Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Tão simples é um álbum ilustrado que convida à contemplação das pequenas maravilhas da vida
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Tão simples e A nogueira – Álbuns luminosos para todas as idades | Por Paulo Serra

LETRAS & LEITURAS: Artigo de Paulo Serra publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de janeiro

07:30 16 Janeiro, 2026 21:19 12 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Para começar o ano, faço uma retrospetiva de alguns dos melhores livros lidos em 2025. E, como tal, não podia contornar os maravilhosos álbuns infantojuvenis da AKIARA. Entre os vários livros publicados ao longo do ano, destaco alguns dos favoritos. Realce-se ainda que a AKIARA, embora tenha diversos outros títulos, é uma editora que opta por publicar de forma refletida, ou seja, limita-se a publicar entre seis a oito livros por ano (em três línguas simultaneamente, pois são publicados em português, espanhol e catalão). Como se pode ler no final de cada título, “cada livro merece toda a nossa atenção e porque não queremos inundar de novidades um mercado já saturado”.

A AKIARA nasceu em Barcelona em 2018 pela mão de Inês Castel-Branco como continuação da Pequena Fragmenta, a coleção infantil da Fragmenta que a editora tinha criado e dirigido desde 2015.

AKIARA soa como a contração de «aqui e agora» (mas escreve-se com K, a letra mais brincalhona para as crianças) e também faz alusão ao nome japonês Akira 明, que significa ‘luminoso, luminosa’. Esta editora publica exclusivamente livros de produção própria, cuidadosamente escritos e ilustrados, para crianças e jovens de todas as idades, orientados para cultivar a interioridade e a qualidade humana. Trabalham com critérios de sustentabilidade, minimizando o uso de plásticos e o impacto ambiental. Imprimem localmente e sobre papel certificado FSC.

PAULO SERRA
Doutorado em Literatura na UAlg
e Investigador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC)
No final de cada livro, e no site da editora, o leitor pode inteirar-se dos vários pilares de Ecoedição em que esta editora se sustenta

Ainda no decurso da preocupação com a sustentabilidade, desde setembro de 2024, a editora deu novo passo no caminho da ecoedição, tendo-se tornado sócia colaboradora do Instituto da Ecoedição, que tem por missão promover a publicação sustentável baseada no cálculo, minimização e comunicação do impacto ambiental dos livros, para ajudar a tomar consciência desse impacto. No final de cada livro, e no site da editora, o leitor pode inteirar-se dos vários pilares de Ecoedição em que esta editora se sustenta.

Tão simples é um álbum com texto de Alex Nogués e ilustrações de María Elina. Este Akialbum, número 29, foi publicado em outubro de 2024. A tradução é de Catarina Sacramento.

Este é o sexto livro do escritor, geólogo e naturalista Alex Nogués na AKIARA, depois de outros títulos como A praia dos inúteis ou Às vezes o bosque…

Como podemos ler na sinopse:

«A vida inunda tudo à nossa volta numa infinitude de formas, cores, sons, cheiros, texturas e sabores. Dispomos de inúmeras oportunidades para nos deixarmos surpreender, para descobrirmos que tudo é novo e eterno ao mesmo tempo. O ninho, a flor, o outro e o amor.

Não seria triste passar pela vida sem participar nestes encontros e experiências?»

As ilustrações do livro são totalmente analógicas da autoria da premiada artista argentina María Elina, numa combinação de aguarela, guache ou pastel para criar uma atmosfera mais autêntica e realista.

Tão simples começa, como o próprio título insinua, de forma simples, com frases breves, lapidares, dirigidas ao leitor, interpelando-o diretamente, convidando-o a sentir, a pensar, a desfrutar. Igualmente simples são as ilustrações das primeiras páginas, como se o mundo estivesse a nascer à medida que o menino percorre as próximas páginas, consoante o mundo e a natureza em redor ganha profusão e cor e variedade.

Este original álbum ilustrado situa-se assim no limiar de uma aparente história da evolução da Humanidade, em que o menino cujo olhar sobre o mundo adotamos se apresenta naturalmente despido, e de uma “tomada de consciência”, pois incita-nos e convida-nos a redescobrir a capacidade de nos maravilharmos com as coisas aparentemente simples da natureza: um nascer ou pôr do sol, um riacho, o fundo do mar, uma semente, uma floresta, um céu estrelado…

O escritor e geólogo Alex Nogués | Foto DR

Sobre Alex Nogués:

«Nasci em Barcelona, na primavera de 1976. Desde então, não deixei de me espantar. Esta podia ser a minha biografia. Mas, para sermos justos, deveria acrescentar que encontrei o amor, que tive uma infância feliz e que sou pai de dois seres alucinantes. A fascinação levou-me a ser geólogo e a imaginação, escritor. Graças a isso, tenho podido trabalhar com artistas fabulosas, como a María Elina. Ou com a equipa da Akiara Books, com quem vivi a aventura de publicar seis livros, contando com este que tens nas mãos. Contudo, cada uma dessas sortes e conquistas devo-as à curiosidade e ao abismo de maravilhas que se abriu no instante em que nasci.

Hoje, continuo a escrever e a procurar a surpresa nas folhas, nas ondas, na berma dos caminhos. E, seja qual for o tempo que me resta, vivo com a tranquilidade de saber que a natureza preencherá esses dias de momentos memoráveis.»

A ilustradora María Elina | Foto Javier Gonzalez Toledo

Sobre María Elina:

«Nasci em Buenos Aires, em julho de 1975. Os meus estudos estiveram sempre relacionados com as artes visuais: terminei o curso de Design de Imagem e Som na Universidade de Buenos Aires e complementei os meus estudos com oficinas de fotografia, artes plásticas e ilustração.

Comecei a desenhar desde muito cedo. Como todas as crianças! Só que eu continuei a fazê-lo, nunca mais parei. Ao princípio, desenhava só para mim. Na infância, tive a sorte de estar rodeada de livros com imagens, livros de arte, catálogos de museus e, sobretudo, livros ilustrados de botânica, com os quais aprendi muito.

Hoje, dedico inteiramente os meus dias a desenhar e a pintar. As plantas e a vida na natureza continuam a ser um tema central no meu trabalho, e fazer livros é a parte mais bonita e divertida.»

Catarina Sacramento é tradutora e revisora literária

A tradutora, Catarina Sacramento, declara:

«Nasci em 1977, no ano do punk, mas nunca gostei de grandes confusões. Vivi metade da vida em Leiria e a outra metade em Lisboa, com um salto a Macau pelo meio. Aprendi a ler e escrever aos 6 anos e desde então não faço outra coisa. Estudei Ciências da Comunicação e entrei no jornalismo pela porta da cultura e das artes. Escrevi sobre música no jornal Blitz, sobre comida na revista Time Out Lisboa e depois mudei-me para o mundo dos livros, onde pratico caça ao erro e tiro à gralha. Gosto de palavras, do som que fazem ao sair da boca, da forma como se podem moldar com as mãos — e do incrível poder que têm para fazer rir, sentir e pensar. Adoro viajar, dentro dos livros e fora deles. Mas não consigo passar muito tempo longe do mar, nem dos meus seres humanos preferidos. Sou curiosa e nunca saí da idade dos porquês. Acho que o mundo seria um lugar mais triste sem os surrealistas, sem abraços apertados e sem chocolate.»

A nogueira é uma história real, que ocorreu numa aldeia das Astúrias

A nogueira é um álbum com texto de Gonzalo Moure, ilustrações de Araiz Mesanza e tradução de Catarina Sacramento.

«Numa tarde de novembro, veio um vento muito forte que arrancou a nogueira da escola. O seu destino parecia ser a motosserra, a lenha, o fogo… mas a vontade de uma menina mudou tudo, para sempre.”

A narrativa inicia justamente com uma frase sonante, a relembrar como tudo na vida é um ciclo natural e intemporal: “Morri numa tarde de novembro.”

Mas aquilo que parece ser o fim é, afinal, apenas o início da história, quando o “destino da nogueira arrancada pelo vento não parecia ser outro senão a motosserra, a lenha, o fogo.”

Ilustrada por grandes planos, mediante uma sucessão de pormenores de um céu tenebroso de tempestade, a lembrar desolação e destruição, desfia-se a história, gradualmente, deste “eu”, que cedo percebemos ser a voz da própria nogueira, que aqui nos narra na primeira pessoa a sua ressuscitação, de como começou por ser a nogueira da Maricruz, porque foi no seu terreno que cresceu, até passar a ser a árvore de uma menina determinada chamada Áfrika.

Como esclarece o autor numa nota final, usual nos livros da AKIARA, escrita num tom tão singelo e lírico quanto despido, no dia seguinte a ter visto a árvore tombada “alguém me avisou de que uma família com uma menina tinha salvado a nogueira do fogo e estava a transferi-la para a sua quinta, perto do mar. Cheguei a tempo de ver como a levavam pelo caminho que descia até à praia, na escavadora de um trator. À tarde, vi-a já plantada num prado, perto de uma nogueira mais velha, que até então tinha vivido perto de outras árvores, mas sem mais nenhuma nogueira ao seu lado. Assim, havia um destino longe da motosserra e do fogo: a vida.”

Como conclui o autor, num texto que subsume o conteúdo destes preciosos álbuns com que a AKIARA nos tem presenteado de forma constante nos últimos anos, e certamente se prepara com as próximas novidades deste novo ano editorial, o mundo é um livro pronto a ser explorado.

“Viver, escutar, ver: encontrar. Esta é a equação. O ser humano é o único ser vivo na Terra — e, de momento, que saibamos, no Universo — que é capaz de contar uma história, de narrar algo que tenha acontecido. Portanto, cada um à sua maneira, não há ser humano que não seja contador de histórias, e o escritor é mais um, mas um que não só as conta a quem lhe está próximo como também as lança aos outros nesta garrafa a que chamamos livro: para quem a queira abrir, ler, escutar.”

O álbum A nogueira é, afinal, uma história real, que ocorreu numa aldeia das Astúrias, e aqui contada pela voz da própria nogueira, a recordar-nos “que a vida pode sempre voltar a brotar.”

Gonzalo Moure dedica-se à escrita infantojuvenil | Foto DR

Gonzalo Moure encerra justamente com uma série de interrogações que se respondem facilmente:

“Quem não teria vontade de contar algo tão bonito?

E a partir de que ponto de vista? O meu, de simples testemunha? O da menina que pediu para não transformarem a nogueira em lenha?

Por fim, sentei-me na relva e chegou-me a resposta. Eu, a nogueira… «Morri numa tarde de novembro…» Não podia ser outra voz.

Ou alguém acredita que as nogueiras não pensam, não falam?

Basta apenas… escutar.”

Na nota autobiográfica de Gonzalo Moure podemos ler:

«A minha mãe amava as árvores e os bosques, e tive a sorte de me deixar em herança esse mesmo amor, e uma coleção de livros sobre bosques. Depois, viu-me plantar árvores. Dois teixos que serão milenares quando tu e eu já não estivermos aqui. Agora já têm trinta e cinco anos e medem mais de quinze metros. Dizem que as folhas do teixo são venenosas, mas a mim parecem-me «bem-nenosas». A mim fazem-me muito bem, dão-me paz e serenidade. Com a minha mulher também plantei ciprestes, cedros dos Himalaias, um bordo vermelho, abetos, uma laranjeira, uma «bola de neve», um jacarandá e… uma nogueira. Todas elas nos têm acompanhado nesta vida, e cá continuarão.

À sombra de uma pereira muito velha, escrevi um dos meus primeiros livros, e, com eles diante dos olhos, escrevi todos os outros. Escrevo sobre árvores, sobre cavalos, sobre pássaros e gatos, sobre cães… E também sobre crianças. Porque, para os meus olhos já velhos, uma criança é o mesmo que uma árvore: continuará cá quando eu já não estiver, verá coisas em que eu agora não acreditaria, porque os dois, árvore e criança, são o futuro. Neste livro, ambos se unem: uma menina e uma nogueira. Uma nogueira que já seria lenha se não tivesse sido a carícia tão terna de uma criança que, como eu, e certamente como tu, também amava, ama as árvores. Esta é uma história de amor e vida. E já é tua.»

Araiz Mesanza é ilustradora e designer gráfica | Foto DR

A ilustradora Araiz Mesanza conta:

«Nasci em Vitoria-Gasteiz (País Basco, Espanha) no último dia de agosto de 1983. Passei todos os verões com o meu pai, a minha mãe e a minha irmã entre faias e rios, e uma tenda de campismo. Nunca deixei de desenhar, mas sobretudo nunca deixei de desenhar árvores. Estudei Belas-Artes em Bilbau e depois decidi especializar-me em ilustração na Escola Massana de Barcelona.

Desde 2016 vivo em Oslo, na Noruega, com o meu companheiro e a minha filha. Passei muito tempo a olhar para gelo, noites intermináveis e dias intermináveis, e também para salgueiros, pinheiros gigantes e musgo.

Fiz um mestrado em Design Gráfico e Ilustração na Academia Nacional das Artes de Oslo. Também trabalho em autopublicação, impressão e banda desenhada. E, claro, adoro livros!»

Leia também: Visitar Amigos e outros contos, de Luísa Costa Gomes | Por Paulo Serra

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Cristiano Ronaldo com a família na praia de Faro. Crédito: Instagram @georginagio | DR
Nacional

“A pessoa sai da barraca, mas a barraca não sai da pessoa”: Cristiano Ronaldo coloca esta placa na sua mansão de Cascais e divide opiniões

15:00 15 Julho, 2026 16:09 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O futebolista português Cristiano Ronaldo colocou uma placa com a inscrição “Dream House CR7” no portão da mansão que construiu em Cascais

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR apreende cerca de 1.000 camisolas desportivas contrafeitas em Faro e Portimão

14:40 15 Julho, 2026 14:24 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Operação da GNR em Faro e Portimão resultou na apreensão de mais de 1.400 artigos contrafeitos, incluindo quase 1.000 camisolas desportivas

Mota estacionada. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Motas podem ocupar lugares de carros? Saiba o que diz o Código da Estrada

12:30 15 Julho, 2026 11:30 15 Julho, 2026 | João Luís

As motas podem ocupar lugares que muitos condutores associam apenas aos carros, mas há uma regra simples que faz toda a diferença

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Ecocentro móvel.
Algarve

Ecocentros móveis de Lagos transferidos para novas localizações

14:50 15 Julho, 2026 14:12 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Lagos, os ecocentros foram transferidos para novas localizações e vão continuar a circular pelo concelho nos próximos meses

Estação Ferroviária de Faro.
Algarve

Está a chegar à estação de comboios de Faro uma passagem superior pedonal

12:10 15 Julho, 2026 11:43 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Faro, a estação ferroviária vai receber uma passagem superior pedonal e obras de modernização num investimento superior a 2.000.000€

Montanha-russa.
Nacional Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Europa Saúde

Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido

22:25 15 Julho, 2026 19:25 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O parlamento francês aprovou uma das leis mais debatidas dos últimos anos, abrindo caminho à eutanásia e ao suicídio assistido

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

“Se morrermos, morremos juntos”: janela solta-se em pleno voo da Ryanair e mulher agarra marido para evitar tragédia

13:50 15 Julho, 2026 13:29 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um voo comercial da Ryanair transformou-se num cenário de pânico poucos minutos após a descolagem, quando uma janela se soltou em pleno ar

Burlão. Crédito: Freepik
Economia Nacional Tech

É cliente de algum? Novo vírus pode espiar contas bancárias de clientes destes bancos portugueses

22:30 14 Julho, 2026 18:59 14 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A ameaça permanece escondida no computador até detetar a entrada num serviço de banca online, podendo registar vários movimentos nos bancos

Patrão não deixa trabalhador sair. Crédito: Foto AI
Economia Europe Direct Algarve Opinião

Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral

16:30 15 Julho, 2026 16:17 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Ar condicionado do carro. Crédito: Freepik
Auto

Liga o ar condicionado e sente o carro mais lento? Saiba por que acontece

13:16 15 Julho, 2026 14:22 15 Julho, 2026 | João Luís

O ar condicionado pode afetar a potência em alguns carros, mas o impacto muda conforme o tipo de motor e a tecnologia usada

Olhão, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Na cidade onde Gonçalo Ramos cresceu há um mercado com peixe fresco e praias à distância de uma viagem de barco: descubra Olhão

17:54 12 Julho, 2026 10:21 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Entre mercados, peixe acabado de chegar e praias acessíveis por barco, Olhão continua a revelar um dos roteiros mais autênticos do Algarve

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Nacional

Comprou este gelado no Lidl? Loja pede desculpa e produto está a ser recolhido e pode ser devolvido sem talão

21:30 14 Julho, 2026 18:59 14 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A recolha abrange embalagens com duas datas de validade específicas, depois de ter sido detetada a possível presença de um alergénio não indicado no rótulo do gelado

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Cristiano Ronaldo com a família na praia de Faro. Crédito: Instagram @georginagio | DR
Nacional

“A pessoa sai da barraca, mas a barraca não sai da pessoa”: Cristiano Ronaldo coloca esta placa na sua mansão de Cascais e divide opiniões

15:00 15 Julho, 2026 16:09 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O futebolista português Cristiano Ronaldo colocou uma placa com a inscrição “Dream House CR7” no portão da mansão que construiu em Cascais

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR apreende cerca de 1.000 camisolas desportivas contrafeitas em Faro e Portimão

14:40 15 Julho, 2026 14:24 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Operação da GNR em Faro e Portimão resultou na apreensão de mais de 1.400 artigos contrafeitos, incluindo quase 1.000 camisolas desportivas

Mota estacionada. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Motas podem ocupar lugares de carros? Saiba o que diz o Código da Estrada

12:30 15 Julho, 2026 11:30 15 Julho, 2026 | João Luís

As motas podem ocupar lugares que muitos condutores associam apenas aos carros, mas há uma regra simples que faz toda a diferença

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional, Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Ecocentro móvel.
Algarve

Ecocentros móveis de Lagos transferidos para novas localizações

14:50 15 Julho, 2026 14:12 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Lagos, os ecocentros foram transferidos para novas localizações e vão continuar a circular pelo concelho nos próximos meses

Estação Ferroviária de Faro.
Algarve

Está a chegar à estação de comboios de Faro uma passagem superior pedonal

12:10 15 Julho, 2026 11:43 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Faro, a estação ferroviária vai receber uma passagem superior pedonal e obras de modernização num investimento superior a 2.000.000€

Montanha-russa.
Nacional, Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Europa, Saúde

Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido

22:25 15 Julho, 2026 19:25 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O parlamento francês aprovou uma das leis mais debatidas dos últimos anos, abrindo caminho à eutanásia e ao suicídio assistido

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

“Se morrermos, morremos juntos”: janela solta-se em pleno voo da Ryanair e mulher agarra marido para evitar tragédia

13:50 15 Julho, 2026 13:29 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um voo comercial da Ryanair transformou-se num cenário de pânico poucos minutos após a descolagem, quando uma janela se soltou em pleno ar

Burlão. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Tech

É cliente de algum? Novo vírus pode espiar contas bancárias de clientes destes bancos portugueses

22:30 14 Julho, 2026 18:59 14 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A ameaça permanece escondida no computador até detetar a entrada num serviço de banca online, podendo registar vários movimentos nos bancos

Patrão não deixa trabalhador sair. Crédito: Foto AI
Economia, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral

16:30 15 Julho, 2026 16:17 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Ar condicionado do carro. Crédito: Freepik
Auto

Liga o ar condicionado e sente o carro mais lento? Saiba por que acontece

13:16 15 Julho, 2026 14:22 15 Julho, 2026 | João Luís

O ar condicionado pode afetar a potência em alguns carros, mas o impacto muda conforme o tipo de motor e a tecnologia usada

Olhão, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Na cidade onde Gonçalo Ramos cresceu há um mercado com peixe fresco e praias à distância de uma viagem de barco: descubra Olhão

17:54 12 Julho, 2026 10:21 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Entre mercados, peixe acabado de chegar e praias acessíveis por barco, Olhão continua a revelar um dos roteiros mais autênticos do Algarve

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Nacional

Comprou este gelado no Lidl? Loja pede desculpa e produto está a ser recolhido e pode ser devolvido sem talão

21:30 14 Julho, 2026 18:59 14 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A recolha abrange embalagens com duas datas de validade específicas, depois de ter sido detetada a possível presença de um alergénio não indicado no rótulo do gelado

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Últimas Notícias

  • Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido
    Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido
  • GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara
    GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara
  • Bombeiros de Albufeira recebem 18 novos fatos de proteção individual
    Bombeiros de Albufeira recebem 18 novos fatos de proteção individual
  • Internacional neozelandês Sarpreet Singh reforça o Farense
    Internacional neozelandês Sarpreet Singh reforça o Farense
  • Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas
    Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas

Opinião

  • No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
    No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
  • Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
    Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
  • Uma bela homenagem ao pai da narrativa histórica em Portugal | Por Mário Beja Santos
    Uma bela homenagem ao pai da narrativa histórica em Portugal | Por Mário Beja Santos

Europe Direct Algarve

  • Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
    Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
  • Algarve 2030 apresenta novos apoios às empresas em Albufeira e Loulé
    Algarve 2030 apresenta novos apoios às empresas em Albufeira e Loulé
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal