Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Smartphones nas escolas. Crédito: Freepik
Ensino, Nacional, Tech

Governo alarga proibição de smartphones nas escolas até ao 9.º ano

Alunos do 7.º ao 9.º ano ficam abrangidos pela proibição de smartphones a partir de janeiro, após um primeiro período letivo de adaptação

20:00 30 Julho, 2026 09:49 30 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As escolas portuguesas, incluindo as do Algarve, vão passar a proibir o uso de smartphones aos alunos do 7.º ao 9.º ano a partir de 1 de janeiro de 2027, depois de um período de adaptação durante o primeiro período letivo, anunciou o Governo.

A alteração ao Estatuto do Aluno será aprovada esta quinta-feira, 30 de julho, em Conselho de Ministros, alargando ao 3.º ciclo uma medida já aplicada aos anos mais baixos de escolaridade.

“Vamos determinar a proibição do uso dos ‘smartphones’ no 3.º ciclo”, revelou o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, em declarações à agência Lusa.

Continuarão previstas exceções, designadamente para alunos que necessitem destes equipamentos devido a situações de saúde devidamente comprovadas.

Escolas têm até dezembro para preparar transição

O novo ano letivo começará ainda com um período de adaptação, destinado a permitir que as escolas definam os procedimentos necessários antes da entrada em vigor da proibição.

Fernando Alexandre reconheceu que os estabelecimentos frequentados simultaneamente por alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário poderão enfrentar “alguns desafios de implementação”.

Por esse motivo, a tutela decidiu conceder às escolas o primeiro período letivo para organizarem a transição e assegurarem que a medida “tenha efeito a 1 de janeiro de 2027”.

A proibição abrangerá os alunos do 7.º, 8.º e 9.º anos. O Governo indica que a decisão teve em conta a tendência internacional e os resultados de um novo inquérito aos diretores escolares.

Estudo aponta mais convívio e menos indisciplina

Os responsáveis das escolas relataram que, nos espaços onde os telemóveis deixaram de estar presentes, se registou “mais socialização” entre os alunos e “menos indisciplina”.

No último ano letivo, 52% das escolas com 3.º ciclo decidiram proibir voluntariamente os ‘smartphones’, apesar de ainda não estarem legalmente obrigadas a fazê-lo. Em 82% dos estabelecimentos foi adotado algum tipo de restrição.

Um estudo do PLANAPP — Centro de Planeamento e de Avaliação de Políticas Públicas concluiu que a socialização aumentou 36% nas escolas onde os equipamentos foram totalmente proibidos, face aos estabelecimentos sem restrições.

Nas escolas que optaram por limitações parciais, a melhoria foi de 16%.

Também ao nível da disciplina foram identificadas diferenças: a melhoria atingiu 13% nos estabelecimentos sem ‘smartphones’ e 9% naqueles que aplicaram apenas restrições.

Os diretores ouvidos no estudo consideraram ainda que a existência de uma norma jurídica reforçou a autoridade das escolas na aplicação das regras.

A adesão voluntária à proibição também aumentou. No último ano letivo, 66% das escolas que reuniam alunos dos 2.º e 3.º ciclos decidiram aplicar a medida aos estudantes mais velhos, mais do dobro do registado no ano anterior.

Processo começou com recomendação em 2024

A limitação do uso destes equipamentos começou no ano letivo de 2024/2025, através de uma recomendação para que os alunos dos 1.º e 2.º ciclos não levassem ‘smartphones’ para a escola.

Um primeiro estudo do PLANAPP concluiu que a medida promoveu a socialização e reduziu a indisciplina e o ‘bullying’. Em setembro de 2025, a recomendação deu lugar a uma proibição obrigatória até ao 5.º ano.

Fernando Alexandre considera que o novo alargamento ao 9.º ano será “muito bem aceite pelas famílias e escolas” e representa também “uma responsabilidade política pública”.

“Os efeitos nefastos no desenvolvimento das crianças e dos jovens são hoje mais do que evidentes, estão comprovados cientificamente e, com esta medida, procuramos criar as melhores condições para o desenvolvimento das crianças e dos jovens e garantir as melhores condições de aprendizagem”, afirmou.

Governo admite necessidade de outras medidas

O ministro reconheceu que a proibição dos ‘smartphones’ deve ser acompanhada por outras políticas destinadas a apoiar os alunos e a melhorar o ambiente escolar.

“Nós temos neste momento em curso a contratação de 1.406 técnicos especializados e cerca de metade são psicólogos”, adiantou Fernando Alexandre.

A tutela está também a preparar a reforma dos espaços exteriores das escolas, medida anteriormente anunciada pelo Governo.

O ministro salientou que Portugal acompanha uma “tendência internacional”, numa altura em que a maioria dos sistemas educativos já adotou restrições nacionais ao uso de telemóveis nas escolas.

Fernando Alexandre referiu igualmente as iniciativas em curso na União Europeia para limitar o acesso às redes sociais por menores de 16 anos.

“Não há dúvidas de que é preciso regular o uso dos ‘smartphones’ e das redes sociais porque, de facto, geram comportamentos aditivos que restringem a liberdade das pessoas”, defendeu.

“Regular o uso das redes sociais não é restringir a liberdade, é garantir que os comportamentos aditivos, que são uma limitação à liberdade de decisão dos jovens e dos indivíduos, são regulados”, concluiu.

A.Pinto / HDF

Leia também: Método “Heróis da Fruta” aumenta consumo diário de fruta nas escolas

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Algarve

Tragédia no Ameixial: homem morre em acidente com máquina de rasto

15:10 11 Setembro, 2026 15:10 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A Proteção Civil mobilizou 15 operacionais, cinco veículos e um helicóptero do INEM para a ocorrência no Ameixial

Família em casa. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Se tem filhos, pode estar a receber menos do que devia: este apoio pode elevar o valor para 127,33 euros

19:00 11 Setembro, 2026 15:51 9 Setembro, 2026 | João Luís

Famílias com filhos podem receber um complemento: saiba quem tem direito e como pode elevar o valor mensal para 127,33 euros

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Funcionário da Mercadona com 19 anos de casa despedido após empresa descobrir o que fez 7.685 vezes em apenas 25 dias de trabalho

17:00 11 Setembro, 2026 14:24 11 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Auditoria informática acabou por revelar milhares de acessos de caráter pessoal durante o horário de trabalho e levou ao despedimento de um funcionário da Mercadona

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Não compre melancias e meloas já cortadas desta forma: especialista explica o risco

14:00 11 Setembro, 2026 13:33 11 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Há um detalhe na forma como melancias e meloas já cortadas são expostas que pode aumentar o risco para quem as compra

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vai haver chuva e vento forte em Portugal nesta data e vai afetar estas regiões

10:10 11 Setembro, 2026 11:37 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão descritiva do IPMA para domingo, dia 13 de setembro, aponta para chuva num dos arquipélagos e vento forte no outro

Criança a ver televisão. Crédito: Freepik
Tech

Tem uma televisão desta marca? Investigação diz que alguns modelos podem estar a ‘ouvir’ mesmo com o ecrã desligado

15:00 11 Setembro, 2026 15:17 9 Setembro, 2026 | João Luís

Investigação independente levantou dúvidas sobre a quantidade de informação recolhida pelo aparelho, incluindo áudio

Praia do Barril.
Algarve

Conheça o “cemitério” à entrada desta praia algarvia que guarda uma história com décadas

19:20 11 Setembro, 2026 15:20 11 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A Praia do Barril, na ilha de Tavira, preserva vestígios de uma antiga armação de pesca do atum e tem acessos adaptados

Algarve

Operação costeira em Quarteira apreende embarcação e milhares de litros de combustível

15:20 11 Setembro, 2026 16:00 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A GNR apreendeu 291 jerricãs com cerca de 7.275 litros de gasolina e uma embarcação junto às praias do Almargem e da Gaivota

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Pensionistas que descontaram para a Segurança Social antes desta data podem receber uma reforma mais alta

15:30 11 Setembro, 2026 13:40 11 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem começou a descontar para a Segurança Social antes de 2002 pode estar abrangido por regras diferentes no cálculo da reforma

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva está de regresso a esta região portuguesa: previsão aponta para aguaceiros e trovoada

06:00 10 Setembro, 2026 14:25 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança do estado do tempo na Madeira, com o regresso da chuva e possibilidade de aguaceiros e trovoada já esta quinta-feira

Círculos brancos na estrada
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Saiba o que significam estes círculos brancos colocados pela DGT nas estradas de ‘nuestros hermanos’ e o que deve fazer

11:40 11 Setembro, 2026 23:51 10 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

DGT colocou círculos brancos nas estradas espanholas com o objetivo de aumentar a segurança rodoviária

Mulher de 66 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Mulher descontou durante 30 anos mas aos 66 teve de voltar a trabalhar como empregada doméstica para conseguir ter direito à reforma

19:30 11 Setembro, 2026 13:02 11 Setembro, 2026 | João Luís

A mulher espanhola trabalhou durante três meses como empregada doméstica, depois de o casal ter passado um ano sem rendimentos

Mulher impõe limites no escritório. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

É o seu caso? Pessoas com personalidade forte costumam fazer isto sem perceber

10:30 11 Setembro, 2026 13:41 9 Setembro, 2026 | João Luís

Pessoas com personalidade forte conseguem muitas vezes estabelecer limites e dizer “não” sem atacar os outros

Oficina
Auto

Um carro usado para a vida: mecânico revela modelo popular em Portugal que custa 2.000€ e ‘nunca’ vai à oficina

22:59 10 Setembro, 2026 23:01 10 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com o mecânico espanhol, o motor deste carro usado só vai à oficina para a manutenção normal e "não se quer avariar"

Algarve

Homem armado assalta posto de combustível em Lagos e foge com milhares de euros

14:50 11 Setembro, 2026 15:58 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A PJ procura identificar o autor de um assalto em Lagos que terá terminado com a fuga numa trotinete elétrica.

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Algarve

Tragédia no Ameixial: homem morre em acidente com máquina de rasto

15:10 11 Setembro, 2026 15:10 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A Proteção Civil mobilizou 15 operacionais, cinco veículos e um helicóptero do INEM para a ocorrência no Ameixial

Família em casa. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Se tem filhos, pode estar a receber menos do que devia: este apoio pode elevar o valor para 127,33 euros

19:00 11 Setembro, 2026 15:51 9 Setembro, 2026 | João Luís

Famílias com filhos podem receber um complemento: saiba quem tem direito e como pode elevar o valor mensal para 127,33 euros

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Funcionário da Mercadona com 19 anos de casa despedido após empresa descobrir o que fez 7.685 vezes em apenas 25 dias de trabalho

17:00 11 Setembro, 2026 14:24 11 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Auditoria informática acabou por revelar milhares de acessos de caráter pessoal durante o horário de trabalho e levou ao despedimento de um funcionário da Mercadona

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Não compre melancias e meloas já cortadas desta forma: especialista explica o risco

14:00 11 Setembro, 2026 13:33 11 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Há um detalhe na forma como melancias e meloas já cortadas são expostas que pode aumentar o risco para quem as compra

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vai haver chuva e vento forte em Portugal nesta data e vai afetar estas regiões

10:10 11 Setembro, 2026 11:37 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão descritiva do IPMA para domingo, dia 13 de setembro, aponta para chuva num dos arquipélagos e vento forte no outro

Criança a ver televisão. Crédito: Freepik
Tech

Tem uma televisão desta marca? Investigação diz que alguns modelos podem estar a ‘ouvir’ mesmo com o ecrã desligado

15:00 11 Setembro, 2026 15:17 9 Setembro, 2026 | João Luís

Investigação independente levantou dúvidas sobre a quantidade de informação recolhida pelo aparelho, incluindo áudio

Praia do Barril.
Algarve

Conheça o “cemitério” à entrada desta praia algarvia que guarda uma história com décadas

19:20 11 Setembro, 2026 15:20 11 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A Praia do Barril, na ilha de Tavira, preserva vestígios de uma antiga armação de pesca do atum e tem acessos adaptados

Algarve

Operação costeira em Quarteira apreende embarcação e milhares de litros de combustível

15:20 11 Setembro, 2026 16:00 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A GNR apreendeu 291 jerricãs com cerca de 7.275 litros de gasolina e uma embarcação junto às praias do Almargem e da Gaivota

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Pensionistas que descontaram para a Segurança Social antes desta data podem receber uma reforma mais alta

15:30 11 Setembro, 2026 13:40 11 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem começou a descontar para a Segurança Social antes de 2002 pode estar abrangido por regras diferentes no cálculo da reforma

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva está de regresso a esta região portuguesa: previsão aponta para aguaceiros e trovoada

06:00 10 Setembro, 2026 14:25 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança do estado do tempo na Madeira, com o regresso da chuva e possibilidade de aguaceiros e trovoada já esta quinta-feira

Círculos brancos na estrada
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Saiba o que significam estes círculos brancos colocados pela DGT nas estradas de ‘nuestros hermanos’ e o que deve fazer

11:40 11 Setembro, 2026 23:51 10 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

DGT colocou círculos brancos nas estradas espanholas com o objetivo de aumentar a segurança rodoviária

Mulher de 66 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Mulher descontou durante 30 anos mas aos 66 teve de voltar a trabalhar como empregada doméstica para conseguir ter direito à reforma

19:30 11 Setembro, 2026 13:02 11 Setembro, 2026 | João Luís

A mulher espanhola trabalhou durante três meses como empregada doméstica, depois de o casal ter passado um ano sem rendimentos

Mulher impõe limites no escritório. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

É o seu caso? Pessoas com personalidade forte costumam fazer isto sem perceber

10:30 11 Setembro, 2026 13:41 9 Setembro, 2026 | João Luís

Pessoas com personalidade forte conseguem muitas vezes estabelecer limites e dizer “não” sem atacar os outros

Oficina
Auto

Um carro usado para a vida: mecânico revela modelo popular em Portugal que custa 2.000€ e ‘nunca’ vai à oficina

22:59 10 Setembro, 2026 23:01 10 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com o mecânico espanhol, o motor deste carro usado só vai à oficina para a manutenção normal e "não se quer avariar"

Algarve

Homem armado assalta posto de combustível em Lagos e foge com milhares de euros

14:50 11 Setembro, 2026 15:58 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A PJ procura identificar o autor de um assalto em Lagos que terá terminado com a fuga numa trotinete elétrica.

Últimas Notícias

  • Mulher descontou durante 30 anos mas aos 66 teve de voltar a trabalhar como empregada doméstica para conseguir ter direito à reforma
    Mulher descontou durante 30 anos mas aos 66 teve de voltar a trabalhar como empregada doméstica para conseguir ter direito à reforma
  • Conheça o “cemitério” à entrada desta praia algarvia que guarda uma história com décadas
    Conheça o “cemitério” à entrada desta praia algarvia que guarda uma história com décadas
  • Se tem filhos, pode estar a receber menos do que devia: este apoio pode elevar o valor para 127,33 euros
    Se tem filhos, pode estar a receber menos do que devia: este apoio pode elevar o valor para 127,33 euros
  • Homem encontrado morto junto à linha de água na Lagoa de Albufeira em Sesimbra
    Homem encontrado morto junto à linha de água na Lagoa de Albufeira em Sesimbra
  • “É tudo diferente”: antiga costureira trocou Lisboa por esta cidade no sul do país para viver a reforma e encontrou o convívio de que sentia falta
    “É tudo diferente”: antiga costureira trocou Lisboa por esta cidade no sul do país para viver a reforma e encontrou o convívio de que sentia falta

Opinião

  • Neste regresso às aulas, há algo que o ChatGPT não deve fazer pelo seu filho: pensar | Por Luís Horta
    Neste regresso às aulas, há algo que o ChatGPT não deve fazer pelo seu filho: pensar | Por Luís Horta
  • Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
    Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
  • As cidades não são montras publicitárias | Por Vítor Gomes
    As cidades não são montras publicitárias | Por Vítor Gomes

Europe Direct Algarve

  • Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
    Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
  • Como pode uma candidatura a Capital Europeia da Cultura criar valor a longo prazo, independentemente do resultado final? | Por João Palmeiro
    Como pode uma candidatura a Capital Europeia da Cultura criar valor a longo prazo, independentemente do resultado final? | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento