Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mulher a carregar um carro elétrico.
Mulher a carregar um carro elétrico. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Tem um carro elétrico? Chegou um corredor de carregamento ultrarrápido para ligar estas duas regiões portuguesas

Novo corredor de carregamento ultrarrápido já liga o Porto ao Algarve através das principais autoestradas nacionais

18:40 26 Maio, 2026 18:03 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A mobilidade elétrica continua a ganhar espaço em Portugal, numa altura em que o número de veículos elétricos nas estradas aumenta e cresce também a necessidade de redes de carregamento mais rápidas e abrangentes. As viagens longas, que durante anos foram apontadas como uma das principais limitações deste tipo de viaturas, começam agora a ter novas soluções ao longo das principais ligações rodoviárias do país.

De acordo com o portal ECO, a Galp concluiu um novo corredor de carregamento ultrarrápido que liga o Porto ao Algarve através das autoestradas A1 e A2. O projeto representa um investimento de 6,1 milhões de euros e inclui 96 carregadores distribuídos por oito hubs instalados em áreas de serviço estratégicas.

Ligação elétrica entre Norte e Sul

A conclusão do corredor ficou marcada pela entrada em funcionamento do hub de Pombal, inaugurado esta terça-feira, 26 de maio. Segundo a mesma fonte, os novos pontos de carregamento estão localizados em Pombal e Aveiras, na A1, e em Alcácer do Sal e Aljustrel, na A2.

A empresa refere que a infraestrutura foi desenhada para reduzir os tempos de espera dos condutores. Escreve o mesmo portal que alguns veículos conseguem recuperar uma parte significativa da bateria útil em menos de 20 minutos, sobretudo os modelos preparados para potências de carregamento mais elevadas.

Hubs com mais serviços para os utilizadores

Os novos espaços incluem não apenas carregadores, mas também zonas de apoio e conveniência. Conforme a mesma fonte, os hubs contam com áreas cobertas, iluminação reforçada e sistemas de pagamento integrados para simplificar a utilização.

A Galp tem vindo a reforçar a aposta na mobilidade elétrica nos últimos anos. A publicação adianta que a empresa tem duplicado anualmente a sua infraestrutura desde 2020 e soma atualmente mais de 9300 tomadas públicas e privadas em Portugal e Espanha.

Investimento que continua a crescer

Durante a apresentação do projeto, o co-CEO da Galp afirmou que a empresa investiu mais de 60 milhões de euros em mobilidade elétrica ao longo dos últimos seis anos. Segundo o ECO, esse investimento permitiu atingir um total de 10.550 carregadores.

O responsável acrescentou ainda que a empresa continua a investir cerca de 15 milhões de euros por ano nesta área. Refere a mesma fonte que a expansão da rede faz parte da estratégia para acompanhar o crescimento do mercado automóvel elétrico.

Desafio continua fora dos grandes eixos

Apesar do reforço da rede nas principais autoestradas, persistem dificuldades noutras regiões do país. Durante o evento, o presidente executivo da Brisa alertou para a necessidade de melhorar a cobertura nas zonas do interior.

Segundo a mesma fonte, António Pires de Lima considerou que ainda existem dificuldades em assegurar carregamento fácil em algumas regiões menos densamente povoadas. O gestor defendeu também uma maior articulação entre o Estado e operadores privados para expandir a infraestrutura.

Licenciamentos continuam a ser um entrave

A questão dos licenciamentos voltou igualmente a ser levantada durante a inauguração. O co-CEO da Galp considerou que os atrasos burocráticos afetam diretamente os consumidores e o ritmo de expansão da rede elétrica nacional.

Importa destacar ainda que o responsável criticou o tempo necessário para concluir projetos deste tipo, referindo que alguns processos podem demorar cerca de 15 meses entre o início da construção e a entrada em funcionamento.

Mercado elétrico em transformação

A liberalização do setor da mobilidade elétrica foi outro dos temas discutidos no evento. O ministro das Infraestruturas considerou que a abertura do mercado poderá ajudar a acelerar o crescimento da rede de carregamento em Portugal.

Escreve ainda a mesma fonte que Miguel Pinto Luz defendeu que o aumento da infraestrutura deverá acompanhar o crescimento da utilização de carros elétricos no país. Já sobre a possibilidade de a Galp fechar a sua rede a outros operadores, a empresa não assumiu qualquer posição concreta.

Viagens longas começam a mudar

Com a conclusão deste corredor, os principais eixos rodoviários entre o Norte e o Sul do país passam a ter uma cobertura reforçada para veículos elétricos. A redução dos tempos de carregamento e o aumento do número de postos surgem como dois dos objetivos centrais desta aposta.

O projeto pretende responder ao aumento da procura por soluções de mobilidade elétrica, numa altura em que o setor automóvel atravessa uma fase de transformação acelerada em Portugal e na Europa.

Leia também: Adeus IUC? Autoridade Tributária muda as regras e estes contribuintes passam a ser isentos 

Ciência Nacional

Portugal prepara-se para eclipse total do Sol pela primeira vez desde 1912: saiba onde e a que horas

15:10 6 Agosto, 2026 23:06 6 Agosto, 2026 | João Luís

O fenómeno será visível em todo o país, mas apenas uma pequena zona contará com o eclipse total do Sol

Algarve Cultura Gastronomia

Marisco da Ria Formosa e grandes concertos animam seis noites em Olhão

15:30 6 Agosto, 2026 15:28 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Festival do Marisco volta a celebrar a identidade marítima de Olhão, a gastronomia local e os produtos frescos da Ria Formosa

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas até 100 km/h: depressão vai ‘castigar’ esta região

09:30 6 Agosto, 2026 17:14 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva por vezes fortes, trovoada e rajadas até 100 km/h deverão marcar o estado do tempo num dos arquipélagos portugueses

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro

20:30 6 Agosto, 2026 13:24 6 Agosto, 2026 | João Luís

A lei deixou de obrigar a ter selos no para‑brisas, mas há documentos que são obrigatórios. Saiba o que tem de levar para evitar coimas

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí “chuva de lama”: Poeiras do Saara ‘invadem’ Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 6 Agosto, 2026 16:13 5 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Intrusão de Poeiras do Saara pode trazer o fenómeno denominado de "chuva de lama" a estas zonas do território continental

Algarve

Jovem resgatado em estado grave após salto para a água no Algar Seco em Lagoa

16:25 6 Agosto, 2026 16:25 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Operação no Algar Seco mobilizou a Estação Salva-vidas de Ferragudo, Polícia Marítima, bombeiros e assistência balnear de Benagil

Algarve

Creche Salta-Pocinhas precisa de 580 mil euros para abrir em Faro

15:50 6 Agosto, 2026 16:05 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

AIPAR precisa de angariar 580 mil euros para concluir a creche Salta-Pocinhas, que terá horário noturno e aos fins de semana

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia Europa Nacional

“Trabalhei desde os 14 anos e com 46 anos de descontos tiraram‑me 18% da pensão”: homem despedido aos 60 foi forçado a reformar‑se aos 62

21:30 6 Agosto, 2026 14:26 6 Agosto, 2026 | João Luís

Homem foi obrigado a reformar-se depois de ser despedido aos 60 com cortes na pensão: chama de “injustiça”

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Pensionistas que descontaram para a Segurança Social antes desta data podem ter um aumento no valor da reforma

18:30 5 Agosto, 2026 16:29 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

Homem de 82 anos vê Segurança Social negar-lhe o direito a pensão de velhice após 45 de descontos: tribunal teve a ‘última palavra’

19:00 5 Agosto, 2026 18:39 5 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Um homem espanhol ficou sem direito a receber pensão de velhice por não ter descontado o suficiente nos 15 anos anteriores à reforma

Bicicleta dos correios. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Trabalhei toda a vida à chuva”: reformada revela o valor da pensão depois de 41 anos nos correios

20:00 5 Agosto, 2026 16:03 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de passar 41 anos nos correios, muitas vezes de bicicleta e debaixo de chuva, esta antiga carteira francesa reformou-se aos 62 anos

Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

“No meu tempo ganhava 150€ mas vivia melhor”: reformada compara antigo salário com pensão atual de 1.100€

16:10 5 Agosto, 2026 15:56 5 Agosto, 2026 | Luís Santos

Reformada espanhola revela como consegue gerir mensalmente uma pensão de 1.100 euros perante preços cada vez mais elevados

Frango à Guia. Crédito: TripAdvisor
Algarve Gastronomia

“O verdadeiro sabor da Guia”: nesta churrasqueira algarvia da EN125 ainda pode comer “excelente frango à Guia” por 6,50€

16:40 5 Agosto, 2026 16:38 5 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma paragem na Nacional 125 onde uma das receitas mais conhecidas de frango assado do Algarve continuam a chamar clientes durante o verão

Europa

Nem aviões nem helicópteros: pastor diz que a solução para os incêndios está nos montes e “limpa mais do que 100 pessoas”

17:00 5 Agosto, 2026 17:32 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Um pastor espanhol defende que o gado consegue limpar os montes de forma mais eficaz do que dezenas de trabalhadores

Anel de diamante. Crédito: Foto AI
Ciência Nacional

“Anel de diamante”: este fenómeno raro durante o eclipse solar vai durar cerca de 26 segundos e é isto que vai acontecer

21:00 6 Agosto, 2026 18:37 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Fenómeno conhecido como "anel de diamante" durará apenas cerca de 26 segundos em Portugal, durante o eclipse solar de 12 de agosto

Ciência, Nacional

Portugal prepara-se para eclipse total do Sol pela primeira vez desde 1912: saiba onde e a que horas

15:10 6 Agosto, 2026 23:06 6 Agosto, 2026 | João Luís

O fenómeno será visível em todo o país, mas apenas uma pequena zona contará com o eclipse total do Sol

Algarve, Cultura, Gastronomia

Marisco da Ria Formosa e grandes concertos animam seis noites em Olhão

15:30 6 Agosto, 2026 15:28 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Festival do Marisco volta a celebrar a identidade marítima de Olhão, a gastronomia local e os produtos frescos da Ria Formosa

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas até 100 km/h: depressão vai ‘castigar’ esta região

09:30 6 Agosto, 2026 17:14 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva por vezes fortes, trovoada e rajadas até 100 km/h deverão marcar o estado do tempo num dos arquipélagos portugueses

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro

20:30 6 Agosto, 2026 13:24 6 Agosto, 2026 | João Luís

A lei deixou de obrigar a ter selos no para‑brisas, mas há documentos que são obrigatórios. Saiba o que tem de levar para evitar coimas

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí “chuva de lama”: Poeiras do Saara ‘invadem’ Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 6 Agosto, 2026 16:13 5 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Intrusão de Poeiras do Saara pode trazer o fenómeno denominado de "chuva de lama" a estas zonas do território continental

Algarve

Jovem resgatado em estado grave após salto para a água no Algar Seco em Lagoa

16:25 6 Agosto, 2026 16:25 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Operação no Algar Seco mobilizou a Estação Salva-vidas de Ferragudo, Polícia Marítima, bombeiros e assistência balnear de Benagil

Algarve

Creche Salta-Pocinhas precisa de 580 mil euros para abrir em Faro

15:50 6 Agosto, 2026 16:05 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

AIPAR precisa de angariar 580 mil euros para concluir a creche Salta-Pocinhas, que terá horário noturno e aos fins de semana

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Europa, Nacional

“Trabalhei desde os 14 anos e com 46 anos de descontos tiraram‑me 18% da pensão”: homem despedido aos 60 foi forçado a reformar‑se aos 62

21:30 6 Agosto, 2026 14:26 6 Agosto, 2026 | João Luís

Homem foi obrigado a reformar-se depois de ser despedido aos 60 com cortes na pensão: chama de “injustiça”

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Pensionistas que descontaram para a Segurança Social antes desta data podem ter um aumento no valor da reforma

18:30 5 Agosto, 2026 16:29 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Homem de 82 anos vê Segurança Social negar-lhe o direito a pensão de velhice após 45 de descontos: tribunal teve a ‘última palavra’

19:00 5 Agosto, 2026 18:39 5 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Um homem espanhol ficou sem direito a receber pensão de velhice por não ter descontado o suficiente nos 15 anos anteriores à reforma

Bicicleta dos correios. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Trabalhei toda a vida à chuva”: reformada revela o valor da pensão depois de 41 anos nos correios

20:00 5 Agosto, 2026 16:03 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de passar 41 anos nos correios, muitas vezes de bicicleta e debaixo de chuva, esta antiga carteira francesa reformou-se aos 62 anos

Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“No meu tempo ganhava 150€ mas vivia melhor”: reformada compara antigo salário com pensão atual de 1.100€

16:10 5 Agosto, 2026 15:56 5 Agosto, 2026 | Luís Santos

Reformada espanhola revela como consegue gerir mensalmente uma pensão de 1.100 euros perante preços cada vez mais elevados

Frango à Guia. Crédito: TripAdvisor
Algarve, Gastronomia

“O verdadeiro sabor da Guia”: nesta churrasqueira algarvia da EN125 ainda pode comer “excelente frango à Guia” por 6,50€

16:40 5 Agosto, 2026 16:38 5 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma paragem na Nacional 125 onde uma das receitas mais conhecidas de frango assado do Algarve continuam a chamar clientes durante o verão

Europa

Nem aviões nem helicópteros: pastor diz que a solução para os incêndios está nos montes e “limpa mais do que 100 pessoas”

17:00 5 Agosto, 2026 17:32 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Um pastor espanhol defende que o gado consegue limpar os montes de forma mais eficaz do que dezenas de trabalhadores

Anel de diamante. Crédito: Foto AI
Ciência, Nacional

“Anel de diamante”: este fenómeno raro durante o eclipse solar vai durar cerca de 26 segundos e é isto que vai acontecer

21:00 6 Agosto, 2026 18:37 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Fenómeno conhecido como "anel de diamante" durará apenas cerca de 26 segundos em Portugal, durante o eclipse solar de 12 de agosto

Últimas Notícias

  • “Trabalhei desde os 14 anos e com 46 anos de descontos tiraram‑me 18% da pensão”: homem despedido aos 60 foi forçado a reformar‑se aos 62
    “Trabalhei desde os 14 anos e com 46 anos de descontos tiraram‑me 18% da pensão”: homem despedido aos 60 foi forçado a reformar‑se aos 62
  • “Anel de diamante”: este fenómeno raro durante o eclipse solar vai durar cerca de 26 segundos e é isto que vai acontecer
    “Anel de diamante”: este fenómeno raro durante o eclipse solar vai durar cerca de 26 segundos e é isto que vai acontecer
  • Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro
    Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro
  • Marca concorrente direta da Primark abre nova loja em Portugal com milhares de produtos abaixo de 2€: conheça a sua localização
    Marca concorrente direta da Primark abre nova loja em Portugal com milhares de produtos abaixo de 2€: conheça a sua localização
  • Mulher perde pensão de viuvez por receber reforma: tribunal reverte decisão e agora recebe mais de 2.000€ por mês
    Mulher perde pensão de viuvez por receber reforma: tribunal reverte decisão e agora recebe mais de 2.000€ por mês

Opinião

  • Profissional não profissionalizada – Uma reflexão de agosto | Por Ana Alexandra Resende
    Profissional não profissionalizada – Uma reflexão de agosto | Por Ana Alexandra Resende
  • Quando viver no Algarve se torna um luxo | Por João Rúben Silva
    Quando viver no Algarve se torna um luxo | Por João Rúben Silva
  • Um olho no burro, outro no cigano | Por José Figueiredo Santos
    Um olho no burro, outro no cigano | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • União Europeia ‘aperta’: novas regras europeias vão proibir estas embalagens e algumas entram em vigor já nesta data
    União Europeia ‘aperta’: novas regras europeias vão proibir estas embalagens e algumas entram em vigor já nesta data
  • Cultura e sustentabilidade marcam terceira edição da Al-Bauhaus Dream Academy
    Cultura e sustentabilidade marcam terceira edição da Al-Bauhaus Dream Academy
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento