Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Ricardo Salgado.
Ricardo Salgado. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Alzheimer ‘salva’ Ricardo Salgado de cumprir pena de prisão efetiva de 13 anos

Ricardo Salgado foi condenado a 13 anos de prisão, mas o diagnóstico de Alzheimer impede o cumprimento efetivo da pena

10:57 3 Junho, 2026 10:57 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A capacidade de um arguido compreender o significado de uma condenação pode ser determinante para a execução de uma pena. Foi precisamente essa questão que esteve no centro da decisão conhecida na última terça-feira, 2 de junho, relativamente a Ricardo Salgado, ex-presidente do Banco Espírito Santo, que viu ser fixada uma pena única de 13 anos de prisão em cúmulo jurídico.

De acordo com o jornal Expresso, o tribunal considerou os factos provados nos processos que deram origem às condenações do ex-banqueiro, mas concluiu igualmente que o estado de saúde de Ricardo Salgado impede que a pena seja executada nos moldes habituais. A juíza Ana Paula Rosa determinou, por isso, a suspensão da pena, condicionada à apresentação regular de relatórios médicos sobre a evolução da doença de Alzheimer de que sofre.

Decisão do tribunal

A pena agora fixada resulta da soma jurídica de condenações anteriores relacionadas com o caso EDP e com a Operação Marquês. No primeiro processo, Ricardo Salgado foi condenado por corrupção do antigo ministro Manuel Pinho, num caso associado a interesses do Grupo Espírito Santo em matérias energéticas e urbanísticas. Já na Operação Marquês, foi condenado por abuso de confiança, após o tribunal considerar provado o desvio de 10,7 milhões de euros do grupo financeiro que liderava.

Apesar de considerar elevado o grau de dolo associado aos factos julgados, o tribunal aceitou as conclusões da perícia médico-legal realizada ao ex-banqueiro. Segundo a mesma fonte, os especialistas concluíram que Ricardo Salgado não possui capacidade para compreender plenamente a natureza da condenação, a razão pela qual foi aplicada, a sua duração ou os objetivos da sua execução.

O papel da doença de Alzheimer

A avaliação psiquiátrica realizada para o processo teve um peso decisivo na decisão. Os peritos concluíram que o antigo banqueiro sofre de demência moderada e que a sua condição clínica o impede de estabelecer uma ligação consciente entre os factos pelos quais foi condenado e a pena determinada pelo tribunal.

O relatório citado pelo Expresso refere ainda que, embora possa reconhecer genericamente a existência de processos judiciais, essa perceção não corresponde a uma verdadeira compreensão do seu significado. Os especialistas afastaram também a hipótese de uma simulação deliberada da doença, apesar de terem identificado uma postura defensiva relativamente aos processos em curso.

O que acontece a partir de agora?

A suspensão da pena não significa o encerramento definitivo dos processos judiciais que envolvem Ricardo Salgado. O ex-banqueiro continua a responder noutros casos, incluindo o processo relacionado com o BES Angola. No entanto, a decisão agora tomada cria um precedente relevante quanto à possibilidade de cumprimento efetivo de futuras penas.

A defesa, liderada pelos advogados Francisco Proença de Carvalho e Adriano Squilacce, voltou a defender que o estado clínico do arguido deveria ter impedido o próprio julgamento. Conforme a mesma fonte, os advogados sustentam que os relatórios médicos apresentados ao longo dos últimos anos demonstram de forma consistente a progressão da doença de Alzheimer.

Um debate com implicações jurídicas

A questão da capacidade mental dos arguidos para serem julgados ou para cumprirem penas tem sido discutida em vários tribunais portugueses. O mesmo jornal recorda um caso recente apreciado pela Relação de Évora, relacionado com um homem que desenvolveu demência após a prática de um crime e antes da conclusão do processo judicial.

Nesse caso, os juízes entenderam que uma pena perde a sua finalidade quando o condenado não consegue compreender a existência do processo, da condenação ou das consequências dos seus atos. É precisamente esse entendimento que esteve na base da decisão agora conhecida relativamente a Ricardo Salgado, cuja condenação permanece válida, mas cuja execução fica suspensa devido à incapacidade reconhecida pelos peritos médicos.

Leia também: GNR detém homem e recupera bens furtados em unidade hoteleira de Albufeira

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data

20:40 10 Agosto, 2026 19:33 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir o primeiro supermercado num novo distrito em Portugal já no próximo mês de setembro

João Martinho, o piloto que morreu após a queda de uma aeronave em Portimão.
Algarve

João Martinho morre após queda de avioneta em Portimão: piloto era também treinador de futebol

09:40 10 Agosto, 2026 09:14 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Piloto João Martinho, de 28 anos, morreu após a queda de uma avioneta no Aeródromo de Portimão, onde era o único ocupante

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região

16:00 10 Agosto, 2026 00:41 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor volta a apertar em Portugal em algumas regiões, enquanto uma nova depressão traz chuva forte, trovoada e risco de inundações aos Açores

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 10 Agosto, 2026 16:14 9 Agosto, 2026 | João Luís

O tempo volta a dividir Portugal, com chuva a marcar presença numa parte do país enquanto noutra o céu abre e as temperaturas sobem.

Carnes no churrasco. Crédito: Freepik
Economia Nacional Vida & Lazer

Pode levar multas superiores a 2.000 euros por fazer churrascos em casa? Saiba quais as situações e como evitar problemas

09:30 10 Agosto, 2026 23:07 9 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os churrascos em casa são permitidos. Conheça as regras, os riscos e as coimas que podem aplicar-se

Praia demasiado cheia. Crédito: Foto AI
Europa

“A única coisa que vai voltar para casa és tu”: britânicos insatisfeitos ponderam dizer ‘adeus’ a um dos principais destinos turísticos europeus

18:30 10 Agosto, 2026 15:09 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre críticas à falta de habitação e à sobrelotação, uma frase dirigida aos britânicos chamou a atenção

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Aeroporto Internacional de Faro - Gago Coutinho.
Algarve Economia

TAP revela “dados muito animadores” da rota Funchal-Faro e há uma novidade já a partir de outubro

19:40 10 Agosto, 2026 18:21 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Rota entre a Madeira e o Algarve registou 88% de ocupação e vai manter-se ativa durante todo o ano, com duas frequências semanais no inverno

Teste do balão.
Algarve Auto

Juiz de Portimão condena condutor com base em crimes de outra pessoa: tribunal recusa anular a sentença

19:20 10 Agosto, 2026 18:07 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Tribunal de Portimão reconhece erro numa sentença com factos de outro processo, mas decide manter a condenação

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Nacional

Pensão mais ‘recheada’: nova regra da União Europeia pretende garantir mais dinheiro para os pensionistas

07:30 10 Agosto, 2026 16:36 9 Agosto, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma mudança que pode alterar a reforma. Veja como pode aumentar o valor da sua pensão

Algarve Nacional Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo

20:30 10 Agosto, 2026 15:06 10 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma funcionalidade que permite levantar dinheiro da conta de outra pessoa sem fazer uma transferência e sem ter o cartão bancário

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Usa o Multibanco? Especialistas alertam para este gesto que deve evitar depois de fazer uma operação

09:10 9 Agosto, 2026 16:11 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Pequenos hábitos ao utilizar o Multibanco podem aumentar o risco de exposição de dados pessoais e bancários

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data

20:40 10 Agosto, 2026 19:33 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir o primeiro supermercado num novo distrito em Portugal já no próximo mês de setembro

João Martinho, o piloto que morreu após a queda de uma aeronave em Portimão.
Algarve

João Martinho morre após queda de avioneta em Portimão: piloto era também treinador de futebol

09:40 10 Agosto, 2026 09:14 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Piloto João Martinho, de 28 anos, morreu após a queda de uma avioneta no Aeródromo de Portimão, onde era o único ocupante

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região

16:00 10 Agosto, 2026 00:41 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor volta a apertar em Portugal em algumas regiões, enquanto uma nova depressão traz chuva forte, trovoada e risco de inundações aos Açores

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 10 Agosto, 2026 16:14 9 Agosto, 2026 | João Luís

O tempo volta a dividir Portugal, com chuva a marcar presença numa parte do país enquanto noutra o céu abre e as temperaturas sobem.

Carnes no churrasco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Vida & Lazer

Pode levar multas superiores a 2.000 euros por fazer churrascos em casa? Saiba quais as situações e como evitar problemas

09:30 10 Agosto, 2026 23:07 9 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os churrascos em casa são permitidos. Conheça as regras, os riscos e as coimas que podem aplicar-se

Praia demasiado cheia. Crédito: Foto AI
Europa

“A única coisa que vai voltar para casa és tu”: britânicos insatisfeitos ponderam dizer ‘adeus’ a um dos principais destinos turísticos europeus

18:30 10 Agosto, 2026 15:09 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre críticas à falta de habitação e à sobrelotação, uma frase dirigida aos britânicos chamou a atenção

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Aeroporto Internacional de Faro - Gago Coutinho.
Algarve, Economia

TAP revela “dados muito animadores” da rota Funchal-Faro e há uma novidade já a partir de outubro

19:40 10 Agosto, 2026 18:21 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Rota entre a Madeira e o Algarve registou 88% de ocupação e vai manter-se ativa durante todo o ano, com duas frequências semanais no inverno

Teste do balão.
Algarve, Auto

Juiz de Portimão condena condutor com base em crimes de outra pessoa: tribunal recusa anular a sentença

19:20 10 Agosto, 2026 18:07 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Tribunal de Portimão reconhece erro numa sentença com factos de outro processo, mas decide manter a condenação

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Nacional

Pensão mais ‘recheada’: nova regra da União Europeia pretende garantir mais dinheiro para os pensionistas

07:30 10 Agosto, 2026 16:36 9 Agosto, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma mudança que pode alterar a reforma. Veja como pode aumentar o valor da sua pensão

Algarve, Nacional, Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo

20:30 10 Agosto, 2026 15:06 10 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma funcionalidade que permite levantar dinheiro da conta de outra pessoa sem fazer uma transferência e sem ter o cartão bancário

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Usa o Multibanco? Especialistas alertam para este gesto que deve evitar depois de fazer uma operação

09:10 9 Agosto, 2026 16:11 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Pequenos hábitos ao utilizar o Multibanco podem aumentar o risco de exposição de dados pessoais e bancários

Últimas Notícias

  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data
    Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data
  • Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo
    Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo
  • Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€
    Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€
  • Estudantes da UAlg integram campanha de arqueologia que procura necrópole exterior
    Estudantes da UAlg integram campanha de arqueologia que procura necrópole exterior

Opinião

  • Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão
    Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão
  • Férias em família: estratégias para crianças com (e sem) PHDA | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    Férias em família: estratégias para crianças com (e sem) PHDA | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
  • Em defesa do bife minguado | Por José Figueiredo Santos
    Em defesa do bife minguado | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Adeus reforma ‘a horas’? Cidadãos nascidos depois desta data só se vão poder reformar (no mínimo) aos 70 anos neste país da União Europeia
    Adeus reforma ‘a horas’? Cidadãos nascidos depois desta data só se vão poder reformar (no mínimo) aos 70 anos neste país da União Europeia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento