Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
JOÃO PAULO SOUSA - Gestor, louletano e algarvio | Foto DR
Algarve, Edição Papel, Opinião

Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa

“O Algarve não pode correr o risco de transformar um dos seus maiores ativos económicos e ambientais numa experiência marcada pela conflitualidade, pela improvisação e pela ausência de regras claras”

12:50 14 Junho, 2026 12:31 14 Junho, 2026
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Nos últimos dias tenho acompanhado com profunda preocupação e indignação a polémica gerada em torno do recente esclarecimento da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) relativo à ocupação das áreas exteriores às concessões balneares.

Confesso que me custa compreender como chegámos a este ponto.

Durante décadas, as praias portuguesas foram organizadas segundo um modelo que conseguiu compatibilizar o acesso livre ao domínio público marítimo com a existência de concessões balneares, garantindo simultaneamente segurança, ordenamento, qualidade de serviço e valorização turística.

Nunca me recordo de ter visto uma contestação significativa a este modelo. Pelo contrário. As praias do Algarve tornaram-se uma referência nacional e internacional precisamente porque conseguiram conciliar a utilização pública com uma gestão organizada do areal.

É por isso que considero esta polémica desnecessária e potencialmente prejudicial para o Algarve e para o turismo português.

Importa recordar que as praias são um bem público e que todos os cidadãos têm direito ao seu usufruto. Mas também é verdade que o Algarve construiu ao longo de mais de meio século uma reputação assente na qualidade das suas praias, na segurança dos seus utilizadores e na excelência dos serviços disponibilizados aos residentes e visitantes.

Não estamos apenas a falar de turistas estrangeiros. Os portugueses continuam a representar uma parte muito significativa dos utilizadores das praias algarvias e também eles beneficiam de praias organizadas, seguras, acessíveis e valorizadas.

O esclarecimento recentemente divulgado pela APA assenta no enquadramento legal existente, designadamente na Lei da Água e no regime da utilização dos recursos hídricos, recordando que as concessões balneares não podem ocupar mais de 30% da área útil da praia nem mais de 50% da frente de praia.

Do ponto de vista jurídico, nada tenho a opor. O acesso ao domínio público marítimo deve continuar a ser garantido a todos.

Contudo, a questão que hoje se coloca não é jurídica.

A verdadeira questão é de ordenamento.

Uma praia pode ser simultaneamente pública e organizada.

Aliás, é precisamente isso que acontece na esmagadora maioria dos destinos balneares de referência na Europa e no mundo. Existem áreas concessionadas, áreas livres, corredores de circulação, acessos de emergência, zonas de segurança e regras claras de ocupação do espaço.

A liberdade de utilização nunca foi sinónimo de ausência de regras.

O que preocupa muitos cidadãos, concessionários e autarcas é que a interpretação agora difundida possa conduzir a uma ocupação desordenada do areal, gerando conflitos entre utilizadores, dificultando a circulação, reduzindo a eficácia da vigilância balnear e comprometendo a qualidade da experiência turística.

Mas será que esta situação é inevitável?

Penso que não.

Após ler atentamente o documento da APA, cheguei à conclusão de que poderá existir uma solução equilibrada que merece ser analisada.

Se a lei determina que as concessões podem ocupar até 30% da área útil da praia e até 50% da sua frente, então talvez faça sentido repensar a forma como essas concessões estão implantadas.

Então é possível reorganizar as concessões, privilegiando uma maior ocupação em profundidade e uma menor ocupação em largura, sem ultrapassar os limites legais atualmente definidos.

A título de exemplo, numa praia com 500 metros de frente útil e 100 metros de profundidade, a legislação permitiria uma área concessionada até 15.000 metros quadrados.

Em vez de dispersar essa ocupação ao longo de toda a frente de praia, poderia ser estudada uma implantação mais compacta e mais profunda, libertando espaço público adicional, garantindo corredores de circulação, acessos de emergência e faixas de segurança junto à água.

Uma solução deste tipo permitiria compatibilizar os objetivos da APA com a necessidade de preservar a organização do areal e a qualidade das praias.

Não se trata de retirar direitos aos utilizadores.

Trata-se precisamente do contrário.

Trata-se de assegurar que todos possam usufruir da praia em condições de segurança, conforto e qualidade.

O verdadeiro debate não deveria ser entre praias públicas e praias concessionadas.

O verdadeiro debate deveria ser entre praias organizadas e praias desorganizadas.

O Algarve não pode correr o risco de transformar um dos seus maiores ativos económicos e ambientais numa experiência marcada pela conflitualidade, pela improvisação e pela ausência de regras claras.

Ainda vamos a tempo de evitar esse cenário.

Para isso será necessário diálogo entre a APA, os municípios, a Autoridade Marítima, os concessionários e as entidades representativas do setor turístico.

Mais do que procurar culpados, importa encontrar soluções.

Porque a defesa do acesso público às praias é um valor essencial.

Mas a defesa da qualidade, da segurança e da organização das nossas praias também o é.

E uma não deve existir à custa da outra.

Leia também: Loulé 2025: Entre o mérito que não chega e o protesto que vence | Por João Paulo Sousa

Mudar hora do relógio. Crédito: DR
Nacional

Hora muda para o horário de inverno na próxima madrugada: afinal, o relógio avança ou atrasa uma hora?

11:00 24 Outubro, 2026 15:36 23 Outubro, 2026

Portugal entra no horário de inverno na madrugada de domingo. Saiba como acertar os relógios e se vai ganhar ou perder uma hora de descanso

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Europa Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Algarve Ensino

Alunos de Olhão exploram património e ambiente em intercâmbio na Croácia

12:14 24 Outubro, 2026 12:14 24 Outubro, 2026

Projeto Erasmus+ juntou jovens de quatro países em atividades sobre património e ambiente. Olhão recebe a próxima mobilidade no mês de dezembro

Algarve Economia Nacional

Menzies vence concurso para assistência em escala em Faro, Lisboa e Porto

13:00 24 Outubro, 2026 10:24 24 Outubro, 2026

Antiga Groundforce recebeu licenças para três aeroportos, incluindo Faro, após a exclusão do consórcio espanhol que tinha ficado em primeiro lugar

Economia Europa

Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões

17:28 24 Outubro, 2026 17:28 24 Outubro, 2026

Autarquia, polícia, empresários e moradores avaliam as regras das esplanadas, que limitam horários e procuram proteger o descanso dos residentes

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Burlão. Crédito: Freepik
Nacional Tech

Proteção Civil confirma ciberataque: dados pessoais de bombeiros foram acedidos e há alerta para possíveis burlas

15:20 24 Outubro, 2026 13:59 24 Outubro, 2026

A Proteção Civil confirmou um ataque informático ao sistema nacional de registo dos bombeiros, que contém cerca de 60 mil inscrições

Opinião Política

A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos

14:00 24 Outubro, 2026 10:57 24 Outubro, 2026

Neste país, (...) quem não possuir casa terá que demonstrar que reúne condições para ser merecedor da rua, diz José Figueiredo Santos

PSP e GNR auxiliam idosa na autoestrada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

“Desorientada a vaguear”: idosa saiu para caminhar e foi resgatada pela PSP e GNR na A5

08:45 23 Outubro, 2026 09:31 23 Outubro, 2026

Mulher foi localizada de madrugada numa autoestrada em Oeiras. Após avaliação dos bombeiros, regressou a casa com apoio das autoridades

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Algarve Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Tempo

Portugal dividido este fim de semana: temperaturas não chegam aos 20 graus no Norte, mas há regiões que podem atingir os 23

18:50 23 Outubro, 2026 17:55 23 Outubro, 2026

O fim de semana de 24 e 25 de outubro será marcado por temperaturas diferentes entre o Norte e o Sul de Portugal.

Opinião

A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

17:00 23 Outubro, 2026 15:50 23 Outubro, 2026

"Uma sociedade que normaliza a violência nas palavras acabará por se surpreender, injustamente, quando a encontra nas ações"

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mudar hora do relógio. Crédito: DR
Nacional

Hora muda para o horário de inverno na próxima madrugada: afinal, o relógio avança ou atrasa uma hora?

11:00 24 Outubro, 2026 15:36 23 Outubro, 2026

Portugal entra no horário de inverno na madrugada de domingo. Saiba como acertar os relógios e se vai ganhar ou perder uma hora de descanso

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Europa, Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Algarve, Ensino

Alunos de Olhão exploram património e ambiente em intercâmbio na Croácia

12:14 24 Outubro, 2026 12:14 24 Outubro, 2026

Projeto Erasmus+ juntou jovens de quatro países em atividades sobre património e ambiente. Olhão recebe a próxima mobilidade no mês de dezembro

Algarve, Economia, Nacional

Menzies vence concurso para assistência em escala em Faro, Lisboa e Porto

13:00 24 Outubro, 2026 10:24 24 Outubro, 2026

Antiga Groundforce recebeu licenças para três aeroportos, incluindo Faro, após a exclusão do consórcio espanhol que tinha ficado em primeiro lugar

Economia, Europa

Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões

17:28 24 Outubro, 2026 17:28 24 Outubro, 2026

Autarquia, polícia, empresários e moradores avaliam as regras das esplanadas, que limitam horários e procuram proteger o descanso dos residentes

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Burlão. Crédito: Freepik
Nacional, Tech

Proteção Civil confirma ciberataque: dados pessoais de bombeiros foram acedidos e há alerta para possíveis burlas

15:20 24 Outubro, 2026 13:59 24 Outubro, 2026

A Proteção Civil confirmou um ataque informático ao sistema nacional de registo dos bombeiros, que contém cerca de 60 mil inscrições

Opinião, Política

A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos

14:00 24 Outubro, 2026 10:57 24 Outubro, 2026

Neste país, (...) quem não possuir casa terá que demonstrar que reúne condições para ser merecedor da rua, diz José Figueiredo Santos

PSP e GNR auxiliam idosa na autoestrada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

“Desorientada a vaguear”: idosa saiu para caminhar e foi resgatada pela PSP e GNR na A5

08:45 23 Outubro, 2026 09:31 23 Outubro, 2026

Mulher foi localizada de madrugada numa autoestrada em Oeiras. Após avaliação dos bombeiros, regressou a casa com apoio das autoridades

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Algarve, Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Tempo

Portugal dividido este fim de semana: temperaturas não chegam aos 20 graus no Norte, mas há regiões que podem atingir os 23

18:50 23 Outubro, 2026 17:55 23 Outubro, 2026

O fim de semana de 24 e 25 de outubro será marcado por temperaturas diferentes entre o Norte e o Sul de Portugal.

Opinião

A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

17:00 23 Outubro, 2026 15:50 23 Outubro, 2026

"Uma sociedade que normaliza a violência nas palavras acabará por se surpreender, injustamente, quando a encontra nas ações"

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões
    Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões
  • Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo
    Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo
  • Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas
    Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas
  • Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação
    Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação
  • BMW chegou a oferecer mais de 650.000€ para trabalhadores saírem: procura foi tanta que a marca fechou inscrições
    BMW chegou a oferecer mais de 650.000€ para trabalhadores saírem: procura foi tanta que a marca fechou inscrições

Opinião

  • A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
  • O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
    O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
  • A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
    A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal