chamada

14:00 20 Outubro, 2026 10:54 20 Outubro, 2026

Capitão falou com o presidente da FPF depois de sair do estágio. O acórdão revela a conversa e como foi avaliada a justificação apresentada

Opinião

O perigo do tijolo | Por Luís Ganhão

07:30 20 Outubro, 2026 18:13 19 Outubro, 2026

"Algumas construções inspiram tão escassa confiança que dificilmente se acredita terem sido concebidas para resistir a um sismo de grau sete"

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Governo avisa: estes trabalhadores têm até 31 de outubro para entregar declaração à Segurança Social

14:50 19 Outubro, 2026 14:06 19 Outubro, 2026

A Segurança Social voltou a alertar para uma obrigação que termina a 31 de outubro

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

Algarve Desporto

João Félix vive “sensação incrível” após colocar Olhanense na quarta eliminatória da Taça de Portugal

18:01 19 Outubro, 2026 18:08 19 Outubro, 2026

Depois de 17 penáltis, o guarda-redes João Félix defendeu a tentativa adversária e marcou a grande penalidade que levou o Olhanense à ronda seguinte

Cozinha moderna. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

Cardiologista deixou de usar estes utensílios na cozinha e alerta para possíveis riscos para o coração

20:30 18 Outubro, 2026 13:45 18 Outubro, 2026

Há utensílios presentes em praticamente todas as cozinhas que podem aumentar a exposição a microplásticos

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Air Fryer. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Coloca papel vegetal na air fryer antes de a ligar? Há um erro que pode provocar um incêndio

16:30 19 Outubro, 2026 22:47 18 Outubro, 2026

Papel vegetal pode ser usado na air fryer, mas nunca deve ficar sozinho no cesto durante o pré-aquecimento

Pastéis de Bacalhau.
Gastronomia

Adeus pastéis de bacalhau? Iguaria tradicional pode desaparecer destes locais ainda em 2026

15:40 19 Outubro, 2026 15:25 19 Outubro, 2026

Novas orientações para os refeitórios escolares afastam vários alimentos habituais das ementas e reforçam peixe, legumes e fruta

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

Finanças deixam aviso a estes trabalhadores: se ultrapassar os 15.000 euros pode ter de pagar IVA

14:30 20 Outubro, 2026 14:12 20 Outubro, 2026

A Autoridade Tributária alerta os trabalhadores independentes abrangidos pelo regime de isenção do IVA para os limites de faturação

Algarve, Economia

Resort de Albufeira eleito o melhor de Portugal em regime tudo incluído nos World Travel Awards

08:35 20 Outubro, 2026 08:37 20 Outubro, 2026

Unidade hoteleira de Albufeira conquista distinção internacional nos World Travel Awards 2026, numa cerimónia realizada no Montenegro

Agente da Polícia Judiciária.
Algarve

BP e Moeve de Portimão assaltadas no mesmo dia: suspeitos levaram 270€ e maços de tabaco

13:40 20 Outubro, 2026 13:20 20 Outubro, 2026

Em Portimão, dois postos de combustível foram alvo de roubos no domingo: suspeitos terão atuado de capacete e deslocavam-se num motociclo

Algarve, Cultura, Economia

Feira de Todos os Santos regressa a Silves com música, carrosséis e sabores tradicionais

11:17 20 Outubro, 2026 11:17 20 Outubro, 2026

Tradição volta a animar Silves de 29 de outubro a 1 de novembro, com a Feira de Todos os Santos, concertos, tasquinhas e diversões

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frio ‘aperta’ em Portugal: temperaturas até 6 ºC abaixo da média e este poderá ser o dia mais frio da semana

09:47 20 Outubro, 2026 09:47 20 Outubro, 2026

Um dia mais frio aproxima-se e os termómetros podem ficar abaixo do habitual para outubro. Saiba onde e quando se prevê maior arrefecimento

Cristiano Ronaldo e Pedro Proença. Crédito: AFP
Desporto, Nacional

Cristiano Ronaldo telefonou a Proença após deixar o estágio da Seleção: saiba o que foi falado nessa chamada

14:00 20 Outubro, 2026 10:54 20 Outubro, 2026

Capitão falou com o presidente da FPF depois de sair do estágio. O acórdão revela a conversa e como foi avaliada a justificação apresentada

Opinião

O perigo do tijolo | Por Luís Ganhão

07:30 20 Outubro, 2026 18:13 19 Outubro, 2026

"Algumas construções inspiram tão escassa confiança que dificilmente se acredita terem sido concebidas para resistir a um sismo de grau sete"

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Governo avisa: estes trabalhadores têm até 31 de outubro para entregar declaração à Segurança Social

14:50 19 Outubro, 2026 14:06 19 Outubro, 2026

A Segurança Social voltou a alertar para uma obrigação que termina a 31 de outubro

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

Algarve, Desporto

João Félix vive “sensação incrível” após colocar Olhanense na quarta eliminatória da Taça de Portugal

18:01 19 Outubro, 2026 18:08 19 Outubro, 2026

Depois de 17 penáltis, o guarda-redes João Félix defendeu a tentativa adversária e marcou a grande penalidade que levou o Olhanense à ronda seguinte

Cozinha moderna. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

Cardiologista deixou de usar estes utensílios na cozinha e alerta para possíveis riscos para o coração

20:30 18 Outubro, 2026 13:45 18 Outubro, 2026

Há utensílios presentes em praticamente todas as cozinhas que podem aumentar a exposição a microplásticos

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Air Fryer. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Coloca papel vegetal na air fryer antes de a ligar? Há um erro que pode provocar um incêndio

16:30 19 Outubro, 2026 22:47 18 Outubro, 2026

Papel vegetal pode ser usado na air fryer, mas nunca deve ficar sozinho no cesto durante o pré-aquecimento

Pastéis de Bacalhau.
Gastronomia

Adeus pastéis de bacalhau? Iguaria tradicional pode desaparecer destes locais ainda em 2026

15:40 19 Outubro, 2026 15:25 19 Outubro, 2026

Novas orientações para os refeitórios escolares afastam vários alimentos habituais das ementas e reforçam peixe, legumes e fruta

Últimas Notícias

  • PSD Faro critica atraso na rotunda das Pontes de Marchil e exige calendário para avançar com a obra
    PSD Faro critica atraso na rotunda das Pontes de Marchil e exige calendário para avançar com a obra
  • Lembra-se do falso tsunami de 1999 em Faro? Estas são as zonas da cidade que podem ser afetadas por um fenómeno real
    Lembra-se do falso tsunami de 1999 em Faro? Estas são as zonas da cidade que podem ser afetadas por um fenómeno real
  • Finanças deixam aviso a estes trabalhadores: se ultrapassar os 15.000 euros pode ter de pagar IVA
    Finanças deixam aviso a estes trabalhadores: se ultrapassar os 15.000 euros pode ter de pagar IVA
  • Zoomarine eleito melhor parque temático do mundo pelo terceiro ano consecutivo
    Zoomarine eleito melhor parque temático do mundo pelo terceiro ano consecutivo
  • Cristiano Ronaldo telefonou a Proença após deixar o estágio da Seleção: saiba o que foi falado nessa chamada
    Cristiano Ronaldo telefonou a Proença após deixar o estágio da Seleção: saiba o que foi falado nessa chamada

Opinião

  • O perigo do tijolo | Por Luís Ganhão
    O perigo do tijolo | Por Luís Ganhão
  • Do crescimento ao valor: o futuro do turismo depende de quem nele trabalha | Por Luís Filipe
    Do crescimento ao valor: o futuro do turismo depende de quem nele trabalha | Por Luís Filipe
  • Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva
    Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva

Europe Direct Algarve

  • Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva
    Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva
  • Olhão recebe alunos de Espanha e Alemanha em projeto Erasmus dedicado às lendas europeias
    Olhão recebe alunos de Espanha e Alemanha em projeto Erasmus dedicado às lendas europeias
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal