Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
HÉLDER SOUSA SILVA - Eurodeputado PSD/PPE | Foto DR
Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Bússola Cultural para a Europa – Redescobrir o valor da Cultura na sociedade europeia | Por Hélder Sousa Silva

“A Bússola Cultural para a Europa representa uma nova visão, um ponto de viragem. Assume que a Europa só existe quando se reconhece através da pluralidade da sua identidade cultura”

16:40 19 Janeiro, 2026 16:49 19 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Após décadas em que a Cultura e a promoção dos valores culturais estavam intimamente associadas com a extrema-esquerda, ou com a extrema-direita, a União Europeia (UE) redescobre a importância da defesa da Cultura enquanto elemento agregador da sociedade europeia e como elemento fundamental para a defesa e salvaguarda dos princípios e valores democráticos que estão na génese do projeto europeu.

Se durante anos a Cultura tem estado refém de perspetivas, marcadamente, ideológicas, por um lado, da extrema-esquerda que se tem servido da produção artística e cultural para impor a sua visão do mundo e incentivar à transformação social e à diluição dos valores e dos princípios democráticos e, por outro lado, da extrema-direita identitária que, a rogo da defesa da preservação das tradições, procura perpetuar uma visão cristalizada da sociedade e da Cultura europeias, a apresentação, pela Comissão Europeia, da Bússola Cultural para a Europa assume particular relevância, ao trazer a Cultura para o centro do debate público e para o centro do espectro político.

Este documento estabelece uma visão estratégica para a Cultura na Europa e identifica iniciativas emblemáticas, reconhecendo, igualmente, o potencial da cultura para ser o cimento social da UE, pelo respeito da diversidade histórica intrínseca à identidade e ao património cultural europeus.  Para que a UE prospere, deve colocar a Cultura no centro da sua visão política e da sua estratégia social e económica.

A riqueza cultural da Europa é um testemunho da sua história e memória comuns e é uma força motriz capaz de moldar o seu futuro. Neste sentido, é de salientar que, segundo dados da Comissão Europeia, 87% dos cidadãos europeus consideram que a cultura e o património cultural são valores essenciais na sua afirmação enquanto europeus.

Adicionalmente, os setores e indústrias culturais e criativos da Europa são fundamentais para impulsionar a inovação e a competitividade, criar empregos, promover o turismo sustentável e para tornar as nossas regiões e cidades mais atrativas.

Dados recentes da União Europeia, apontam para a existência de mais de 2 milhões de empresas que integram as indústrias culturais e criativas na UE, gerando cerca de 199 mil milhões de euros em valor acrescentado e empregando cerca de 8 milhões de pessoas em toda a Europa.

Complementarmente, a nível internacional, o dinamismo do panorama cultural europeu gera capital reputacional, facilitando a criação de parcerias internacionais mutuamente benéficas, reforça o envolvimento global e apoia o processo de alargamento da UE.

A Bússola Cultural para a Europa foi concebida para tirar o máximo partido do potencial da cultura para os indivíduos, as sociedades e os territórios, e para garantir que a cultura seja central para a unidade, a diversidade e a excelência europeias.

Neste sentido, o documento define uma visão estratégica para a Cultura na Europa: «A Europa pela Cultura: a rica paisagem cultural da Europa é parte integrante da identidade e do desenvolvimento da União. Todos têm o direito de criar e participar na Cultura, de usufruir da liberdade fundamental de expressão artística e de participar livremente na criação e fruição da cultura. A Bússola Cultural para a Europa visa integrar a cultura como uma dimensão fundamental em todas as estratégias e políticas relevantes e nos respetivos instrumentos de financiamento. Reconhece o valor intrínseco, social, cívico e económico da cultura e o seu papel como bem público fundamental. […]Cultura para a Europa: A UE tirará partido da rica diversidade cultural, do património cultural e da criatividade da Europa para reforçar a resiliência democrática, melhorar a coesão social, económica e territorial, aumentar o bem-estar das pessoas e reforçar a competitividade e o potencial de inovação da Europa. »

Como forma de materializar esta visão, a Bússola Cultural para a Europa defende a salvaguarda da liberdade artística, a promoção e o respeito pela diversidade cultural e linguística, salienta a importância de ampliar a participação e o acesso à Cultura e às atividades culturais para todos os cidadãos.

Adicionalmente, pretende-se fortalecer a produção cultural e salvaguardar os direitos de artistas e dos profissionais da cultura, assegurando condições dignas de trabalho, promover o intercâmbio e a mobilidade, reforçar a educação e formação cultural e artística, junto das gerações mais novas. Ao mesmo tempo, é fundamental aproveitar o potencial que a tecnologia digital e a inteligência artificial podem ter no desenvolvimento do setor.

Complementarmente, a Bússola Cultural para a Europa reconhece o valor que a cultura e o património cultural têm para a competitividade, para a resiliência e para a coesão da UE. Este é um dos setores mais dinâmicos da economia europeia e um dos principais fatores na atratividade turística do continente. Para tal, reveste-se de particular interesse alavancar o desenvolvimento regional, territorial e local impulsionado pela cultura, sendo que a preservação e a promoção do património cultural podem ser um elemento de dinamização económica.

A implementação desta visão necessita de recursos financeiros. Para tal, importa uma fundamental mudança de perspetiva. O dinheiro gasto na Cultura é um investimento estratégico no nosso futuro, não uma mera despesa. Apoiar a visão e os objetivos políticos ambiciosos da Bússola Cultural para a Europa requer uma mobilização mais sistemática dos instrumentos de financiamento existentes e futuros, em paralelo com o investimento privado e com o investimento filantrópico. Destaca-se, neste sentido, a proposta da Comissão Europeia para o próximo quadro financeiro plurianual, 2028 – 2034, a qual propõe o aumento do financiamento direto para a cultura em cerca de 35%, no novo programa AgoraEU, em comparação com o atual período de programação, bem como o desenvolvimento de sinergias com outros instrumentos financeiros, como os Planos de Parceria Nacional e Regional e o Fundo Europeu para a Competitividade.

Além disso, os investimentos necessários não serão exequíveis apenas com financiamento público. Neste sentido, é fundamental ultrapassar preconceitos ideológicos e alavancar todo o potencial que o capital privado pode ter para uma política cultural transversal, reforçando a cooperação entre financiamento público e privado, e incentivando o investimento direto privado. Para tal, a Comissão Europeia tem desenvolvido instrumentos financeiros inovadores, nomeadamente através do programa InvestEU que visam alavancar os mercados financeiros, beneficiando meios de comunicação social e outras indústrias culturais e criativas. Adicionalmente, a Comissão irá explorar novos instrumentos financeiros para mobilizar capital privado e facilitar o investimento nos setores culturais e criativos, incluindo start-ups, a fim de aumentar as suas capacidades de criação e inovação.

Por último, é essencial reconhecer que a Cultura sempre foi uma área onde o mecenato marcou presença. Atualmente, esta realidade não assume a profundidade desejada, mas a possível. Neste capítulo, a adequação da legislação pelos Estados-Membros fomentando o mecenato cultural é pedra de toque, dado que, sem incentivos, é muito difícil mobilizar mecenas. Portugal está, neste momento, a trabalhar na reformulação da Lei do Mecenato, esperando-se que a nova legislação responda aos anseios e aos ensinamentos colhidos nas últimas décadas.

Em suma, a Bússola Cultural para a Europa representa uma nova visão, um ponto de viragem. Assume que a Europa só existe quando se reconhece através da pluralidade da sua identidade cultural. A Cultura é o cimento fundador da Europa, a sua força unificadora, o elemento de coesão, a razão maior do seu significado e da sua existência.

Num momento geopolítico de grande instabilidade, em que existem visões diferentes de uma mesma Europa, acredito que a Cultura possa ser pertença de todos e elemento vital para a democracia, para o bem-estar, a coesão e a voz global da Europa. A Bússola Cultural para a Europa é um farol, um sinal de esperança para a Europa.

Leia também: Museu Nacional da Música – A concretização de um sonho com mais de 150 anos | Por Hélder Sousa Silva

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Desporto Nacional

Cristiano Ronaldo veste camisola ‘21’ em homenagem a Diogo Jota

08:30 3 Julho, 2026 08:33 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Após vencer a Croácia por 2-1, Portugal assinalou no relvado um ano desde a morte de Diogo Jota e do irmão André Silva

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve Desporto Mundo

Golo do olhanense Gonçalo Ramos nos descontos elimina a Croácia e coloca Portugal nos oitavos do Mundial 2026

09:26 3 Julho, 2026 09:26 3 Julho, 2026 | João Luís

Gonçalo Ramos marcou nos descontos e deu a vitória a Portugal frente à Croácia no Mundial 2026. Avançado olhanense decidiu o jogo

Europe Direct Algarve

Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE

08:52 3 Julho, 2026 08:53 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Consulta pública decorre até 11 de agosto e vai apoiar a elaboração do 10.º Relatório sobre a Coesão da União Europeia

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Algarve

Pesca noturna solidária angaria fundos para a Misericórdia de Albufeira

07:26 3 Julho, 2026 07:28 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Convívio de Pesca Noturno Solidário tem início às 23:00 e termina às 07:00, com oito horas de competição de praia

Algarve Cultura

Afro Nation arranca em Portimão com Wizkid, Burna Boy e Tyla em destaque

07:39 3 Julho, 2026 07:41 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival decorre até domingo na Praia da Rocha, em Portimão, com Wizkid, Burna Boy e Tyla entre os principais destaques

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro

07:57 3 Julho, 2026 08:00 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cáceres 2031 continua a promover atividades culturais abertas a todos os cidadãos, promovendo a participação e fortalecendo a ligação entre a cultura local e os valores europeus"

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Segurança Social não ‘perdoa’ fraudes e acaba de suspender 182 reformas por invalidez

12:12 2 Julho, 2026 12:00 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após uma auditoria interna ligada a um alegado esquema fraudulento em Benavente, a Segurança Social suspendeu 182 pensões por invalidez

Ensino Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Algarve Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Economia Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto

Vem aí uma onda de calor: saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

14:22 30 Junho, 2026 13:33 30 Junho, 2026 | João Luís

Carro ao sol pode transformar-se num forno durante uma onda de calor. Saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Desporto, Nacional

Cristiano Ronaldo veste camisola ‘21’ em homenagem a Diogo Jota

08:30 3 Julho, 2026 08:33 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Após vencer a Croácia por 2-1, Portugal assinalou no relvado um ano desde a morte de Diogo Jota e do irmão André Silva

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve, Desporto, Mundo

Golo do olhanense Gonçalo Ramos nos descontos elimina a Croácia e coloca Portugal nos oitavos do Mundial 2026

09:26 3 Julho, 2026 09:26 3 Julho, 2026 | João Luís

Gonçalo Ramos marcou nos descontos e deu a vitória a Portugal frente à Croácia no Mundial 2026. Avançado olhanense decidiu o jogo

Europe Direct Algarve

Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE

08:52 3 Julho, 2026 08:53 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Consulta pública decorre até 11 de agosto e vai apoiar a elaboração do 10.º Relatório sobre a Coesão da União Europeia

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Algarve

Pesca noturna solidária angaria fundos para a Misericórdia de Albufeira

07:26 3 Julho, 2026 07:28 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Convívio de Pesca Noturno Solidário tem início às 23:00 e termina às 07:00, com oito horas de competição de praia

Algarve, Cultura

Afro Nation arranca em Portimão com Wizkid, Burna Boy e Tyla em destaque

07:39 3 Julho, 2026 07:41 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival decorre até domingo na Praia da Rocha, em Portimão, com Wizkid, Burna Boy e Tyla entre os principais destaques

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro

07:57 3 Julho, 2026 08:00 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cáceres 2031 continua a promover atividades culturais abertas a todos os cidadãos, promovendo a participação e fortalecendo a ligação entre a cultura local e os valores europeus"

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Segurança Social não ‘perdoa’ fraudes e acaba de suspender 182 reformas por invalidez

12:12 2 Julho, 2026 12:00 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após uma auditoria interna ligada a um alegado esquema fraudulento em Benavente, a Segurança Social suspendeu 182 pensões por invalidez

Ensino, Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Algarve, Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Economia, Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto

Vem aí uma onda de calor: saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

14:22 30 Junho, 2026 13:33 30 Junho, 2026 | João Luís

Carro ao sol pode transformar-se num forno durante uma onda de calor. Saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Últimas Notícias

  • Golo do olhanense Gonçalo Ramos nos descontos elimina a Croácia e coloca Portugal nos oitavos do Mundial 2026
    Golo do olhanense Gonçalo Ramos nos descontos elimina a Croácia e coloca Portugal nos oitavos do Mundial 2026
  • Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE
    Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE
  • Cristiano Ronaldo veste camisola ‘21’ em homenagem a Diogo Jota
    Cristiano Ronaldo veste camisola ‘21’ em homenagem a Diogo Jota
  • Afro Nation arranca em Portimão com Wizkid, Burna Boy e Tyla em destaque
    Afro Nation arranca em Portimão com Wizkid, Burna Boy e Tyla em destaque
  • Pesca noturna solidária angaria fundos para a Misericórdia de Albufeira
    Pesca noturna solidária angaria fundos para a Misericórdia de Albufeira

Opinião

  • Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro
  • O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire
    O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

Europe Direct Algarve

  • Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE
    Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE
  • Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal