Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Tech

Já viu um “N” no topo do ecrã do telemóvel? Saiba o que significa e quais as suas (importantes) funções

Muitos não sabem qual o seu significado nem para que funciona, mas este “N” que aparece por vezes no topo do ecrã do telemóvel pode facilitar (e muito) o seu dia a dia

11:20 10 Junho, 2025 11:07 10 Junho, 2025 | Gonçalo Viegas
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O smartphone acompanha-nos em quase todos os momentos do dia. Serve de agenda, carteira, álbum de fotografias e até de confidente. Apesar desta ligação tão próxima, muitos continuam a ignorar algumas funcionalidades importantes que estes dispositivos oferecem. Um bom exemplo é a pequena letra “N” que, por vezes, aparece discretamente no topo do ecrã do telemóvel.

Um símbolo discreto, mas cheio de funções

Essa letra “N” remete para o NFC, uma sigla que significa Near Field Communication, ou seja, Comunicação de Campo Próximo.

Trata-se de uma tecnologia que permite a troca de dados entre dispositivos, desde que estejam muito perto, geralmente a menos de quatro centímetros, segundo a Marketeer. Embora muitos smartphones tragam o NFC ativado de origem, são poucos os utilizadores que sabem realmente para que serve ou como usá-lo no dia a dia.

Pagamentos com um simples toque

A utilização mais comum do NFC é nos pagamentos móveis. Basta encostar o telemóvel ou o smartwatch ao terminal de pagamento e a transação é feita em segundos. É rápido, cómodo e seguro.

Esta funcionalidade já é aceite em milhares de estabelecimentos e representa uma alternativa prática ao cartão bancário físico.

Mais do que fazer pagamentos

Mas o NFC não serve apenas para pagar contas, como refere a fonte acima citada. Pode também ser usado para validar bilhetes nos transportes públicos, abrir portas em edifícios com controlo de acessos ou mesmo para partilhar ficheiros entre dispositivos.

Outra aplicação útil é o emparelhamento automático de auscultadores, colunas ou outros acessórios sem necessidade de usar cabos ou procurar manualmente por ligações Bluetooth.

Recomendamos: Portugal e Espanha dizem ‘não’ mas já é oficial: conheça as novas regras da UE para quem anda de avião

Leitura de documentos oficiais

Em alguns países, esta tecnologia permite ainda interações com documentos de identificação. É o caso do DNI 3.0 em Espanha, que pode ser lido diretamente no smartphone através do NFC.

Este tipo de funcionalidade mostra o potencial desta tecnologia em áreas como segurança, autenticação digital e serviços administrativos.

Gasta bateria?

Uma das preocupações frequentes dos utilizadores tem a ver com o consumo energético. Mas, no caso do NFC, o impacto na bateria é quase nulo.

No sistema Android, é possível ativar ou desativar manualmente a função, garante a fonte acima citada. Já nos dispositivos Apple, o NFC permanece sempre ligado, embora funcione de forma mais limitada e controlada.

Uma tecnologia cada vez mais presente

O NFC está longe de ser uma novidade, mas só recentemente começou a ter um papel de maior destaque no uso diário dos smartphones.

À medida que os serviços se vão adaptando, é provável que esta pequena funcionalidade ganhe cada vez mais importância, refere ainda a Marketeer. Ainda assim, para muitos utilizadores, continua a ser apenas uma letra misteriosa no topo do ecrã do telemóvel.

Leia também: A lei protege quem? ‘Ocupas’ invadem casa de idoso de 95 anos e deixam conta da água de mais de 17.000€ por pagar

Ciência Nacional

Portugal prepara-se para eclipse total do Sol pela primeira vez desde 1912: saiba onde e a que horas

15:10 6 Agosto, 2026 23:06 6 Agosto, 2026 | João Luís

O fenómeno será visível em todo o país, mas apenas uma pequena zona contará com o eclipse total do Sol

Algarve

Paragem cardiorrespiratória provoca morte de homem de 29 anos junto à praia das Belharucas em Albufeira

07:40 7 Agosto, 2026 08:08 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

VMER, INEM e Polícia Marítima foram mobilizados para a praia das Belharucas, mas o óbito do homem de 29 anos acabou por ser declarado no local

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, trovoada e poeiras: mau tempo chega já nesta data e estas são as regiões afetadas (não é nos Açores)

06:00 7 Agosto, 2026 13:57 6 Agosto, 2026 | João Luís

Chuva e a trovoada estão de regresso, acompanhadas por poeiras vindas do Saara. A mudança chega já nos próximos dias

Bicicleta dos correios. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Trabalhei toda a vida à chuva”: reformada revela o valor da pensão depois de 41 anos nos correios

20:00 5 Agosto, 2026 16:03 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de passar 41 anos nos correios, muitas vezes de bicicleta e debaixo de chuva, esta antiga carteira francesa reformou-se aos 62 anos

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 7 Agosto, 2026 19:09 6 Agosto, 2026 | Luís Santos

A chuva regressa a Portugal, acompanhada por maior nebulosidade, aguaceiros e possibilidade de trovoada em algumas regiões

Algarve Saúde

Algarve está de luto pela morte do médico Eurico Gomes

07:58 7 Agosto, 2026 07:59 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Colegas, doentes, amigos e instituições lamentam a morte de Eurico Gomes, médico com um longo percurso profissional ligado à saúde no Algarve

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Pensionistas que descontaram para a Segurança Social antes desta data podem ter um aumento no valor da reforma

18:30 5 Agosto, 2026 16:29 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Bombeiros combatem fogo. Crédito: Lusa
Opinião

Tripla preocupação | Por Luís Ganhão

10:06 7 Agosto, 2026 10:08 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"É esta a origem da minha tripla preocupação: a guerra que nos anunciam, a guerra que todos os verões já conhecemos e a guerra permanente contra o bom senso"

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Sal C – O tesouro escondido | Por Maria João Neves

09:10 7 Agosto, 2026 19:45 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de agosto

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

Homem de 82 anos vê Segurança Social negar-lhe o direito a pensão de velhice após 45 de descontos: tribunal teve a ‘última palavra’

19:00 5 Agosto, 2026 18:39 5 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Um homem espanhol ficou sem direito a receber pensão de velhice por não ter descontado o suficiente nos 15 anos anteriores à reforma

Algarve Cultura

Estádio Algarve recebe Kanye West em nova digressão internacional

09:20 7 Agosto, 2026 09:27 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Kanye West regressa hoje a Portugal para atuar no Estádio Algarve, depois de concertos em Oeiras, em 2006, e no Sudoeste, em 2011

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro

20:30 6 Agosto, 2026 13:24 6 Agosto, 2026 | João Luís

A lei deixou de obrigar a ter selos no para‑brisas, mas há documentos que são obrigatórios. Saiba o que tem de levar para evitar coimas

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Algarve

Acesso pedonal à Praia do Camilo continua interdito por razões de segurança

08:37 7 Agosto, 2026 08:40 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Danos causados pelo mau tempo no último inverno mantêm fechada a escadaria da Praia do Camilo, enquanto APA e autarquia procuram uma solução

Frango à Guia. Crédito: TripAdvisor
Algarve Gastronomia

“O verdadeiro sabor da Guia”: nesta churrasqueira algarvia da EN125 ainda pode comer “excelente frango à Guia” por 6,50€

16:40 5 Agosto, 2026 16:38 5 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma paragem na Nacional 125 onde uma das receitas mais conhecidas de frango assado do Algarve continuam a chamar clientes durante o verão

Ciência, Nacional

Portugal prepara-se para eclipse total do Sol pela primeira vez desde 1912: saiba onde e a que horas

15:10 6 Agosto, 2026 23:06 6 Agosto, 2026 | João Luís

O fenómeno será visível em todo o país, mas apenas uma pequena zona contará com o eclipse total do Sol

Algarve

Paragem cardiorrespiratória provoca morte de homem de 29 anos junto à praia das Belharucas em Albufeira

07:40 7 Agosto, 2026 08:08 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

VMER, INEM e Polícia Marítima foram mobilizados para a praia das Belharucas, mas o óbito do homem de 29 anos acabou por ser declarado no local

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, trovoada e poeiras: mau tempo chega já nesta data e estas são as regiões afetadas (não é nos Açores)

06:00 7 Agosto, 2026 13:57 6 Agosto, 2026 | João Luís

Chuva e a trovoada estão de regresso, acompanhadas por poeiras vindas do Saara. A mudança chega já nos próximos dias

Bicicleta dos correios. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Trabalhei toda a vida à chuva”: reformada revela o valor da pensão depois de 41 anos nos correios

20:00 5 Agosto, 2026 16:03 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de passar 41 anos nos correios, muitas vezes de bicicleta e debaixo de chuva, esta antiga carteira francesa reformou-se aos 62 anos

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 7 Agosto, 2026 19:09 6 Agosto, 2026 | Luís Santos

A chuva regressa a Portugal, acompanhada por maior nebulosidade, aguaceiros e possibilidade de trovoada em algumas regiões

Algarve, Saúde

Algarve está de luto pela morte do médico Eurico Gomes

07:58 7 Agosto, 2026 07:59 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Colegas, doentes, amigos e instituições lamentam a morte de Eurico Gomes, médico com um longo percurso profissional ligado à saúde no Algarve

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Pensionistas que descontaram para a Segurança Social antes desta data podem ter um aumento no valor da reforma

18:30 5 Agosto, 2026 16:29 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Bombeiros combatem fogo. Crédito: Lusa
Opinião

Tripla preocupação | Por Luís Ganhão

10:06 7 Agosto, 2026 10:08 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"É esta a origem da minha tripla preocupação: a guerra que nos anunciam, a guerra que todos os verões já conhecemos e a guerra permanente contra o bom senso"

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Sal C – O tesouro escondido | Por Maria João Neves

09:10 7 Agosto, 2026 19:45 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de agosto

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Homem de 82 anos vê Segurança Social negar-lhe o direito a pensão de velhice após 45 de descontos: tribunal teve a ‘última palavra’

19:00 5 Agosto, 2026 18:39 5 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Um homem espanhol ficou sem direito a receber pensão de velhice por não ter descontado o suficiente nos 15 anos anteriores à reforma

Algarve, Cultura

Estádio Algarve recebe Kanye West em nova digressão internacional

09:20 7 Agosto, 2026 09:27 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Kanye West regressa hoje a Portugal para atuar no Estádio Algarve, depois de concertos em Oeiras, em 2006, e no Sudoeste, em 2011

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro

20:30 6 Agosto, 2026 13:24 6 Agosto, 2026 | João Luís

A lei deixou de obrigar a ter selos no para‑brisas, mas há documentos que são obrigatórios. Saiba o que tem de levar para evitar coimas

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Algarve

Acesso pedonal à Praia do Camilo continua interdito por razões de segurança

08:37 7 Agosto, 2026 08:40 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Danos causados pelo mau tempo no último inverno mantêm fechada a escadaria da Praia do Camilo, enquanto APA e autarquia procuram uma solução

Frango à Guia. Crédito: TripAdvisor
Algarve, Gastronomia

“O verdadeiro sabor da Guia”: nesta churrasqueira algarvia da EN125 ainda pode comer “excelente frango à Guia” por 6,50€

16:40 5 Agosto, 2026 16:38 5 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma paragem na Nacional 125 onde uma das receitas mais conhecidas de frango assado do Algarve continuam a chamar clientes durante o verão

Últimas Notícias

  • Estádio Algarve recebe Kanye West em nova digressão internacional
    Estádio Algarve recebe Kanye West em nova digressão internacional
  • Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
    Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
  • Acesso pedonal à Praia do Camilo continua interdito por razões de segurança
    Acesso pedonal à Praia do Camilo continua interdito por razões de segurança
  • Algarve está de luto pela morte do médico Eurico Gomes
    Algarve está de luto pela morte do médico Eurico Gomes
  • Paragem cardiorrespiratória provoca morte de homem de 29 anos junto à praia das Belharucas em Albufeira
    Paragem cardiorrespiratória provoca morte de homem de 29 anos junto à praia das Belharucas em Albufeira

Opinião

  • Tripla preocupação | Por Luís Ganhão
    Tripla preocupação | Por Luís Ganhão
  • Sal C – O tesouro escondido | Por Maria João Neves
    Sal C – O tesouro escondido | Por Maria João Neves
  • Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
    Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
    Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
  • União Europeia ‘aperta’: novas regras europeias vão proibir estas embalagens e algumas entram em vigor já nesta data
    União Europeia ‘aperta’: novas regras europeias vão proibir estas embalagens e algumas entram em vigor já nesta data
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento