Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Covid-19: Governo envia equipa médica para lar e instala hospital na Arena de Ovar

Uma equipa médica específica foi destacada pelo Governo para o lar da Misericórdia de Ovar, de modo a monitorizar a condição dos seus 120 utentes e instalará também um hospital de campanha na Arena Dolce Vita, anunciou hoje a autarquia local

18:29 29 Março, 2020
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A 17 de março, o Governo decretou o estado de calamidade pública em Ovar e no dia 18 teve aí início um cerco sanitário que obriga ao controlo de entradas e saídas no território

O Governo destacou para o lar da Misericórdia de Ovar uma equipa médica específica para monitorizar a condição dos seus 120 utentes e instalará também um hospital de campanha na Arena Dolce Vita, anunciou hoje a autarquia local.

Essas medidas são anunciadas um dia depois de o presidente da Câmara ter acusado Segurança Social e Ministério da Saúde de prestarem “muito pouco apoio” aos esforços de contenção da Covid-19 no município, que está há mais de uma semana em estado de calamidade pública e sob cerco sanitário com controlo fronteiriço e interrupção de toda a atividade económica não essencial.

“Ontem [sábado] fiz um apelo muito grande ao Governo, porque precisávamos de ajuda e tínhamos esgotados todos os recursos municipais para poder fazer face a esta guerra contra a Covid-19 aqui no município, após aquele acontecimento na Santa Casa da Misericórdia de Ovar”, começa por recordar Salvador Malheiro, em referência ao óbito que impôs testes de rastreio nos restantes utentes do lar e obrigou à reorganização do edifício, para que idosos sintomáticos fossem separados dos restantes.

Salvador Malheiro afirmou que “hoje é também de elementar justiça dizer, com muita satisfação, que há já o compromisso do Governo de que amanhã [segunda-feira] será colocada em permanência no lar da Santa Casa, onde estão 120 idosos, uma equipa de médicos e enfermeiros que irá permitir a monitorização permanente dessa nossa população mais sénior”.

O presidente da Câmara anunciou ainda que o Governo se comprometeu a montar “um verdadeiro hospital de campanha” na Arena Dolce Vita, um pavilhão habitualmente reservado para provas desportivas ou concertos com grande afluência de público.

A instalação dessa estrutura de apoio clínico será coordenada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica, terá uma capacidade de 100 camas e abrange também equipamento de saúde, sendo que o espaço poderá depois funcionar “como uma extensão do Hospital de Ovar”.

Para Salvador Malheiro, é, portanto, de “agradecer e reconhecer a deferência do Governo para com a população de Ovar”.

Com 148 quilómetros quadrados de área e cerca de 55.400 habitantes, esse município regista já mais de 200 casos confirmados de Covid-19, assim como oito óbitos – entre os quais o de um jovem de 14 anos que morreu esta madrugada no Hospital de Santa Maria da Feira, em princípio devido a complicações associadas a um quadro clínico de comobilidades ainda a ser investigado pela Direção-Geral de Saúde.

O número de recuperados no concelho sob quarentena é de cinco pessoas, entre as quais também uma jovem de 17 anos.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia de Covid-19, foi detetado pela primeira vez na China em dezembro de 2019 e já infetou entretanto mais de 667.000 pessoas em todo o mundo, das quais mais de 31.000 morreram.

Em Portugal, os primeiros casos foram identificados a 02 de março e o país regista hoje 119 mortes e 5.962 infeções no país, sendo que, desses doentes, 348 estavam internados em cuidados intermédios, 138 em cuidados intensivos e 43 já foram dados como recuperados.

A 17 de março, o Governo decretou o estado de calamidade pública em Ovar e no dia 18 teve aí início um cerco sanitário que obriga ao controlo de entradas e saídas no território.

Desde as 00:00 do dia 19 de março, todo o país entrou no regime de estado de emergência, o que vigorará até às 23:59 do dia 02 de abril.

Relacionado:

Vitima de 14 anos do Covid-19 era futsalista. “Não conseguiste fintar este adversário”, diz clube

ÚLTIMA HORA: Rapaz de 14 anos de Ovar morre vítima da Covid-19

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Agentes da PSP a fiscalizar carros estacionados. Crédito: Freepik AI
Auto Nacional

Costuma estacionar muito perto de outros carros? Pode levar uma multa até 150 euros por este motivo

13:40 16 Outubro, 2026 13:01 16 Outubro, 2026

O Código da Estrada não obriga a deixar um determinado número de centímetros entre dois carros estacionados

Casal bem agasalhado devido ao frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Massa de ar polar aproxima-se de Portugal e temperaturas vão descer até aos 4 ºC: estas serão as regiões mais frias

17:40 16 Outubro, 2026 17:02 16 Outubro, 2026

Uma massa de ar de origem polar aproxima-se da Península Ibérica e poderá deixar algumas regiões de Portugal com temperaturas próximas dos 0 ºC

Algarve Cultura

Algoz celebra Halloween com baile, DJ e concurso de máscaras

18:10 16 Outubro, 2026 17:56 16 Outubro, 2026

Festa de Halloween anima Algoz a 31 de outubro com música, concurso de máscaras, prémios e entrada livre no Centro Cultural Luís Augusto Mascarenhas

Algarve Animais Nacional

Algarve abrangido por projeto-piloto de 500 mil euros para controlo de javalis

07:00 16 Outubro, 2026 19:01 15 Outubro, 2026

Projeto abrange 15 distritos, incluindo Faro, e prevê pagamentos de 50 euros por macho e 70 euros por fêmea abatidos acima da média

Europe Direct Algarve Opinião

Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa

16:50 16 Outubro, 2026 17:03 16 Outubro, 2026

Cerca de 50 jovens do Alentejo, Algarve e Andaluzia reúnem-se em Huelva para debater democracia, fronteiras e desafios comuns da Eurorregião

Cultura Opinião

Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa

19:40 16 Outubro, 2026 19:32 16 Outubro, 2026

“Parece que as prejudiciais telas de um ecrã refletem nas crianças a ideia de que são imagens que passam e ninguém recorda. Enquanto no papel ‘fica ali’ e todos vão vendo”

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Nacional

Mosquito-tigre já foi detetado em 40 concelhos: saiba o que deve evitar em casa

13:00 16 Outubro, 2026 10:48 16 Outubro, 2026

Capaz de transmitir dengue e zika, o mosquito-tigre já foi identificado em 40 concelhos. Conheça os cuidados recomendados

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Ciência Mundo

Agricultor usou uma pedra como peso de porta durante décadas e só depois descobriu que valia quase 90 mil euros

16:40 15 Outubro, 2026 17:28 15 Outubro, 2026

Durante cerca de 30 anos, uma pedra de 10 quilos serviu apenas para manter aberta a porta de um celeiro

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional Tech

Cliente do Banco CTT? App, homebanking e transferências MB Way ficam indisponíveis até esta data

20:20 16 Outubro, 2026 17:20 16 Outubro, 2026

Os clientes do Banco CTT vão ficar temporariamente sem acesso a vários serviços digitais

Europa

Álex, eletricista de 29 anos: “Ter 40 anos no setor não significa fazer bem durante 40 anos”

18:40 16 Outubro, 2026 16:58 16 Outubro, 2026

O jovem eletricista espanhol considera que a falta de profissionais não se resolve apenas com a contratação de novos trabalhadores

Opinião Saúde

Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira

18:30 16 Outubro, 2026 18:26 16 Outubro, 2026

"A verdadeira inovação em nutrição associada à doença começa na capacitação dos doentes, na reinvenção das técnicas culinárias e na estreita relação com a equipa clínica"

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Agentes da PSP a fiscalizar carros estacionados. Crédito: Freepik AI
Auto, Nacional

Costuma estacionar muito perto de outros carros? Pode levar uma multa até 150 euros por este motivo

13:40 16 Outubro, 2026 13:01 16 Outubro, 2026

O Código da Estrada não obriga a deixar um determinado número de centímetros entre dois carros estacionados

Casal bem agasalhado devido ao frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Massa de ar polar aproxima-se de Portugal e temperaturas vão descer até aos 4 ºC: estas serão as regiões mais frias

17:40 16 Outubro, 2026 17:02 16 Outubro, 2026

Uma massa de ar de origem polar aproxima-se da Península Ibérica e poderá deixar algumas regiões de Portugal com temperaturas próximas dos 0 ºC

Algarve, Cultura

Algoz celebra Halloween com baile, DJ e concurso de máscaras

18:10 16 Outubro, 2026 17:56 16 Outubro, 2026

Festa de Halloween anima Algoz a 31 de outubro com música, concurso de máscaras, prémios e entrada livre no Centro Cultural Luís Augusto Mascarenhas

Algarve, Animais, Nacional

Algarve abrangido por projeto-piloto de 500 mil euros para controlo de javalis

07:00 16 Outubro, 2026 19:01 15 Outubro, 2026

Projeto abrange 15 distritos, incluindo Faro, e prevê pagamentos de 50 euros por macho e 70 euros por fêmea abatidos acima da média

Europe Direct Algarve, Opinião

Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa

16:50 16 Outubro, 2026 17:03 16 Outubro, 2026

Cerca de 50 jovens do Alentejo, Algarve e Andaluzia reúnem-se em Huelva para debater democracia, fronteiras e desafios comuns da Eurorregião

Cultura, Opinião

Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa

19:40 16 Outubro, 2026 19:32 16 Outubro, 2026

“Parece que as prejudiciais telas de um ecrã refletem nas crianças a ideia de que são imagens que passam e ninguém recorda. Enquanto no papel ‘fica ali’ e todos vão vendo”

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Nacional

Mosquito-tigre já foi detetado em 40 concelhos: saiba o que deve evitar em casa

13:00 16 Outubro, 2026 10:48 16 Outubro, 2026

Capaz de transmitir dengue e zika, o mosquito-tigre já foi identificado em 40 concelhos. Conheça os cuidados recomendados

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Ciência, Mundo

Agricultor usou uma pedra como peso de porta durante décadas e só depois descobriu que valia quase 90 mil euros

16:40 15 Outubro, 2026 17:28 15 Outubro, 2026

Durante cerca de 30 anos, uma pedra de 10 quilos serviu apenas para manter aberta a porta de um celeiro

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional, Tech

Cliente do Banco CTT? App, homebanking e transferências MB Way ficam indisponíveis até esta data

20:20 16 Outubro, 2026 17:20 16 Outubro, 2026

Os clientes do Banco CTT vão ficar temporariamente sem acesso a vários serviços digitais

Europa

Álex, eletricista de 29 anos: “Ter 40 anos no setor não significa fazer bem durante 40 anos”

18:40 16 Outubro, 2026 16:58 16 Outubro, 2026

O jovem eletricista espanhol considera que a falta de profissionais não se resolve apenas com a contratação de novos trabalhadores

Opinião, Saúde

Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira

18:30 16 Outubro, 2026 18:26 16 Outubro, 2026

"A verdadeira inovação em nutrição associada à doença começa na capacitação dos doentes, na reinvenção das técnicas culinárias e na estreita relação com a equipa clínica"

Últimas Notícias

  • Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto
    Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto
  • Cliente do Banco CTT? App, homebanking e transferências MB Way ficam indisponíveis até esta data
    Cliente do Banco CTT? App, homebanking e transferências MB Way ficam indisponíveis até esta data
  • Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)
    Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)
  • Fatura da luz vai subir a partir desta data: veja quanto pode passar a pagar por mês
    Fatura da luz vai subir a partir desta data: veja quanto pode passar a pagar por mês
  • Quinta embarcação de alta velocidade apreendida no Algarve desde início de outubro
    Quinta embarcação de alta velocidade apreendida no Algarve desde início de outubro

Opinião

  • Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
  • Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
    Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa

Europe Direct Algarve

  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
  • Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço
    Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal