Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Smartphones nas escolas. Crédito: Freepik
Ensino, Nacional, Tech

Governo alarga proibição de smartphones nas escolas até ao 9.º ano

Alunos do 7.º ao 9.º ano ficam abrangidos pela proibição de smartphones a partir de janeiro, após um primeiro período letivo de adaptação

20:00 30 Julho, 2026 09:49 30 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As escolas portuguesas, incluindo as do Algarve, vão passar a proibir o uso de smartphones aos alunos do 7.º ao 9.º ano a partir de 1 de janeiro de 2027, depois de um período de adaptação durante o primeiro período letivo, anunciou o Governo.

A alteração ao Estatuto do Aluno será aprovada esta quinta-feira, 30 de julho, em Conselho de Ministros, alargando ao 3.º ciclo uma medida já aplicada aos anos mais baixos de escolaridade.

“Vamos determinar a proibição do uso dos ‘smartphones’ no 3.º ciclo”, revelou o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, em declarações à agência Lusa.

Continuarão previstas exceções, designadamente para alunos que necessitem destes equipamentos devido a situações de saúde devidamente comprovadas.

Escolas têm até dezembro para preparar transição

O novo ano letivo começará ainda com um período de adaptação, destinado a permitir que as escolas definam os procedimentos necessários antes da entrada em vigor da proibição.

Fernando Alexandre reconheceu que os estabelecimentos frequentados simultaneamente por alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário poderão enfrentar “alguns desafios de implementação”.

Por esse motivo, a tutela decidiu conceder às escolas o primeiro período letivo para organizarem a transição e assegurarem que a medida “tenha efeito a 1 de janeiro de 2027”.

A proibição abrangerá os alunos do 7.º, 8.º e 9.º anos. O Governo indica que a decisão teve em conta a tendência internacional e os resultados de um novo inquérito aos diretores escolares.

Estudo aponta mais convívio e menos indisciplina

Os responsáveis das escolas relataram que, nos espaços onde os telemóveis deixaram de estar presentes, se registou “mais socialização” entre os alunos e “menos indisciplina”.

No último ano letivo, 52% das escolas com 3.º ciclo decidiram proibir voluntariamente os ‘smartphones’, apesar de ainda não estarem legalmente obrigadas a fazê-lo. Em 82% dos estabelecimentos foi adotado algum tipo de restrição.

Um estudo do PLANAPP — Centro de Planeamento e de Avaliação de Políticas Públicas concluiu que a socialização aumentou 36% nas escolas onde os equipamentos foram totalmente proibidos, face aos estabelecimentos sem restrições.

Nas escolas que optaram por limitações parciais, a melhoria foi de 16%.

Também ao nível da disciplina foram identificadas diferenças: a melhoria atingiu 13% nos estabelecimentos sem ‘smartphones’ e 9% naqueles que aplicaram apenas restrições.

Os diretores ouvidos no estudo consideraram ainda que a existência de uma norma jurídica reforçou a autoridade das escolas na aplicação das regras.

A adesão voluntária à proibição também aumentou. No último ano letivo, 66% das escolas que reuniam alunos dos 2.º e 3.º ciclos decidiram aplicar a medida aos estudantes mais velhos, mais do dobro do registado no ano anterior.

Processo começou com recomendação em 2024

A limitação do uso destes equipamentos começou no ano letivo de 2024/2025, através de uma recomendação para que os alunos dos 1.º e 2.º ciclos não levassem ‘smartphones’ para a escola.

Um primeiro estudo do PLANAPP concluiu que a medida promoveu a socialização e reduziu a indisciplina e o ‘bullying’. Em setembro de 2025, a recomendação deu lugar a uma proibição obrigatória até ao 5.º ano.

Fernando Alexandre considera que o novo alargamento ao 9.º ano será “muito bem aceite pelas famílias e escolas” e representa também “uma responsabilidade política pública”.

“Os efeitos nefastos no desenvolvimento das crianças e dos jovens são hoje mais do que evidentes, estão comprovados cientificamente e, com esta medida, procuramos criar as melhores condições para o desenvolvimento das crianças e dos jovens e garantir as melhores condições de aprendizagem”, afirmou.

Governo admite necessidade de outras medidas

O ministro reconheceu que a proibição dos ‘smartphones’ deve ser acompanhada por outras políticas destinadas a apoiar os alunos e a melhorar o ambiente escolar.

“Nós temos neste momento em curso a contratação de 1.406 técnicos especializados e cerca de metade são psicólogos”, adiantou Fernando Alexandre.

A tutela está também a preparar a reforma dos espaços exteriores das escolas, medida anteriormente anunciada pelo Governo.

O ministro salientou que Portugal acompanha uma “tendência internacional”, numa altura em que a maioria dos sistemas educativos já adotou restrições nacionais ao uso de telemóveis nas escolas.

Fernando Alexandre referiu igualmente as iniciativas em curso na União Europeia para limitar o acesso às redes sociais por menores de 16 anos.

“Não há dúvidas de que é preciso regular o uso dos ‘smartphones’ e das redes sociais porque, de facto, geram comportamentos aditivos que restringem a liberdade das pessoas”, defendeu.

“Regular o uso das redes sociais não é restringir a liberdade, é garantir que os comportamentos aditivos, que são uma limitação à liberdade de decisão dos jovens e dos indivíduos, são regulados”, concluiu.

A.Pinto / HDF

Leia também: Método “Heróis da Fruta” aumenta consumo diário de fruta nas escolas

Router. Crédito: Freepik
Nacional Tech

MEO, NOS ou Vodafone? Especialistas elegem esta operadora como a melhor rede móvel em Portugal

14:00 20 Agosto, 2026 00:36 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Entre quatro operadores analisados, a DECO PROteste elegeu esta operadora como a melhor rede móvel em Portugal pelo segundo ano consecutivo

Frango com piri-piri.
Algarve

“O melhor que já alguma vez provei”: turista canadiana foi a este restaurante no Algarve e diz que ali se come o melhor frango com piri-piri

19:10 20 Agosto, 2026 16:28 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Turista canadiana descobriu em Loulé um restaurante conhecido pelo frango com piri-piri e deixou uma recomendação

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Mulher doa à filha uma casa de 280 mil euros e tribunal obriga à devolução por ingratidão: tentou expulsar a mãe e deitou fora os seus pertences

19:30 20 Agosto, 2026 19:23 20 Agosto, 2026 | João Luís

Uma mulher ofereceu à filha uma casa avaliada em 280 mil euros, mas a convivência deteriorou-se e acabou no tribunal francês

Mulher com guarda-chuva na rua. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’: mau tempo vai afetar esta região e este será o dia mais chuvoso

09:00 20 Agosto, 2026 12:09 19 Agosto, 2026 | João Luís

A região portuguesa dos Açores deverá enfrentar dias de chuva nos próximos dias, com um deles a concentrar a maior instabilidade

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Prepare o guarda-chuva: chuva a caminho de Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

16:00 20 Agosto, 2026 12:55 19 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Algumas regiões do país estão na mira da chuva, enquanto noutras o céu deverá permanecer pouco nublado ou limpo

Luz Retreat.
Algarve

“Ficámos apaixonados”: casal transforma este antigo armazém ferroviário no Algarve num alojamento junto aos carris

17:50 20 Agosto, 2026 07:19 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Antigo armazém ferroviário no Algarve ganhou uma nova vida pelas mãos de um casal de Lisboa, que manteve a arquitetura original

Algarve

Marinha deteta embarcação em infração durante fiscalização à pesca

12:50 20 Agosto, 2026 12:54 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A embarcação foi acompanhada pelo NRP Sagitário até ao Porto de Portimão, após a apreensão do pescado e da arte de pesca utilizada

Notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Governo já ‘assinou’: este deverá ser o novo valor do salário mínimo nacional em 2027

08:30 20 Agosto, 2026 00:26 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Acordo Tripartido sobre Valorização Salarial e Crescimento Económico 2025-2028 foi assinado pelo Governo em 2024 e, segundo o mesmo, este será o valor do salário mínimo nacional em 2027

Mulher idosa a olhar para baixo. Crédito: Freepik
Economia Europa

Mulher de 72 anos deixou de trabalhar e dedicou 35 anos à vida doméstica enquanto era casada: divorciou-se e ficou com pensão vitalícia de 2.000€

19:00 20 Agosto, 2026 19:26 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tribunal de Valência decidiu atribuir uma pensão compensatória no valor de 2.000€ a esta mulher de 72 anos, paga pelo ex-marido

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila

20:40 19 Agosto, 2026 16:56 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Viagem de caravana levou um casal britânico até uma vila no Algarve, onde encontrou uma casa sem eletricidade e decidiu ficar

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas com estas pensões ficam dispensados de 3 obrigações na nova Prestação Social Única

19:00 18 Agosto, 2026 18:01 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A Prestação Social Única traz regras diferentes para alguns pensionistas, que ficam dispensados de três condições

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Idoso com notas de euro na mão.
Economia Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Notas de 50 euros na mão. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia ‘aperta’ regras e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

19:40 19 Agosto, 2026 18:26 19 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima de um determinado valor serão proibidos pela União Europeia em todos os Estados-membros a partir de 2027

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve Vídeo

“Nunca encontrará a praia lotada”: emigrante explorou o Algarve e descobriu esta praia onde se pode tomar banho de água doce ou salgada

20:40 20 Agosto, 2026 17:03 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre o rio e o Atlântico, esta praia algarvia junta águas doces e salgadas, ondas para surfistas e espaço para quem procura tranquilidade

Submarino de guerra. Crédito: Foto AI
Mundo

Alerta mundial? Submarino nuclear russo que transporta a “Arma do Apocalipse” com 10.000 km de alcance está no mar pela primeira vez

18:00 18 Agosto, 2026 17:11 18 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Fontes estrangeiras dão conta que submarinos russos que transportam a "Arma do Apocalipse" estão em testes no Mar Branco

Router. Crédito: Freepik
Nacional, Tech

MEO, NOS ou Vodafone? Especialistas elegem esta operadora como a melhor rede móvel em Portugal

14:00 20 Agosto, 2026 00:36 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Entre quatro operadores analisados, a DECO PROteste elegeu esta operadora como a melhor rede móvel em Portugal pelo segundo ano consecutivo

Frango com piri-piri.
Algarve

“O melhor que já alguma vez provei”: turista canadiana foi a este restaurante no Algarve e diz que ali se come o melhor frango com piri-piri

19:10 20 Agosto, 2026 16:28 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Turista canadiana descobriu em Loulé um restaurante conhecido pelo frango com piri-piri e deixou uma recomendação

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Mulher doa à filha uma casa de 280 mil euros e tribunal obriga à devolução por ingratidão: tentou expulsar a mãe e deitou fora os seus pertences

19:30 20 Agosto, 2026 19:23 20 Agosto, 2026 | João Luís

Uma mulher ofereceu à filha uma casa avaliada em 280 mil euros, mas a convivência deteriorou-se e acabou no tribunal francês

Mulher com guarda-chuva na rua. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’: mau tempo vai afetar esta região e este será o dia mais chuvoso

09:00 20 Agosto, 2026 12:09 19 Agosto, 2026 | João Luís

A região portuguesa dos Açores deverá enfrentar dias de chuva nos próximos dias, com um deles a concentrar a maior instabilidade

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Prepare o guarda-chuva: chuva a caminho de Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

16:00 20 Agosto, 2026 12:55 19 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Algumas regiões do país estão na mira da chuva, enquanto noutras o céu deverá permanecer pouco nublado ou limpo

Luz Retreat.
Algarve

“Ficámos apaixonados”: casal transforma este antigo armazém ferroviário no Algarve num alojamento junto aos carris

17:50 20 Agosto, 2026 07:19 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Antigo armazém ferroviário no Algarve ganhou uma nova vida pelas mãos de um casal de Lisboa, que manteve a arquitetura original

Algarve

Marinha deteta embarcação em infração durante fiscalização à pesca

12:50 20 Agosto, 2026 12:54 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A embarcação foi acompanhada pelo NRP Sagitário até ao Porto de Portimão, após a apreensão do pescado e da arte de pesca utilizada

Notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Governo já ‘assinou’: este deverá ser o novo valor do salário mínimo nacional em 2027

08:30 20 Agosto, 2026 00:26 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Acordo Tripartido sobre Valorização Salarial e Crescimento Económico 2025-2028 foi assinado pelo Governo em 2024 e, segundo o mesmo, este será o valor do salário mínimo nacional em 2027

Mulher idosa a olhar para baixo. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Mulher de 72 anos deixou de trabalhar e dedicou 35 anos à vida doméstica enquanto era casada: divorciou-se e ficou com pensão vitalícia de 2.000€

19:00 20 Agosto, 2026 19:26 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tribunal de Valência decidiu atribuir uma pensão compensatória no valor de 2.000€ a esta mulher de 72 anos, paga pelo ex-marido

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila

20:40 19 Agosto, 2026 16:56 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Viagem de caravana levou um casal britânico até uma vila no Algarve, onde encontrou uma casa sem eletricidade e decidiu ficar

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas com estas pensões ficam dispensados de 3 obrigações na nova Prestação Social Única

19:00 18 Agosto, 2026 18:01 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A Prestação Social Única traz regras diferentes para alguns pensionistas, que ficam dispensados de três condições

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Idoso com notas de euro na mão.
Economia, Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Notas de 50 euros na mão. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia ‘aperta’ regras e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

19:40 19 Agosto, 2026 18:26 19 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima de um determinado valor serão proibidos pela União Europeia em todos os Estados-membros a partir de 2027

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve, Vídeo

“Nunca encontrará a praia lotada”: emigrante explorou o Algarve e descobriu esta praia onde se pode tomar banho de água doce ou salgada

20:40 20 Agosto, 2026 17:03 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre o rio e o Atlântico, esta praia algarvia junta águas doces e salgadas, ondas para surfistas e espaço para quem procura tranquilidade

Submarino de guerra. Crédito: Foto AI
Mundo

Alerta mundial? Submarino nuclear russo que transporta a “Arma do Apocalipse” com 10.000 km de alcance está no mar pela primeira vez

18:00 18 Agosto, 2026 17:11 18 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Fontes estrangeiras dão conta que submarinos russos que transportam a "Arma do Apocalipse" estão em testes no Mar Branco

Últimas Notícias

  • “Nunca encontrará a praia lotada”: emigrante explorou o Algarve e descobriu esta praia onde se pode tomar banho de água doce ou salgada
    “Nunca encontrará a praia lotada”: emigrante explorou o Algarve e descobriu esta praia onde se pode tomar banho de água doce ou salgada
  • Mulher doa à filha uma casa de 280 mil euros e tribunal obriga à devolução por ingratidão: tentou expulsar a mãe e deitou fora os seus pertences
    Mulher doa à filha uma casa de 280 mil euros e tribunal obriga à devolução por ingratidão: tentou expulsar a mãe e deitou fora os seus pertences
  • “O melhor que já alguma vez provei”: turista canadiana foi a este restaurante no Algarve e diz que ali se come o melhor frango com piri-piri
    “O melhor que já alguma vez provei”: turista canadiana foi a este restaurante no Algarve e diz que ali se come o melhor frango com piri-piri
  • Mulher de 72 anos deixou de trabalhar e dedicou 35 anos à vida doméstica enquanto era casada: divorciou-se e ficou com pensão vitalícia de 2.000€
    Mulher de 72 anos deixou de trabalhar e dedicou 35 anos à vida doméstica enquanto era casada: divorciou-se e ficou com pensão vitalícia de 2.000€
  • GNR apreende 6.750 litros de gasolina suspeitos de apoiar tráfico de droga em Aljezur
    GNR apreende 6.750 litros de gasolina suspeitos de apoiar tráfico de droga em Aljezur

Opinião

  • Contra o aborto | Por José Figueiredo Santos
    Contra o aborto | Por José Figueiredo Santos
  • Discordar não é crime. Discriminar pode ser | Editorial de Henrique Dias Freire
    Discordar não é crime. Discriminar pode ser | Editorial de Henrique Dias Freire
  • A Ásia também come Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    A Ásia também come Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • Já é oficial: União Europeia ‘aperta’ regras e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
    Já é oficial: União Europeia ‘aperta’ regras e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
  • Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir
    Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento