Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Foto D.R. | CM Portimão
Desporto, Sociedade

Portimão estreia prova internacional de beach tennis no Algarve

Com entrada gratuita, e pontuável para o ITF World Tour, o Beach Tennis Portimão International Open será disputado em seis campos e vai ter um prize money de 4.000 euros

16:17 7 Março, 2023 16:20 7 Março, 2023 | POSTAL
  • Facebook
  • Twitter
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

Pela primeira vez, o Algarve vai receber uma prova internacional de beach tennis, marcada para a Praia da Rocha já no próximo fim de semana, período em que Portimão será palco de outros grandes eventos desportivos, atraindo igualmente as atenções dos adeptos do bodyboard, do ténis e do BMX.

Com entrada gratuita, e pontuável para o ITF World Tour, o Beach Tennis Portimão International Open será disputado em seis campos e vai ter um prize money de 4.000 euros, reunindo os melhores praticantes portugueses, bem como 21 duplas masculinas e 20 femininas de diversos outros países, entre os quais Alemanha, Brasil, Itália, Espanha, França ou Ucrânia.

Para além do torneio profissional, que decorre diariamente entre 10 e 12 de março, sempre com início às 10:00h, realizar-se-á em paralelo um evento amador no mesmo local, aberto a todos os praticantes e curiosos que desejem experimentar a modalidade. O beach tennis, que pode ser jogado em duplas ou singulares, mistura ténis, frescoball e vólei de praia e foi criado na localidade italiana de Marina di Ravenna, sendo conhecido como ténis de praia em Portugal, onde vem conhecendo um crescimento significativo. A organização desta prova de estreia estará a cargo de Ida Álvares, ex jogadora de voleiball da seleção brasileira e medalhista olímpica em Atlanta, 1996, que encontrou no beach tennis uma nova paixão, dinamizando a modalidade em Portugal através da sua escola Beach Tennis Cascais.

Na atualidade, existe um grupo de prática informal da modalidade na Praia da Rocha, dinamizado pelo Beach Tennis Portimão, que mantém ao longo de todo o ano dois campos na Área Desportiva.

O Beach Tennis Portimão Open conta com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e do Município de Portimão, estando marcado para os dias 10 e 11 de março um workshop de participação gratuita sobre a disciplina, que decorrerá na Área Desportiva da Praia da Rocha e se dirige a jovens entre os 12 e os 18 anos, no âmbito do Março Jovem 2023.

Também para o fim de semana de 11 e 12 de março foram agendadas as duas primeiras rondas da Taça de Portugal BMX Race 2023, que se disputará na pista de BMX Race do Parque da Juventude de Portimão. A primeira ronda ocorre no dia 11, das 15h00 às 19h00, enquanto a segunda ronda, marcada para o dia seguinte, terá lugar das 9h00 às 13h00. Após a remodelação total das instalações da pista portimonense, os corredores terão de se adaptar às novas exigências deste desporto, que já se tornou disciplina olímpica, nomeadamente devido ao traçado mais moderno, em formato M, com três curvas asfaltadas e obstáculos mais rápidos e suaves, passando a grelha de partida a ser cem por cento elétrica.

As categorias em competição são as seguintes: masculinas: pupilos – 5/6 anos, benjamins – 7/8 anos, iniciados – 9/10 anos, infantis – 11/12 anos, juvenis – 13/14 anos, cadetes, júnior/elite, masters, CR 30/39, e CR 40+; femininas: 5/8 anos, 9/12 anos, 13/14 anos, 15-24 e 25+. Integrada no programa desportivo do Março Jovem, a prova resulta da colaboração entre o Clube Bicross de Portimão, a Federação Portuguesa de Ciclismo, o Município de Portimão e a Junta de Freguesia de Portimão.

Foto D.R. | CM Portimão

Ainda no mesmo fim de semana, a Praia da Rocha também acolherá a primeira etapa do Circuito Regional de Bodyboard do Sul, aberto às categorias masculina (sub 12, sub14, sub16 e sub18) e feminina (sub 14 e sub18). Trata-se de um evento regional dedicado a surfistas e bodyboarders federados, estando previsto a presença de 60 participantes e 5.000 espectadores durante os dois dias da competição, organizada pelo Núcleo Bodyboard Portimão e Portimão Surf Clube, com os apoios da Junta de Freguesia de Portimão, do Município de Portimão, da Federação Portuguesa do Surf e do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

Outra das propostas desportivas para este fim de semana é o Portimão M25 International Open, que decorrerá entre 9 e 19 de março no Complexo Municipal de Ténis e Padel de Portimão e que integra o circuito mundial de torneios da IT, na categoria Futures. A competição, que surge de uma parceria entre a Federação Portuguesa de Ténis e a ITF – International Tennis Federation, distribui prémios monetários num total de 25.000 dólares e conta para o ranking mundial de profissionais de ténis. Marcarão presença na prova cerca de 120 atletas, oriundos de todo o mundo, na procura de pontos para poderem subir na classificação e ambicionar entrada em eventos com prize moneys superiores, contando este Open com os apoios do Município de Portimão e da Associação de Ténis do Algarve.

Últimas

  • João Nuno Batista arrecada bronze na Taça da Europa de triatlo de juniores em Quarteira
    João Nuno Batista arrecada bronze na Taça da Europa de triatlo de juniores em Quarteira
  • MotoGP: Miguel Oliveira com contusão na perna direita. Foi abalroado por Márquez em Portimão
    MotoGP: Miguel Oliveira com contusão na perna direita. Foi abalroado por Márquez em Portimão
  • MotoGP em Portimão Miguel Oliveira abandona corrida após choque de Marc Márquez [vídeo]
    MotoGP em Portimão Miguel Oliveira abandona corrida após choque de Marc Márquez [vídeo]
  • MotoGP: italiano Francesco Bagnaia vence em Portimão e lidera Mundial
    MotoGP: italiano Francesco Bagnaia vence em Portimão e lidera Mundial
  • MotoGP: Miguel Oliveira ‘albaroado’ desiste do Grande Prémio [vídeo e fotos]
    MotoGP: Miguel Oliveira ‘albaroado’ desiste do Grande Prémio [vídeo e fotos]

Opinião

  • Geração de 70 e a sociedade atual | Por Ludgero Faleiro
    Geração de 70 e a sociedade atual | Por Ludgero Faleiro
  • Leitura da Semana: O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo, de Charlie Mackesy | Por Paulo Serra
    Leitura da Semana: O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo, de Charlie Mackesy | Por Paulo Serra
  • A Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA já colocou o H2Off no calendário internacional | Por Teresa Fernandes
    A Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA já colocou o H2Off no calendário internacional | Por Teresa Fernandes

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
    Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
  • União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
    União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
  • Programa CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado em Tavira
    Programa CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado em Tavira
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve