Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Gonçalo Branco, oficial da Marinha Portuguesa, desempenha funções no Centro de Busca e Salvamento Marítimo | Foto DR
Europe Direct Algarve, Opinião

40 visões da Europa: Vista de Sagres a distância não é só geográfica | Por Gonçalo Branco

“Vista de Sagres, a Europa não é um dado adquirido. É uma promessa em construção — e, para muitos, ainda por cumprir”

08:46 2 Junho, 2025 10:48 2 Junho, 2025 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Do alto do cabo de São Vicente, em Sagres, onde a terra acaba e o mar começa, a Europa parece uma ideia longínqua. Para quem cresce ali — na periferia do país e do continente —, o projeto europeu não se vive com a proximidade que os discursos políticos tantas vezes proclamam. Vive-se, isso sim, com a sensação de que a pertença à Europa é parcial, condicional e, muitas vezes, distante.

Ser jovem no concelho de Vila do Bispo é experienciar a promessa europeia com um certo atraso. A liberdade de circulação existe — sim —, mas quem não tem transporte para sair da vila sente que essa liberdade é teórica. O autocarro que passa poucas vezes por dia, a ausência de comboios, a dificuldade em chegar a uma universidade ou a um emprego fora do concelho — tudo isto transforma a ideia de “mobilidade” num privilégio, não num direito. A Europa fala de interligação, mas esquece-se das margens onde essa rede não chega.

Esta distância é também habitacional. A pressão turística, alimentada por uma Europa que visita mas não permanece, transforma as casas em alojamentos locais e empurra os jovens para fora do mercado habitacional. Os salários não acompanham os preços. Os contratos são sazonais, incertos e, muitas vezes, pagos “por fora”. O trabalho que existe depende do calor e da sorte: vive-se para o verão e sobrevive-se no inverno. O que sobra, depois, é uma sensação crónica de instabilidade — pessoal, profissional e identitária.

Mas talvez o mais frustrante para muitos destes jovens não seja apenas a dificuldade em viver — é a dificuldade em serem vistos. Existem em Sagres, na Vila do Bispo, na Raposeira, na Salema ou em Burgau, como em tantas outras periferias do concelho e da Europa, jovens com formação, competências, pensamento crítico e uma clara vontade de participar ativamente nas decisões que moldam o seu futuro. Jovens informados, europeístas, dispostos a contribuir. No entanto, a sua voz perde-se no eco da distância. Viver longe do centro geográfico é, muitas vezes, sinónimo de estar longe do centro da decisão. E isso gera frustração, desmotivação, invisibilidade.

A Europa está, claro, presente no euro que usamos, nos produtos que consumimos e nos turistas que nos visitam. Mas está ausente nas decisões que realmente contam para quem vive fora dos grandes centros: acesso à educação, habitação condigna, mobilidade e emprego digno. Está ausente, sobretudo, na escuta ativa das vozes que vêm da periferia vozes que não se sentem representadas nas cimeiras nem nos programas estratégicos que, muitas vezes, falham em chegar ao terreno.

E, no entanto, não se trata de rejeitar a Europa. Pelo contrário. Muitos dos jovens que crescem no concelho de Vila do Bispo continuam a acreditar no ideal europeu. Mas querem uma Europa que se reveja nas suas realidades e que responda às suas urgências. Uma Europa que reconheça que a coesão territorial e a justiça intergeracional não se fazem apenas com fundos, mas com presença política e escuta efetiva.

Vista de Sagres, a Europa não é um dado adquirido. É uma promessa em construção — e, para muitos, ainda por cumprir. Talvez seja tempo de olhar para os confins do mapa e perceber que são, afinal, o centro de muitas vidas. E que a verdadeira União só existirá quando todos os seus jovens, independentemente do lugar onde nascem, possam escolher entre partir ou ficar — não por falta de opções, mas por liberdade real.

Sobre o autor do artigo: Gonçalo Filipe Cristino Branco tem 26 anos e é natural da Praia da Salema, no concelho de Vila do Bispo. Oficial da Marinha Portuguesa, desempenha atualmente funções no Centro de Busca e Salvamento Marítimo. Mantém uma ligação profunda à sua terra natal, onde preside ao Clube Recreativo Praia da Salema. Escreve a partir da vivência concreta de quem cresceu no extremo sudoeste da Europa, mas acredita no valor de uma Europa mais próxima, justa e acessível a todos – mesmo nos seus lugares mais distantes.

“40 Visões da Europa”

A 12 de junho de 1985, Espanha e Portugal assinaram o Tratado de Adesão às então Comunidades Europeias (Comunidade Económica Europeia, Comunidade Europeia da Energia Atómica e Comunidade Europeia do Carvão e do Aço). Este foi o terceiro alargamento.

O Europe Direct Algarve, a CCDR Algarve, a Eurocidade do Guadiana e outros parceiros transfronteiriços associaram-se para assinalar a data. A rubrica «40 Visões da Europa» vai dar voz a 40 pessoas (líderes políticos e associativos, jovens, cidadãos ,..)

Entre 4 de maio e 12 de junho (data da assinatura dos 40 anos do Tratado de Adesão)  todos os dias um artigo . Mais informação sobre a campanha na página conjunta (4) Facebook

Leia também: 40 visões da Europa: um olhar sobre o futuro neste Dia da Criança | Por Alexandre Mira 

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é logotipo-Europe-Direct-Algarve.jpg

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram

Notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Governo já ‘assinou’: este deverá ser o novo valor do salário mínimo nacional em 2027

08:30 20 Agosto, 2026 00:26 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Acordo Tripartido sobre Valorização Salarial e Crescimento Económico 2025-2028 foi assinado pelo Governo em 2024 e, segundo o mesmo, este será o valor do salário mínimo nacional em 2027

Algarve Animais

Silves acompanha mortalidade de peixes na Ribeira de Alcantarilha e prepara renovação da água

07:00 20 Agosto, 2026 19:55 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Baixo caudal, temperaturas elevadas e reduzida renovação da água estarão na origem da falta de oxigénio e da mortalidade de peixes

Pessoas circulam numa rua com risco de inundações devido à chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva em força com trovoadas e descida de temperaturas a caminho de Portugal neste dia e estas regiões vão ‘apanhar uma molha’

06:00 20 Agosto, 2026 17:21 19 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias trazem agravamento do estado do tempo, com chuva por vezes intensa, trovoadas e temperaturas a descer

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila

20:40 19 Agosto, 2026 16:56 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Viagem de caravana levou um casal britânico até uma vila no Algarve, onde encontrou uma casa sem eletricidade e decidiu ficar

Algarve

Protesto em Lagos pede suspensão de projeto turístico na Meia Praia

07:40 20 Agosto, 2026 06:37 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Em causa está um projeto com dois hotéis e um bloco de apartamentos turísticos, cujo alvará remonta a 1988 e foi revisto em 2008

Mulher com guarda-chuva na rua. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’: mau tempo vai afetar esta região e este será o dia mais chuvoso

09:00 20 Agosto, 2026 12:09 19 Agosto, 2026 | João Luís

A região portuguesa dos Açores deverá enfrentar dias de chuva nos próximos dias, com um deles a concentrar a maior instabilidade

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas com estas pensões ficam dispensados de 3 obrigações na nova Prestação Social Única

19:00 18 Agosto, 2026 18:01 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A Prestação Social Única traz regras diferentes para alguns pensionistas, que ficam dispensados de três condições

Autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional Vídeo

Fiscalização vai ‘apertar’: novo sistema nos autocarros vai controlar um comportamento ‘comum’ dos condutores nestas vias de trânsito

08:00 20 Agosto, 2026 18:29 19 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Alguns autocarros de Lisboa já estão equipados com uma nova tecnologia capaz de identificar situações que prejudicam a circulação

Gastronomia Opinião

A Ásia também come Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 20 Agosto, 2026 17:45 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao longo do tempo, a vinha-d'alhos portuguesa transformou-se no vindalho goês, que hoje constitui uma das preparações mais conhecidas da cozinha goesa"

Carro TVDE.
Nacional Tech

Nem Uber nem Bolt: nova plataforma TVDE já chegou a estas zonas de Portugal e permite escolher o motorista

21:30 19 Agosto, 2026 18:28 19 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A nova plataforma TVDE já opera em três zonas de Portugal e distingue-se da concorrência ao permitir escolher o motorista antes de iniciar a viagem

Ponte Quinta do Lago.
Algarve

Nem Cabanas nem Cacela: para chegar a esta praia no Algarve há uma ponte de madeira com 300 metros que atravessa a Ria Formosa

10:20 19 Agosto, 2026 08:02 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre a Ria Formosa e o Atlântico, uma ponte pedonal de 300 metros dá acesso a uma praia algarvia rodeada por dunas

Mundo Saúde

É a sua? Estudo de Harvard identifica a profissão com maior mortalidade por cancros ligados à radiação

21:00 19 Agosto, 2026 19:14 19 Agosto, 2026 | João Luís

Um estudo comparou mais de 500 profissões e identificou a profissão com maior mortalidade por cancros ligados à radiação

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Idoso com notas de euro na mão.
Economia Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Avião estacionado no aeroporto.
Economia Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Notas de 50 euros na mão. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia ‘aperta’ regras e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

19:40 19 Agosto, 2026 18:26 19 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima de um determinado valor serão proibidos pela União Europeia em todos os Estados-membros a partir de 2027

Notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Governo já ‘assinou’: este deverá ser o novo valor do salário mínimo nacional em 2027

08:30 20 Agosto, 2026 00:26 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Acordo Tripartido sobre Valorização Salarial e Crescimento Económico 2025-2028 foi assinado pelo Governo em 2024 e, segundo o mesmo, este será o valor do salário mínimo nacional em 2027

Algarve, Animais

Silves acompanha mortalidade de peixes na Ribeira de Alcantarilha e prepara renovação da água

07:00 20 Agosto, 2026 19:55 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Baixo caudal, temperaturas elevadas e reduzida renovação da água estarão na origem da falta de oxigénio e da mortalidade de peixes

Pessoas circulam numa rua com risco de inundações devido à chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva em força com trovoadas e descida de temperaturas a caminho de Portugal neste dia e estas regiões vão ‘apanhar uma molha’

06:00 20 Agosto, 2026 17:21 19 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias trazem agravamento do estado do tempo, com chuva por vezes intensa, trovoadas e temperaturas a descer

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila

20:40 19 Agosto, 2026 16:56 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Viagem de caravana levou um casal britânico até uma vila no Algarve, onde encontrou uma casa sem eletricidade e decidiu ficar

Algarve

Protesto em Lagos pede suspensão de projeto turístico na Meia Praia

07:40 20 Agosto, 2026 06:37 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Em causa está um projeto com dois hotéis e um bloco de apartamentos turísticos, cujo alvará remonta a 1988 e foi revisto em 2008

Mulher com guarda-chuva na rua. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’: mau tempo vai afetar esta região e este será o dia mais chuvoso

09:00 20 Agosto, 2026 12:09 19 Agosto, 2026 | João Luís

A região portuguesa dos Açores deverá enfrentar dias de chuva nos próximos dias, com um deles a concentrar a maior instabilidade

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas com estas pensões ficam dispensados de 3 obrigações na nova Prestação Social Única

19:00 18 Agosto, 2026 18:01 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A Prestação Social Única traz regras diferentes para alguns pensionistas, que ficam dispensados de três condições

Autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional, Vídeo

Fiscalização vai ‘apertar’: novo sistema nos autocarros vai controlar um comportamento ‘comum’ dos condutores nestas vias de trânsito

08:00 20 Agosto, 2026 18:29 19 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Alguns autocarros de Lisboa já estão equipados com uma nova tecnologia capaz de identificar situações que prejudicam a circulação

Gastronomia, Opinião

A Ásia também come Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 20 Agosto, 2026 17:45 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao longo do tempo, a vinha-d'alhos portuguesa transformou-se no vindalho goês, que hoje constitui uma das preparações mais conhecidas da cozinha goesa"

Carro TVDE.
Nacional, Tech

Nem Uber nem Bolt: nova plataforma TVDE já chegou a estas zonas de Portugal e permite escolher o motorista

21:30 19 Agosto, 2026 18:28 19 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A nova plataforma TVDE já opera em três zonas de Portugal e distingue-se da concorrência ao permitir escolher o motorista antes de iniciar a viagem

Ponte Quinta do Lago.
Algarve

Nem Cabanas nem Cacela: para chegar a esta praia no Algarve há uma ponte de madeira com 300 metros que atravessa a Ria Formosa

10:20 19 Agosto, 2026 08:02 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre a Ria Formosa e o Atlântico, uma ponte pedonal de 300 metros dá acesso a uma praia algarvia rodeada por dunas

Mundo, Saúde

É a sua? Estudo de Harvard identifica a profissão com maior mortalidade por cancros ligados à radiação

21:00 19 Agosto, 2026 19:14 19 Agosto, 2026 | João Luís

Um estudo comparou mais de 500 profissões e identificou a profissão com maior mortalidade por cancros ligados à radiação

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Idoso com notas de euro na mão.
Economia, Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Avião estacionado no aeroporto.
Economia, Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Notas de 50 euros na mão. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia ‘aperta’ regras e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

19:40 19 Agosto, 2026 18:26 19 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima de um determinado valor serão proibidos pela União Europeia em todos os Estados-membros a partir de 2027

Últimas Notícias

  • Vem aí chuva ‘a potes’: mau tempo vai afetar esta região e este será o dia mais chuvoso
    Vem aí chuva ‘a potes’: mau tempo vai afetar esta região e este será o dia mais chuvoso
  • Governo já ‘assinou’: este deverá ser o novo valor do salário mínimo nacional em 2027
    Governo já ‘assinou’: este deverá ser o novo valor do salário mínimo nacional em 2027
  • Fiscalização vai ‘apertar’: novo sistema nos autocarros vai controlar um comportamento ‘comum’ dos condutores nestas vias de trânsito
    Fiscalização vai ‘apertar’: novo sistema nos autocarros vai controlar um comportamento ‘comum’ dos condutores nestas vias de trânsito
  • Protesto em Lagos pede suspensão de projeto turístico na Meia Praia
    Protesto em Lagos pede suspensão de projeto turístico na Meia Praia
  • Silves acompanha mortalidade de peixes na Ribeira de Alcantarilha e prepara renovação da água
    Silves acompanha mortalidade de peixes na Ribeira de Alcantarilha e prepara renovação da água

Opinião

  • A Ásia também come Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    A Ásia também come Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Ao menino e ao borracho, põe-lhes Deus a mão por baixo… | Por Filomena Matos
    Ao menino e ao borracho, põe-lhes Deus a mão por baixo… | Por Filomena Matos
  • Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública
    Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública

Europe Direct Algarve

  • Já é oficial: União Europeia ‘aperta’ regras e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
    Já é oficial: União Europeia ‘aperta’ regras e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
  • Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir
    Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento