Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Marina de Vilamoura acolhe projeto inclusivo de vela adaptada. Crédito: Mira | CML
Nacional

Vela adaptada ajuda a promover bem-estar e autoestima em Vilamoura

Marina de Vilamoura acolhe projeto que promove igualdade de oportunidades, bem-estar e competências pessoais e sociais

18:40 30 Junho, 2026 18:47 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O projeto “Navegar pela Mente”, promovido pela Associação Teia D’Impulsos, tem vindo a afirmar a vela como instrumento de inclusão social, bem-estar e promoção da saúde mental no concelho de Loulé.

A iniciativa, que conta com o Município de Loulé e o CIMAV – Clube Internacional da Marina de Vilamoura como parceiros fundamentais, proporciona experiências desportivas náuticas inclusivas a crianças, jovens e adultos com doença mental e/ou diversidade funcional.

Atualmente sediado na Marina de Vilamoura, o projeto envolve diretamente quatro instituições do concelho: a EXISTIR, a UNIR, a ASMAL e o Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, reforçando a ligação territorial desta resposta de caráter inclusivo.

Para dar a conhecer o trabalho desenvolvido, a Marina de Vilamoura recebeu, no passado dia 8 de junho, um “Dia Aberto” do projeto, que teve origem no barlavento algarvio, mas que encontra hoje em Loulé a sua base de atuação.

Segundo a organização, a prática de modalidades náuticas permite promover “a igualdade de oportunidades, a inclusão social, o bem-estar e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos participantes”.

Vela adaptada funciona todo o ano na Marina de Vilamoura

O projeto nasceu em Portimão, inicialmente ligado ao desporto adaptado para jovens com deficiência motora, mas a pandemia trouxe novos desafios sociais e reforçou a necessidade de respostas na área da saúde mental.

Luís Brito, presidente da Teia D’Impulsos, recorda que a iniciativa partiu da ideia de levar pessoas com doença mental a navegar, uma problemática que se tornou mais evidente durante a COVID-19. A oportunidade de expansão surgiu através de uma candidatura ao Portugal Inovação Social, que exigia parcerias locais fortes.

Nessa altura, o CIMAV preparava-se para inaugurar um novo pontão em Vilamoura, reunindo-se “as condições ideais” para fixar o projeto no território de Loulé. A iniciativa está sediada na Marina de Vilamoura há cerca de um ano e meio.

O “Navegar pela Mente” funciona ao longo de todo o ano, com maior intensidade durante o calendário escolar, e acolhe participantes sem limite de idade.

“O ‘Navegar pela Mente’ foca-se na pessoa com doença mental, e aqui o espetro em termos etários é total. Tentamos que todos tenham a oportunidade de ter esta experiência e que esta se torne uma atividade regular, que as ajude a desenvolver competências, que são muito básicas para nós, mas que para eles são difíceis de gerir”, afirma Luís Brito.

A operação na Marina de Vilamoura conta com instalações adaptadas. Isolete Coreia, presidente do CIMAV, destaca a construção de um pontão dedicado à vela adaptada, com o apoio do IPDJ e da Câmara Municipal de Loulé, permitindo o desenvolvimento do projeto naquele espaço.

Todas as quartas-feiras, jovens e adultos deslocam-se à Marina para contacto com o meio náutico. “Ficamos muito satisfeitos pelo retorno positivo das associações”, sublinha Isolete Coreia.

Acompanhamento combina desporto, terapia e trabalho institucional

O acompanhamento técnico junta competências desportivas e terapêuticas. O CIMAV disponibiliza dois treinadores qualificados em vela adaptada, que trabalham em articulação com os técnicos da Teia D’Impulsos e com uma terapeuta ocupacional.

Para as instituições que acompanham pessoas com deficiência e doença mental, a vela adaptada tornou-se uma resposta importante. Miguel Mendes, técnico da Associação EXISTIR, sublinha que “o trabalho em parceria é a chave do sucesso”.

A EXISTIR organiza grupos rotativos de cinco utentes, de diferentes salas da instituição, garantindo que todos possam beneficiar da experiência. “Temos criado estas rotinas às quartas-feiras, com grupos variados, e depois eles conseguem preparar-se para vir, já têm a noção de que à quarta há a vela. Têm que ser ensinados porque muitos deles não percebem a evolução da semana”, explica Miguel Mendes.

Também no contexto escolar os resultados são considerados positivos. António Pedro Santos, coordenador do Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, refere que a iniciativa começou com duas sessões por período letivo, mas a reação dos alunos com maiores limitações levou a escola a preparar um novo protocolo para o próximo ano letivo, com o objetivo de aumentar as saídas de campo para uma frequência mensal.

“Esta é uma forma de otimizar as capacidades destes miúdos e torná-los mais funcionais na sua vida. Desde logo com o facto de estarem na água, que é um meio estranho, eles ganham outra confiança e autoestima”, afirma o professor.

A nível nacional, o “Navegar pela Mente” assume-se como um projeto único na área da doença mental. Segundo Luís Brito, embora existam cerca de cinco ou seis clubes em Portugal a trabalhar a deficiência motora, a Teia D’Impulsos é a única organização focada especificamente nesta dimensão.

O crescimento do projeto em Vilamoura traz agora novos desafios logísticos, nomeadamente a necessidade de fixar uma embarcação adaptada própria no concelho. A embarcação atualmente em uso foi deslocada provisoriamente de Portimão para responder às necessidades iniciais da operação.

Telmo Pinto, presidente da Câmara Municipal de Loulé, assegura que o apoio municipal à iniciativa vai manter-se. “O desporto é uma das ferramentas mais poderosas de coesão, inclusão e transformação social de que dispomos. Ao trazer a prática da vela adaptada para o centro da estratégia de promoção da saúde mental e do bem-estar de cidadãos com vulnerabilidades ou deficiência, o ‘Navegar pela Mente’ materializa de forma perfeita a visão estratégica desta Autarquia: um desporto verdadeiramente inclusivo e acessível a todos”.

Leia também: Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Campo de futebol.
Desporto Europa Nacional

“Deplorável”: equipa de futebol espanhola está em Portugal a estagiar mas pondera desistir antes do tempo

10:00 20 Julho, 2026 09:50 20 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Menos de dois dias após a chegada a Melgaço, um problema inesperado está a levar um clube espanhol a ponderar mudar de planos

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve Europe Direct Algarve

UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco

21:20 20 Julho, 2026 19:55 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Apesar de não estar no Mediterrâneo, o Algarve permanece exposto a um tsunami gerado no Atlântico Nordeste

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta antes de nova reviravolta: chuva pode voltar a estas regiões a partir deste dia

06:00 21 Julho, 2026 20:26 20 Julho, 2026 | João Luís

A semana começa com tempo seco e temperaturas em subida, mas os mapas apontam para uma mudança que poderá trazer instabilidade a parte do país

Burlão. Crédito: Freepik
Algarve Tech

Ataque informático atinge CCDR Algarve e deixa comunicações e e-mails indisponíveis

22:10 20 Julho, 2026 21:07 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em comunicado, a CCDR Algarve confirmou ter sido alvo de um ciberataque durante o fim de semana

Agentes no Aeroporto de Lisboa. Crédito: Lusa
Desporto Mundo Nacional

Al Nassr de Cristiano Ronaldo teve o voo cancelado para Lisboa minutos antes do embarque e só viaja esta manhã

08:20 20 Julho, 2026 08:07 20 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Voo que transportaria o Al Nassr para Lisboa foi cancelado minutos antes do embarque, obrigando ao adiamento da chegada a Portugal

Saúde

Estudo surpreende: beber água durante as refeições pode levá-lo a comer mais

21:40 20 Julho, 2026 21:08 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma investigação norte-americana concluiu que beber água durante as refeições poderá aumentar a quantidade de comida ingerida

Mundo Saúde

Parasita causa diarreia durante semanas nos EUA: evite comer estes alimentos sem os lavar bem

20:40 20 Julho, 2026 19:39 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alface, saladas embaladas, ervas aromáticas e fruta fresca estão entre os alimentos associados a surtos anteriores deste parasita

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro

17:52 20 Julho, 2026 17:54 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Talk em Faro reuniu projetos ligados à moda, sustentabilidade, identidade e criação colaborativa no âmbito do Novo Bauhaus Europeu

Algarve Vida & Lazer

“Faz parte das minhas memórias de infância”: Andreia Rodrigues e Daniel Oliveira voltam a escolher o Algarve para as férias

21:50 20 Julho, 2026 20:35 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A apresentadora revelou que o Algarve continua a ocupar um lugar especial nos planos da família e que quer agora transmitir às filhas as memórias que guarda desde criança

Algarve Cultura

Olhão recebe dois dias de jazz ao pôr do sol junto à Ria Formosa

16:00 19 Julho, 2026 14:15 19 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Júlio Resende, Áurea, Orquestra de Jazz do Algarve e Sara Badalo atuam na primeira edição do Olhão South Jazz, junto à Ria Formosa

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional Tech

Roubaram-lhe o telemóvel? Saiba os passos ‘urgentes’ a seguir para proteger o dinheiro

18:00 19 Julho, 2026 18:39 15 Julho, 2026 | João Luís

Um telemóvel roubado pode dar acesso a bancos, MB WAY, e-mail e palavras-passe. Veja o que deve bloquear nos primeiros minutos

Opinião

Ninguém sabe as batalhas que o outro trava | Por Andrea Moura

09:40 20 Julho, 2026 09:36 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ninguém sabe quais são os desafios que o outro enfrenta, nem quais são as forças que ainda o mantêm de pé para continuar a aceitar, a acreditar e a dar tudo o que tem em cada instante, muitas vezes com um sorriso no rosto"

Desporto Mundo

Adeus, Messi: ‘nuestros hermanos’ dominam e argentino pode dizer adeus à seleção (outra vez)

06:00 20 Julho, 2026 23:29 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha impediu a Argentina de conquistar o segundo Mundial consecutivo numa final em que Lionel Messi voltou a estar no centro das atenções

Bandeira de Espanha.
Desporto Europa

Espanha já está em casa: um milhão de pessoas esperado nas ruas para celebrar os novos campeões do Mundo

20:00 20 Julho, 2026 19:34 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de conquistar o Mundial frente à Argentina, a seleção espanhola regressou ao país e prepara uma receção histórica, com centenas de milhares de adeptos esperado

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

Homem foi parcialmente sugado para fora de avião da Ryanair: investigação preliminar aponta causa inesperada

19:30 20 Julho, 2026 19:23 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novos detalhes sobre o caso da Ryanair que chocou passageiros em toda a Europa

Ciência Opinião

As proteínas “erradas” que as células preferem | Por Isabel Duarte

14:46 20 Julho, 2026 14:51 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O código genético continua a ser uma das maiores descobertas da biologia moderna. Continua a explicar, na esmagadora maioria dos casos, como são construídas as proteínas"

Campo de futebol.
Desporto, Europa, Nacional

“Deplorável”: equipa de futebol espanhola está em Portugal a estagiar mas pondera desistir antes do tempo

10:00 20 Julho, 2026 09:50 20 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Menos de dois dias após a chegada a Melgaço, um problema inesperado está a levar um clube espanhol a ponderar mudar de planos

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve, Europe Direct Algarve

UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco

21:20 20 Julho, 2026 19:55 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Apesar de não estar no Mediterrâneo, o Algarve permanece exposto a um tsunami gerado no Atlântico Nordeste

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta antes de nova reviravolta: chuva pode voltar a estas regiões a partir deste dia

06:00 21 Julho, 2026 20:26 20 Julho, 2026 | João Luís

A semana começa com tempo seco e temperaturas em subida, mas os mapas apontam para uma mudança que poderá trazer instabilidade a parte do país

Burlão. Crédito: Freepik
Algarve, Tech

Ataque informático atinge CCDR Algarve e deixa comunicações e e-mails indisponíveis

22:10 20 Julho, 2026 21:07 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em comunicado, a CCDR Algarve confirmou ter sido alvo de um ciberataque durante o fim de semana

Agentes no Aeroporto de Lisboa. Crédito: Lusa
Desporto, Mundo, Nacional

Al Nassr de Cristiano Ronaldo teve o voo cancelado para Lisboa minutos antes do embarque e só viaja esta manhã

08:20 20 Julho, 2026 08:07 20 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Voo que transportaria o Al Nassr para Lisboa foi cancelado minutos antes do embarque, obrigando ao adiamento da chegada a Portugal

Saúde

Estudo surpreende: beber água durante as refeições pode levá-lo a comer mais

21:40 20 Julho, 2026 21:08 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma investigação norte-americana concluiu que beber água durante as refeições poderá aumentar a quantidade de comida ingerida

Mundo, Saúde

Parasita causa diarreia durante semanas nos EUA: evite comer estes alimentos sem os lavar bem

20:40 20 Julho, 2026 19:39 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alface, saladas embaladas, ervas aromáticas e fruta fresca estão entre os alimentos associados a surtos anteriores deste parasita

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro

17:52 20 Julho, 2026 17:54 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Talk em Faro reuniu projetos ligados à moda, sustentabilidade, identidade e criação colaborativa no âmbito do Novo Bauhaus Europeu

Algarve, Vida & Lazer

“Faz parte das minhas memórias de infância”: Andreia Rodrigues e Daniel Oliveira voltam a escolher o Algarve para as férias

21:50 20 Julho, 2026 20:35 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A apresentadora revelou que o Algarve continua a ocupar um lugar especial nos planos da família e que quer agora transmitir às filhas as memórias que guarda desde criança

Algarve, Cultura

Olhão recebe dois dias de jazz ao pôr do sol junto à Ria Formosa

16:00 19 Julho, 2026 14:15 19 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Júlio Resende, Áurea, Orquestra de Jazz do Algarve e Sara Badalo atuam na primeira edição do Olhão South Jazz, junto à Ria Formosa

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional, Tech

Roubaram-lhe o telemóvel? Saiba os passos ‘urgentes’ a seguir para proteger o dinheiro

18:00 19 Julho, 2026 18:39 15 Julho, 2026 | João Luís

Um telemóvel roubado pode dar acesso a bancos, MB WAY, e-mail e palavras-passe. Veja o que deve bloquear nos primeiros minutos

Opinião

Ninguém sabe as batalhas que o outro trava | Por Andrea Moura

09:40 20 Julho, 2026 09:36 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ninguém sabe quais são os desafios que o outro enfrenta, nem quais são as forças que ainda o mantêm de pé para continuar a aceitar, a acreditar e a dar tudo o que tem em cada instante, muitas vezes com um sorriso no rosto"

Desporto, Mundo

Adeus, Messi: ‘nuestros hermanos’ dominam e argentino pode dizer adeus à seleção (outra vez)

06:00 20 Julho, 2026 23:29 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha impediu a Argentina de conquistar o segundo Mundial consecutivo numa final em que Lionel Messi voltou a estar no centro das atenções

Bandeira de Espanha.
Desporto, Europa

Espanha já está em casa: um milhão de pessoas esperado nas ruas para celebrar os novos campeões do Mundo

20:00 20 Julho, 2026 19:34 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de conquistar o Mundial frente à Argentina, a seleção espanhola regressou ao país e prepara uma receção histórica, com centenas de milhares de adeptos esperado

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

Homem foi parcialmente sugado para fora de avião da Ryanair: investigação preliminar aponta causa inesperada

19:30 20 Julho, 2026 19:23 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novos detalhes sobre o caso da Ryanair que chocou passageiros em toda a Europa

Ciência, Opinião

As proteínas “erradas” que as células preferem | Por Isabel Duarte

14:46 20 Julho, 2026 14:51 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O código genético continua a ser uma das maiores descobertas da biologia moderna. Continua a explicar, na esmagadora maioria dos casos, como são construídas as proteínas"

Últimas Notícias

  • Calor aperta antes de nova reviravolta: chuva pode voltar a estas regiões a partir deste dia
    Calor aperta antes de nova reviravolta: chuva pode voltar a estas regiões a partir deste dia
  • Ataque informático atinge CCDR Algarve e deixa comunicações e e-mails indisponíveis
    Ataque informático atinge CCDR Algarve e deixa comunicações e e-mails indisponíveis
  • “Faz parte das minhas memórias de infância”: Andreia Rodrigues e Daniel Oliveira voltam a escolher o Algarve para as férias
    “Faz parte das minhas memórias de infância”: Andreia Rodrigues e Daniel Oliveira voltam a escolher o Algarve para as férias
  • Estudo surpreende: beber água durante as refeições pode levá-lo a comer mais
    Estudo surpreende: beber água durante as refeições pode levá-lo a comer mais
  • UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco
    UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
  • As proteínas “erradas” que as células preferem | Por Isabel Duarte
    As proteínas “erradas” que as células preferem | Por Isabel Duarte
  • O futuro do Erasmus+ 2028-2034 | Por Hélder Sousa Silva
    O futuro do Erasmus+ 2028-2034 | Por Hélder Sousa Silva

Europe Direct Algarve

  • UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco
    UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal