Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto D.R.
Nacional

Direitos Humanos: Rússia, China e Irão entre os piores países numa lista de 198

Estas conclusões estão presentes nos Relatórios Nacionais de 2022 sobre Práticas de Direitos Humanos, que abrangem 198 países e territórios, e fornecem informações compiladas por funcionárias do Departamento de Estado dos EUA em Washington e em missões em todo o mundo

18:23 20 Março, 2023 18:23 20 Março, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Rússia, China e Irão estão entre os países onde mais se cometeram mais violações de Direito Humanos, em “escala e gravidade”, durante o ano passado, segundo um relatório do Departamento de Estado norte-americano divulgado esta segunda-feira.

Estas conclusões estão presentes nos Relatórios Nacionais de 2022 sobre Práticas de Direitos Humanos, que abrangem 198 países e territórios, e fornecem informações compiladas por funcionárias do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (EUA) em Washington e em missões em todo o mundo.

Um dos focos deste relatório é a guerra em grande da Rússia na Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022, que resultou em mortes e destruição em massa, com relatos de membros das forças russas “a cometer crimes de guerra e outras atrocidades, incluindo execuções sumárias de civis e relatos horríveis de violência de género, incluindo violência sexual contra mulheres e crianças”.

Classificando a Rússia como “um sistema político altamente centralizado e autoritário” dominado pelo Presidente, Vladimir Putin, no documento sublinha-se que o Governo russo se envolveu na deportação forçada de civis da Ucrânia para território russo, muitas vezes seguindo um processo de “filtragem” duro e abusivo, com inúmeros relatos de deportações forçadas e adoções de crianças ucranianas.

“A ocupação russa e a suposta anexação da península ucraniana da Crimeia continuaram a afetar significativa e negativamente a situação dos direitos humanos ali. As autoridades também conduziram prisões e detenções por motivos políticos”, frisa-se no texto.

Além dos abusos de direitos humanos cometidos pela Rússia em relação à invasão da Ucrânia, no relatório denunciam-se ainda assassínios – especialmente na comunidade LGBT – na Chechénia por autoridades do governo local, desaparecimentos forçados por ou em nome de autoridades governamentais, tortura generalizada por polícias com recurso a violência sexual ou encarceramento psiquiátrico punitivo, prisões e detenções arbitrárias, repressão severa da liberdade de expressão e da imprensa, incluindo violência contra jornalistas, entre outros.

No Irão, o regime respondeu com brutalidade e violência aos protestos pacíficos em todo o país após a morte da jovem Mahsa Amini enquanto estava sob custódia da chamada polícia da moralidade.

Citando dados de organizações não-governamentais, os EUA indicaram que até o final do passado ano, as forças de segurança iranianas mataram mais de 500 pessoas, incluindo pelo menos 69 crianças, e prenderam mais de 19.000 manifestantes, incluindo menores.

O Departamento de Estado refere ter recebido relatos confiáveis de homicídios arbitrários pelo Governo e seus agentes, mais habitualmente execuções por crimes que não atendem ao padrão legal internacional e sem julgamentos justos, desaparecimentos forçados atribuídos ao Governo, tortura ou outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes por parte dos agentes de autoridade, prisões ou detenções arbitrárias ou condições prisionais duras e que colocam em risco a vida dos prisioneiros.

“O Governo tomou poucas medidas para identificar, investigar, processar e punir funcionários que cometeram abusos dos direitos humanos, incluindo mortes de manifestantes e abusos sob custódia ou corrupção. A impunidade permaneceu generalizada em todos os níveis do Governo e das forças de segurança”, indica o Departamento de Estado dos EUA.

Em Xinjiang, na China, o relatório descreve como continuaram a ocorrer genocídios e crimes contra a humanidade contra a minoria muçulmana uigur, bem como membros de outras minorias étnicas e religiosas.

Classificando a China como um “Estado autoritário no qual o Partido Comunista Chinês é a autoridade suprema”, sua análise nas violações contra uigures, como “prisões arbitrárias ou outras privações severa da liberdade física de mais de um milhão de civis, abortos forçados e aplicação das políticas mais restritivas de controlo de natalidade do país, violações e outras formas de violência sexual e de género, tortura, perseguição, incluindo trabalho forçado e restrições draconianas à liberdade de religião ou crença”, entre outras.

Outro dos países em destaque pelo Departamento de Estado é o Afeganistão, onde as medidas opressivas e discriminatórias dos Talibã contra mulheres e meninas têm sido implacáveis.

“Nenhum outro país no mundo impede que mulheres e meninas recebam educação, que é um direito humano reconhecido internacionalmente. O decreto dos Talibã que proíbe as funcionárias de organizações não-governamentais de trabalhar põe em perigo dezenas de milhões de afegãos que dependem de ajuda humanitária para sobreviver”, diz-se no texto.

Do documento ressaltam ainda inúmeros relatos de que membros dos Talibã e do ISIS-K – filial afegã do Estado Islâmico no Iraque e na Síria – cometeram assassínios arbitrários, muitos como represálias contra funcionários associados ao Governo anterior a agosto de 2021.

Na Birmânia, o relatório mostra como o regime militar continua a usar a violência para brutalizar civis e consolidar o seu controlo, alegadamente matando mais de 2.900 pessoas e detendo mais de 17.000 desde o golpe militar de fevereiro de 2021.

“Algumas organizações étnicas armadas e membros das Forças de Defesa do Povo cometeram abusos dos direitos humanos, incluindo assassinatos, desaparecimentos, abuso físico e tratamento degradante, e falharam em proteger as populações locais em zonas de conflito”, diz o relatório.

“A impunidade para os abusos cometidos por funcionários do regime e pelas forças de segurança foi absoluta. Não há informações credíveis de que o regime tomou medidas para processar ou punir os responsáveis por violações dos direitos humanos ou corrupção”, acrescenta o texto.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Portugal vai ter cortes de luz prolongados nestas datas: veja as zonas afetadas

18:00 19 Junho, 2026 13:59 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estão previstos cortes de luz programados em várias zonas do país durante os dias 21 e 28 de junho. Algumas interrupções poderão prolongar-se durante várias horas

Algarve Saúde

Hospital Central do Algarve avança no papel com nova delegação de competências

12:17 19 Junho, 2026 12:19 19 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

O novo Hospital Central do Algarve terá 742 camas, 18 salas de bloco operatório e 10 salas de partos

Mulher escolhe frutas e vegetais no supermercado.
Gastronomia Saúde

Diga ‘adeus’ ao colesterol: cientistas recomendam comer esta fruta duas vezes por dia para acabar com o problema

20:20 19 Junho, 2026 18:22 19 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Está presente em quase todas as cozinhas, mas um estudo revela que consumir esta fruta diariamente pode trazer benefícios inesperados para o colesterol e para a saúde cardiovascular

Festival do Marisco de Olhão.
Algarve Vida & Lazer

Olhão acolhe mais uma edição do Festival do Marisco com Calema e Mariza no cartaz e bilhetes a 12€

21:07 19 Junho, 2026 21:07 19 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Festival do Marisco regressa a Olhão em agosto com concertos de Calema, Mariza e Daniela Mercury, marisco fresco e bilhetes a partir de 12€

Estrada Nacional 2 - troço que liga o Barranco do Velho a São Brás de Alportel. Foto Reprodução Facebook
Algarve

“Uma vergonha”: Estrada Nacional 2 “partiu-se toda” e está cortada há mais de 380 dias no Algarve

19:30 19 Junho, 2026 16:34 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Moradores e comerciantes queixam-se dos prejuízos e dos desvios, enquanto a obra na estrada deverá avançar em julho

Idoso preocupado acompanhado da mulher. Crédito: Freepik
Europa Nacional

Segurança Social recusa pensão de velhice a homem de 77 anos com 30 de descontos por não ter contribuído durante 18: tribunal ‘alterou’ decisão

20:30 19 Junho, 2026 18:08 19 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Espanhol com 77 anos não descontou nos 18 anos anteriores ao pedido da pensão de velhice, fazendo com que esta fosse recusada pela Segurança Social

Crocodilo. Crédito: magnific
Animais Europa

Criança de 3 anos gravemente ferida após ser atirada aos crocodilos em Inglaterra: suspeito foi detido

19:50 19 Junho, 2026 16:25 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A criança de três anos ficou gravemente ferida depois de ter sido atirada para o recinto dos crocodilos num jardim zoológico em Inglaterra

Burlão a cometer crime informático. Crédito: Freepik
Economia Tech

Ministério Público alerta para novo esquema de burla com contas bancárias dos portugueses: saiba como se proteger

16:00 19 Junho, 2026 14:19 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Esquema usa mensagens falsas, páginas imitadas dos bancos e chamadas telefónicas para conseguir autorizar transferências avultadas

Bola de Berlim com creme.
Gastronomia

Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme

10:30 19 Junho, 2026 12:49 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre a versão simples e a recheada, a diferença vai além do sabor e pode pesar mais do que muitos imaginam nos dias de verão

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 18:26 19 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘infernal’ a caminho de Portugal: saiba que zonas podem chegar aos 44 graus

06:30 19 Junho, 2026 18:29 18 Junho, 2026 | João Luís

Vêm aí vários dias de calor intenso em Portugal, com temperaturas muito acima do normal e noites difíceis em várias regiões do país

Mulher a regar plantas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A sua planta parece saudável? Há um erro comum na rega que pode estar a passar despercebido

18:30 19 Junho, 2026 18:15 19 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Folhas caídas nem sempre significam falta de água. Há sinais menos óbvios que podem revelar se está a regar as plantas da forma errada

Pão congelado. Crédito: DR
Saúde

Poupar e não só: especialistas revelam que congelar o pão pode torná-lo mais saudável e a razão pode surpreender

17:30 19 Junho, 2026 15:33 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um estudo mostra que congelar, descongelar e tostar o pão pode reduzir o pico de açúcar no sangue após a refeição

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

10 anos depois: UE avança com novas regras sobre direitos dos passageiros aéreos

14:30 19 Junho, 2026 14:20 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

As regras dos passageiros aéreos na União Europeia vão mudar a partir de 2027

Major Oak. Crédito: DR
Cultura Mundo

Morreu o carvalho lendário que terá abrigado Robin dos Bosques

13:40 19 Junho, 2026 13:48 19 Junho, 2026 | João Luís

O famoso carvalho da floresta de Sherwood morre ao fim após séculos de história, lendas e milhões de visitantes junto às suas raízes

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Portugal vai ter cortes de luz prolongados nestas datas: veja as zonas afetadas

18:00 19 Junho, 2026 13:59 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estão previstos cortes de luz programados em várias zonas do país durante os dias 21 e 28 de junho. Algumas interrupções poderão prolongar-se durante várias horas

Algarve, Saúde

Hospital Central do Algarve avança no papel com nova delegação de competências

12:17 19 Junho, 2026 12:19 19 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

O novo Hospital Central do Algarve terá 742 camas, 18 salas de bloco operatório e 10 salas de partos

Mulher escolhe frutas e vegetais no supermercado.
Gastronomia, Saúde

Diga ‘adeus’ ao colesterol: cientistas recomendam comer esta fruta duas vezes por dia para acabar com o problema

20:20 19 Junho, 2026 18:22 19 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Está presente em quase todas as cozinhas, mas um estudo revela que consumir esta fruta diariamente pode trazer benefícios inesperados para o colesterol e para a saúde cardiovascular

Festival do Marisco de Olhão.
Algarve, Vida & Lazer

Olhão acolhe mais uma edição do Festival do Marisco com Calema e Mariza no cartaz e bilhetes a 12€

21:07 19 Junho, 2026 21:07 19 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Festival do Marisco regressa a Olhão em agosto com concertos de Calema, Mariza e Daniela Mercury, marisco fresco e bilhetes a partir de 12€

Estrada Nacional 2 - troço que liga o Barranco do Velho a São Brás de Alportel. Foto Reprodução Facebook
Algarve

“Uma vergonha”: Estrada Nacional 2 “partiu-se toda” e está cortada há mais de 380 dias no Algarve

19:30 19 Junho, 2026 16:34 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Moradores e comerciantes queixam-se dos prejuízos e dos desvios, enquanto a obra na estrada deverá avançar em julho

Idoso preocupado acompanhado da mulher. Crédito: Freepik
Europa, Nacional

Segurança Social recusa pensão de velhice a homem de 77 anos com 30 de descontos por não ter contribuído durante 18: tribunal ‘alterou’ decisão

20:30 19 Junho, 2026 18:08 19 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Espanhol com 77 anos não descontou nos 18 anos anteriores ao pedido da pensão de velhice, fazendo com que esta fosse recusada pela Segurança Social

Crocodilo. Crédito: magnific
Animais, Europa

Criança de 3 anos gravemente ferida após ser atirada aos crocodilos em Inglaterra: suspeito foi detido

19:50 19 Junho, 2026 16:25 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A criança de três anos ficou gravemente ferida depois de ter sido atirada para o recinto dos crocodilos num jardim zoológico em Inglaterra

Burlão a cometer crime informático. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Ministério Público alerta para novo esquema de burla com contas bancárias dos portugueses: saiba como se proteger

16:00 19 Junho, 2026 14:19 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Esquema usa mensagens falsas, páginas imitadas dos bancos e chamadas telefónicas para conseguir autorizar transferências avultadas

Bola de Berlim com creme.
Gastronomia

Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme

10:30 19 Junho, 2026 12:49 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre a versão simples e a recheada, a diferença vai além do sabor e pode pesar mais do que muitos imaginam nos dias de verão

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 18:26 19 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘infernal’ a caminho de Portugal: saiba que zonas podem chegar aos 44 graus

06:30 19 Junho, 2026 18:29 18 Junho, 2026 | João Luís

Vêm aí vários dias de calor intenso em Portugal, com temperaturas muito acima do normal e noites difíceis em várias regiões do país

Mulher a regar plantas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A sua planta parece saudável? Há um erro comum na rega que pode estar a passar despercebido

18:30 19 Junho, 2026 18:15 19 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Folhas caídas nem sempre significam falta de água. Há sinais menos óbvios que podem revelar se está a regar as plantas da forma errada

Pão congelado. Crédito: DR
Saúde

Poupar e não só: especialistas revelam que congelar o pão pode torná-lo mais saudável e a razão pode surpreender

17:30 19 Junho, 2026 15:33 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um estudo mostra que congelar, descongelar e tostar o pão pode reduzir o pico de açúcar no sangue após a refeição

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

10 anos depois: UE avança com novas regras sobre direitos dos passageiros aéreos

14:30 19 Junho, 2026 14:20 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

As regras dos passageiros aéreos na União Europeia vão mudar a partir de 2027

Major Oak. Crédito: DR
Cultura, Mundo

Morreu o carvalho lendário que terá abrigado Robin dos Bosques

13:40 19 Junho, 2026 13:48 19 Junho, 2026 | João Luís

O famoso carvalho da floresta de Sherwood morre ao fim após séculos de história, lendas e milhões de visitantes junto às suas raízes

Últimas Notícias

  • Olhão acolhe mais uma edição do Festival do Marisco com Calema e Mariza no cartaz e bilhetes a 12€
    Olhão acolhe mais uma edição do Festival do Marisco com Calema e Mariza no cartaz e bilhetes a 12€
  • Segurança Social recusa pensão de velhice a homem de 77 anos com 30 de descontos por não ter contribuído durante 18: tribunal ‘alterou’ decisão
    Segurança Social recusa pensão de velhice a homem de 77 anos com 30 de descontos por não ter contribuído durante 18: tribunal ‘alterou’ decisão
  • Diga ‘adeus’ ao colesterol: cientistas recomendam comer esta fruta duas vezes por dia para acabar com o problema
    Diga ‘adeus’ ao colesterol: cientistas recomendam comer esta fruta duas vezes por dia para acabar com o problema
  • Criança de 3 anos gravemente ferida após ser atirada aos crocodilos em Inglaterra: suspeito foi detido
    Criança de 3 anos gravemente ferida após ser atirada aos crocodilos em Inglaterra: suspeito foi detido
  • “Uma vergonha”: Estrada Nacional 2 “partiu-se toda” e está cortada há mais de 380 dias no Algarve
    “Uma vergonha”: Estrada Nacional 2 “partiu-se toda” e está cortada há mais de 380 dias no Algarve

Opinião

  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
  • Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
    Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
    Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
  • 10 anos depois: UE avança com novas regras sobre direitos dos passageiros aéreos
    10 anos depois: UE avança com novas regras sobre direitos dos passageiros aéreos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal