Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Nacional, Saúde

7 recomendações para cuidar dos lábios no inverno

Uma vez que estão mais expostos, é preciso cuidar dos lábios no inverno, uma altura em que esta área do rosto precisa de cuidados especiais

15:30 7 Março, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Durante o inverno, a boca costuma ficar ressecada devido à influência de agentes externos como o sol, o vento e o frio. Além disso, a presença de saliva, que está sempre em contacto com a superfície dos lábios, ajuda a aumentar este ressecamento.

Muito mais do que uma questão estética, os lábios secos ou rachados podem ser uma porta de entrada para bactérias.

Por isso, é importante contornar esta situação o quanto antes.

7 recomendações para cuidar dos lábios no inverno

Desde o uso de óleo para lábios, evitar o contacto com a saliva, utilizar protetor solar labial, evitar alguns ingredientes na composição dos bálsamos labiais, fique com alguns dos cuidados que deve ter com os seus lábios.

1. Não lamba os lábios

Ao contrário do que possa pensar, lamber os lábios pode causar um ressecamento ainda maior. Porquê?

Porque as enzimas da saliva, que são usadas para digerir os alimentos, podem irritar os lábios.

2. Trate dos lábios danificados o quanto antes

Deve tratar dos lábios secos e gretados o quanto antes.

Quanto mais tarde cuidar, maiores são os riscos de ocorrer inflamações, dificultando o tratamento.

3. Proteja os lábios dos raios solares

Sem dúvida que uma das áreas do corpo mais negligenciada em relação à proteção solar é a pele dos lábios. Com isto, os riscos de cancro de pele nos lábios são maiores.

Para evitar este cenário, é importante que utilize um protetor solar adequado aos lábios de forma diária, incluindo nos dias mais frios.

Caso queira dar um toque de cor aos seus lábios ou reforçar a proteção labial, opte por batons com fórmula hidratante e com proteção solar.

Assim, não só estará a dar um toque de cor ao seu look, como estará a garantir a proteção dos seus lábios.

4. Use hidratante para cuidar nos seus lábios no inverno

Além de hidratar os lábios, os hidratantes funcionam como antioxidante e reparador nutritivo. Como resultado, terá lábios mais macios.

Para que possa ter este efeito, deve evitar alguns ingredientes, como por exemplo, a cânfora, o eucalipto e o mentol, pois irão suavizar os lábios apenas por um curto período de tempo.

Em alternativa, procure bálsamos labiais com óleos ou glicerina, duas substâncias que protegem os lábios durante muito tempo, mantendo-os hidratados.

5. Esfolie os lábios

Tal como a esfoliação corporal, é importante esfoliar a pele dos lábios, de modo a retirar a camada de pele morta da região. No entanto, é preciso ter algum cuidado, pois trata-se de uma pele mais fina e sensível.

Como resultado, terá uns lábios macios e saudáveis, potenciando os efeitos hidratantes dos bálsamos labiais. Além disso, estará a estimular a renovação.

Para notar estes efeitos, deve esfoliar os seus lábios entre 1 a 2 vezes por semana, aplicando de seguida o hidratante labial.

6. Use óleo labial para cuidar dos lábios no inverno

Embora ainda não seja muito comum, o óleo para lábios é um excelente aliado para cuidar dos lábios no inverno. Porquê? Porque nutrem de forma imediata os lábios.

Para uma hidratação mais profunda, aplique o óleo labial antes de dormir. Na manhã seguinte, acordará com os lábios macios.

7. Realize tratamentos curativos e restauradores antes de dormir

Durante o período de descanso, ocorre o processo regenerativo do corpo.

Por isso, lubrificar os lábios antes de ir dormir, com tratamentos curativos e restauradores, permitirá que os lábios absorvam melhor os ingredientes e retenham os efeitos.

Outros cuidados a ter para ter uns lábios saudáveis

Além de usar produtos com alto poder de hidratação e de esfoliar os lábios, existem outros cuidados a ter, pois o estado em que se encontram os lábios pode revelar-se noutros problemas de saúde menos evidentes que não devem ser ignorados.

O primeiro é a ingestão de, no mínimo, 2 litros de água diariamente. Deste modo, evita a desidratação do corpo, que faz também com que os lábios fiquem ressecados e gretados.

Outro aspeto importante para cuidar dos lábios no inverno é a alimentação. Como tal, é importante apostar numa dieta rica em vitaminas, sobretudo a vitamina A, que é importante para uns lábios saudáveis. Pode encontrá-la, por exemplo, no óleo de peixe, nos espinafres ou na cenoura.

Como vê, cuidar dos lábios no inverno é mais fácil do que imagina. Basta colocar em prática estas dicas e beneficiar de uns lábios bonitos e saudáveis!

Idoso a receber dinheiro.
Economia Nacional

Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos

19:50 1 Outubro, 2026 16:23 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Depósitos, ações e certificados de aforro contam para um limite definido que, em 2026, é de 32.227,80 euros

Algarve

Homem de 43 anos fica em prisão preventiva após agressão com arma branca no centro de Lagos

17:00 1 Outubro, 2026 17:00 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito terá ferido um homem com uma arma branca e ameaçado outras pessoas de morte. Tribunal decretou prisão preventiva

Praia do Barril.
Algarve

Conheça a praia algarvia onde há uma planta que liberta um cheiro semelhante ao do caril

14:20 1 Outubro, 2026 12:15 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Na Praia do Barril, na Ilha de Tavira, uma pequena planta das dunas distingue-se pelo aroma peculiar que liberta

Pedalar Sem Idade mobiliza voluntários e participantes em VRSA.
Algarve

Nem carro nem mota: nesta cidade no Algarve os idosos podem passear gratuitamente num veículo pouco habitual

12:10 1 Outubro, 2026 11:46 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Em Vila Real de Santo António, idosos e pessoas com mobilidade reduzida podem fazer passeios gratuitos em trishaws conduzidos por voluntários

Fatura da luz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Fatura da eletricidade sobe 2,7% a partir de hoje: veja quanto passa a pagar

11:50 1 Outubro, 2026 07:06 1 Outubro, 2026 | João Luís

Os novos preços do mercado regulado entram em vigor esta quinta-feira: saiba quanto podem acrescentar por mês ao seu consumo mensal

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Casal de idosos no médico de família.
Economia Nacional Saúde

Tem ADSE e vai fazer um tratamento fora da rede? Há uma ferramenta que mostra quanto pode receber antes de gastar o dinheiro

16:50 1 Outubro, 2026 13:37 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

O simulador da ADSE permite estimar o reembolso de cuidados de saúde realizados fora da rede convencionada, sujeito às regras aplicáveis

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma tempestade: chuva forte e trovoada vão ‘massacrar’ esta região a partir de sexta-feira

08:40 1 Outubro, 2026 08:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os Açores deverão sentir os efeitos da tempestade, com o pior da precipitação previsto entre estes dias

Opinião Saúde

O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira

07:30 1 Outubro, 2026 08:17 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Reservar tempo para o descanso, o convívio, o exercício ou simplesmente para não fazer nada deve fazer parte de uma rotina sustentável"

Vista aérea da Ria Formosa.
Algarve Cultura

Nem Faro nem Tavira: há 2.000 anos esta antiga cidade romana no Algarve cunhava a própria moeda junto à Ria Formosa

13:50 30 Setembro, 2026 11:58 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Balsa, perto da Luz de Tavira, chegou a emitir pequenas moedas com peixes, barcos e o nome da própria cidade

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Vizinhos zangados.
Nacional

Vizinho deixou de pagar o condomínio? Administrador tem este prazo para avançar contra o condómino

15:40 1 Outubro, 2026 13:14 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Uma dívida às quotas pode obrigar o administrador a avançar judicialmente dentro de 90 dias, mas a regra tem condições

Ciência Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Gota fria a caminho de Portugal: mau tempo regressa neste dia com chuva forte e trovoada

21:30 30 Setembro, 2026 16:30 30 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva e trovoada regressam a Portugal e o tempo pode piorar neste período. Modelos preveem a primeira ‘gota fria’ relevante do outono

Vida & Lazer

Quase ninguém repara: o detergente da roupa tem validade e perde eficácia depois deste tempo

20:10 30 Setembro, 2026 14:46 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Pode estar há meses no armário e parecer perfeitamente normal, mas o detergente da roupa não mantém a mesma eficácia para sempre

Mulher a temperar uma refeição com azeite.
Vida & Lazer

O azeite ficou com uma camada espessa no fundo da garrafa? Saiba o que significa e se é seguro para consumo

17:50 30 Setembro, 2026 15:23 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Frio pode alterar temporariamente o aspeto do azeite e provocar a formação de flocos ou depósito no fundo da garrafa

Idoso a receber dinheiro.
Economia, Nacional

Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos

19:50 1 Outubro, 2026 16:23 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Depósitos, ações e certificados de aforro contam para um limite definido que, em 2026, é de 32.227,80 euros

Algarve

Homem de 43 anos fica em prisão preventiva após agressão com arma branca no centro de Lagos

17:00 1 Outubro, 2026 17:00 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito terá ferido um homem com uma arma branca e ameaçado outras pessoas de morte. Tribunal decretou prisão preventiva

Praia do Barril.
Algarve

Conheça a praia algarvia onde há uma planta que liberta um cheiro semelhante ao do caril

14:20 1 Outubro, 2026 12:15 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Na Praia do Barril, na Ilha de Tavira, uma pequena planta das dunas distingue-se pelo aroma peculiar que liberta

Pedalar Sem Idade mobiliza voluntários e participantes em VRSA.
Algarve

Nem carro nem mota: nesta cidade no Algarve os idosos podem passear gratuitamente num veículo pouco habitual

12:10 1 Outubro, 2026 11:46 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Em Vila Real de Santo António, idosos e pessoas com mobilidade reduzida podem fazer passeios gratuitos em trishaws conduzidos por voluntários

Fatura da luz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Fatura da eletricidade sobe 2,7% a partir de hoje: veja quanto passa a pagar

11:50 1 Outubro, 2026 07:06 1 Outubro, 2026 | João Luís

Os novos preços do mercado regulado entram em vigor esta quinta-feira: saiba quanto podem acrescentar por mês ao seu consumo mensal

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Casal de idosos no médico de família.
Economia, Nacional, Saúde

Tem ADSE e vai fazer um tratamento fora da rede? Há uma ferramenta que mostra quanto pode receber antes de gastar o dinheiro

16:50 1 Outubro, 2026 13:37 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

O simulador da ADSE permite estimar o reembolso de cuidados de saúde realizados fora da rede convencionada, sujeito às regras aplicáveis

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma tempestade: chuva forte e trovoada vão ‘massacrar’ esta região a partir de sexta-feira

08:40 1 Outubro, 2026 08:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os Açores deverão sentir os efeitos da tempestade, com o pior da precipitação previsto entre estes dias

Opinião, Saúde

O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira

07:30 1 Outubro, 2026 08:17 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Reservar tempo para o descanso, o convívio, o exercício ou simplesmente para não fazer nada deve fazer parte de uma rotina sustentável"

Vista aérea da Ria Formosa.
Algarve, Cultura

Nem Faro nem Tavira: há 2.000 anos esta antiga cidade romana no Algarve cunhava a própria moeda junto à Ria Formosa

13:50 30 Setembro, 2026 11:58 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Balsa, perto da Luz de Tavira, chegou a emitir pequenas moedas com peixes, barcos e o nome da própria cidade

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Vizinhos zangados.
Nacional

Vizinho deixou de pagar o condomínio? Administrador tem este prazo para avançar contra o condómino

15:40 1 Outubro, 2026 13:14 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Uma dívida às quotas pode obrigar o administrador a avançar judicialmente dentro de 90 dias, mas a regra tem condições

Ciência, Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Gota fria a caminho de Portugal: mau tempo regressa neste dia com chuva forte e trovoada

21:30 30 Setembro, 2026 16:30 30 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva e trovoada regressam a Portugal e o tempo pode piorar neste período. Modelos preveem a primeira ‘gota fria’ relevante do outono

Vida & Lazer

Quase ninguém repara: o detergente da roupa tem validade e perde eficácia depois deste tempo

20:10 30 Setembro, 2026 14:46 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Pode estar há meses no armário e parecer perfeitamente normal, mas o detergente da roupa não mantém a mesma eficácia para sempre

Mulher a temperar uma refeição com azeite.
Vida & Lazer

O azeite ficou com uma camada espessa no fundo da garrafa? Saiba o que significa e se é seguro para consumo

17:50 30 Setembro, 2026 15:23 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Frio pode alterar temporariamente o aspeto do azeite e provocar a formação de flocos ou depósito no fundo da garrafa

Últimas Notícias

  • Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos
    Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos
  • Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento
    Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento
  • Sagres recebe mais de 300 atividades no festival que celebra a migração das aves
    Sagres recebe mais de 300 atividades no festival que celebra a migração das aves
  • Lara Gonçalves, Bernardo Cotovio e Erick Souza vencem concurso de vídeo sobre Tavira
    Lara Gonçalves, Bernardo Cotovio e Erick Souza vencem concurso de vídeo sobre Tavira
  • Este hotel no Algarve acaba de receber a sua primeira Chave Michelin no ano em que celebra o 60.º aniversário
    Este hotel no Algarve acaba de receber a sua primeira Chave Michelin no ano em que celebra o 60.º aniversário

Opinião

  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para outubro | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para outubro | Por João Correia Tarólogo
  • O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira
    O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira
  • Trotinetes elétricas: a nova “pandemia” urbana ou uma revolução na mobilidade? | Por Ana Lúcia Cruz
    Trotinetes elétricas: a nova “pandemia” urbana ou uma revolução na mobilidade? | Por Ana Lúcia Cruz

Europe Direct Algarve

  • Eurocidade do Guadiana celebra Semana Europeia do Desporto com programa transfronteiriço
    Eurocidade do Guadiana celebra Semana Europeia do Desporto com programa transfronteiriço
  • Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza
    Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento