Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

13:20 4 Junho, 2026 17:23 6 Junho, 2026
João Pedro LuísJoão Pedro LuísJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Circular nas estradas algarvias implica atenção não só ao trânsito, mas também aos sistemas de controlo de velocidade. Segundo o portal Radares à Vista, da ANSR, todos os radares do SINCRO estão sinalizados e os condutores são avisados pelos sinais H43, para velocidade instantânea, e H42, para velocidade média.

De acordo com a mesma fonte oficial, estes locais de controlo são públicos. Ainda assim, a ANSR esclarece que o SINCRO conta com 123 locais de controlo e 98 cinemómetros com capacidade rotativa entre si, pelo que conhecer as localizações não dispensa o cumprimento dos limites legais.

Segundo a ANSR, os radares de velocidade instantânea fiscalizam a velocidade do veículo no momento em que este passa no local de controlo. No Algarve, todos os pontos que constam da listagem oficial são deste tipo.

Estes são os pontos onde há radares fixos no Algarve

Atualmente, o portal Radares à Vista indica seis locais de controlo fixo em estradas algarvias, distribuídos por diferentes vias, incluindo a A2, a EN125 e a EN125-10.

Na A2, existe um local de controlo em Paderne, no concelho de Albufeira, ao quilómetro 233,1, no sentido norte-sul.

Na EN125, estão assinalados quatro locais de controlo: na União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, ao quilómetro 49,6, no sentido oeste-este; na Guia, em Albufeira, ao quilómetro 68,7, no sentido este-oeste; em Ferreiras, também em Albufeira, ao quilómetro 74,6, em ambos os sentidos; e em Faro (São Pedro), ao quilómetro 102,0, no sentido oeste-este.

Já na EN125-10, existe um local de controlo em Montenegro, no concelho de Faro, ao quilómetro 1,4, em ambos os sentidos.

Excesso de velocidade pode sair caro

O incumprimento dos limites de velocidade pode ter consequências significativas para os condutores. Para além das coimas, podem estar em causa sanções acessórias como a inibição de conduzir e a perda de pontos na carta, conforme os artigos 147.º e 148.º do Código da Estrada.

No caso de automóveis ligeiros e motociclos, as coimas começam nos 60 euros e podem atingir os 2500 euros, dependendo do grau de excesso de velocidade registado dentro ou fora das localidades, segundo o artigo 27.º do Código da Estrada.

Além disso, a classificação da infração determina o impacto no título de condução.

Quantos pontos pode perder na carta

Quando o excesso de velocidade é considerado uma contraordenação grave, são retirados dois pontos na carta. No caso dos automóveis ligeiros e motociclos, isso acontece, por exemplo, quando o limite é excedido em mais de 30 km/h fora das localidades ou em mais de 20 km/h dentro das localidades, nos termos do artigo 145.º do Código da Estrada.

Já nas contraordenações muito graves, a penalização é mais pesada. Nestes casos, são retirados quatro pontos. No caso dos ligeiros e motociclos, isso verifica-se quando o condutor ultrapassa o limite em mais de 60 km/h fora das localidades ou em mais de 40 km/h dentro das localidades, de acordo com o artigo 146.º do Código da Estrada.

Estas situações podem ainda implicar inibição de conduzir: entre um mês e um ano nas contraordenações graves e entre dois meses e dois anos nas muito graves, segundo o artigo 147.º do mesmo diploma.

Conhecer os locais pode ajudar, mas não substitui o cumprimento

Saber onde estão localizados os radares fixos pode ajudar os condutores a antecipar zonas de maior fiscalização. No entanto, a principal recomendação continua a ser o cumprimento dos limites de velocidade ao longo de todo o percurso.

Segundo a ANSR, os radares do SINCRO são colocados em zonas de concentração de acidentes mortais e onde a velocidade excessiva se revelou uma das causas para a sinistralidade. A mesma autoridade refere ainda que, após a duplicação da rede concluída em 2024, o sistema passou a contar com 123 locais de controlo.

Manter uma condução responsável é, por isso, a forma mais eficaz de evitar multas e garantir maior segurança para todos os utilizadores da estrada.

Leia também: Esta praia é uma das mais famosas do Algarve chega ao verão com obra não terminada e suspensa: pode ir ‘a banhos’?

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem carta de condução? Governo atualizou guia oficial e esclarece regras que muitos condutores desconhecem

17:10 9 Outubro, 2026 14:09 9 Outubro, 2026

O portal do Governo atualizou, a 8 de outubro, as informações sobre a carta de condução, documentos obrigatórios e outras regras que todos os automobilistas devem conhecer

Poço-Cisterna Almóada, Silves.
Algarve Cultura

Durante séculos esteve escondida: esta estrutura com 18 metros de profundidade é única em Portugal e fica no Algarve

11:50 9 Outubro, 2026 10:53 9 Outubro, 2026

Em Silves, uma construção islâmica ficou entulhada durante séculos até ser redescoberta e revelar uma característica única no país

Pessoas a passear num dia solarengo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Olá, ‘verão’? Calor regressa a Portugal continental neste dia e termómetros podem chegar aos 33 ºC e este será o dia mais quente

06:00 10 Outubro, 2026 12:16 9 Outubro, 2026

As temperaturas vão voltar a subir no início da próxima semana, com várias zonas acima dos 30 ºC: saiba qual será o dia com mais calor

Bolachas Maria.
Gastronomia

Come bolachas Maria? Há uma razão para terem aqueles furos e não é apenas decoração

16:40 9 Outubro, 2026 12:11 9 Outubro, 2026

Os pequenos orifícios das bolachas Maria cumprem uma função durante a cozedura e ajudam a explicar a textura e o formato que apresentam

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente fria a caminho de Portugal e traz chuva forte e rajadas até 80 km/h: mau tempo chega neste dia a esta região

11:30 9 Outubro, 2026 11:32 8 Outubro, 2026

Segundo a previsão da Meteored, uma frente fria deverá atingir os Açores, trazendo chuva, vento forte e agitação marítima

Vila do Bispo.
Algarve

Nesta vila algarvia a disposição das casas foi pensada para travar os ventos de noroeste e sudeste

10:40 9 Outubro, 2026 10:26 9 Outubro, 2026

O núcleo antigo de Vila do Bispo guarda uma particularidade urbanística criada para responder às condições naturais desta zona do Algarve

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Nacional

Salário mínimo vai subir em 2027: Governo apresenta novas medidas e há mudanças nos impostos

15:20 9 Outubro, 2026 12:27 9 Outubro, 2026

O Governo apresentou a proposta de Orçamento do Estado para 2027, que prevê um salário mínimo de 970 euros e alterações no IRS para aumentar o rendimento disponível das famílias

Algarve Cultura

Biblioteca Lídia Jorge recebe três apresentações de livros em outubro

16:00 9 Outubro, 2026 16:00 9 Outubro, 2026

Fantasia, histórias de vida e fotografia marcam as apresentações de livros agendadas para os dias 10, 17 e 31 de outubro, em Albufeira

Mulher verifica o extrato bancário numa caixa automática. Crédito: Freepik
Economia

Fez uma transferência imediata mas o dinheiro não chegou? Banco de Portugal esclarece quando o valor deve ser devolvido

18:20 9 Outubro, 2026 14:20 9 Outubro, 2026

Se uma transferência bancária não for executada e o dinheiro não chegar ao destino, há regras para a devolução do montante

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, conduz, faz aqua yoga e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

08:20 8 Outubro, 2026 11:06 7 Outubro, 2026

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Compras no supermercado.
Nacional

Produto passou mais caro na caixa do que estava na prateleira? Saiba qual é o preço que deve pagar

21:20 9 Outubro, 2026 14:45 9 Outubro, 2026

O valor apresentado na caixa nem sempre coincide com aquele que estava indicado junto do produto

Economia Opinião

A ternura dos quarenta (anos de descontos) | Por José Figueiredo Santos

17:24 9 Outubro, 2026 17:28 9 Outubro, 2026

"Para o Estado, o erro pode ser uma linha corrigida numa folha de cálculo. Para quem vive da pensão, pode ser o orçamento de um mês inteiro"

Opinião

Jornalismo independente | Por Luís Ganhão

16:10 9 Outubro, 2026 16:10 9 Outubro, 2026

"A independência não exige a ausência de convicções. Exige, isso sim, a capacidade de as subordinar à realidade"

Cultura Europe Direct Algarve

Eurocidade do Guadiana leva projeto desportivo a encontro internacional em Itália

10:50 9 Outubro, 2026 10:50 9 Outubro, 2026

Itália recebe a apresentação do projeto desportivo da Eurocidade do Guadiana, distinguida como Comunidade Europeia do Desporto 2026

Economia

“Passas do Algarve” quer levar produtos do Baixo Guadiana a novos mercados

10:04 9 Outubro, 2026 10:06 9 Outubro, 2026

Projeto liderado pela Guadimonte e UAlg quer criar marca comum, embalagens e normas de qualidade para seis produtos do nordeste algarvio

Vista sobre Lisboa. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Opinião

Cidades europeias apoiam Plano de Habitação Acessível, mas exigem mais poderes para proteger os bairros | Por João Palmeiro

07:30 9 Outubro, 2026 19:14 8 Outubro, 2026

"A habitação assumiu-se como uma das maiores fontes de desigualdade social na Europa"

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem carta de condução? Governo atualizou guia oficial e esclarece regras que muitos condutores desconhecem

17:10 9 Outubro, 2026 14:09 9 Outubro, 2026

O portal do Governo atualizou, a 8 de outubro, as informações sobre a carta de condução, documentos obrigatórios e outras regras que todos os automobilistas devem conhecer

Poço-Cisterna Almóada, Silves.
Algarve, Cultura

Durante séculos esteve escondida: esta estrutura com 18 metros de profundidade é única em Portugal e fica no Algarve

11:50 9 Outubro, 2026 10:53 9 Outubro, 2026

Em Silves, uma construção islâmica ficou entulhada durante séculos até ser redescoberta e revelar uma característica única no país

Pessoas a passear num dia solarengo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Olá, ‘verão’? Calor regressa a Portugal continental neste dia e termómetros podem chegar aos 33 ºC e este será o dia mais quente

06:00 10 Outubro, 2026 12:16 9 Outubro, 2026

As temperaturas vão voltar a subir no início da próxima semana, com várias zonas acima dos 30 ºC: saiba qual será o dia com mais calor

Bolachas Maria.
Gastronomia

Come bolachas Maria? Há uma razão para terem aqueles furos e não é apenas decoração

16:40 9 Outubro, 2026 12:11 9 Outubro, 2026

Os pequenos orifícios das bolachas Maria cumprem uma função durante a cozedura e ajudam a explicar a textura e o formato que apresentam

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente fria a caminho de Portugal e traz chuva forte e rajadas até 80 km/h: mau tempo chega neste dia a esta região

11:30 9 Outubro, 2026 11:32 8 Outubro, 2026

Segundo a previsão da Meteored, uma frente fria deverá atingir os Açores, trazendo chuva, vento forte e agitação marítima

Vila do Bispo.
Algarve

Nesta vila algarvia a disposição das casas foi pensada para travar os ventos de noroeste e sudeste

10:40 9 Outubro, 2026 10:26 9 Outubro, 2026

O núcleo antigo de Vila do Bispo guarda uma particularidade urbanística criada para responder às condições naturais desta zona do Algarve

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Nacional

Salário mínimo vai subir em 2027: Governo apresenta novas medidas e há mudanças nos impostos

15:20 9 Outubro, 2026 12:27 9 Outubro, 2026

O Governo apresentou a proposta de Orçamento do Estado para 2027, que prevê um salário mínimo de 970 euros e alterações no IRS para aumentar o rendimento disponível das famílias

Algarve, Cultura

Biblioteca Lídia Jorge recebe três apresentações de livros em outubro

16:00 9 Outubro, 2026 16:00 9 Outubro, 2026

Fantasia, histórias de vida e fotografia marcam as apresentações de livros agendadas para os dias 10, 17 e 31 de outubro, em Albufeira

Mulher verifica o extrato bancário numa caixa automática. Crédito: Freepik
Economia

Fez uma transferência imediata mas o dinheiro não chegou? Banco de Portugal esclarece quando o valor deve ser devolvido

18:20 9 Outubro, 2026 14:20 9 Outubro, 2026

Se uma transferência bancária não for executada e o dinheiro não chegar ao destino, há regras para a devolução do montante

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, conduz, faz aqua yoga e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

08:20 8 Outubro, 2026 11:06 7 Outubro, 2026

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Compras no supermercado.
Nacional

Produto passou mais caro na caixa do que estava na prateleira? Saiba qual é o preço que deve pagar

21:20 9 Outubro, 2026 14:45 9 Outubro, 2026

O valor apresentado na caixa nem sempre coincide com aquele que estava indicado junto do produto

Economia, Opinião

A ternura dos quarenta (anos de descontos) | Por José Figueiredo Santos

17:24 9 Outubro, 2026 17:28 9 Outubro, 2026

"Para o Estado, o erro pode ser uma linha corrigida numa folha de cálculo. Para quem vive da pensão, pode ser o orçamento de um mês inteiro"

Opinião

Jornalismo independente | Por Luís Ganhão

16:10 9 Outubro, 2026 16:10 9 Outubro, 2026

"A independência não exige a ausência de convicções. Exige, isso sim, a capacidade de as subordinar à realidade"

Cultura, Europe Direct Algarve

Eurocidade do Guadiana leva projeto desportivo a encontro internacional em Itália

10:50 9 Outubro, 2026 10:50 9 Outubro, 2026

Itália recebe a apresentação do projeto desportivo da Eurocidade do Guadiana, distinguida como Comunidade Europeia do Desporto 2026

Economia

“Passas do Algarve” quer levar produtos do Baixo Guadiana a novos mercados

10:04 9 Outubro, 2026 10:06 9 Outubro, 2026

Projeto liderado pela Guadimonte e UAlg quer criar marca comum, embalagens e normas de qualidade para seis produtos do nordeste algarvio

Vista sobre Lisboa. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Opinião

Cidades europeias apoiam Plano de Habitação Acessível, mas exigem mais poderes para proteger os bairros | Por João Palmeiro

07:30 9 Outubro, 2026 19:14 8 Outubro, 2026

"A habitação assumiu-se como uma das maiores fontes de desigualdade social na Europa"

Últimas Notícias

  • Olá, ‘verão’? Calor regressa a Portugal continental neste dia e termómetros podem chegar aos 33 ºC e este será o dia mais quente
    Olá, ‘verão’? Calor regressa a Portugal continental neste dia e termómetros podem chegar aos 33 ºC e este será o dia mais quente
  • Produto passou mais caro na caixa do que estava na prateleira? Saiba qual é o preço que deve pagar
    Produto passou mais caro na caixa do que estava na prateleira? Saiba qual é o preço que deve pagar
  • Banco de Portugal lança nova moeda de 7,50 euros: há apenas 30 mil exemplares
    Banco de Portugal lança nova moeda de 7,50 euros: há apenas 30 mil exemplares
  • Comprou um produto e a loja não resolve o problema? Governo explica como pode reclamar sem ir a tribunal
    Comprou um produto e a loja não resolve o problema? Governo explica como pode reclamar sem ir a tribunal
  • É do signo Balança? Está a chegar a Lua Nova em Libra e pede coragem para os próximos dias
    É do signo Balança? Está a chegar a Lua Nova em Libra e pede coragem para os próximos dias

Opinião

  • A ternura dos quarenta (anos de descontos) | Por José Figueiredo Santos
    A ternura dos quarenta (anos de descontos) | Por José Figueiredo Santos
  • Jornalismo independente | Por Luís Ganhão
    Jornalismo independente | Por Luís Ganhão
  • Quarteira não pode limitar-se a crescer. Tem de evoluir | Por Rui Pinto
    Quarteira não pode limitar-se a crescer. Tem de evoluir | Por Rui Pinto

Europe Direct Algarve

  • Eurocidade do Guadiana leva projeto desportivo a encontro internacional em Itália
    Eurocidade do Guadiana leva projeto desportivo a encontro internacional em Itália
  • Cidades europeias apoiam Plano de Habitação Acessível, mas exigem mais poderes para proteger os bairros | Por João Palmeiro
    Cidades europeias apoiam Plano de Habitação Acessível, mas exigem mais poderes para proteger os bairros | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal