Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Plataforma Água Sustentável luta contra plantação de abacates em Lagos

Movimento defende que “a região debate-se com sérias necessidades, quer de informação técnica quer de fiscalização, e o incremento das culturas intensivas de regadio pode estar a condenar irremediavelmente o desenvolvimento sustentável de toda a região e das suas atividades económicas”

13:32 26 Janeiro, 2021
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Plataforma Água Sustentável (PAS), movimento criado na sequência da iniciativa dum conjunto de cidadãos e entidades por um Algarve Sustentável, conta com mais de 240 participações na consulta pública relativa à cultura de abacates no Algarve, o que traduz o desagrado geral sobre o assunto.

A PAS informa em comunicado que “submeteu um parecer no Portal Participa relativo à Consulta Pública do Procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental do Projecto Agrícola de Produção de Abacates a instalar nas freguesias de Luz e Bensafrim e Barão de São João, concelho de Lagos, ocupando uma área de 128 hectares”.

No relatório de 10 páginas relativo ao descritor Recursos Hídricos, a PAS denuncia que “fica evidente no estudo que esta plantação irá contribuir tanto para a depleção gravosa dos níveis de água do sistema aquífero que mantém a cultura, como para a sua contaminação com fertilizantes e pesticidas pondo em causa o equilíbrio ecológico de toda a região e que não consegue alternativas de fornecimento de água”.

A PAS aponta “a falta de rigor técnico no Estudo de Impacte Ambiental é também apontada chegando-se a encontrar diferenças significativas e inverosímeis entre as estimativas dos consumos de água para rega com a DRAP-Algarve a aprovar a assunção de pressupostos não técnicos para essas estimativas baseados na alegada experiência do promotor, mas que contrariam dados de outros produtores de abacate na região”.

A plataforma salienta que este “é mais um exemplo da pressão que os grandes produtores, coadjuvados pela DRAP, estão a exercer para promover uma cultura de uma espécie alóctone que se adapta bem ao clima algarvio pelas suas temperaturas, mas que a região não pode suportar pela sua natural necessidade de água já que é uma espécie oriunda de regiões de elevada pluviosidade como são as regiões tropicais”.

“O argumento, discutível, de que o abacate consome tanta água como os citrinos é recorrentemente usado por produtores e pela DRAP-Algarve mas apenas serve para demonstrar que se está a investir na perpetuação do erro da multiplicação das áreas de regadio numa região que já não o pode mais sustentar. Aliás, fica também claro no estudo que a tecnologia de rega adoptada não garante um racionamento adequado do recurso água”, salienta a APAS no comunicado.

A plataforma clarifica que “a agricultura é o maior consumidor de toda a água da região, podendo atingir os 70% do seu consumo global, sendo que três quartos dessa água são de origem subterrânea. Ao entrarmos em sobre exploração, como é o caso demonstrado nesta cultura de abacates, estar-se-á a condenar as águas subterrâneas do litoral algarvio ao esgotamento a prazo, à intrusão salina e também a contaminações por fertilizantes e fitofármacos de síntese que serão irreversíveis”.

“Este é apenas um dos casos que se tem conhecimento por existir um procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental que tem origem na denúncia exercida pelos movimentos de cidadania no Algarve ou seria mais uma plantação a surgir sem que fossem avaliadas as consequências para os recursos hídricos”, vinca.

“A região debate-se com sérias necessidades, quer de informação técnica quer de fiscalização, e o incremento das culturas intensivas de regadio pode estar a condenar irremediavelmente o desenvolvimento sustentável de toda a região e das suas atividades económicas”, lamenta.

A Plataforma Água Sustentável defende que “a atual busca por soluções para aumentar as disponibilidades hídricas não pode estar, pois, centrada nos utilizadores de menores quantidades (incluindo os pequenos agricultores) mas sim nos seus maiores utilizadores, como é o caso presente, passando também a solução por adaptar as culturas às condições edafoclimáticas da região recusando-se a invasão das culturas superintensívas de espécies de elevada pegada hídrica, consentâneo com a política da União Europeia neste domínio plasmada na Diretiva Quadro da Água que exige que todas as massas de água se encontram em “bom estado” até 2027 e, por sua vez, vertida na Política Agrícola Comum”.

Integram a Plataforma Água Sustentável: A Rocha Portugal; Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve; CIVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania; Faro 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro; Glocal Faro; Quercus – Núcleo Regional do Algarve e Regenerarte – Associação de Proteção e Regeneração dos Ecossistemas.


RELACIONADO:

► Ambientalistas pedem inviabilização de exploração de abacates em Lagos

Pagamento com cartão contactless. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vai pagar com cartão? PJ alerta para erro que se faz em 1 segundo e “pode custar-lhe dinheiro”

13:40 8 Novembro, 2026 14:01 5 Novembro, 2026

PJ alerta para um erro frequente nos pagamentos por aproximação e recomenda um cuidado simples antes de utilizar o cartão bancário

Barco de Marco e Eduarda.
Algarve

Casal procura voluntários para viver num barco no Algarve: oferece alojamento e alimentação em troca de ajuda na manutenção

10:40 8 Novembro, 2026 10:59 7 Novembro, 2026

Marco e Eduarda procuram voluntários para colaborar na manutenção de um veleiro em Portimão e oferecem estadia e três refeições diárias

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Algarve Edição Papel Nacional

Portugueses têm de estar preparados para um sismo, alerta a Proteção Civil

11:00 8 Novembro, 2026 19:22 5 Novembro, 2026

Especialista da Proteção Civil avisa que o Algarve pode sofrer consequências graves de um grande sismo e recomenda medidas de autoproteção

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Algarve Economia

Acampada de Portimão prepara propostas para enfrentar crise da habitação

07:00 8 Novembro, 2026 00:28 8 Novembro, 2026

Grupos vão mapear a habitação no barlavento e preparar reivindicações para a CCDR do Algarve. Nova manifestação está prevista para 14 de novembro

Mulher a colocar sal na comida.
Ciência Gastronomia Saúde

Há um tipo de sal que não é o tradicional de cozinha e pode ajudar a prevenir quase 3 milhões de mortes por ano, segundo estudo

14:20 8 Novembro, 2026 14:44 4 Novembro, 2026

Estudo revela que substituir o sal comum por uma alternativa com potássio pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e renais

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Nacional

Rendas e contas levam famílias imigrantes a pedir ajuda alimentar [fotogaleria]

12:57 8 Novembro, 2026 12:58 8 Novembro, 2026

Cabazes entregues por um jardim infantil na Amadora ajudam famílias a suportar rendas e contas. Apoio alimentar chega também às crianças do centro

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Ciência Edição Papel Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): As aventuras e desventuras de Vicente Pereira Sarmento | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 8 Novembro, 2026 21:27 4 Novembro, 2026

"A sua vida permanece como um exemplo extraordinário de aventura, conhecimento e ousadia no Portugal do século XVI"

Algarve Auto

Obras condicionam trânsito numa das ruas mais movimentadas de Faro durante quatro meses: saiba o que muda e até quando

16:10 7 Novembro, 2026 17:06 7 Novembro, 2026

Condutores que circulam junto ao Fórum Algarve vão enfrentar alterações ao trânsito até 27 de fevereiro de 2027

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Nacional

Custo de vida leva imigrantes a pedir crédito para pagar rendas

12:26 8 Novembro, 2026 12:26 8 Novembro, 2026

Associações alertam para a pressão do custo de vida sobre os imigrantes lusófonos, agravada por empregos precários e dificuldades de regularização

Cultura.Sul Edição Papel Política

A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado

11:30 6 Novembro, 2026 21:16 2 Novembro, 2026

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Pagamento com cartão contactless. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vai pagar com cartão? PJ alerta para erro que se faz em 1 segundo e “pode custar-lhe dinheiro”

13:40 8 Novembro, 2026 14:01 5 Novembro, 2026

PJ alerta para um erro frequente nos pagamentos por aproximação e recomenda um cuidado simples antes de utilizar o cartão bancário

Barco de Marco e Eduarda.
Algarve

Casal procura voluntários para viver num barco no Algarve: oferece alojamento e alimentação em troca de ajuda na manutenção

10:40 8 Novembro, 2026 10:59 7 Novembro, 2026

Marco e Eduarda procuram voluntários para colaborar na manutenção de um veleiro em Portimão e oferecem estadia e três refeições diárias

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Algarve, Edição Papel, Nacional

Portugueses têm de estar preparados para um sismo, alerta a Proteção Civil

11:00 8 Novembro, 2026 19:22 5 Novembro, 2026

Especialista da Proteção Civil avisa que o Algarve pode sofrer consequências graves de um grande sismo e recomenda medidas de autoproteção

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Algarve, Economia

Acampada de Portimão prepara propostas para enfrentar crise da habitação

07:00 8 Novembro, 2026 00:28 8 Novembro, 2026

Grupos vão mapear a habitação no barlavento e preparar reivindicações para a CCDR do Algarve. Nova manifestação está prevista para 14 de novembro

Mulher a colocar sal na comida.
Ciência, Gastronomia, Saúde

Há um tipo de sal que não é o tradicional de cozinha e pode ajudar a prevenir quase 3 milhões de mortes por ano, segundo estudo

14:20 8 Novembro, 2026 14:44 4 Novembro, 2026

Estudo revela que substituir o sal comum por uma alternativa com potássio pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e renais

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Nacional

Rendas e contas levam famílias imigrantes a pedir ajuda alimentar [fotogaleria]

12:57 8 Novembro, 2026 12:58 8 Novembro, 2026

Cabazes entregues por um jardim infantil na Amadora ajudam famílias a suportar rendas e contas. Apoio alimentar chega também às crianças do centro

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Ciência, Edição Papel, Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): As aventuras e desventuras de Vicente Pereira Sarmento | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 8 Novembro, 2026 21:27 4 Novembro, 2026

"A sua vida permanece como um exemplo extraordinário de aventura, conhecimento e ousadia no Portugal do século XVI"

Algarve, Auto

Obras condicionam trânsito numa das ruas mais movimentadas de Faro durante quatro meses: saiba o que muda e até quando

16:10 7 Novembro, 2026 17:06 7 Novembro, 2026

Condutores que circulam junto ao Fórum Algarve vão enfrentar alterações ao trânsito até 27 de fevereiro de 2027

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Nacional

Custo de vida leva imigrantes a pedir crédito para pagar rendas

12:26 8 Novembro, 2026 12:26 8 Novembro, 2026

Associações alertam para a pressão do custo de vida sobre os imigrantes lusófonos, agravada por empregos precários e dificuldades de regularização

Cultura.Sul, Edição Papel, Política

A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado

11:30 6 Novembro, 2026 21:16 2 Novembro, 2026

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Últimas Notícias

  • Há um tipo de sal que não é o tradicional de cozinha e pode ajudar a prevenir quase 3 milhões de mortes por ano, segundo estudo
    Há um tipo de sal que não é o tradicional de cozinha e pode ajudar a prevenir quase 3 milhões de mortes por ano, segundo estudo
  • Vai pagar com cartão? PJ alerta para erro que se faz em 1 segundo e “pode custar-lhe dinheiro”
    Vai pagar com cartão? PJ alerta para erro que se faz em 1 segundo e “pode custar-lhe dinheiro”
  • Rendas e contas levam famílias imigrantes a pedir ajuda alimentar [fotogaleria]
    Rendas e contas levam famílias imigrantes a pedir ajuda alimentar [fotogaleria]
  • Custo de vida leva imigrantes a pedir crédito para pagar rendas
    Custo de vida leva imigrantes a pedir crédito para pagar rendas
  • Loulé vai ter almoços a 230 metros de profundidade na mina de sal-gema [fotogaleria]
    Loulé vai ter almoços a 230 metros de profundidade na mina de sal-gema [fotogaleria]

Opinião

  • Tempus fugit (o tempo foge): As aventuras e desventuras de Vicente Pereira Sarmento | Por Óscar Caeiro Pinto
    Tempus fugit (o tempo foge): As aventuras e desventuras de Vicente Pereira Sarmento | Por Óscar Caeiro Pinto
  • A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
    A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
  • A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
    A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

Europe Direct Algarve

  • A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
    A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
  • A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
    A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal