Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Reformado a ser cuidado por enfermeira. Crédito: Freepik AI
Reformado a ser cuidado por enfermeira. Crédito: Freepik AI
Economia, Mundo

Reformado de 92 anos deixa herança de 930.000€ a enfermeira que o cuidou durante 24 dias: família considera “inimaginável” e leva caso a tribunal

O tribunal teve a última palavra neste caso na Austrália, no qual um reformado entregou uma herança milionária a uma enfermeira

19:30 17 Dezembro, 2025 17:54 17 Dezembro, 2025 | Gonçalo Viegas
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Um caso insólito envolvendo uma herança milionária continua a gerar polémica na Austrália, depois de uma enfermeira ter recebido quase um milhão de euros de um idoso reformado de 92 anos a quem prestou cuidados durante apenas 24 dias. A família do falecido recorreu à Justiça e, após vários anos de disputas judiciais, o Supremo Tribunal acabou por assumir o processo e proferir a decisão final.

Lionel Cox, reformado de 92 anos, vivia sozinho e não tinha filhos nem familiares diretos. Em 2015 foi internado numa residência sénior denominada Cambridge House, onde acabou por conhecer Abha Anuradha Kumar, enfermeira responsável pela instituição.

Inexistência de um testamento formal

Poucos dias após iniciar o acompanhamento, Kumar apercebeu-se de que o idoso não tinha deixado testamento e que o seu património estava avaliado em cerca de 930 mil euros, segundo o jornal digital espanhol Noticias Trabajo.

De acordo com a investigação judicial, a enfermeira elaborou um modelo de testamento para que Cox o assinasse, na presença de duas colegas que atuaram como testemunhas. O documento atribuía a totalidade da herança à enfermeira, algo que a família descreveu como “uma das situações mais suspeitas possíveis”.

Falecimento e início do conflito judicial

Cox acabou por falecer pouco tempo depois, vítima de pneumonia. Kumar, que não se encontrava de serviço no momento da morte, tratou rapidamente de aceder à residência do idoso e apresentar o certificado de óbito para dar seguimento aos procedimentos associados ao testamento.

Durante vários anos, o processo não sofreu contestação relevante, até que, em 2021, os familiares do reformado avançaram com uma ação judicial destinada a anular o documento.

O tribunal analisou o caso e acabou por dar razão à família, concluindo que Cox não tinha capacidade para tomar decisões de forma livre e esclarecida. A sentença, de acordo com a mesma fonte, determinou que a enfermeira devolvesse a parte da herança ainda disponível, avaliada em cerca de 510 mil euros.

Perda da licença profissional

Em paralelo com o processo judicial, o Conselho de Enfermagem e Obstetrícia da Austrália já tinha intervindo em 2019, revogando a licença profissional de Kumar por envolvimento indevido nos assuntos pessoais do idoso. O organismo sublinhou que este tipo de conduta compromete seriamente a confiança no setor da saúde.

Entretanto, uma parte significativa da fortuna já tinha sido utilizada. Cerca de 140 mil euros foram gastos na defesa legal da enfermeira. O destino do restante valor nunca foi totalmente esclarecido, embora os familiares mantenham a intenção de recuperar o máximo possível da herança original.

Mensagem deixada pela decisão

O advogado James Dimond, representante da família, citado pelo Noticias Trabajo, considerou a decisão judicial exemplar: “É um lembrete de que a lei pode e deve agir nestes casos”. Em declarações ao jornal The Sydney Morning Herald, acrescentou que, embora sejam situações raras, existem idosos sem apoio familiar que acabam pressionados a assinar documentos que não refletem a sua verdadeira vontade.

Este caso voltou a colocar em destaque a vulnerabilidade das pessoas idosas, sobretudo das que vivem sozinhas, e a importância de existirem mecanismos legais eficazes que garantam a proteção da sua vontade em matérias sensíveis como a herança. Na Austrália, processos semelhantes têm levado a um maior escrutínio sobre testamentos feitos em contextos de dependência ou fragilidade.

E se uma situação destas acontecesse em Portugal?

Em Portugal, um testamento feito a favor de uma cuidadora poderia ser contestado em duas frentes. Por um lado, através da anulação do testamento por incapacidade acidental do testador no momento da assinatura, quando exista falta de entendimento do sentido da declaração ou ausência de livre exercício da vontade, nos termos do artigo 2199.º do Código Civil. Por outro lado, poderia ainda ser alegada a existência de vícios da vontade, como dolo ou coação, com aplicação do regime geral dos negócios jurídicos previsto no Código Civil.

Em paralelo, seria igualmente possível requerer a declaração de indignidade sucessória de quem, por meio de dolo ou coação, tenha induzido o autor da sucessão a fazer, revogar ou modificar o testamento. A ação de indignidade tem o prazo de dois anos a contar da abertura da sucessão, conforme estabelece a lei.

Mesmo que o testamento fosse considerado formalmente válido, caso existissem herdeiros legitimários, como cônjuge, descendentes ou ascendentes, a disposição a favor da cuidadora não poderia ultrapassar a quota disponível. A parte reservada por lei aos legitimários é intangível e, havendo excesso, estes poderiam requerer a redução das disposições testamentárias por inoficiosidade, nos termos dos artigos 2156.º, 2157.º e 2172.º do Código Civil.

Leia também: Uma “grande tempestade” de inverno chega a Portugal neste dia: chuva em força, neve e um frio de ‘cortar’ vão afetar estas regiões

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Carlos descontou durante 44 anos e pediu a reforma antecipada sem penalizações aos 60: “Dá perfeitamente para viver e não gasto tudo”

08:00 7 Setembro, 2026 12:37 6 Setembro, 2026 | João Luís

Reformou-se aos 60 no Luxemburgo depois de trabalhar desde os 16 anos. Em Portugal, 44 anos de descontos não permitiriam reforma sem cortes

Praia de Salema.
Algarve Vida & Lazer

Portugal tem uma das praias mais secretas do mundo e fica no Algarve

08:30 7 Setembro, 2026 10:32 6 Setembro, 2026 | João Luís

Esta praia no Algarve foi distinguida como uma das melhores praias secretas do mundo e conserva tradição piscatória e pegadas de dinossauros

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva e vento forte a caminho de Portugal: este será o dia com o tempo mais severo da semana

06:00 7 Setembro, 2026 12:02 6 Setembro, 2026 | João Luís

Luso Meteo prevê chuva, vento forte e descida das temperaturas, sobretudo no Norte e Centro, e este será o pior dia da semana

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Tempo

Chuva regressa a Portugal neste dia e estas vão ser as regiões afetadas

11:30 7 Setembro, 2026 19:12 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva deverá regressar a algumas regiões de Portugal continental entre terça e quarta-feira, antes de uma nova subida das temperaturas

Auto Economia Nacional

Fisco pode devolver até 4 anos de IUC: saiba quem pode recuperar este dinheiro

11:00 5 Setembro, 2026 23:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Autoridade Tributária permite rever liquidações de IUC e recuperar imposto já pago em determinadas situações relacionadas com a reavaliação do grau de incapacidade

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Autoridades reforçam fiscalização do cinto, cadeirinhas e capacete

12:50 7 Setembro, 2026 12:49 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A campanha "Cinto-me Vivo" alia sensibilização e fiscalização à utilização correta dos principais dispositivos de segurança

Algarve Cultura Vídeo

Artista angolano residente no Algarve dedica novo single às mulheres [vídeo]

11:40 7 Setembro, 2026 12:33 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"MULHER" assinala uma etapa em que Luís Kitendele e Vanda Valente procuram transformar experiências de vida em criação musical

Várias notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Trabalha mas recebe pouco? Pode ter direito a um apoio da Segurança Social mesmo tendo salário

13:00 6 Setembro, 2026 12:59 6 Setembro, 2026 | João Luís

Trabalhar e receber salário não significa ficar sem acesso: saiba em que condições pode receber este apoio da Segurança Social

Algarve Cultura

Depois de 67 concertos, Festival F anuncia regresso à Vila Adentro em 2027

07:20 7 Setembro, 2026 07:26 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Organização diz que objetivo não é aumentar a dimensão do Festival F, mas consolidar o evento e qualificar a experiência

Pesso com cartão Multibanco. Crédito: Freepik
Economia

Novo esquema preocupa autoridades: tem o seu nome, parece do banco e pode esvaziar a sua conta

11:00 7 Setembro, 2026 09:19 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Uma simples carta na caixa do correio pode esconder uma armadilha. A GNR explica como funciona esta nova burla bancária

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Algarve Cultura Gastronomia

Preceito recebe noite de jazz à luz das velas no Palmares Resort em Lagos

12:20 7 Setembro, 2026 12:30 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A Gia Costa Duo atua no Preceito numa noite que junta jazz ao vivo e um menu inspirado em produtos do mar, da terra e da região

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 16:44 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Aos 65 anos, Maria voltou às limpezas no Luxemburgo enquanto aguardava a pensão pelos descontos feitos em Portugal, já que os 1.100 euros não refletem toda a carreira contributiva

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Carlos descontou durante 44 anos e pediu a reforma antecipada sem penalizações aos 60: “Dá perfeitamente para viver e não gasto tudo”

08:00 7 Setembro, 2026 12:37 6 Setembro, 2026 | João Luís

Reformou-se aos 60 no Luxemburgo depois de trabalhar desde os 16 anos. Em Portugal, 44 anos de descontos não permitiriam reforma sem cortes

Praia de Salema.
Algarve, Vida & Lazer

Portugal tem uma das praias mais secretas do mundo e fica no Algarve

08:30 7 Setembro, 2026 10:32 6 Setembro, 2026 | João Luís

Esta praia no Algarve foi distinguida como uma das melhores praias secretas do mundo e conserva tradição piscatória e pegadas de dinossauros

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva e vento forte a caminho de Portugal: este será o dia com o tempo mais severo da semana

06:00 7 Setembro, 2026 12:02 6 Setembro, 2026 | João Luís

Luso Meteo prevê chuva, vento forte e descida das temperaturas, sobretudo no Norte e Centro, e este será o pior dia da semana

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Tempo

Chuva regressa a Portugal neste dia e estas vão ser as regiões afetadas

11:30 7 Setembro, 2026 19:12 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva deverá regressar a algumas regiões de Portugal continental entre terça e quarta-feira, antes de uma nova subida das temperaturas

Auto, Economia, Nacional

Fisco pode devolver até 4 anos de IUC: saiba quem pode recuperar este dinheiro

11:00 5 Setembro, 2026 23:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Autoridade Tributária permite rever liquidações de IUC e recuperar imposto já pago em determinadas situações relacionadas com a reavaliação do grau de incapacidade

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Autoridades reforçam fiscalização do cinto, cadeirinhas e capacete

12:50 7 Setembro, 2026 12:49 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A campanha "Cinto-me Vivo" alia sensibilização e fiscalização à utilização correta dos principais dispositivos de segurança

Algarve, Cultura, Vídeo

Artista angolano residente no Algarve dedica novo single às mulheres [vídeo]

11:40 7 Setembro, 2026 12:33 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"MULHER" assinala uma etapa em que Luís Kitendele e Vanda Valente procuram transformar experiências de vida em criação musical

Várias notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Trabalha mas recebe pouco? Pode ter direito a um apoio da Segurança Social mesmo tendo salário

13:00 6 Setembro, 2026 12:59 6 Setembro, 2026 | João Luís

Trabalhar e receber salário não significa ficar sem acesso: saiba em que condições pode receber este apoio da Segurança Social

Algarve, Cultura

Depois de 67 concertos, Festival F anuncia regresso à Vila Adentro em 2027

07:20 7 Setembro, 2026 07:26 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Organização diz que objetivo não é aumentar a dimensão do Festival F, mas consolidar o evento e qualificar a experiência

Pesso com cartão Multibanco. Crédito: Freepik
Economia

Novo esquema preocupa autoridades: tem o seu nome, parece do banco e pode esvaziar a sua conta

11:00 7 Setembro, 2026 09:19 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Uma simples carta na caixa do correio pode esconder uma armadilha. A GNR explica como funciona esta nova burla bancária

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Algarve, Cultura, Gastronomia

Preceito recebe noite de jazz à luz das velas no Palmares Resort em Lagos

12:20 7 Setembro, 2026 12:30 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A Gia Costa Duo atua no Preceito numa noite que junta jazz ao vivo e um menu inspirado em produtos do mar, da terra e da região

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 16:44 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Aos 65 anos, Maria voltou às limpezas no Luxemburgo enquanto aguardava a pensão pelos descontos feitos em Portugal, já que os 1.100 euros não refletem toda a carreira contributiva

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Últimas Notícias

  • “Melhor forma de começar o dia”: informático vai para o trabalho a nado e está feliz por ter dito ‘adeus’ aos comboios cheios
    “Melhor forma de começar o dia”: informático vai para o trabalho a nado e está feliz por ter dito ‘adeus’ aos comboios cheios
  • Autoridades reforçam fiscalização do cinto, cadeirinhas e capacete
    Autoridades reforçam fiscalização do cinto, cadeirinhas e capacete
  • Preceito recebe noite de jazz à luz das velas no Palmares Resort em Lagos
    Preceito recebe noite de jazz à luz das velas no Palmares Resort em Lagos
  • Artista angolano residente no Algarve dedica novo single às mulheres [vídeo]
    Artista angolano residente no Algarve dedica novo single às mulheres [vídeo]
  • Chuva regressa a Portugal neste dia e estas vão ser as regiões afetadas
    Chuva regressa a Portugal neste dia e estas vão ser as regiões afetadas

Opinião

  • União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
    União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
  • Quando é que chega a nossa vez? | Por Ana Alexandra Resende
    Quando é que chega a nossa vez? | Por Ana Alexandra Resende
  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire

Europe Direct Algarve

  • União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
    União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
  • UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
    UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento