Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro

A lei deixou de obrigar a ter selos no para‑brisas, mas há documentos que são obrigatórios. Saiba o que tem de levar para evitar coimas

20:30 6 Agosto, 2026 13:24 6 Agosto, 2026
João Pedro LuísJoão Pedro LuísJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Durante anos, o canto inferior do para-brisas foi uma espécie de cartão de visita dos automobilistas portugueses, preenchido com selos. Entre o dístico do seguro e o selo da inspeção, era fácil perceber se tudo estava em ordem. Porém, a legislação mudou e hoje o vidro pode estar completamente limpo na generalidade dos veículos.

Há, no entanto, exceções. Os veículos a GPL ou gás natural continuam sujeitos a regras próprias de identificação, previstas na Portaria n.º 196-B/2015. Nos ligeiros das categorias M1 e N1, essa identificação é feita através de uma vinheta no para-brisas; noutros casos, pode existir dístico à retaguarda. Já os veículos elétricos deixaram de estar obrigados a usar dístico identificativo para circular na via pública, por força da Lei n.º 19/2024.

Ainda assim, há um detalhe que muitos condutores desconhecem: mesmo sem selos no para-brisas, continuam obrigados a ter consigo determinados documentos ou a conseguir apresentá-los em formato digital válido. E é aqui que muitos se arriscam a uma coima que pensavam já não existir.

O fim dos selos no vidro

A alteração mais recente foi a do tradicional “selo do seguro”. Desde 11 de julho de 2023, deixou de ser obrigatório afixar no vidro o dístico do seguro automóvel, depois da entrada em vigor da Lei n.º 32/2023. A prova de seguro passou a fazer-se através do respetivo certificado ou de outro documento comprovativo aceite.

Já o dístico da inspeção periódica tinha deixado de ser obrigatório em 2012, com a alteração ao regime das inspeções técnicas. A vinheta deixou de ser necessária no vidro, mas a ficha da inspeção periódica continua a ser o documento que comprova que o veículo foi aprovado, quando a inspeção é obrigatória.

Seguro: o papel pode desaparecer, mas a prova não

O certificado internacional de seguro, ainda conhecido por muitos condutores como Carta Verde, já não tem de ser verde e pode ser emitido em papel branco. A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) confirma também que os documentos comprovativos do seguro automóvel podem ser emitidos e disponibilizados por meios eletrónicos.

Além disso, a ASF anunciou a integração do documento comprovativo do seguro de responsabilidade civil automóvel na carteira digital ID.Gov, atualmente associada à app gov.pt.

Em fiscalização, o condutor pode apresentar o certificado de seguro em papel ou em formato digital. Mas há uma ressalva importante: se não for possível verificar os dados no local em tempo real, o artigo 85.º do Código da Estrada prevê que o condutor tenha cinco dias para apresentar os documentos físicos à autoridade indicada pelo agente de fiscalização ou enviar por meios eletrónicos o documento retirado da aplicação.

Inspeção sem selo, mas não sem prova

A eliminação do selo da inspeção não dispensa a realização da inspeção nos prazos legais nem a posse da ficha da IPO, quando esta seja obrigatória.

Segundo o portal gov.pt, a vinheta do certificado de inspeção não tem de estar colocada no para-brisas. No entanto, o certificado ou ficha de inspeção deve acompanhar o veículo, porque pode ser pedido pelas autoridades como comprovativo.

Isto é diferente de circular sem inspeção válida. Se o veículo estiver obrigado a inspeção e o prazo tiver passado, o problema deixa de ser apenas documental e passa a ser a falta de inspeção dentro do prazo.

O que continua obrigatório dentro do carro

Apesar do vidro limpo, o condutor tem de garantir que transporta ou consegue demonstrar os documentos exigidos pelo Código da Estrada.

De acordo com o artigo 85.º, sempre que um veículo a motor circule na via pública, o condutor deve ser portador de documento legal de identificação pessoal, título de condução, certificado de seguro e documento de identificação fiscal, caso o número de identificação fiscal não conste do documento de identificação e o condutor resida em Portugal.

Tratando-se de automóvel, motociclo, triciclo, quadriciclo, ciclomotor, trator agrícola ou florestal ou reboque, o condutor deve ainda ter o título de registo de propriedade ou documento equivalente, o documento de identificação do veículo e a ficha de inspeção periódica, quando obrigatória.

Na prática, para a maioria dos condutores, isto significa ter consigo o Cartão de Cidadão ou outro documento de identificação, a carta de condução, o certificado de seguro, o Certificado de Matrícula/DUA ou, nos veículos antigos, o livrete e o título de registo de propriedade, e a ficha da IPO, quando aplicável.

Documentos digitais também contam

A lei permite que vários documentos sejam apresentados através de aplicação móvel que permita comprovar os dados. A app gov.pt confirma que os documentos digitais nela disponíveis têm o mesmo valor legal dos documentos físicos em Portugal, desde que possam ser apresentados e validados nos termos previstos.

Ainda assim, o condutor deve ter atenção prática: nem todos os documentos podem estar disponíveis em formato digital em todos os casos. Por isso, se não tiver a certeza de que consegue mostrar a ficha da inspeção ou outro documento através de uma aplicação válida e verificável, o mais prudente é manter uma cópia física no veículo.

A falta dos documentos exigidos pelo artigo 85.º do Código da Estrada pode ser sancionada com coima de 60 a 300 euros.

Menos selos, mesmas obrigações

A mudança legislativa simplificou o para-brisas, mas não eliminou os deveres fundamentais do condutor. A polícia pode continuar a exigir a prova do seguro, a ficha da inspeção, quando obrigatória, e os restantes documentos previstos no Código da Estrada.

E, se o veículo for GPL ou gás natural, mantém-se a obrigação de cumprir as regras próprias de identificação previstas na lei.

No final, a regra é simples: já não precisa de encher o vidro com os antigos selos do seguro e da inspeção, mas continua a precisar de provar que o veículo tem seguro, que está inspecionado quando deve estar, e que os documentos obrigatórios estão disponíveis em papel ou em formato digital válido.

Leia também: Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve Cultura Gastronomia

Guia celebra São Martinho com castanhas, vinhos locais e música no Mercado

14:28 4 Novembro, 2026 14:28 4 Novembro, 2026

Mercado da Guia recebe a festa de São Martinho a 11 de novembro, com castanhas assadas, vinhos de produtores locais e música ao vivo. Entrada livre

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve Desporto

Ricardo Teodósio vence Rali de Albufeira perante mais de três mil espectadores

12:59 4 Novembro, 2026 12:59 4 Novembro, 2026

Mais de três mil pessoas acompanharam o Rali de Albufeira, onde Ricardo Teodósio e José Teixeira conquistaram a vitória na classificação geral

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Clientes do Banco CTT ficam sem dinheiro após contas serem pirateadas: há dezenas de queixas e PJ está a investigar

17:30 4 Novembro, 2026 15:12 4 Novembro, 2026

Dezenas de clientes do Banco CTT denunciam transferências não autorizadas das suas contas bancárias. Uma das vítimas perdeu 1.200 euros e exige a devolução do dinheiro

Algarve Desporto

Quelfes bate recorde de participação no Outubro Sénior com cerca de 400 pessoas

19:10 4 Novembro, 2026 19:07 4 Novembro, 2026

Iniciativa Outubro Sénior reuniu cerca de 400 participantes em Quelfes, com atividades gratuitas dedicadas à saúde, segurança e convívio

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Idosos. Crédito: DR
Economia Nacional

Bónus das pensões de até 200 euros: conheça as datas previstas para o pagamento em dezembro

11:30 3 Novembro, 2026 11:15 3 Novembro, 2026

Suplemento extraordinário será pago com as pensões de dezembro. Saiba as datas previstas, quem tem direito e quanto pode receber

Algarve

António Pina defende concessão das piscinas municipais de Faro a privados para financiar obras

17:20 4 Novembro, 2026 17:12 4 Novembro, 2026

Reabilitação das piscinas de Faro pode custar quase 15 milhões de euros. António Pina admite entregar a obra e a gestão a privados

Europa Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Europe Direct Algarve

Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos

16:55 4 Novembro, 2026 16:53 4 Novembro, 2026

Investimento aprovado no âmbito do ALGARVE 2030 pretende modernizar as redes de abastecimento e reduzir o desperdício de água através da tecnologia

Economia Opinião

Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?

15:50 4 Novembro, 2026 15:36 4 Novembro, 2026

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Economia Europe Direct Algarve

Empresárias do Algarve reforçam ligações a Espanha no fórum INTREPIDA em Sevilha

15:40 4 Novembro, 2026 15:16 4 Novembro, 2026

Encontro INTREPIDA reuniu mais de 70 empresárias do Algarve, Alentejo e Andaluzia para promover novos negócios e parcerias. Loulé acolherá outro fórum.

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve, Cultura, Gastronomia

Guia celebra São Martinho com castanhas, vinhos locais e música no Mercado

14:28 4 Novembro, 2026 14:28 4 Novembro, 2026

Mercado da Guia recebe a festa de São Martinho a 11 de novembro, com castanhas assadas, vinhos de produtores locais e música ao vivo. Entrada livre

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve, Desporto

Ricardo Teodósio vence Rali de Albufeira perante mais de três mil espectadores

12:59 4 Novembro, 2026 12:59 4 Novembro, 2026

Mais de três mil pessoas acompanharam o Rali de Albufeira, onde Ricardo Teodósio e José Teixeira conquistaram a vitória na classificação geral

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Clientes do Banco CTT ficam sem dinheiro após contas serem pirateadas: há dezenas de queixas e PJ está a investigar

17:30 4 Novembro, 2026 15:12 4 Novembro, 2026

Dezenas de clientes do Banco CTT denunciam transferências não autorizadas das suas contas bancárias. Uma das vítimas perdeu 1.200 euros e exige a devolução do dinheiro

Algarve, Desporto

Quelfes bate recorde de participação no Outubro Sénior com cerca de 400 pessoas

19:10 4 Novembro, 2026 19:07 4 Novembro, 2026

Iniciativa Outubro Sénior reuniu cerca de 400 participantes em Quelfes, com atividades gratuitas dedicadas à saúde, segurança e convívio

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Idosos. Crédito: DR
Economia, Nacional

Bónus das pensões de até 200 euros: conheça as datas previstas para o pagamento em dezembro

11:30 3 Novembro, 2026 11:15 3 Novembro, 2026

Suplemento extraordinário será pago com as pensões de dezembro. Saiba as datas previstas, quem tem direito e quanto pode receber

Algarve

António Pina defende concessão das piscinas municipais de Faro a privados para financiar obras

17:20 4 Novembro, 2026 17:12 4 Novembro, 2026

Reabilitação das piscinas de Faro pode custar quase 15 milhões de euros. António Pina admite entregar a obra e a gestão a privados

Europa, Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Europe Direct Algarve

Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos

16:55 4 Novembro, 2026 16:53 4 Novembro, 2026

Investimento aprovado no âmbito do ALGARVE 2030 pretende modernizar as redes de abastecimento e reduzir o desperdício de água através da tecnologia

Economia, Opinião

Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?

15:50 4 Novembro, 2026 15:36 4 Novembro, 2026

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Economia, Europe Direct Algarve

Empresárias do Algarve reforçam ligações a Espanha no fórum INTREPIDA em Sevilha

15:40 4 Novembro, 2026 15:16 4 Novembro, 2026

Encontro INTREPIDA reuniu mais de 70 empresárias do Algarve, Alentejo e Andaluzia para promover novos negócios e parcerias. Loulé acolherá outro fórum.

Últimas Notícias

  • Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião
    Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião
  • Paga com cartão Multibanco ou Visa? O terminal pode escolher por si, mas o Banco de Portugal diz que a última palavra pode ser sua
    Paga com cartão Multibanco ou Visa? O terminal pode escolher por si, mas o Banco de Portugal diz que a última palavra pode ser sua
  • Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa
    Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa
  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Quelfes bate recorde de participação no Outubro Sénior com cerca de 400 pessoas
    Quelfes bate recorde de participação no Outubro Sénior com cerca de 400 pessoas

Opinião

  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
  • Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos
    Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos
  • O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves
    O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal