Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Política

Voto em mobilidade está a ser opção em Faro nestas europeias

Apesar do tempo irregular para a praia, dezenas de pessoas escolheram votar em mobilidade nestas eleições europeias

15:20 9 Junho, 2024 15:20 9 Junho, 2024 | Henrique Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O voto em mobilidade foi a opção que dezenas de pessoas escolheram nas eleições europeias, em Faro, embora a meteorologia irregular possa impedir que gozem ao máximo o fim de semana prolongado no Algarve, constatou a Lusa.

Na escola secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, a Lusa falou com Luís Farrobinha, presidente de uma mesa de voto, que disse “estar tudo a correr bem” com o voto em mobilidade, que pela primeira vez pode ser utilizado por qualquer eleitor, em qualquer assembleia eleitoral do país, devido ao círculo único que vai a votos nas eleições europeias.

“Nesta mesa, já votaram 59 pessoas e várias delas foi com o voto em mobilidade”, afirmou responsável desta mesa eleitoral de Faro, cerca das 10:30, assegurando que o acesso às listas de eleitores de outros pontos do país é feito através de um computador, “sem qualquer problema”.

A existência de um único círculo que vai eleger os 21 eurodeputados portugueses “dá a oportunidade a quem vem de fora” do Algarve de votar, permitindo reduzir a abstenção, e isso “é positivo”, considerou o presidente de mesa.

À porta da escola Pinheiro e Rosa, Luís Carlos, do Porto, procurava perceber se podia exercer o direito de voto em qualquer das mesas eleitorais instaladas no estabelecimento escolar e disse à Lusa que “esta opção é ótima, sobretudo quando as eleições acontecem num fim de semana prolongado”, como este, que foi escolhido por muitas pessoas para se deslocarem ao Algarve e passar uns dias.

“Vou votar e vou depois para a praia, se o tempo deixar”, acrescentou, referindo-se ao vento e nuvens que se fazia sentir em Faro e que ameaçavam complicar a meteorologia para o resto do dia.

O voto em mobilidade foi também a opção de algarvios que estavam a votar na escola de Faro e estão recenseados noutros pontos da região, como Carlos Rocheta e Joana Ildefonso, que aproveitaram estar em Faro para votar logo, em vez de irem a Loulé e Almancil, freguesia desse concelho, onde estão inscritos.

“Dá muito jeito, moro em Faro e se não houvesse o voto em mobilidade teria de ir a Loulé de propósito votar, assim fico logo despachado aqui”, justificou Carlos Rocheta, enquanto Joana Ildefonso disse ter aproveitado a visita à mãe, residente na capital algarvia, para cumprir logo o direito de voto.

A reportagem da Lusa visitou depois a Praia de Faro, onde o tempo que se fazia sentir ainda não tinha atraído muitos banhistas, mas encontrou algumas pessoas de outras pontos do país que já tinham votado, mas de forma antecipada, na semana transata.

Foram os casos de Mariela Romão e Joaquim Santos, que se deslocaram ao Algarve para passar o fim de semana, mas já com o voto expresso há uma semana, nas suas freguesias de origem.

“Sou de Lisboa, a minha mãe mora cá e, como queríamos vir este fim de semana ao Algarve, optámos por votar logo na semana passada, com o voto antecipado”, contou Mariela Romão, enquanto estava sentada num passadiço da praia de Faro a apanhar o pouco sol que se fazia sentir na ocasião.

Situação idêntica à de Joaquim Santos, que quis ficar logo descansado das eleições europeias na semana passada, votando antecipadamente, para poder aproveitar o fim de semana e o feriado de 10 de junho, na segunda-feira, sem interrupções.

Ambos coincidiram também na ideia de que, tanto o voto antecipado, como o em mobilidade, são opções válidas para as pessoas terem mais liberdade na hora de deixarem o sua área de residência e, mesmo assim, poderem exercer o voto e contribuir para uma menor abstenção.

Leia também: Estas duas praias do Algarve estão entre as mais perigosas de Portugal

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social paga em média 786 euros aos homens reformados, mas mulheres ficam nos 452 euros

11:06 30 Agosto, 2026 11:06 30 Agosto, 2026 | João Luís

Os dados oficiais mostram uma diferença de mais de 330 euros mensais entre dois grandes grupos de pensionistas da Segurança Social

Praia da Rocha, em Portimão.
Algarve Vídeo

“Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”

10:10 30 Agosto, 2026 22:38 27 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Família elegeu esta cidade no Algarve para viver perto do mar e explica por que vê ali uma alternativa à vida dependente da época balnear

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia

11:40 30 Agosto, 2026 11:31 30 Agosto, 2026 | João Luís

Semana começa com calor, mas previsão aponta para mudança do estado do tempo com poeiras, chuva e trovoadas

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 14:46 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva “acima do normal” durante 3 semanas e esta vai ser a região afetada

08:30 30 Agosto, 2026 17:55 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Previsão alargada do IPMA aponta para chuva acima dos valores habituais em parte dos Açores durante as próximas semanas

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

06:30 30 Agosto, 2026 17:39 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba que ruas e localidades têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água esta semana e em que horas deve preparar-se

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Espanhóis rendem-se a esta pequena localidade do Algarve: dizem que aqui está a região “reduzida ao essencial”

18:30 26 Agosto, 2026 23:28 27 Agosto, 2026 | João Luís

Uma publicação espanhola colocou esta pequena localidade entre os lugares que merecem uma visita no Algarve

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve

Conheça a praia no Algarve que perdeu a Bandeira Azul este ano e cujo acesso se faz através de escadas rolantes

09:30 30 Agosto, 2026 11:03 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Bandeira Azul deixou de estar hasteada nesta praia no Algarve, conhecida pelo acesso através de escadas rolantes

Tech

O carregador do seu telemóvel tem este símbolo? Quase ninguém sabe o que realmente significa

17:30 30 Agosto, 2026 16:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O carregador que usa todos os dias pode ter um pequeno símbolo ao qual provavelmente nunca prestou atenção, mas o seu significado é mais importante do que parece

Ponte Sardão-Meirinhos. Crédito: Foto DR
Nacional

Conheça esta ponte que já foi considerada uma das mais bonitas de Portugal pela sua arquitetura e paisagem digna de postal

20:20 28 Agosto, 2026 18:08 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Arquitetura e integração com a paisagem natural ao seu redor fazem esta ponte ser considerada uma das mais dignas de visita de Portugal

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

À vista em Portugal? Mercadona anuncia novo horário de fecho das suas lojas em Espanha

17:00 30 Agosto, 2026 15:28 30 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Mercadona anunciou novo horário de inverno para as suas lojas em Espanha, medida que não deverá ter impacto em Portugal

Algarve

Faro recebe julgamento de polícias de Olhão acusados de sequestro e homicídio de homem marroquino

11:31 30 Agosto, 2026 11:33 30 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Dois agentes da PSP de Olhão enfrentam julgamento em Faro a 8 de setembro, num mês marcado pelo regresso de vários processos mediáticos

Casal de idosos na rua. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Casal de idosos de 75 e 77 anos tiveram de viver com 700€ por mês numa estação após serem despejados da casa onde viviam há 10 anos para proprietário transformar em alojamento turístico

18:20 28 Agosto, 2026 17:57 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este casal de idosos teve de viver numa estação de comboios em Lisboa com apenas 700 euros por mês após terem sido despejados da sua casa

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Lidl. Crédito: DR
Nacional

Faz compras no Lidl? Loja manda devolver este produto vendido em Portugal e recebe o dinheiro mesmo sem talão

14:00 29 Agosto, 2026 13:28 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Três lotes de um produto alimentar estão a ser recolhidos pelo Lidl em Portugal depois de uma análise ter detetado um teor elevado de mercúrio

Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

Viúva terá de devolver mais de 18.000 euros após receber pensão de viuvez e reforma não contributiva: tribunal não ‘perdoou’

16:40 30 Agosto, 2026 16:07 30 Agosto, 2026 | João Luís

Uma viúva espanhola recebeu as duas prestações durante mais de quatro anos, apesar de os próprios serviços espanhóis conhecerem a situação

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social paga em média 786 euros aos homens reformados, mas mulheres ficam nos 452 euros

11:06 30 Agosto, 2026 11:06 30 Agosto, 2026 | João Luís

Os dados oficiais mostram uma diferença de mais de 330 euros mensais entre dois grandes grupos de pensionistas da Segurança Social

Praia da Rocha, em Portimão.
Algarve, Vídeo

“Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”

10:10 30 Agosto, 2026 22:38 27 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Família elegeu esta cidade no Algarve para viver perto do mar e explica por que vê ali uma alternativa à vida dependente da época balnear

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia

11:40 30 Agosto, 2026 11:31 30 Agosto, 2026 | João Luís

Semana começa com calor, mas previsão aponta para mudança do estado do tempo com poeiras, chuva e trovoadas

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 14:46 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva “acima do normal” durante 3 semanas e esta vai ser a região afetada

08:30 30 Agosto, 2026 17:55 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Previsão alargada do IPMA aponta para chuva acima dos valores habituais em parte dos Açores durante as próximas semanas

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

06:30 30 Agosto, 2026 17:39 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba que ruas e localidades têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água esta semana e em que horas deve preparar-se

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Espanhóis rendem-se a esta pequena localidade do Algarve: dizem que aqui está a região “reduzida ao essencial”

18:30 26 Agosto, 2026 23:28 27 Agosto, 2026 | João Luís

Uma publicação espanhola colocou esta pequena localidade entre os lugares que merecem uma visita no Algarve

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve

Conheça a praia no Algarve que perdeu a Bandeira Azul este ano e cujo acesso se faz através de escadas rolantes

09:30 30 Agosto, 2026 11:03 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Bandeira Azul deixou de estar hasteada nesta praia no Algarve, conhecida pelo acesso através de escadas rolantes

Tech

O carregador do seu telemóvel tem este símbolo? Quase ninguém sabe o que realmente significa

17:30 30 Agosto, 2026 16:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O carregador que usa todos os dias pode ter um pequeno símbolo ao qual provavelmente nunca prestou atenção, mas o seu significado é mais importante do que parece

Ponte Sardão-Meirinhos. Crédito: Foto DR
Nacional

Conheça esta ponte que já foi considerada uma das mais bonitas de Portugal pela sua arquitetura e paisagem digna de postal

20:20 28 Agosto, 2026 18:08 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Arquitetura e integração com a paisagem natural ao seu redor fazem esta ponte ser considerada uma das mais dignas de visita de Portugal

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

À vista em Portugal? Mercadona anuncia novo horário de fecho das suas lojas em Espanha

17:00 30 Agosto, 2026 15:28 30 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Mercadona anunciou novo horário de inverno para as suas lojas em Espanha, medida que não deverá ter impacto em Portugal

Algarve

Faro recebe julgamento de polícias de Olhão acusados de sequestro e homicídio de homem marroquino

11:31 30 Agosto, 2026 11:33 30 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Dois agentes da PSP de Olhão enfrentam julgamento em Faro a 8 de setembro, num mês marcado pelo regresso de vários processos mediáticos

Casal de idosos na rua. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Casal de idosos de 75 e 77 anos tiveram de viver com 700€ por mês numa estação após serem despejados da casa onde viviam há 10 anos para proprietário transformar em alojamento turístico

18:20 28 Agosto, 2026 17:57 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este casal de idosos teve de viver numa estação de comboios em Lisboa com apenas 700 euros por mês após terem sido despejados da sua casa

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Lidl. Crédito: DR
Nacional

Faz compras no Lidl? Loja manda devolver este produto vendido em Portugal e recebe o dinheiro mesmo sem talão

14:00 29 Agosto, 2026 13:28 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Três lotes de um produto alimentar estão a ser recolhidos pelo Lidl em Portugal depois de uma análise ter detetado um teor elevado de mercúrio

Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Viúva terá de devolver mais de 18.000 euros após receber pensão de viuvez e reforma não contributiva: tribunal não ‘perdoou’

16:40 30 Agosto, 2026 16:07 30 Agosto, 2026 | João Luís

Uma viúva espanhola recebeu as duas prestações durante mais de quatro anos, apesar de os próprios serviços espanhóis conhecerem a situação

Últimas Notícias

  • “Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”
    “Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”
  • O carregador do seu telemóvel tem este símbolo? Quase ninguém sabe o que realmente significa
    O carregador do seu telemóvel tem este símbolo? Quase ninguém sabe o que realmente significa
  • À vista em Portugal? Mercadona anuncia novo horário de fecho das suas lojas em Espanha
    À vista em Portugal? Mercadona anuncia novo horário de fecho das suas lojas em Espanha
  • Viúva terá de devolver mais de 18.000 euros após receber pensão de viuvez e reforma não contributiva: tribunal não ‘perdoou’
    Viúva terá de devolver mais de 18.000 euros após receber pensão de viuvez e reforma não contributiva: tribunal não ‘perdoou’
  • “Vou fazer serviço público”: jovem apresenta esta sobremesa típica do Algarve à base de fios de ovos e canela que todos têm de provar
    “Vou fazer serviço público”: jovem apresenta esta sobremesa típica do Algarve à base de fios de ovos e canela que todos têm de provar

Opinião

  • Gangue do Rolex: quando a vítima deixa de acreditar que o Estado chega a tempo | Por Henrique Dias Freire
    Gangue do Rolex: quando a vítima deixa de acreditar que o Estado chega a tempo | Por Henrique Dias Freire
  • Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral
    Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O país de orelhas moucas | Por José Figueiredo Santos
    O país de orelhas moucas | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • De Oulu a Évora, a Europa debate a propósito da Cultura a proteção da liberdade artística na era da Inteligência Artificial | Por João Palmeiro
    De Oulu a Évora, a Europa debate a propósito da Cultura a proteção da liberdade artística na era da Inteligência Artificial | Por João Palmeiro
  • Pensões em Portugal podem mudar? União Europeia aponta estes 3 países como exemplo para o futuro
    Pensões em Portugal podem mudar? União Europeia aponta estes 3 países como exemplo para o futuro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento