Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mulher ao telemóvel. Crédito: Freepik AI
Mulher ao telemóvel. Crédito: Freepik AI
Nacional, Tech

Não ‘caia’ nisto: AT alerta para esquema fraudulento que recolhe dados pessoais e ‘esvazia’ contas bancárias

Este esquema fraudulento, para o qual alertou a AT, consiste no envio de mensagens aparentemente oficiais com links falsos

16:50 4 Novembro, 2025 16:37 4 Novembro, 2025
Gonçalo ViegasGonçalo ViegasContent Creator
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) voltou a alertar os contribuintes para um esquema fraudulento, que se baseia na circulação de mensagens que imitam comunicações oficiais. Estas mensagens, enviadas por e-mail ou SMS, contêm links falsos e têm como objetivo recolher dados pessoais e bancários, num esquema conhecido como phishing.

As mensagens falsas são cuidadosamente disfarçadas para parecerem oficiais, usando logótipos e linguagem idêntica à da AT. No entanto, o seu único objetivo é levar os contribuintes a introduzir informações confidenciais em páginas falsas. A instituição reforça que nunca solicita dados pessoais, fiscais ou bancários por e-mail ou SMS, e que qualquer pedido deste tipo deve ser considerado suspeito.

Como reconhecer mensagens falsas

A AT esclarece que apenas envia e-mails através de endereços terminados em @at.gov.pt e que nunca inclui links para inserir, alterar ou confirmar dados pessoais. Também não solicita pagamentos nem reembolsos através de links enviados por e-mail ou mensagem.

Todas as comunicações legítimas e operações eletrónicas com a AT devem ser realizadas exclusivamente através do Portal das Finanças, acessível em https://www.portaldasfinancas.gov.pt. Antes de iniciar sessão, é essencial confirmar que o endereço começa por https://, garantindo uma ligação segura e cifrada.

Consultar comunicações oficiais com segurança

As mensagens oficiais da AT encontram-se disponíveis apenas no Portal das Finanças, na área pessoal de cada contribuinte. Para aceder, basta autenticar-se e selecionar a opção “Comunicações” no menu lateral.

A AT recorda ainda que alguns atos com valor legal, como notificações e citações, são realizados através da ViaCTT, no âmbito do sistema de notificações eletrónicas obrigatórias. Assim, mesmo que o contribuinte receba um aviso por e-mail ou SMS, é sua responsabilidade verificar regularmente a caixa postal eletrónica oficial, onde as notificações são depositadas com validade jurídica.

Recomendações de segurança da AT

A AT aconselha os contribuintes a manterem uma postura vigilante e a seguir as seguintes boas práticas para evitar esquema fraudulento:

  • Ignorar qualquer mensagem com promessas de reembolso imediato, ameaças de penalização fiscal ou pedidos de atualização urgente de dados;
  • Não clicar em links nem descarregar anexos de e-mails suspeitos;
  • Não inserir dados pessoais ou credenciais de acesso fora do Portal das Finanças;
  • Em caso de dúvida, aceder diretamente ao portal através do endereço oficial e verificar na área “Comunicações” se existe alguma mensagem válida.

Dever de confirmação e responsabilidade do contribuinte

De acordo com o regime de notificações eletrónicas da Administração Pública, o contribuinte é responsável por consultar regularmente a sua caixa eletrónica da ViaCTT, mesmo que não tenha recebido aviso prévio.

As notificações depositadas nessa plataforma consideram-se legalmente entregues no prazo previsto por lei, independentemente de o destinatário as ter lido ou não.

Assim, a AT reforça que todos os atos e comunicações com valor jurídico devem ser consultados apenas nas plataformas oficiais: o Portal das Finanças e a ViaCTT, e que qualquer outro canal ou link deve ser considerado potencialmente fraudulento.

Um apelo à literacia digital e à prevenção

O aumento das tentativas de phishing mostra que os criminosos estão cada vez mais sofisticados nas suas estratégias de fraude.

Como recomendação, a AT sublinha que a melhor defesa continua a ser a informação e a prudência. Confirmar o remetente, desconfiar de mensagens alarmistas e utilizar sempre os canais oficiais são passos essenciais para proteger os dados pessoais e evitar perdas financeiras.

A instituição termina o alerta lembrando que a segurança fiscal depende também da atenção de cada contribuinte. Em caso de suspeita, deve ser feita comunicação imediata às autoridades competentes e nunca se deve responder ou interagir com mensagens duvidosas.

Leia também: Tempestade à vista: chuva e vento intenso de 110 km/h chegam e estas vão ser as zonas ‘mais castigadas’

PSP e GNR auxiliam idosa na autoestrada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

“Desorientada a vaguear”: idosa saiu para caminhar e foi resgatada pela PSP e GNR na A5

08:45 23 Outubro, 2026 09:31 23 Outubro, 2026

Mulher foi localizada de madrugada numa autoestrada em Oeiras. Após avaliação dos bombeiros, regressou a casa com apoio das autoridades

Algarve Animais

Tavira celebra 100 anos do Posto Agrário com fórum dedicado às raças autóctones do Algarve

16:31 23 Outubro, 2026 16:41 23 Outubro, 2026

Encontro sobre raças autóctones realiza-se a 12 de novembro, em Tavira, com especialistas, criadores e projetos de valorização do património rural

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva pode regressar a Portugal continental: IPMA prevê também aguaceiros nas ilhas

07:05 24 Outubro, 2026 13:04 23 Outubro, 2026

Há possibilidade de chuva em Portugal continental ao fim do dia e aguaceiros nas ilhas. Conheça a previsão do IPMA.

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Europa

Ryanair vai avançar com voos diretos de Faro para duas cidades polacas a partir de março de 2027: bilhetes já estão à venda

15:20 23 Outubro, 2026 12:38 23 Outubro, 2026

Companhia aérea vai reforçar as ligações entre o Algarve e a Polónia com dois destinos a partir de março de 2027

Homem com um relógio de pulso.
Europe Direct Algarve Nacional

Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê

16:10 23 Outubro, 2026 12:48 23 Outubro, 2026

Portugal prepara-se para mudar novamente a hora na madrugada deste domingo, 25 de outubro

Algarve Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Europe Direct Algarve Gastronomia

Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva

09:20 23 Outubro, 2026 09:10 23 Outubro, 2026

Castro Marim e Vila Real de Santo António participam na VIMAR 2026, levando a gastronomia algarvia, o sal artesanal e vinhos da região até Huelva

Avião da TAP.
Economia Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Algarve Cultura

Fátima Lopes apresenta percurso literário e fala de amor e relações humanas em Tavira

17:20 23 Outubro, 2026 16:50 23 Outubro, 2026

Apresentadora e escritora Fátima Lopes participa num encontro literário em Tavira, a 27 de outubro, com destaque para o seu romance sobre o amor e a perda

Cantina escolar. Crédito: DR
Nacional

Famílias que não pagam refeições escolares deixam milhões em dívida às câmaras: há casos nas Finanças

13:00 23 Outubro, 2026 12:44 23 Outubro, 2026

Autarquias tentam recuperar valores em atraso com pagamentos faseados. Em Odivelas, mais de meio milhão de euros já está em execução fiscal

Opinião Tech

A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

17:40 22 Outubro, 2026 17:39 22 Outubro, 2026

"Depois de tantos séculos civilizacionais, de tantas descobertas e eloquentes promessas de futuro, regressámos a uma forma rudimentar de vida: desconfiamos de quem bate à porta, mesmo quando a porta é apenas um telefone"

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Opinião

A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

17:00 23 Outubro, 2026 15:50 23 Outubro, 2026

"Uma sociedade que normaliza a violência nas palavras acabará por se surpreender, injustamente, quando a encontra nas ações"

Europe Direct Algarve Opinião

Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro

07:30 23 Outubro, 2026 19:22 22 Outubro, 2026

"Da inovação democrática em pequenos municípios catalães ao alerta dos autarcas em Bruxelas, os poderes locais reivindicam um papel central na construção e no financiamento das políticas europeias"

PSP e GNR auxiliam idosa na autoestrada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

“Desorientada a vaguear”: idosa saiu para caminhar e foi resgatada pela PSP e GNR na A5

08:45 23 Outubro, 2026 09:31 23 Outubro, 2026

Mulher foi localizada de madrugada numa autoestrada em Oeiras. Após avaliação dos bombeiros, regressou a casa com apoio das autoridades

Algarve, Animais

Tavira celebra 100 anos do Posto Agrário com fórum dedicado às raças autóctones do Algarve

16:31 23 Outubro, 2026 16:41 23 Outubro, 2026

Encontro sobre raças autóctones realiza-se a 12 de novembro, em Tavira, com especialistas, criadores e projetos de valorização do património rural

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva pode regressar a Portugal continental: IPMA prevê também aguaceiros nas ilhas

07:05 24 Outubro, 2026 13:04 23 Outubro, 2026

Há possibilidade de chuva em Portugal continental ao fim do dia e aguaceiros nas ilhas. Conheça a previsão do IPMA.

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Europa

Ryanair vai avançar com voos diretos de Faro para duas cidades polacas a partir de março de 2027: bilhetes já estão à venda

15:20 23 Outubro, 2026 12:38 23 Outubro, 2026

Companhia aérea vai reforçar as ligações entre o Algarve e a Polónia com dois destinos a partir de março de 2027

Homem com um relógio de pulso.
Europe Direct Algarve, Nacional

Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê

16:10 23 Outubro, 2026 12:48 23 Outubro, 2026

Portugal prepara-se para mudar novamente a hora na madrugada deste domingo, 25 de outubro

Algarve, Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Europe Direct Algarve, Gastronomia

Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva

09:20 23 Outubro, 2026 09:10 23 Outubro, 2026

Castro Marim e Vila Real de Santo António participam na VIMAR 2026, levando a gastronomia algarvia, o sal artesanal e vinhos da região até Huelva

Avião da TAP.
Economia, Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Algarve, Cultura

Fátima Lopes apresenta percurso literário e fala de amor e relações humanas em Tavira

17:20 23 Outubro, 2026 16:50 23 Outubro, 2026

Apresentadora e escritora Fátima Lopes participa num encontro literário em Tavira, a 27 de outubro, com destaque para o seu romance sobre o amor e a perda

Cantina escolar. Crédito: DR
Nacional

Famílias que não pagam refeições escolares deixam milhões em dívida às câmaras: há casos nas Finanças

13:00 23 Outubro, 2026 12:44 23 Outubro, 2026

Autarquias tentam recuperar valores em atraso com pagamentos faseados. Em Odivelas, mais de meio milhão de euros já está em execução fiscal

Opinião, Tech

A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

17:40 22 Outubro, 2026 17:39 22 Outubro, 2026

"Depois de tantos séculos civilizacionais, de tantas descobertas e eloquentes promessas de futuro, regressámos a uma forma rudimentar de vida: desconfiamos de quem bate à porta, mesmo quando a porta é apenas um telefone"

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Opinião

A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

17:00 23 Outubro, 2026 15:50 23 Outubro, 2026

"Uma sociedade que normaliza a violência nas palavras acabará por se surpreender, injustamente, quando a encontra nas ações"

Europe Direct Algarve, Opinião

Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro

07:30 23 Outubro, 2026 19:22 22 Outubro, 2026

"Da inovação democrática em pequenos municípios catalães ao alerta dos autarcas em Bruxelas, os poderes locais reivindicam um papel central na construção e no financiamento das políticas europeias"

Últimas Notícias

  • Chuva pode regressar a Portugal continental: IPMA prevê também aguaceiros nas ilhas
    Chuva pode regressar a Portugal continental: IPMA prevê também aguaceiros nas ilhas
  • Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa
    Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa
  • Gebalis contesta versão de Marta Almeida e diz que idoso tinha direito à casa em Marvila
    Gebalis contesta versão de Marta Almeida e diz que idoso tinha direito à casa em Marvila
  • Bruno Zarra e Sylva Drums levam o nome do Algarve ao Amsterdam Dance Event 2026
    Bruno Zarra e Sylva Drums levam o nome do Algarve ao Amsterdam Dance Event 2026
  • Portugal dividido este fim de semana: temperaturas não chegam aos 20 graus no Norte, mas há regiões que podem atingir os 23
    Portugal dividido este fim de semana: temperaturas não chegam aos 20 graus no Norte, mas há regiões que podem atingir os 23

Opinião

  • A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
    A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
  • Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
    Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
  • Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
    Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal