Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Obesidade em Portugal

  A obesidade nas últimas décadas apresenta-se como uma das principais epide­miologias presentes na sociedade moderna, sendo uma realidade nos países em desenvolvimento e desenvolvidos. (Demon­geot & Taramasco, 2014). Segundo a World Health Organization (WHO, 2015) é uma doença crónica que constitui um problema grave para a saúde públi­ca, sendo a sua prevalência em […]

16:31 4 Janeiro, 2018 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

 

Rui André
Personal trainer
www.ruiandrecoaching.com

A obesidade nas últimas décadas apresenta-se como uma das principais epide­miologias presentes na sociedade moderna, sendo uma realidade nos países em desenvolvimento e desenvolvidos. (Demon­geot & Taramasco, 2014). Segundo a World Health Organization (WHO, 2015) é uma doença crónica que constitui um problema grave para a saúde públi­ca, sendo a sua prevalência em crianças e adolescentes. Esta prevalência tem vindo a aumentar e 80% destes adolescentes serão obe­sos (Fonseca & De Matos, 2005).

A WHO (2014) diz que um em cada dez rapazes de 11 anos é obeso e o risco é maior de con­trair diabetes de tipo 2, asma, dificuldades em dormir, pro­blemas músculo-esqueléticos e doenças cardíacas, além de difi­culdades na escola, problemas psicológicos e isolamento social. Recentemente comprovou-se que a prevalência da obesidade nos adolescentes tem vindo a aumentar em Portugal (Viveiro, Brito, & Moleiro, 2016).

Portugal é dos países euro­peus com mais excesso de peso infantil.

Portugal é um dos países europeus com mais excesso de peso infantil

Estima-se que em 2020 a obesidade afete 21% dos portu­gueses e 22% das portuguesas, valores que sobem em 2030 para 27% e 26% em ambos os sexos (WHO, 2014). Portugal está entre os países com piores indicadores: aos 11 anos, 32% das crianças têm peso a mais. A médio prazo é expectável que 30% a 50% das crianças se tornem obesas na idade adul­ta. A faixa etária não pode ser desvalorizada, quando falamos de obesidade. Com o envelhe­cimento da população, a preva­lência da obesidade aumenta.

A obesidade, atualmente, é um dos factores de risco com maior impacto em inúmeras patologias presentes na socieda­de, nomeadamente, as doenças cardiovasculares: a doença das artérias coronárias, a insuficiên­cia cardíaca, o enfarte do mio­cárdio, a disfunção ventricular, arritmias cardíacas, diabetes tipo II, alguns tipos de cancro, dislipidémia, entre muitas ou­tras (Gibson-Moore, 2012). Para além das doenças mencionadas, a obesidade também aumenta as complicações para a saúde, como por exemplo, uma per­ceção de bem-estar e qualida­de de vida debilitada (Wirth, Wabitsch, & Hauner, 2014).

Nutrição e exercício

A alimentação e o exer­cício físico são primordiais na resolução de problemas como a obesidade, indepen­dentemente da idade, estra­to social ou diferenciação e por norma caminham lado a lado, para que resultados satisfatórios sejam obtidos tanto em moda como hoje. Facilmente lemos, ouvimos e vemos estas associações diariamente, mas continu­amos a ser um país em que mais de metade da popula­ção tem excesso de peso e as crianças fazem parte das que mais tem excesso de peso. É importante pensar seria­mente nestas duas questões e fazemos alguma coisa para promovermos saúde pública.

Os dados são alarmantes e para quem é obeso o so­frimento é muito grande. A luta é constante, a cada dia, a cada refeição, a cada con­fronto com o espelho, com o próprio roupeiro, porque nada fica bem e o maior pro­blema de todos, enfrentar o mundo.

O sofrimento psicológico é um dos efeitos mais preocu­pantes que a obesidade ma­nifesta, principalmente na adolescência devido as trans­formações bio-psico-sociais desta fase de desenvolvimen­to, sendo determinante no aparecimento de perturba­ções que podem afetar uma vida. Estas perturbações in­cluem as de natureza emo­cional, como a depressão e ansiedade, frequentemente associadas à ingestão excessi­va de alimentos (Apfeldorfer, 1997; cit. por Pereira, 2007; Silva et al., 2008) automutila­ções e tentativas de suicídios, comportamentos de risco ao nível do abuso de subs­tâncias, da sexualidade e do comportamento alimentar, como sejam dietas altamente restritivas e bulimia (Kiess et al., 2001) e fraca qualidade de vida (Daniels et al., 2005).

Actividade física e Exercício físico
A obesidade é considerada pela Organização Mundial de Saúde uma epidemia de características socio-comportamentais e que constitui um dos maiores problemas de saúde pública da actualidade

Antes de mais é importan­te definir bem estes concei­tos uma vez que existe muita controvérsia sobre eles. A ati­vidade física (AF) é definida como qualquer movimento corporal produzido pela contração músculo-esquelé­tica que resulta num aumen­to do dispêndio energético enquanto o exercício físico (EF) é um tipo de actividade que consiste em movimen­tos planeados, estruturados e repetitivos com o objetivo de melhorar e/ou manter uma ou mais componentes da capacidade física (ACSM, 2014).

Alguns benefícios de uma prática regular de AF são:
  • Melhorias na função cardio­vascular e respiratória;
  • Redução dos factores de risco para doenças cardiovasculares;
  • Diminuição da ansiedade e depressão;
  • Melhoria na função cognitiva;
  • Melhoria na capacidade fun­cional e independência em idosos;
  • Sentimento de bem-estar

A prática de AF regular diminuí os riscos derivados da obesidade melhorando a nossa capacidade cardiorres­piratória. Além disso, redu­zimos ainda mais os riscos através do controlo peso e melhoria da saúde em geral.

A prescrição do exercício é adequada para adultos aparentemente saudáveis, em que o objetivo passa por melhorar a capacidade físi­ca e simultaneamente a sua saúde, podendo ser aplicada a adultos com certas doen­ças crónicas, incapacidades ou outras condições, quan­do monitorizados de forma apropriada, para a maioria dos adultos, um programa de exercícios deve incluir exercí­cios aeróbios, de resistência e força muscular, flexibilidade e exercícios neuromotores (ACSM, 2014).

Conclusão

É preciso intervir o quanto antes para lutarmos contra esta epidemia e sensibilizar para todos os problemas as­sociados à obesidade e exces­so de peso, entre os quais se destacam as doenças cardio­vasculares e diabetes mellitus. Entre as principais causas para os elevados níveis de obesida­de estão maus hábitos alimen­tares, pouca actividade física e comportamentos sedentários.

É necessário aumentar a acti­vidade física, principalmente nas crianças e sensibilizar os pais para a redução de horas excessivas em frente aos com­putadores e videojogos não ultrapassando as duas horas diárias.

Uma criança melhor será é um adulto melhor!
Algumas das consequências da obesidade

Temos que intervir com equi­pas multidisciplinares: no âm­bito da modificação compor­tamental, do aconselhamento nutricional e da prática de acti­vidade física e exercício físico. É necessário adotar um estilo de vida saudável, para além da per­da de peso onde por si só trará inúmeros benefícios para a saú­de e para o bem-estar individual.

Se formos mais seremos melhores!

Com este acompanhamen­to conseguimos intervir em todas as áreas fulcrais sen­do é necessário definir me­tas razoáveis e reais a longo prazo para que esta doença deixe de ser crónica e con­sigamos ter uma vida mais saudável.

Temos que aumentar o consumo de vegetais, frutas e grãos integrais, não esque­cendo as fibras alimentares, antioxidantes para a pre­venção de doenças cardio­vasculares. Manter o peso saudável aleado de activida­de física regular (Hazinski et al., 2015).

Actualmente, o American College of Sports Medicine (ACSM, 2014), a World He­alth Organization (WHO, 2015) e o Centers of Disea­se Control And Prevention (CDC, 2007) recomendam que as pessoas adultas pra­tiquem um mínimo de 30 minutos de actividade física moderada.

A actividade física regular ao longo de meses e anos pode produzir benefícios de saúde a longo prazo.

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve Vida & Lazer

Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’

11:59 1 Maio, 2026 11:59 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia dos Pescadores, em Albufeira, perdeu a Bandeira Azul em 2026, num ano em que Portugal regista 438 distinções

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: Portugal prepara-se para chuva intensa e trovoadas nestas regiões e este será o dia mais crítico

14:30 1 Maio, 2026 18:19 30 Abril, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um episódio de chuva intensa e trovoadas em várias regiões. Saiba onde o impacto será maior

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Homem ao telemóvel. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses

20:00 1 Maio, 2026 15:51 1 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de 2027, novas regras europeias vão obrigar muitos telemóveis e dispositivos portáteis a facilitar a substituição da bateria pelo utilizador

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí um bónus nas pensões? Primeiro-ministro tem uma palavra a dizer e estas são as medidas em cima da mesa

07:00 1 Maio, 2026 14:16 30 Abril, 2026 | João Luís

Governo admite novo bónus nas pensões, mas decisão depende das contas públicas. Saiba o que está em causa e que medidas estão em análise

Mulher a cortar o cabelo. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer

08:30 1 Maio, 2026 22:59 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Parecem inofensivas, mas certas expressões ditas no cabeleireiro podem comprometer um corte ou uma cor. Um stylist explica porquê e como evitá-las

Algarve Economia

Marca norte-americana Hyatt inaugura primeiro resort em Portugal em Albufeira

15:30 1 Maio, 2026 15:02 1 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Albufeira acolhe o primeiro resort da Hyatt em Portugal, numa aposta orientada para o conceito de slow living no Algarve

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve Vida & Lazer

Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve: saiba como lá chegar

10:30 1 Maio, 2026 15:46 30 Abril, 2026 | João Luís

Há uma praia no Algarve com a água mais quente de Portugal. Saiba onde fica este refúgio menos conhecido e como lá chegar

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Comprar carro. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Antes de comprar um carro, faça isto: pode poupar-lhe milhares de euros

20:30 1 Maio, 2026 19:27 1 Maio, 2026 | João Luís

Se vai comprar um carro usado, há verificações que podem evitar problemas e poupar dinheiro. Saiba o que pode descobrir

Arranha-ceús. Crédito: Freepik
Nacional

Nem Lisboa nem Porto: vão ser construídos dois dos maiores arranha-céus do país nesta cidade e estes serão os preços das casas

17:10 29 Abril, 2026 21:04 30 Abril, 2026 | Luís Santos

A construção de novos arranha-céus nesta cidade promete mudar o panorama urbano e já há preços definidos para os apartamentos

Médicos a realizar tratamento. Crédito: Foto AI
Gastronomia Saúde

Cardiologistas alertam: alimento ‘inofensivo’ que muitos portugueses comem ao pequeno-almoço aumenta risco de doença cardiovascular

20:20 29 Abril, 2026 20:27 29 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos portugueses escolhem este alimento ao pequeno-almoço, mas o seu consumo frequente pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares

Algarve Animais

Oficina noturna dá a conhecer aves e sons da natureza em Estômbar

10:00 1 Maio, 2026 11:20 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Lagoa promove oficina noturna sobre aves no Parque do Sítio das Fontes para dar a conhecer biodiversidade e incentivar preservação

Veículo de matrícula portuguesa.
Auto Nacional

Tem o carro matriculado nestes anos? Milhares de condutores não sabem mas têm de ir a este local para evitarem multas até 1.250€

19:40 1 Maio, 2026 17:02 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Veículos ligeiros de passageiros matriculados em 2020 e em 2022 entram este ano em fases obrigatórias de inspeção periódica

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo, Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve, Vida & Lazer

Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’

11:59 1 Maio, 2026 11:59 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia dos Pescadores, em Albufeira, perdeu a Bandeira Azul em 2026, num ano em que Portugal regista 438 distinções

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: Portugal prepara-se para chuva intensa e trovoadas nestas regiões e este será o dia mais crítico

14:30 1 Maio, 2026 18:19 30 Abril, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um episódio de chuva intensa e trovoadas em várias regiões. Saiba onde o impacto será maior

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Homem ao telemóvel. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses

20:00 1 Maio, 2026 15:51 1 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de 2027, novas regras europeias vão obrigar muitos telemóveis e dispositivos portáteis a facilitar a substituição da bateria pelo utilizador

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí um bónus nas pensões? Primeiro-ministro tem uma palavra a dizer e estas são as medidas em cima da mesa

07:00 1 Maio, 2026 14:16 30 Abril, 2026 | João Luís

Governo admite novo bónus nas pensões, mas decisão depende das contas públicas. Saiba o que está em causa e que medidas estão em análise

Mulher a cortar o cabelo. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer

08:30 1 Maio, 2026 22:59 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Parecem inofensivas, mas certas expressões ditas no cabeleireiro podem comprometer um corte ou uma cor. Um stylist explica porquê e como evitá-las

Algarve, Economia

Marca norte-americana Hyatt inaugura primeiro resort em Portugal em Albufeira

15:30 1 Maio, 2026 15:02 1 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Albufeira acolhe o primeiro resort da Hyatt em Portugal, numa aposta orientada para o conceito de slow living no Algarve

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve, Vida & Lazer

Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve: saiba como lá chegar

10:30 1 Maio, 2026 15:46 30 Abril, 2026 | João Luís

Há uma praia no Algarve com a água mais quente de Portugal. Saiba onde fica este refúgio menos conhecido e como lá chegar

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Comprar carro. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Antes de comprar um carro, faça isto: pode poupar-lhe milhares de euros

20:30 1 Maio, 2026 19:27 1 Maio, 2026 | João Luís

Se vai comprar um carro usado, há verificações que podem evitar problemas e poupar dinheiro. Saiba o que pode descobrir

Arranha-ceús. Crédito: Freepik
Nacional

Nem Lisboa nem Porto: vão ser construídos dois dos maiores arranha-céus do país nesta cidade e estes serão os preços das casas

17:10 29 Abril, 2026 21:04 30 Abril, 2026 | Luís Santos

A construção de novos arranha-céus nesta cidade promete mudar o panorama urbano e já há preços definidos para os apartamentos

Médicos a realizar tratamento. Crédito: Foto AI
Gastronomia, Saúde

Cardiologistas alertam: alimento ‘inofensivo’ que muitos portugueses comem ao pequeno-almoço aumenta risco de doença cardiovascular

20:20 29 Abril, 2026 20:27 29 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos portugueses escolhem este alimento ao pequeno-almoço, mas o seu consumo frequente pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares

Algarve, Animais

Oficina noturna dá a conhecer aves e sons da natureza em Estômbar

10:00 1 Maio, 2026 11:20 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Lagoa promove oficina noturna sobre aves no Parque do Sítio das Fontes para dar a conhecer biodiversidade e incentivar preservação

Veículo de matrícula portuguesa.
Auto, Nacional

Tem o carro matriculado nestes anos? Milhares de condutores não sabem mas têm de ir a este local para evitarem multas até 1.250€

19:40 1 Maio, 2026 17:02 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Veículos ligeiros de passageiros matriculados em 2020 e em 2022 entram este ano em fases obrigatórias de inspeção periódica

Últimas Notícias

  • Antes de comprar um carro, faça isto: pode poupar-lhe milhares de euros
    Antes de comprar um carro, faça isto: pode poupar-lhe milhares de euros
  • UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses
    UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses
  • Tem o carro matriculado nestes anos? Milhares de condutores não sabem mas têm de ir a este local para evitarem multas até 1.250€
    Tem o carro matriculado nestes anos? Milhares de condutores não sabem mas têm de ir a este local para evitarem multas até 1.250€
  • Vem aí uma nova autoestrada? Governo quer ligar estas três cidades para acelerar viagens de carro
    Vem aí uma nova autoestrada? Governo quer ligar estas três cidades para acelerar viagens de carro
  • Corpo encontrado na Ria Formosa: autoridades foram chamadas após alerta de populares
    Corpo encontrado na Ria Formosa: autoridades foram chamadas após alerta de populares
  • ‘Novas’ regras em Espanha vão ‘proibir’ uma das práticas favoritas dos turistas nestas situações
    ‘Novas’ regras em Espanha vão ‘proibir’ uma das práticas favoritas dos turistas nestas situações

Opinião

  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
  • Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
    Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
  • Porque não? | Por Rafael Dias
    Porque não? | Por Rafael Dias
  • Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
    Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses
    UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses
  • Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
    Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal