Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
JOSÉ FIGUEIREDO SANTOS - Sociólogo e professor universitário jubilado. Foto DR
Opinião

Figuras párias | Por José Figueiredo Santos

“Tem dias em que dou comigo a questionar-me se o povo português, em cuja mentalidade nos sentimos ancorados, terá algum tipo de dignidade diferente de outros povos. Ditar-nos-á a experiência, que somos superiores a outros grupos humanos?”

17:10 7 Julho, 2025 15:49 16 Julho, 2025 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O nosso país sempre foi um espaço de partidas e de chegadas, em que carregava a ânsia de alcançar e nunca estar satisfeito. Foi nesses fluxos, inscritos na mobilidade de cada época, que os seus homens e mulheres foram vivendo o âmago cru das sensações que despertavam em cada canto, construindo a sua história, a sua geografia, a sua cultura.

Hoje, sem que tenhamos abandonado o êxodo, tudo parece ter mudado ao propalar-se uma espécie de sentimento de “subversão migratória”. Agita-se a ideia de que não nos reconhecemos mais no país, nos seus modos de vida e cultura, emergindo aí um negativismo ou mesmo a rejeição do fenómeno migratório, com maior ou menor incidência em certos grupos.

Parte do pensamento político em Portugal foi gradativamente concedendo um peso crescente a um cunho socio-histórico de inconformidades culturais dos imigrantes, associadas a um negativismo  discriminatório e à  formação de estereótipos preponderantemente associados aos povos indostânicos, ou a grupos étnicos identificados como muçulmanos.

Estes aspetos demográficos não são lineares na perceção do sentimento da dita “subversão migratória”, conquanto a assimetria parece evidente em todas as suas relações cerceadas, relativamente a indivíduos autodeterminados.

O imigrante passa, assim, à condição de figura ambivalente, que tanto nos é permitido integrar, como distanciar ou excluir. Tomando como referência a figura do imigrante, é nela que se plasmam os problemas da rigidez das formas sociais a ponto de problematizarmos a condição social dos seus filhos.

Não é nas diferenças culturais, mas da mobilização dessas diferenças que melhor se pode compreender a lógica de sentido quanto ao modo como o nosso povo, emigrante de longa data, lida com a falta de reciprocidade social.

Distorções? Imperativos de regulação? Não é isso que está em causa, conquanto essas matérias integram a fumaça política dominante.

Na conta de uma inédita emotividade, confunde-se a atribuição da cidadania portuguesa a filhos de pais estrangeiros, com a atribuição da nacionalidade. Não se entende que enquanto esta representa a pertença e partilha de  vínculos históricos e culturais com um grupo de pessoas, a cidadania  relaciona-se com um vínculo político entre uma pessoa física e uma pessoa jurídica – no caso, o Estado.

Nesta confusão, a nossa relação com o estrangeiro/estranho tangencia boa parte da leitura que Simmel faz a respeito dos tipos sociais, pois as relações modernas, pautam-se cada vez mais pelo cálculo financeiro, pelo direito, a intelectualidade e a substituição de meios por fins. Os desníveis são mais acentuados, até mesmo porque os agentes das trocas não se relacionam com indivíduos autodeterminados. Não quererão também eles dar sentido ao trabalho e ao esforço, em prol de algo maior, pelo que as relações de troca não podem ser exclusivamente utilitaristas ou económicas? Basta levarmos em consideração que “as relações mais finas e firmes vinculam-se frequentemente” ao sentimento de gratidão, pelo que os nossos sapientes governantes não se cansam de tomar a parte pelo todo.

A par disso é, no mínimo, curiosa uma ideia de sociedade como substância fixa na qual os nacionalismos se enquistam em relações sociais enrijecidas, de reciprocidades truncadas, em detrimento de uma perspetiva dinâmica, constitutiva da renovação das relações sociais.

Como se num célebre dia, por artes mágicas, tivéssemos deixado de ser os galaico-portugueses e, por força de uma peleja, tivéssemos firmado uma cristalização identitária no condado Portucalense, espaço imaginário a ser guardado como se a cultura pudesse ser mantida como uma relíquia fossilizada.

No mínimo, ficar-nos-ia bem um amplo debate, que abordasse o assunto sensível da identidade portuguesa com a profundidade que se imporia.  O que é ser português? Que peculiaridade cultural é a nossa? O que isso traz como direitos? O que isso impõe como deveres? O que isso implica em termos de vantagens?  No quê acreditamos quando nos assumimos como portugueses?

Ainda haverá quem questione, nos versos de Camões, quem somos e o que queremos, tentando achar nele os imaginários genes lusitanos que nos correriam no sangue? Onde e como conhecemos a nossa história e a daqueles que nos criaram? Aprendemos a orgulhar-nos das nossas raízes, a respeitar a tradição e olhar com fascínio os mitos e lendas de que somos feitos para continuar a escrever uma história de identidade?

Destarte, nessa compreensão da sociedade como espaço de trocas constantes, não estará em falha uma reflexão acerca da experiência humana dos indivíduos que, à falta de melhor conceito, designaríamos “figuras párias”?

É claro que a noção prevalecente de integração social traduz-se como hegemónica exigência de que os imigrantes tenham padrões de interação que correspondam a  conteúdos (sentimentos, impulsos etc.) que são os nossos, os que nos dão vida. É assim que se restringe a possibilidade de operarem por própria conta, visando impulsionar as suas vidas como recetáculos de relações que se ajustem a nós.

Observados a partir dessa perspetiva, os que ontem eram orgulhosamente nacionais são hoje estranhos PALOPS, de que lhes ficou o português como língua oficial, passando a entrar no ciclo de relações sociais de troca pouco recíprocas. Apesar de serem cidadãos pertencentes à realidade histórica da sociedade em que viveram, foram todos destituídos dessa condição de portugalidade. Exceções flagrantes que as há, temo-las num Eusébio, que tendo suscitado lutas pela sua memória, se mantém como figura erigida à condição de ícone cuja heroicidade futebolística empresta, no panteão, honras de cidadão nacional.

Em boa verdade, o estrangeiro, não é senão uma designação que se empresta a uma forma fixa de aprisionar as experiências humanas, através da qual se desenha uma estratégia típica de toda a dominação que repousa numa “tirania subjetiva”, transformando o poder em direito.

Tem dias em que dou comigo a questionar-me se o povo português, em cuja mentalidade nos sentimos ancorados, terá algum tipo de dignidade diferente de outros povos. Ditar-nos-á a experiência, que somos superiores a outros grupos humanos?

Insistindo-se na ideia de que ”o que é nacional é bom”, força-se aí uma interpretação heroica de um processo histórico de constituição da portugalidade.  Para o efeito, fazemo-la radicar uma narrativa essencialista, como se houvesse nesse processo um “selo puro e autêntico” na dita cuja. Seria salutar que pensássemos que as construções sociais, em cuja mentalidade nos sentimos ancorados, por certo que não têm um tipo de dignidade diferente de outros povos.  

Faria sentido pensarmos  que se vale a pena continuarmos a desafiar ventos e marés à procura de um mundo novo, não deverá ser para o possuir, mas para nele abrir horizontes onde caibam todos os humanos, persistindo em aprender a sonhar com um mundo maior e melhor.

Leia também: Gaseados de Gaza | Por Jose Figueiredo Santos

Homem a inserir o código numa caixa Multibanco.
Economia Nacional Tech

Deixou a carteira em casa e ficou sem bateria? Saiba como fazer pagamentos na rede Multibanco sem telemóvel nem cartão

11:00 8 Setembro, 2026 13:54 7 Setembro, 2026 | João Luís

É possível fazer pagamentos sem cartão bancário nem telemóvel. Saiba como funciona, onde pode usar e quais são os limites

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Mais de 100 detidos em operações da GNR no Algarve

11:10 8 Setembro, 2026 11:08 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

As operações da GNR no Algarve resultaram em 108 detenções, 485 infrações rodoviárias e 146 acidentes numa semana

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: mau tempo regressa e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 8 Setembro, 2026 18:23 7 Setembro, 2026 | João Luís

A Luso Meteo prevê uma mudança do tempo, sobretudo no Norte e Centro, com chuva e descida das temperaturas

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Mulher a colocar uma rolha de cortiça no frigorífico. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Adeus aos maus odores no frigorífico? Há quem use rolhas de cortiça e isto é o que recomenda a ASAE

10:00 8 Setembro, 2026 14:37 7 Setembro, 2026 | João Luís

Há quem coloque rolhas de cortiça dentro do frigorífico para combater maus odores. Saiba o que recomenda a ASAE

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e vem com força: frente fria ‘invade’ Portugal com descida das temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

10:10 8 Setembro, 2026 16:31 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão da Meteored aponta para a aproximação rápida de uma frente fria que vai trazer chuva a estas regiões portuguesas

Vida & Lazer

Não compre ameixas no supermercado se estiverem assim: Continente explica o sinal a que deve estar atento

20:10 7 Setembro, 2026 19:32 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Continente explica quais os sinais a observar nas ameixas antes de as colocar no carrinho e revela os cuidados a ter para conservar o fruto durante mais tempo

Algarve Cultura Ensino

Receção ao Caloiro estreia novo recinto nas Piscinas Municipais de Faro

08:31 8 Setembro, 2026 08:32 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A AAUAlg quer transformar a Receção ao Caloiro num ponto de encontro entre estudantes de diferentes cursos e anos

Algarve

Acidente entre carro e ciclomotor faz um morto em Vila Nova de Cacela

07:21 8 Setembro, 2026 07:24 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Um homem morreu após uma colisão entre um automóvel e um ciclomotor, na tarde desta segunda-feira, em Vila Nova de Cacela

Casal num stand de automóveis.
Auto Nacional

Portugueses ‘evitam’ este carro? Modelo passou de 1.231 vendas em junho para apenas uma em agosto

14:20 7 Setembro, 2026 14:04 7 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Está entre os carros mais vendidos em Portugal, mas somou apenas uma matrícula em agosto, depois de dois meses acima das 1.000 unidades

Fórmula 1 em Portimão.
Desporto Nacional

Fórmula 1 continua na DAZN em Portugal por mais três temporadas

11:30 8 Setembro, 2026 11:21 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A partir de 2027, a DAZN terá em Portugal os direitos da Fórmula 1 e do MotoGP, além de outras competições internacionais

Benidorm. Crédito: Magnific
Europa Vida & Lazer

“É muito barato viver aqui”: britânico mudou-se para destino turístico a 1 h de Portugal e ficou rendido ao custo de vida barato

10:30 8 Setembro, 2026 00:09 8 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Impressionado com os preços da comida e da bebida, bem como pela qualidade de vida, este britânico recomenda destino turístico a 1 h de Portugal a todos

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 19:38 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Homem a inserir o código numa caixa Multibanco.
Economia, Nacional, Tech

Deixou a carteira em casa e ficou sem bateria? Saiba como fazer pagamentos na rede Multibanco sem telemóvel nem cartão

11:00 8 Setembro, 2026 13:54 7 Setembro, 2026 | João Luís

É possível fazer pagamentos sem cartão bancário nem telemóvel. Saiba como funciona, onde pode usar e quais são os limites

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Mais de 100 detidos em operações da GNR no Algarve

11:10 8 Setembro, 2026 11:08 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

As operações da GNR no Algarve resultaram em 108 detenções, 485 infrações rodoviárias e 146 acidentes numa semana

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: mau tempo regressa e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 8 Setembro, 2026 18:23 7 Setembro, 2026 | João Luís

A Luso Meteo prevê uma mudança do tempo, sobretudo no Norte e Centro, com chuva e descida das temperaturas

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Mulher a colocar uma rolha de cortiça no frigorífico. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Adeus aos maus odores no frigorífico? Há quem use rolhas de cortiça e isto é o que recomenda a ASAE

10:00 8 Setembro, 2026 14:37 7 Setembro, 2026 | João Luís

Há quem coloque rolhas de cortiça dentro do frigorífico para combater maus odores. Saiba o que recomenda a ASAE

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e vem com força: frente fria ‘invade’ Portugal com descida das temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

10:10 8 Setembro, 2026 16:31 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão da Meteored aponta para a aproximação rápida de uma frente fria que vai trazer chuva a estas regiões portuguesas

Vida & Lazer

Não compre ameixas no supermercado se estiverem assim: Continente explica o sinal a que deve estar atento

20:10 7 Setembro, 2026 19:32 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Continente explica quais os sinais a observar nas ameixas antes de as colocar no carrinho e revela os cuidados a ter para conservar o fruto durante mais tempo

Algarve, Cultura, Ensino

Receção ao Caloiro estreia novo recinto nas Piscinas Municipais de Faro

08:31 8 Setembro, 2026 08:32 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A AAUAlg quer transformar a Receção ao Caloiro num ponto de encontro entre estudantes de diferentes cursos e anos

Algarve

Acidente entre carro e ciclomotor faz um morto em Vila Nova de Cacela

07:21 8 Setembro, 2026 07:24 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Um homem morreu após uma colisão entre um automóvel e um ciclomotor, na tarde desta segunda-feira, em Vila Nova de Cacela

Casal num stand de automóveis.
Auto, Nacional

Portugueses ‘evitam’ este carro? Modelo passou de 1.231 vendas em junho para apenas uma em agosto

14:20 7 Setembro, 2026 14:04 7 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Está entre os carros mais vendidos em Portugal, mas somou apenas uma matrícula em agosto, depois de dois meses acima das 1.000 unidades

Fórmula 1 em Portimão.
Desporto, Nacional

Fórmula 1 continua na DAZN em Portugal por mais três temporadas

11:30 8 Setembro, 2026 11:21 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A partir de 2027, a DAZN terá em Portugal os direitos da Fórmula 1 e do MotoGP, além de outras competições internacionais

Benidorm. Crédito: Magnific
Europa, Vida & Lazer

“É muito barato viver aqui”: britânico mudou-se para destino turístico a 1 h de Portugal e ficou rendido ao custo de vida barato

10:30 8 Setembro, 2026 00:09 8 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Impressionado com os preços da comida e da bebida, bem como pela qualidade de vida, este britânico recomenda destino turístico a 1 h de Portugal a todos

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 19:38 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Últimas Notícias

  • Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas
    Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas
  • Fórmula 1 continua na DAZN em Portugal por mais três temporadas
    Fórmula 1 continua na DAZN em Portugal por mais três temporadas
  • Mais de 100 detidos em operações da GNR no Algarve
    Mais de 100 detidos em operações da GNR no Algarve
  • Deixou a carteira em casa e ficou sem bateria? Saiba como fazer pagamentos na rede Multibanco sem telemóvel nem cartão
    Deixou a carteira em casa e ficou sem bateria? Saiba como fazer pagamentos na rede Multibanco sem telemóvel nem cartão
  • Homens acima dos 60 quase não ligam para pedir ajuda mas lideram números de suicídio
    Homens acima dos 60 quase não ligam para pedir ajuda mas lideram números de suicídio

Opinião

  • O Chega e a autocrítica que falta | Por Luís Ganhão
    O Chega e a autocrítica que falta | Por Luís Ganhão
  • Nascida na Albânia de Estaline e espetadora de um regime em ruínas: Um relato épico sobre o custo da liberdade | Por Mário Beja Santos
    Nascida na Albânia de Estaline e espetadora de um regime em ruínas: Um relato épico sobre o custo da liberdade | Por Mário Beja Santos
  • Justiça: um problema que não se resolve apenas com mais meios | Por Luís Ganhão
    Justiça: um problema que não se resolve apenas com mais meios | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Inovação e tradição juntam mais de 50 participantes em seminário em Tavira
    Inovação e tradição juntam mais de 50 participantes em seminário em Tavira
  • União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
    União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento