Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Desporto

15ª Festa do Basquetebol Juvenil foi apresentada no salão nobre da Câmara Municipal de Albufeira

José Carlos Rolo felicitou a Federação Portuguesa de Basquetebol pela excelente organização ano após ano, tendo afirmado “equipa que ganha não se mexe e por isso, desde já fica o convite para a organização da 11ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil em Albufeira”

19:56 7 Março, 2023 19:58 7 Março, 2023
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Neste ano de 2023, a Festa do Basquetebol Juvenil comemora 15 anos, sendo que os últimos dez se realizaram em Albufeira, “motivo sobejamente forte para apresentar as novidades a jornalistas, parceiros, associações locais ligadas à modalidade e responsáveis federativos”, informou hoje a autarquia.

A Conferência de Imprensa decorreu, ontem de manhã, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Albufeira e contou com a presença de Tomás Barroso. Entre as novidades deste ano, contam-se o desfasamento das Finais – todos os encontros decisivos para atribuição dos títulos de campeão serão disputados no Pavilhão Municipal de Albufeira – e a inauguração dos quatro campos de Basket Art, que o presidente da Câmara Municipal defende que irão contribuir para popularizar e democratizar a prática do Basquete informal.

A Festa do Basquetebol Juvenil comemora este ano 15 anos, sendo que os últimos 10 anos se realizaram na cidade de Albufeira, numa parceria entre o Município e a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB). A Festa, que se realiza em Albufeira desde 2012, com exceção dos anos de 2019 e 2020 devido à pandemia, decorre de 11 a 16 de abril com a participação  de cerca de 1500 jovens em representação das seleções de vários distritos do País (continente e ilhas), nos escalões Sub-14 e Sub-16. 

A apresentação da 15ª edição à comunicação social, parceiros, associações e responsáveis federativos decorreu, ontem, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Albufeira com a presença de Tomás Barroso.

O base internacional, capitão do Sport Lisboa e Benfica e natural de Albufeira, mostrou-se muito orgulhoso pelo convite da FBP e do Município de Albufeira para prestar o seu testemunho na maior Festa do Basquetebol Juvenil. “Sinto-me muito honrado pelo convite, nunca participei neste formato, estive apenas presente em Viseu, e quase me apetecia nascer outra vez para fazer parte desta grande Festa na minha terra natal”. Tomás deixou uma mensagem especial às jovens promessas do Basquetebol “divirtam-se, aproveitem ao máximo esta excelente oportunidade da vossa vida desportiva, criem amizades e compitam de forma saudável”.

O vice-presidente da Câmara  Municipal de Albufeira sublinhou que Tomás Barroso representa a excelência do Desporto em Albufeira, “é um exemplo para as presentes e as futuras gerações de atletas da modalidade”. Cristiano Cabrita referiu que Albufeira está de braços abertos para acolher os milhares de jovens, associações, técnicos, árbitros e familiares dos atletas, que estou certo, à semelhança de anos anteriores irão levar a melhor imagem de Albufeira”.

Manuel Fernandes, presidente da BPB, destacou, igualmente, o carinho especial da Federação por Tomás Barroso e sublinhou a importância do evento para os trabalhos das seleções nacionais, referindo que em Albufeira já se formaram algumas das principais figuras do basquetebol português. O responsável máximo da FPB apontou como grandes objetivos da edição de 2023 “a celebração dos 10 anos do maior evento do Basquetebol nacional em Albufeira; a possibilidade de este ano todas as pessoas poderem assistir ao momento mais alto da Festa – pela primeira vez as finais vão ser todas desfasadas, sendo que os encontros decisivos irão ter lugar no Pavilhão Desportivo de Albufeira –  e, por último, a inauguração dos quatro campos de Basket Art, únicos no País”.

O presidente da Câmara Municipal disse que a realização do evento em Albufeira é um momento alto para o concelho e a confirmação de que o mesmo dispõe de todas as condições para receber e organizar grandes eventos desportivos, respondendo positivamente ao desafio de ser nomeada Capital Europeia do Desporto em 2026. “Este é o evento nacional que mais gente junta, durante mais tempo”, sublinhou. “Albufeira é um concelho turístico, temos que nos promover, também, através do Desporto, nomeadamente da realização de um conjunto de eventos, como a Volta ao Algarve, o Cross Internacional das Amendoeiras em Flor, a Race Nature, entre outros que contribuem para levar o nome de Albufeira mais longe”. José Carlos Rolo frisa que a Festa do Basquetebol é muito mais que um evento desportivo, tendo uma importante vertente económica, cultural e social, considerando que todos os anos é atribuída uma verba a uma associação social do concelho.

José Carlos Rolo felicitou a Federação Portuguesa de Basquetebol pela excelente organização ano após ano, tendo afirmado “equipa que ganha não se mexe e por isso, desde já fica o convite para a organização da 11ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil em Albufeira”. Paralelamente, o autarca agradeceu a colaboração do Imortal Basket e do Clube de Basquete de Albufeira, bem como dos Agrupamentos Escolares que fornecem as refeições às equipas.

No final foram entregues camisolas Festa do Basquetebol a Tomás Barroso, ao presidente da FPB e ao presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

Fotos Rui Gregório | CM Albufeira

Idosos. Crédito: DR
Nacional

Aldomiro recebe pouco mais de 600 euros de reforma e paga 500 por um quarto: “Isto é alguma vida?”

11:00 25 Outubro, 2026 15:44 24 Outubro, 2026

Aos 74 anos, vive num quarto no centro de Lisboa. A renda absorve quase toda a reforma e a saúde já não lhe permite continuar a trabalhar

Telhado.
Algarve

Perto de Tavira há uma pequena localidade onde telhas e tijolos ainda são feitos à mão com barro retirado da própria terra

08:10 25 Outubro, 2026 17:16 22 Outubro, 2026

No interior do Algarve, uma tradição ligada à cerâmica continua a utilizar matérias-primas locais e técnicas artesanais antigas

Café de São Jorge.
Vida & Lazer

Nos Açores há uma pequena localidade onde se cultiva café e a explicação está no clima

11:40 25 Outubro, 2026 12:24 23 Outubro, 2026

Na ilha de São Jorge, as condições climáticas permitem produzir localmente um dos produtos agrícolas mais associados aos países tropicais

Opinião Saúde

Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro

07:30 25 Outubro, 2026 19:54 21 Outubro, 2026

"Quando detetado atempadamente, este cancro é tratável, apresentando uma taxa de sobrevivência de 90% aos cinco anos após o diagnóstico"

Algarve Cultura Gastronomia

Agricultura, natureza e tradição juntam-se na Festa na Horta em Tavira

08:00 25 Outubro, 2026 08:20 20 Outubro, 2026

Oficinas, música, piquenique e troca de sementes marcam a Festa na Horta, que regressa a Tavira a 22 de novembro com entrada gratuita

Algarve Cultura Gastronomia

Adegas de Silves transformam-se em palcos de jazz entre novembro e maio

10:00 25 Outubro, 2026 17:59 21 Outubro, 2026

Concertos intimistas, provas de vinho e tapas marcam o regresso do Jazz nas Adegas a Silves, numa edição que começa a 6 de novembro

Europa Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Prédios em Lisboa. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Preço das casas dispara em Portugal e sobe quatro vezes mais do que os salários: estes são os concelhos mais caros

14:10 24 Outubro, 2026 13:03 24 Outubro, 2026

Os preços das habitações aumentaram quatro vezes mais do que os salários no último ano, com algumas regiões a registarem subidas particularmente acentuadas

Algarve Cultura Nacional

Loulé integra rede nacional com formação gratuita para jovens artistas

12:00 24 Outubro, 2026 10:09 24 Outubro, 2026

Projeto reúne 11 municípios e prevê residências, intercâmbios e participação remunerada de jovens artistas em iniciativas e festivais do Gerador

Avião da TAP.
Economia Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Saúde Vida & Lazer

Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos

15:07 24 Outubro, 2026 15:07 24 Outubro, 2026

Mudar hábitos pode ajudar a viver de forma mais saudável depois dos 50. Especialistas explicam o que fazer, sem prometer apagar os excessos do passado

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva pode regressar a Portugal continental: IPMA prevê também aguaceiros nas ilhas

07:05 24 Outubro, 2026 13:04 23 Outubro, 2026

Há possibilidade de chuva em Portugal continental ao fim do dia e aguaceiros nas ilhas. Conheça a previsão do IPMA.

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Idosos. Crédito: DR
Nacional

Aldomiro recebe pouco mais de 600 euros de reforma e paga 500 por um quarto: “Isto é alguma vida?”

11:00 25 Outubro, 2026 15:44 24 Outubro, 2026

Aos 74 anos, vive num quarto no centro de Lisboa. A renda absorve quase toda a reforma e a saúde já não lhe permite continuar a trabalhar

Telhado.
Algarve

Perto de Tavira há uma pequena localidade onde telhas e tijolos ainda são feitos à mão com barro retirado da própria terra

08:10 25 Outubro, 2026 17:16 22 Outubro, 2026

No interior do Algarve, uma tradição ligada à cerâmica continua a utilizar matérias-primas locais e técnicas artesanais antigas

Café de São Jorge.
Vida & Lazer

Nos Açores há uma pequena localidade onde se cultiva café e a explicação está no clima

11:40 25 Outubro, 2026 12:24 23 Outubro, 2026

Na ilha de São Jorge, as condições climáticas permitem produzir localmente um dos produtos agrícolas mais associados aos países tropicais

Opinião, Saúde

Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro

07:30 25 Outubro, 2026 19:54 21 Outubro, 2026

"Quando detetado atempadamente, este cancro é tratável, apresentando uma taxa de sobrevivência de 90% aos cinco anos após o diagnóstico"

Algarve, Cultura, Gastronomia

Agricultura, natureza e tradição juntam-se na Festa na Horta em Tavira

08:00 25 Outubro, 2026 08:20 20 Outubro, 2026

Oficinas, música, piquenique e troca de sementes marcam a Festa na Horta, que regressa a Tavira a 22 de novembro com entrada gratuita

Algarve, Cultura, Gastronomia

Adegas de Silves transformam-se em palcos de jazz entre novembro e maio

10:00 25 Outubro, 2026 17:59 21 Outubro, 2026

Concertos intimistas, provas de vinho e tapas marcam o regresso do Jazz nas Adegas a Silves, numa edição que começa a 6 de novembro

Europa, Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Prédios em Lisboa. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Preço das casas dispara em Portugal e sobe quatro vezes mais do que os salários: estes são os concelhos mais caros

14:10 24 Outubro, 2026 13:03 24 Outubro, 2026

Os preços das habitações aumentaram quatro vezes mais do que os salários no último ano, com algumas regiões a registarem subidas particularmente acentuadas

Algarve, Cultura, Nacional

Loulé integra rede nacional com formação gratuita para jovens artistas

12:00 24 Outubro, 2026 10:09 24 Outubro, 2026

Projeto reúne 11 municípios e prevê residências, intercâmbios e participação remunerada de jovens artistas em iniciativas e festivais do Gerador

Avião da TAP.
Economia, Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Saúde, Vida & Lazer

Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos

15:07 24 Outubro, 2026 15:07 24 Outubro, 2026

Mudar hábitos pode ajudar a viver de forma mais saudável depois dos 50. Especialistas explicam o que fazer, sem prometer apagar os excessos do passado

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva pode regressar a Portugal continental: IPMA prevê também aguaceiros nas ilhas

07:05 24 Outubro, 2026 13:04 23 Outubro, 2026

Há possibilidade de chuva em Portugal continental ao fim do dia e aguaceiros nas ilhas. Conheça a previsão do IPMA.

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Nos Açores há uma pequena localidade onde se cultiva café e a explicação está no clima
    Nos Açores há uma pequena localidade onde se cultiva café e a explicação está no clima
  • Aldomiro recebe pouco mais de 600 euros de reforma e paga 500 por um quarto: “Isto é alguma vida?”
    Aldomiro recebe pouco mais de 600 euros de reforma e paga 500 por um quarto: “Isto é alguma vida?”
  • Adegas de Silves transformam-se em palcos de jazz entre novembro e maio
    Adegas de Silves transformam-se em palcos de jazz entre novembro e maio
  • Halloween transforma Alte numa aldeia de bruxas, música e diversão
    Halloween transforma Alte numa aldeia de bruxas, música e diversão
  • Perto de Tavira há uma pequena localidade onde telhas e tijolos ainda são feitos à mão com barro retirado da própria terra
    Perto de Tavira há uma pequena localidade onde telhas e tijolos ainda são feitos à mão com barro retirado da própria terra

Opinião

  • Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro
    Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro
  • A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
  • O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
    O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal