Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Ilhéu de Vila Franca do Campo. Crédito: Magnific
Ilhéu de Vila Franca do Campo. Crédito: Magnific
Nacional, Vida & Lazer

“Anel da Princesa”: este ilhéu paradisíaco no coração do atlântico fica numa ilha portuguesa e tem um cenário natural único

Formado há cerca de 4 mil anos, o “Anel da Princesa” fica numa ilha portuguesa e continua a impressionar visitantes todos os anos

15:40 18 Agosto, 2026 15:17 18 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Ilhéu de Vila Franca do Campo é um dos locais naturais mais conhecidos da ilha de São Miguel, nos Açores, destacando-se pela forma invulgar, pela origem vulcânica e pela ligação direta ao mar. Este pequeno refúgio atlântico, conhecido como “Anel da Princesa”, atrai visitantes pela combinação entre paisagem protegida, águas tranquilas e biodiversidade.

Localizado a cerca de 500 metros da costa sul de São Miguel, em frente à vila que lhe dá o nome, o ilhéu é frequentemente chamado de “Anel da Princesa”. A designação deve-se à sua configuração quase circular, criada por uma antiga cratera vulcânica aberta ao mar através de uma passagem estreita. Segundo o blog Turismo dos Açores, trata-se de um cone vulcânico com várias aberturas que permitem a entrada da água do Atlântico no seu interior.

Um anel natural no meio do Atlântico

A vista aérea ajuda a compreender a popularidade deste lugar, de acordo com a mesma fonte. A cratera inundada forma uma lagoa de água salgada protegida pelas paredes rochosas do antigo vulcão, funcionando como uma piscina natural em pleno oceano.

De acordo com o Visit Portugal, a cratera possui cerca de 150 metros de diâmetro e mantém comunicação com o mar, uma característica que confere ao ilhéu uma das formas mais reconhecidas da paisagem açoriana.

A formação deste cenário remonta a uma erupção submarina ocorrida há milhares de anos. Os Parques Naturais dos Açores descrevem o ilhéu como um cone de tufo resultante de atividade vulcânica submarina basáltica, possivelmente registada há quatro ou cinco mil anos. Ao longo do tempo, a erosão marítima e as fraturas naturais dividiram a estrutura em duas partes, conhecidas como Ilhéu Grande e Ilhéu Pequeno.

Reserva natural com acesso limitado

A importância ambiental do ilhéu levou à sua classificação como Reserva Natural em 1983. A medida procurou proteger a vida marinha e garantir condições adequadas à nidificação de aves, como o cagarro, uma das espécies mais associadas ao arquipélago. O espaço é atualmente uma zona balnear bastante procurada, mas o acesso está limitado a 400 pessoas por dia para diminuir o impacto humano.

Esta restrição ajuda a explicar por que razão o local preserva parte da sua imagem de refúgio natural. As visitas realizam-se durante a época balnear, através de uma ligação marítima a partir de Vila Franca do Campo, e o controlo das entradas permite conciliar o turismo com a preservação.

A RTP Açores avançou que o ilhéu reabre a banhos nesta época balnear mantendo o limite diário de 400 pessoas, com o transporte assegurado pelo Clube Naval de Vila Franca do Campo.

Vida selvagem entre rocha, mar e vegetação

Apesar das suas pequenas dimensões, o “Anel da Princesa” possui uma importante relevância ecológica. Os Parques Naturais dos Açores salientam a presença de aves marinhas migratórias, como o cagarro e o garajau-comum, além de uma grande variedade de vida marinha nos fundos arenosos e rochosos.

A vegetação inclui igualmente espécies características dos Açores, entre as quais a urze, a vidália, a faia-da-terra e outras plantas adaptadas às condições do ambiente costeiro insular.

A conjugação entre águas transparentes, paredes vulcânicas e biodiversidade transformou o ilhéu num local muito procurado para banhos, observação da natureza, snorkeling e mergulho em apneia. A lagoa interior, mais protegida do que o mar aberto, proporciona uma experiência diferente da oferecida pelas praias tradicionais, embora esteja sempre dependente das condições marítimas e das regras de proteção ambiental.

Fama que atravessou fronteiras

O Ilhéu de Vila Franca do Campo alcançou ainda maior visibilidade internacional ao receber etapas do Red Bull Cliff Diving, competição na qual os atletas saltam de grande altura para o mar. A própria Red Bull apresenta o local como um clássico da World Series, onde os participantes saltam das rochas da ilha de São Miguel, nos Açores.

Leia também: Vai abrir nesta data uma nova ponte que atravessa um rio e vai desviar o trânsito de outras estradas: conheça a localização

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Nacional

Leonel Agostinho é reformado, tem 78 anos e cuida da mulher 23 horas por dia: “É uma vida de dedicação total”

08:40 3 Outubro, 2026 10:12 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Reformado, Leonel Agostinho dedica praticamente todo o dia à mulher, que sofre de Alzheimer e tem 80% de incapacidade

Algarve Edição Papel

Faro é o quarto distrito com mais residentes estrangeiros

09:00 3 Outubro, 2026 08:42 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Dados da AIMA apontam 166.124 residentes estrangeiros no distrito de Faro. Brasileiros são a maior comunidade no país, com quase meio milhão de pessoas

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Auto Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Algarve Economia Edição Papel

Novas rendas no Algarve atingem 11,56 euros por metro quadrado

08:00 3 Outubro, 2026 11:57 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Região regista a quarta mediana mais elevada nos novos contratos de habitação. A nível nacional, as rendas aumentaram 10,2% no segundo trimestre de 2026

GNR apreende cocaína suficiente para 1,5 milhões de doses. Crédito: GNR
Algarve

GNR apreende cocaína para cerca de 1,5 milhões de doses em Loulé

09:10 3 Outubro, 2026 09:03 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Investigação levou a uma casa onde estavam cocaína e máquinas de embalagem. A GNR prossegue diligências para identificar e localizar os responsáveis

Algarve Edição Papel Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Edição Papel Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Reunião de condomínio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vive num prédio e o vizinho explora um alojamento local? Condomínio pode cobrar-lhe até mais 30% de quota

16:30 2 Outubro, 2026 12:24 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Uma fração usada como alojamento local pode ficar sujeita a uma contribuição adicional pelas despesas acrescidas nas partes comuns

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Desporto Economia Opinião Política

Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel

19:39 2 Outubro, 2026 19:39 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Condenar o Montenegro simplesmente por ter telefonado é uma crítica demasiado pequena para um assunto desta dimensão. Ronaldo traz muito pão para a mesa de muitos portugueses"

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Foi a um hotel e o papel higiénico estava assim? Saiba o que significa e qual o objetivo

11:50 29 Setembro, 2026 11:36 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A dobra em triângulo no papel higiénico é um sinal usado na hotelaria para transmitir limpeza e preparação do quarto

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Paz e axialidade religiosa: um tesouro de Faro geopolítico (II) | Por Virgílio Machado

14:10 2 Outubro, 2026 20:08 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Zezé Camarinha e o turismo como Síndrome de Estocolmo | Por Cobramor

10:10 2 Outubro, 2026 12:15 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Cultura Europe Direct Algarve

Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável

07:45 2 Outubro, 2026 07:13 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto no Arade documenta vestígios de naufrágios e prepara intervenções para 2027, com futura exposição em Portimão e Lagoa

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Nacional

Leonel Agostinho é reformado, tem 78 anos e cuida da mulher 23 horas por dia: “É uma vida de dedicação total”

08:40 3 Outubro, 2026 10:12 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Reformado, Leonel Agostinho dedica praticamente todo o dia à mulher, que sofre de Alzheimer e tem 80% de incapacidade

Algarve, Edição Papel

Faro é o quarto distrito com mais residentes estrangeiros

09:00 3 Outubro, 2026 08:42 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Dados da AIMA apontam 166.124 residentes estrangeiros no distrito de Faro. Brasileiros são a maior comunidade no país, com quase meio milhão de pessoas

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Auto, Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Algarve, Economia, Edição Papel

Novas rendas no Algarve atingem 11,56 euros por metro quadrado

08:00 3 Outubro, 2026 11:57 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Região regista a quarta mediana mais elevada nos novos contratos de habitação. A nível nacional, as rendas aumentaram 10,2% no segundo trimestre de 2026

GNR apreende cocaína suficiente para 1,5 milhões de doses. Crédito: GNR
Algarve

GNR apreende cocaína para cerca de 1,5 milhões de doses em Loulé

09:10 3 Outubro, 2026 09:03 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Investigação levou a uma casa onde estavam cocaína e máquinas de embalagem. A GNR prossegue diligências para identificar e localizar os responsáveis

Algarve, Edição Papel, Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Edição Papel, Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Reunião de condomínio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vive num prédio e o vizinho explora um alojamento local? Condomínio pode cobrar-lhe até mais 30% de quota

16:30 2 Outubro, 2026 12:24 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Uma fração usada como alojamento local pode ficar sujeita a uma contribuição adicional pelas despesas acrescidas nas partes comuns

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Desporto, Economia, Opinião, Política

Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel

19:39 2 Outubro, 2026 19:39 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Condenar o Montenegro simplesmente por ter telefonado é uma crítica demasiado pequena para um assunto desta dimensão. Ronaldo traz muito pão para a mesa de muitos portugueses"

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Foi a um hotel e o papel higiénico estava assim? Saiba o que significa e qual o objetivo

11:50 29 Setembro, 2026 11:36 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A dobra em triângulo no papel higiénico é um sinal usado na hotelaria para transmitir limpeza e preparação do quarto

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Paz e axialidade religiosa: um tesouro de Faro geopolítico (II) | Por Virgílio Machado

14:10 2 Outubro, 2026 20:08 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Zezé Camarinha e o turismo como Síndrome de Estocolmo | Por Cobramor

10:10 2 Outubro, 2026 12:15 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Cultura, Europe Direct Algarve

Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável

07:45 2 Outubro, 2026 07:13 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto no Arade documenta vestígios de naufrágios e prepara intervenções para 2027, com futura exposição em Portimão e Lagoa

Últimas Notícias

  • GNR apreende mais uma embarcação e 3.600 litros de combustível em Tavira
    GNR apreende mais uma embarcação e 3.600 litros de combustível em Tavira
  • GNR apreende cocaína para cerca de 1,5 milhões de doses em Loulé
    GNR apreende cocaína para cerca de 1,5 milhões de doses em Loulé
  • Faro é o quarto distrito com mais residentes estrangeiros
    Faro é o quarto distrito com mais residentes estrangeiros
  • Leonel Agostinho é reformado, tem 78 anos e cuida da mulher 23 horas por dia: “É uma vida de dedicação total”
    Leonel Agostinho é reformado, tem 78 anos e cuida da mulher 23 horas por dia: “É uma vida de dedicação total”
  • Novas rendas no Algarve atingem 11,56 euros por metro quadrado
    Novas rendas no Algarve atingem 11,56 euros por metro quadrado

Opinião

  • O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
    O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
  • Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
    Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal