Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Economia, Europa

“Voltei para Portugal”: emigrantes injustiçados com preço das rendas dizem ‘adeus’ a país onde vivem milhares de portugueses

Procurar casa neste país tornou-se um desafio crescente, com rendas altas, conflitos com senhorios e sentimentos de injustiça entre os inquilinos

17:08 23 Maio, 2025 17:16 23 Maio, 2025
Rubén GonçalvesRubén GonçalvesJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Encontrar casa para arrendar, neste país onde vivem milhares de portugueses, tornou-se um verdadeiro desafio. A escassez de imóveis disponíveis conduz a rendas elevadas e acentua o sentimento de injustiça entre os inquilinos. Desde a procura até à saída do imóvel, multiplicam-se os conflitos com os proprietários, agravados por situações de vulnerabilidade económica e desconhecimento legal.

Estudo revela sentimentos de injustiça e insegurança no Luxemburgo

Segundo um estudo da Universidade do Luxemburgo, realizado em parceria com a associação Mieterschutz e financiado pelo Ministério da Habitação, apenas 7% dos inquilinos se consideram satisfeitos. A maioria sente-se injustiçada, insegura ou insatisfeita, e aponta o dedo aos proprietários, acusando-os de se aproveitarem da fragilidade de quem procura casa, segundo refere o portal do mesmo país, Contacto.

Apesar de os preços das casas para venda terem descido nos últimos dois anos, o arrendamento seguiu o caminho inverso. O aumento das dificuldades em obter crédito à habitação empurrou ainda mais pessoas para o mercado de arrendamento, fazendo disparar os valores pedidos pelos senhorios.

Famílias portuguesas forçadas a tomar decisões difíceis

A pressão das rendas levou muitas famílias a abandonar o país. Foi o caso de Mateus Pereira, que regressou a Portugal após 22 anos no Luxemburgo, incapaz de suportar o aumento da renda de 1.500 para 2.100 euros mensais. Hoje vive em Amares e sente que a sua qualidade de vida melhorou: “Um salário inteiro para pagar a renda é insustentável. Voltei para Portugal”, refere, citado pelo portal luxemburguês.

Sem alternativas, outros ponderam nova emigração

Outros, como Vasco, veem-se forçados a considerar nova emigração. Após o divórcio e a venda da casa que partilhava com a ex-mulher, descobriu que os valores exigidos para arrendar um apartamento são incomportáveis. Agora pondera mudar-se para a Bélgica, onde os preços são mais acessíveis.

Discriminação atinge famílias monoparentais

Famílias monoparentais, especialmente compostas por mães divorciadas com contratos temporários, sentem-se frequentemente rejeitadas. A exigência de rendimentos elevados e contratos permanentes torna quase impossível o acesso à habitação, sobretudo para quem tem filhos pequenos.

Nacionalidade e aparência influenciam arrendamento

O estudo denuncia práticas discriminatórias baseadas em nacionalidade, religião ou aparência étnica. Muitos inquilinos não europeus relatam dificuldades em encontrar habitação, mesmo quando têm rendimentos adequados e emprego estável.

Para quem chega de fora e procura casa antes da mudança, o cenário é ainda mais complicado. Há casos de anúncios fraudulentos e custos elevados exigidos por agências imobiliárias, de acordo com a mesma fonte. Muitos imigrantes só percebem que foram enganados quando já se encontram no país.

Recomendamos: Nem Falésia nem Praia da Rocha: esta praia algarvia foi eleita como uma das melhores da Europa

Imóveis degradados agravam tensões

Mesmo após conseguir arrendar, surgem outros problemas. Casas com humidade, bolor ou deficiências estruturais são queixas comuns. A recusa dos proprietários em proceder a reparações pode levar a disputas legais, embora muitos inquilinos prefiram não reclamar com receio de represálias.

O receio de ver a renda aumentada ou de sofrer uma rescisão contratual faz com que muitos aceitem viver em condições precárias. A falta de informação sobre os seus direitos e o receio de retaliações deixam os inquilinos numa posição frágil e silenciosa.

Aumento da renda gera queixas frequentes

Uma das maiores causas de conflito prende-se com o aumento das rendas. A legalidade dos aumentos, os prazos de notificação e a falta de transparência nos encargos mensais estão entre os principais motivos de queixa junto da Mieterschutz.

Cauções retidas injustamente

No final dos contratos, a restituição das cauções é frequentemente contestada. Alguns senhorios alegam gastos para justificar a não devolução ou simplesmente atrasam o reembolso o máximo possível, apesar de existirem prazos legais para o fazer.

As rescisões de contrato por parte dos proprietários também geram instabilidade. Muitos invocam razões como venda do imóvel ou uso pessoal, ainda que nem sempre sejam motivos legalmente válidos. Estas situações deixam os inquilinos em risco de despejo e com dificuldade em encontrar nova habitação, segundo refere o Contacto.

Soluções políticas para proteger os inquilinos

O estudo recomenda medidas urgentes, como campanhas de informação e formação para os inquilinos, maior transparência nos contratos e uma estratégia multifacetada para tornar os preços do arrendamento mais acessíveis. A longo prazo, propõe-se também o reforço dos apoios públicos à habitação.

Leia também: “Vamos para a Grécia”: britânicos insatisfeitos dizem ‘adeus’ a um dos principais destinos turísticos europeus

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve Cultura

Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando

16:22 5 Novembro, 2026 16:26 5 Novembro, 2026

Artistas portugueses e espanhóis levam a arte às ruas de Alcoutim, nos dias 13 e 14 de novembro, com esculturas, videomapping e teatro junto ao Guadiana

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Carro a arder.
Auto Nacional

Carro elétrico incendeia-se durante carregamento em Guimarães: eis a razão para estes incêndios serem mais difíceis de combater

11:50 5 Novembro, 2026 10:31 5 Novembro, 2026

Automóvel elétrico destruído pelas chamas em Guimarães: características das baterias explicam as dificuldades no combate a estes incêndios

Algarve Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Algarve Ensino Europa Tech

Professores de Olhão levam novas tecnologias às aulas após formação Erasmus+ em Florença

16:45 5 Novembro, 2026 16:51 5 Novembro, 2026

Mobilidade Erasmus+ levou dois professores de Olhão a Florença para aprenderem a aplicar inteligência artificial, realidade virtual e impressão 3D no ensino

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Opinião Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve Gastronomia Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa

Bruxelas recomenda que todos os europeus tenham kit de emergência em casa: deve garantir autonomia durante 72 horas

17:50 3 Novembro, 2026 15:44 3 Novembro, 2026

Água, alimentos, medicamentos e outros equipamentos devem fazer parte de um kit de emergência

Sala com uma salamandra.
Vida & Lazer

Usa uma salamandra para aquecer a casa? Há um gás que não tem cheiro e pode acumular-se sem ninguém perceber

17:20 3 Novembro, 2026 12:44 3 Novembro, 2026

Proteção Civil alerta para os riscos associados ao uso de salamandras em espaços mal ventilados e recomenda cuidados para evitar intoxicações

Europe Direct Algarve

Faro cria Balcão Europa para divulgar oportunidades de emprego, formação e voluntariado aos jovens

17:00 3 Novembro, 2026 17:00 3 Novembro, 2026

Projeto Balcão Europa, dinamizado em parceria com a CCDR Algarve, informa os jovens de Faro sobre programas de mobilidade, emprego e formação

Saúde

Estudo analisa mais de 28 mil casos e deixa alerta sobre bebidas energéticas: jovens entre os mais afetados

16:20 3 Novembro, 2026 15:38 3 Novembro, 2026

Uma análise de mais de 28 mil notificações de efeitos adversos nas bebidas energéticas levanta preocupações sobre produtos com cafeína e outros estimulantes

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve, Cultura

Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando

16:22 5 Novembro, 2026 16:26 5 Novembro, 2026

Artistas portugueses e espanhóis levam a arte às ruas de Alcoutim, nos dias 13 e 14 de novembro, com esculturas, videomapping e teatro junto ao Guadiana

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Carro a arder.
Auto, Nacional

Carro elétrico incendeia-se durante carregamento em Guimarães: eis a razão para estes incêndios serem mais difíceis de combater

11:50 5 Novembro, 2026 10:31 5 Novembro, 2026

Automóvel elétrico destruído pelas chamas em Guimarães: características das baterias explicam as dificuldades no combate a estes incêndios

Algarve, Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Algarve, Ensino, Europa, Tech

Professores de Olhão levam novas tecnologias às aulas após formação Erasmus+ em Florença

16:45 5 Novembro, 2026 16:51 5 Novembro, 2026

Mobilidade Erasmus+ levou dois professores de Olhão a Florença para aprenderem a aplicar inteligência artificial, realidade virtual e impressão 3D no ensino

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Opinião, Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve, Gastronomia, Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa

Bruxelas recomenda que todos os europeus tenham kit de emergência em casa: deve garantir autonomia durante 72 horas

17:50 3 Novembro, 2026 15:44 3 Novembro, 2026

Água, alimentos, medicamentos e outros equipamentos devem fazer parte de um kit de emergência

Sala com uma salamandra.
Vida & Lazer

Usa uma salamandra para aquecer a casa? Há um gás que não tem cheiro e pode acumular-se sem ninguém perceber

17:20 3 Novembro, 2026 12:44 3 Novembro, 2026

Proteção Civil alerta para os riscos associados ao uso de salamandras em espaços mal ventilados e recomenda cuidados para evitar intoxicações

Europe Direct Algarve

Faro cria Balcão Europa para divulgar oportunidades de emprego, formação e voluntariado aos jovens

17:00 3 Novembro, 2026 17:00 3 Novembro, 2026

Projeto Balcão Europa, dinamizado em parceria com a CCDR Algarve, informa os jovens de Faro sobre programas de mobilidade, emprego e formação

Saúde

Estudo analisa mais de 28 mil casos e deixa alerta sobre bebidas energéticas: jovens entre os mais afetados

16:20 3 Novembro, 2026 15:38 3 Novembro, 2026

Uma análise de mais de 28 mil notificações de efeitos adversos nas bebidas energéticas levanta preocupações sobre produtos com cafeína e outros estimulantes

Últimas Notícias

  • Professores de Olhão levam novas tecnologias às aulas após formação Erasmus+ em Florença
    Professores de Olhão levam novas tecnologias às aulas após formação Erasmus+ em Florença
  • Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando
    Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando
  • SNS já disponibiliza tratamento gratuito em casa que pode ajudar mulheres na menopausa: o primeiro passo para ter acesso
    SNS já disponibiliza tratamento gratuito em casa que pode ajudar mulheres na menopausa: o primeiro passo para ter acesso
  • Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada
    Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada
  • Carro elétrico incendeia-se durante carregamento em Guimarães: eis a razão para estes incêndios serem mais difíceis de combater
    Carro elétrico incendeia-se durante carregamento em Guimarães: eis a razão para estes incêndios serem mais difíceis de combater

Opinião

  • História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo
    História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo
  • A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
    A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal