Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Simão Santos é doutorando em Biologia Experimental e Biomedicina na Universidade de Coimbra e membro do Partido Livre | Foto DR
Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Autárquicas 2025: propostas para os jovens | Por Simão Santos

“Tenho a agradecer a todas as pessoas da Coligação Unidos por Silves, que estiveram não só dispostas a ouvir novas ideias como a contribuir para melhorá-las”

08:50 8 Outubro, 2025 10:02 8 Outubro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Num Algarve marcado pela falta de oferta de emprego diversificada; a dependência do turismo de praia e de sol; a precariedade laboral e a sazonalidade; os custos da habitação incomportáveis para a vasta maioria os rendimentos abaixo da média nacional acompanhados de um custo de vida acima, com uma descaracterização regional acentuada e a falta de valorização do seu património (natural, material e imaterial). É neste contexto que hoje integro as listas para a Junta de Freguesia de Silves e para a Assembleia Municipal de Silves pela coligação Unidos por Silves, constituída pela convergência de forças do Livre, do Bloco de Esquerda (BE) e pelo partido Pessoas Animais e Natureza (PAN).

Silves é o segundo maior concelho em extensão do Algarve, com um território que se estende desde a serra até ao mar. Possui um património histórico, patrimonial e natural ímpar a nível do Algarve, mas com falta de pensamento estratégico para a sua preservação e aproveitamento como ferramenta chave para o impulsionamento económico do concelho.

Nesse contribui para elaborar algumas propostas para o meu concelho que quero ajudar a levantar. Elegi como um dos desafios a idealização de infraestruturas concretas que possam ajudar a diversificar as atividades económicas existentes, mas de forma sinérgica com o que já existe no nosso Algarve. Nesse sentido olho para o Geoparque Algarvensis, que pretende a “proteção, educação e desenvolvimento sustentável, para além de se constituir como território de excelência para a investigação científica”, como um dos principais pontos promissores. Foi neste sentido que propus integrar no programa eleitoral da nossa coligação a criação de um Centro de Ciência Viva na freguesia de Pêra. Este centro seria o primeiro polo de ciência público em Silves, e o quarto centro de comunicação do género em todo o Algarve, e teria os seguintes focos: 

  • Um centro de observação de aves que abranja a rota da lagoa dos salgados, importante ponto migratório, visando a sensibilização dos jovens para a importância deste sistema e integrando este centro de ciência viva no turismo de observação de aves
  • Centro de interpretação do Parque Natural Marinho Pedra do Valado, o primeiro do seu género em Portugal, e a importância da preservação destas áreas marinhas;
  • Centro de interpretação do Geoparque Algarvensis, com especial foco no sistema da Duna Fóssil da Praia Grande e a Lagoa dos Salgados
  • Associar este Centro de Ciência Viva a um centro de recuperação da vida selvagem, que seria o segundo a nível do Algarve e baixo Alentejo e que integre a futura Reserva Natural da Lagoa dos Salgados.

Olho como tal para a União Europeia (UE) como sendo um dos parceiros essenciais da Câmara Municipal para executar este projeto, não apenas pelo facto da EU ser uma das principais fontes de investimento de ciência em Portugal, mas também pelo facto desta proposta ir de encontro ao Pacto Ecológico Europeu e do Regulamento relativo ao restauro da natureza (2024/1991) os quais preveem como objetivo a proteção da biodiversidade e o restauro de ecossistemas. Este é um projeto que mais que garantir a preservação destes sistemas únicos garante também a sua valorização sustentável, pensada e cuidada. Este polo poderia trazer ainda outros valores acrescentados dos quais poderíamos todos beneficiar, tais como (i) ser criado um polo de apoio à investigação científica; (ii) a promoção integrada do turismo de natureza e  (iii) a fixação de pessoal qualificado que até hoje tem saído do nosso concelho sem a possibilidade de regresso.

Esta é apenas uma das ideias que foi discutida e integrada no nosso plano de propostas a levar à Assembleia Municipal, no meio de tantas outras propostas concretas. Esta proposta não é apenas sobre criar um centro, é criar uma série de oportunidades que escasseiam num Algarve onde só é permitido olhar para o turismo de praia.  Tenho a agradecer a todas as pessoas da coligação, que estiveram não só dispostas a ouvir novas ideias como a contribuir para melhorá-las, pois esta coligação foi a união de esforços para criar uma série de propostas para todo o concelho.

Por isso orgulho-me hoje de pertencer às listas para a Assembleia Municipal e para a Junta de Freguesia de Silves da coligação Unidos por Silves. Para contribuir com novas propostas concretas, fundamentadas e palpáveis, para um futuro mais dinâmico e mais diverso, mais verde e mais livre.

Biografia do autor: Simão Santos tem 28 anos e é natural de Silves, cidade histórica do Algarve, onde cresceu e aprendeu a valorizar a sua história, num ambiente marcado pela memória de um Algarve agreste e pela resistência de outros tempos, convivendo também com o abandono característico de muitas zonas do interior.

Aos 17 anos ingressou na Universidade do Algarve, onde concluiu a licenciatura em Faro, cidade onde residiu até 2019, ano em que se mudou para Coimbra para prosseguir os estudos e onde atualmente se encontra a realizar o doutoramento.

Após as últimas eleições legislativas, sentiu que a sua participação democrática não poderia limitar-se ao voto em cada processo eleitoral e decidiu envolver-se em ideias progressistas, construtivas e ecologistas. Encontrou nesse sentido nas propostas do LIVRE uma identificação clara e decidiu aderir ao partido com um propósito definido: contribuir para a construção de um novo futuro e para o progresso da sua região e da sua cidade.

Simão Santos, doutorando em Biologia Experimental e Biomedicina na Universidade de Coimbra, integra pela primeira vez a lista para a Junta de Freguesia de Silves e para a Assembleia Municipal pela coligação Unidos por Silves (Livre/BE/PAN). 

Leia também: Algarve mobiliza mais de 59 milhões para projetos de eficiência hídrica no ciclo urbano da água

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é logotipo-Europe-Direct-Algarve.jpg

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Nacional Saúde

Em caso de apagão: especialistas recomendam fazer estes kit de emergência para 72 horas

09:10 28 Abril, 2026 08:59 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Especialistas recomendam kit de emergência para 72 horas e plano familiar para enfrentar apagões e garantir segurança em situações de crise

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Algarve Cultura

Agrupamento de Escolas D. Manuel I leva “Um dia para Camões em Tavira” ao Teatro Municipal

09:40 28 Abril, 2026 09:51 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira celebra Camões com evento no Teatro António Pinheiro que junta conferência, arte e alunos no quinto centenário do poeta

Algarve Política

TSD Algarve debatem alterações ao Código do Trabalho em Faro

07:49 28 Abril, 2026 07:50 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Colóquio em Faro debate alterações ao Código do Trabalho e impacto nos salários, empresas e equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Mulher no banco.
Economia

Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber

10:00 28 Abril, 2026 09:09 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente está a abrir a porta a reembolsos inesperados no IRS. Há regras, prazos e um detalhe essencial que pode fazer toda a diferença

Assembleia da República.
Economia Nacional Política

Parlamento aprova lei que obriga autarquias a anunciar decisões na imprensa local

08:50 28 Abril, 2026 09:01 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Nova lei obriga autarquias a publicar decisões na imprensa local e reforça apoio à comunicação social de proximidade

Plantas em prateleiras. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: nunca cometa este erro ao trocar as suas plantas de vaso

09:00 28 Abril, 2026 00:41 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitas vezes é necessário trocar o vaso das suas plantas, mas há uma prática comum que os especialistas recomendam evitar

Pessoas a passear à chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

O céu vai ‘desabar’: chuva a potes e trovoadas fortes colocam estes três distritos em aviso amarelo

11:00 27 Abril, 2026 09:36 27 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Chuva intensa e trovoadas colocam três distritos em aviso amarelo, num quadro de instabilidade atmosférica que exige atenção redobrada

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Condutores que tenham este código na carta podem ficar sem ela se não cumprirem estas regras

11:20 27 Abril, 2026 10:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Alguns códigos na carta de condução podem não parecer importantes, mas podem fazer diferença em caso de fiscalização ou acidente

Algarve Desporto

Ferragudo entra na luta pela subida à Liga Betclic Feminina

07:20 28 Abril, 2026 07:25 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

ACD Ferragudo garante acesso aos playoffs e aproxima-se da subida à Liga Betclic Feminina após vitória expressiva no campeonato

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Avião a voar. Crédito: Freepik AI
Europa Tech

Adeus turbulência? Nova tecnologia de aviação já está a ser testada na Europa para reduzir ‘abanões’ durante os voos

19:00 27 Abril, 2026 16:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Na Alemanha, está a ser testado um novo formato de asas capaz de reduzir a turbulência e aumentar a segurança nos voos

Algarve Vida & Lazer

Ria Formosa celebra 48 anos com dia aberto e atividades gratuitas

18:40 27 Abril, 2026 18:32 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Dia aberto leva visitantes a descobrir a Ria Formosa com mais de 30 atividades gratuitas dedicadas à natureza, ciência e biodiversidade

Praia Nissi no Chipre. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Reformados são chamados de volta ao trabalho para evitar o caos neste país da Europa

07:10 26 Abril, 2026 21:07 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Perante a escassez de trabalhadores, este país recorre a reformados para regressarem ao trabalho e manter o setor turístico a funcionar

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Nacional, Saúde

Em caso de apagão: especialistas recomendam fazer estes kit de emergência para 72 horas

09:10 28 Abril, 2026 08:59 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Especialistas recomendam kit de emergência para 72 horas e plano familiar para enfrentar apagões e garantir segurança em situações de crise

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Algarve, Cultura

Agrupamento de Escolas D. Manuel I leva “Um dia para Camões em Tavira” ao Teatro Municipal

09:40 28 Abril, 2026 09:51 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira celebra Camões com evento no Teatro António Pinheiro que junta conferência, arte e alunos no quinto centenário do poeta

Algarve, Política

TSD Algarve debatem alterações ao Código do Trabalho em Faro

07:49 28 Abril, 2026 07:50 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Colóquio em Faro debate alterações ao Código do Trabalho e impacto nos salários, empresas e equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Mulher no banco.
Economia

Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber

10:00 28 Abril, 2026 09:09 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente está a abrir a porta a reembolsos inesperados no IRS. Há regras, prazos e um detalhe essencial que pode fazer toda a diferença

Assembleia da República.
Economia, Nacional, Política

Parlamento aprova lei que obriga autarquias a anunciar decisões na imprensa local

08:50 28 Abril, 2026 09:01 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Nova lei obriga autarquias a publicar decisões na imprensa local e reforça apoio à comunicação social de proximidade

Plantas em prateleiras. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: nunca cometa este erro ao trocar as suas plantas de vaso

09:00 28 Abril, 2026 00:41 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitas vezes é necessário trocar o vaso das suas plantas, mas há uma prática comum que os especialistas recomendam evitar

Pessoas a passear à chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

O céu vai ‘desabar’: chuva a potes e trovoadas fortes colocam estes três distritos em aviso amarelo

11:00 27 Abril, 2026 09:36 27 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Chuva intensa e trovoadas colocam três distritos em aviso amarelo, num quadro de instabilidade atmosférica que exige atenção redobrada

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Condutores que tenham este código na carta podem ficar sem ela se não cumprirem estas regras

11:20 27 Abril, 2026 10:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Alguns códigos na carta de condução podem não parecer importantes, mas podem fazer diferença em caso de fiscalização ou acidente

Algarve, Desporto

Ferragudo entra na luta pela subida à Liga Betclic Feminina

07:20 28 Abril, 2026 07:25 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

ACD Ferragudo garante acesso aos playoffs e aproxima-se da subida à Liga Betclic Feminina após vitória expressiva no campeonato

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Avião a voar. Crédito: Freepik AI
Europa, Tech

Adeus turbulência? Nova tecnologia de aviação já está a ser testada na Europa para reduzir ‘abanões’ durante os voos

19:00 27 Abril, 2026 16:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Na Alemanha, está a ser testado um novo formato de asas capaz de reduzir a turbulência e aumentar a segurança nos voos

Algarve, Vida & Lazer

Ria Formosa celebra 48 anos com dia aberto e atividades gratuitas

18:40 27 Abril, 2026 18:32 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Dia aberto leva visitantes a descobrir a Ria Formosa com mais de 30 atividades gratuitas dedicadas à natureza, ciência e biodiversidade

Praia Nissi no Chipre. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Reformados são chamados de volta ao trabalho para evitar o caos neste país da Europa

07:10 26 Abril, 2026 21:07 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Perante a escassez de trabalhadores, este país recorre a reformados para regressarem ao trabalho e manter o setor turístico a funcionar

Últimas Notícias

  • Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber
    Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber
  • Agrupamento de Escolas D. Manuel I leva “Um dia para Camões em Tavira” ao Teatro Municipal
    Agrupamento de Escolas D. Manuel I leva “Um dia para Camões em Tavira” ao Teatro Municipal
  • Em caso de apagão: especialistas recomendam fazer estes kit de emergência para 72 horas
    Em caso de apagão: especialistas recomendam fazer estes kit de emergência para 72 horas
  • Especialistas avisam: nunca cometa este erro ao trocar as suas plantas de vaso
    Especialistas avisam: nunca cometa este erro ao trocar as suas plantas de vaso
  • Parlamento aprova lei que obriga autarquias a anunciar decisões na imprensa local
    Parlamento aprova lei que obriga autarquias a anunciar decisões na imprensa local
  • TSD Algarve debatem alterações ao Código do Trabalho em Faro
    TSD Algarve debatem alterações ao Código do Trabalho em Faro

Opinião

  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
    A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
  • Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
    Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
  • Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
    Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
    O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal