Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Mulher a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Mulher a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Auto

Combustíveis disparam outra vez e há um detalhe que pode mudar o que paga já no próximo depósito

Preços dos combustíveis voltam a subir de forma acentuada e já pressionam as carteiras, com o gasóleo a ultrapassar a gasolina em vários postos

11:40 19 Março, 2026 11:31 19 Março, 2026 | Tiago Alcobia
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os preços dos combustíveis voltaram a subir de forma expressiva e continuam a pressionar o orçamento das famílias. Esta semana, o gasóleo simples aumentou oito cêntimos por litro e a gasolina 95 simples sete cêntimos, reforçando uma tendência de agravamento que se tem intensificado desde o final de fevereiro.

De acordo com a Razão Automóvel, publicação especializada no setor automóvel, a subida não dá sinais de abrandamento e já levou o gasóleo a ultrapassar a gasolina em preço médio, uma situação pouco habitual. Desde o início do conflito no Médio Oriente, o gasóleo simples acumulou uma subida de 28 cêntimos por litro, enquanto a gasolina aumentou 14,4 cêntimos.

Diferenças entre postos continuam a contar

Apesar da subida generalizada, há diferenças relevantes entre operadores que podem fazer a diferença no momento de abastecer. Os dados mais recentes apontam para cinco cadeias com preços médios mais baixos, ainda que com variações entre postos.

O Intermarché surge como a opção mais económica, com o gasóleo simples a rondar os 1,780 euros por litro e a gasolina 95 simples nos 1,713 euros. Seguem-se a Q8 e o Auchan, com valores muito próximos. Já o E.Leclerc e o Pingo Doce apresentam preços ligeiramente superiores, mas ainda abaixo de muitos postos tradicionais.

Estes valores são indicativos e podem variar consoante a localização, mas continuam a ser uma referência útil para quem procura poupar.

Gasóleo acima dos dois euros

Um dos sinais mais evidentes desta fase é a subida mais acentuada do gasóleo. Em várias estações de serviço, este combustível já ultrapassou a barreira dos dois euros por litro, enquanto a gasolina se aproxima desse patamar.

A explicação está na combinação entre procura elevada e limitações na oferta. A Europa tem maior capacidade de produção de gasolina do que de gasóleo, o que torna este último mais sensível a choques externos.

Pressão vem de fora

A escalada dos preços está diretamente ligada ao contexto internacional. O agravamento das tensões no Médio Oriente levou ao encerramento do Estreito de Ormuz, uma das principais rotas mundiais de transporte de petróleo.

Cerca de 20% do comércio global de crude passa por esta via, o que significa que qualquer perturbação tem impacto imediato nos preços. O mercado reage rapidamente a estes sinais, refletindo não só a situação atual, mas também as expectativas futuras de abastecimento.

Medidas fiscais mantêm-se, mas com prazo

Para mitigar o impacto, o Governo mantém em vigor o desconto extraordinário aplicado ao ISP. No total, a redução fiscal corresponde a 6,1 cêntimos por litro no gasóleo e 3,3 cêntimos na gasolina.

Este mecanismo acumula com medidas anteriores implementadas desde 2022 e tem sido ajustado de acordo com a evolução do mercado. Ainda assim, trata-se de uma solução temporária.

Segundo a mesma fonte, o objetivo passa pela eliminação progressiva destes apoios, num processo que está alinhado com as orientações europeias e dependente da estabilização dos preços.

Leia também: Vai levar o carro à inspeção? Novo motivo de reprovação entrou em vigor em março

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vêm aí apoios do Governo e podem ‘dar uma folga’ à sua carteira: saiba que medidas estão em cima da mesa

09:30 16 Abril, 2026 08:43 16 Abril, 2026 | João Luís

Governo prepara um novo pacote de apoios: veja que medidas podem ajudar a aliviar custos nos próximos tempos

Algarve

Emergência no ar: avião com 141 passageiros desviado para Faro

16:54 16 Abril, 2026 16:54 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Faro recebe aterragem de emergência com 141 passageiros após problema técnico no voo e alerta de fumo a bordo

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva: mau tempo chega neste dia com descida de temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 16 Abril, 2026 14:21 15 Abril, 2026 | João Luís

Depois de dias de calor, o tempo vai mudar em Portugal. A chuva regressa com descida de temperaturas e há regiões que serão mais impactadas

Pessoas a ir trabalhar. Crédito Freepik AI
Economia Europa

Bruxelas quer mudar a rotina de trabalho dos europeus: saiba do que se trata e se vai afetar Portugal

12:30 16 Abril, 2026 12:28 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Proposta europeia pode alterar a forma como se trabalha na UE. Medidas estão a ser preparadas e podem ter impacto também em Portugal

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Europa Tech

Adeus telemóveis? Novas regras da UE vão mudar forma como compra e usa o telemóvel

15:40 16 Abril, 2026 15:30 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

A partir de 2027, há novas regras para os telemóveis na Europa. Baterias, reparações e vida útil entram numa nova era

Navio petrolífero. Crédito: Freepik
Europa

Alerta europeu: reservas de combustível acabam neste dia e vai haver falhas de abastecimento

19:00 16 Abril, 2026 18:53 16 Abril, 2026 | Luís Santos

As reservas de combustível na Europa estão sob pressão e levantam preocupações sobre possíveis falhas no abastecimento

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Mais radares, novas multas e menos avisos: veja o que está a ser preparado pelo Governo para os condutores

19:30 16 Abril, 2026 14:30 16 Abril, 2026 | João Luís

Governo prepara novas regras para os condutores com mais radares, multas mais duras e operações stop sem aviso. Saiba o que pode mudar

Algarve

Homem procurado no Brasil por agressão à ex-companheira foi detido em Portimão

17:06 16 Abril, 2026 17:16 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

PJ deteve em Portimão homem suspeito de agressão e estrangulamento no Brasil há 12 anos, no âmbito de mandado internacional

Algarve Cultura Opinião

A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O Sotavento de Faro a Tavira – Parte II | Por José Manuel do Carmo

18:07 16 Abril, 2026 18:41 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Estuários, portos e cidades antigas revelam evolução do litoral algarvio desde a época romana até ao século XVII

Idosos a verificar contas. Crédito: Freepik
Economia

Reformados podem aumentar a pensão com esta ‘ajuda’ da Segurança Social: saiba se tem direito e como pode pedir

15:30 14 Abril, 2026 15:20 14 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há um apoio da Segurança Social destinado a idosos com baixos rendimentos que pode reforçar a pensão mensal e ajudar nas despesas essenciais do dia a dia

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações este ano se cumprirem estes requisitos

06:30 15 Abril, 2026 16:21 13 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores questionam se já têm direito à reforma, e sem penalizações. Este ano, muitos alcançarão a idade que permite aceder à pensão completa

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Economia

Um carro para a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:10 12 Abril, 2026 20:10 12 Abril, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Pessoas abrigadas da chuva debaixo dos guarda-chuvas. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus bom tempo: chuva regressa a Portugal a partir desta data

14:30 15 Abril, 2026 18:11 14 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias serão de temperaturas amenas mas o bloqueio escandinavo pode trazer a chuva de volta a Portugal

Morango frescos. Créditos: Freepik
Vida & Lazer

Conheça o truque caseiro para manter os morangos frescos por mais dias

17:11 12 Abril, 2026 17:13 12 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Morangos estragam-se depressa no frigorífico, mas há um truque simples que pode ajudar a conservá-los por mais tempo

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia

Atenção, contribuintes: há uma mudança a chegar à Segurança Social que pode bloquear acessos

14:50 13 Abril, 2026 14:19 13 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma mudança discreta na Segurança Social entra em vigor em maio e pode apanhar muitos de surpresa. Há um detalhe que deve verificar quanto antes

Algarve Cultura

Jardim de Portimão ganha nova vida com projeto comunitário

12:40 15 Abril, 2026 12:40 15 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto comunitário transforma Jardim Gonçalo Ribeiro Telles, em Portimão, com trabalhos artísticos de moradores de todas as idades

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vêm aí apoios do Governo e podem ‘dar uma folga’ à sua carteira: saiba que medidas estão em cima da mesa

09:30 16 Abril, 2026 08:43 16 Abril, 2026 | João Luís

Governo prepara um novo pacote de apoios: veja que medidas podem ajudar a aliviar custos nos próximos tempos

Algarve

Emergência no ar: avião com 141 passageiros desviado para Faro

16:54 16 Abril, 2026 16:54 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Faro recebe aterragem de emergência com 141 passageiros após problema técnico no voo e alerta de fumo a bordo

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva: mau tempo chega neste dia com descida de temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 16 Abril, 2026 14:21 15 Abril, 2026 | João Luís

Depois de dias de calor, o tempo vai mudar em Portugal. A chuva regressa com descida de temperaturas e há regiões que serão mais impactadas

Pessoas a ir trabalhar. Crédito Freepik AI
Economia, Europa

Bruxelas quer mudar a rotina de trabalho dos europeus: saiba do que se trata e se vai afetar Portugal

12:30 16 Abril, 2026 12:28 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Proposta europeia pode alterar a forma como se trabalha na UE. Medidas estão a ser preparadas e podem ter impacto também em Portugal

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Europa, Tech

Adeus telemóveis? Novas regras da UE vão mudar forma como compra e usa o telemóvel

15:40 16 Abril, 2026 15:30 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

A partir de 2027, há novas regras para os telemóveis na Europa. Baterias, reparações e vida útil entram numa nova era

Navio petrolífero. Crédito: Freepik
Europa

Alerta europeu: reservas de combustível acabam neste dia e vai haver falhas de abastecimento

19:00 16 Abril, 2026 18:53 16 Abril, 2026 | Luís Santos

As reservas de combustível na Europa estão sob pressão e levantam preocupações sobre possíveis falhas no abastecimento

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Mais radares, novas multas e menos avisos: veja o que está a ser preparado pelo Governo para os condutores

19:30 16 Abril, 2026 14:30 16 Abril, 2026 | João Luís

Governo prepara novas regras para os condutores com mais radares, multas mais duras e operações stop sem aviso. Saiba o que pode mudar

Algarve

Homem procurado no Brasil por agressão à ex-companheira foi detido em Portimão

17:06 16 Abril, 2026 17:16 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

PJ deteve em Portimão homem suspeito de agressão e estrangulamento no Brasil há 12 anos, no âmbito de mandado internacional

Algarve, Cultura, Opinião

A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O Sotavento de Faro a Tavira – Parte II | Por José Manuel do Carmo

18:07 16 Abril, 2026 18:41 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Estuários, portos e cidades antigas revelam evolução do litoral algarvio desde a época romana até ao século XVII

Idosos a verificar contas. Crédito: Freepik
Economia

Reformados podem aumentar a pensão com esta ‘ajuda’ da Segurança Social: saiba se tem direito e como pode pedir

15:30 14 Abril, 2026 15:20 14 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há um apoio da Segurança Social destinado a idosos com baixos rendimentos que pode reforçar a pensão mensal e ajudar nas despesas essenciais do dia a dia

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações este ano se cumprirem estes requisitos

06:30 15 Abril, 2026 16:21 13 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores questionam se já têm direito à reforma, e sem penalizações. Este ano, muitos alcançarão a idade que permite aceder à pensão completa

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Economia

Um carro para a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:10 12 Abril, 2026 20:10 12 Abril, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Pessoas abrigadas da chuva debaixo dos guarda-chuvas. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus bom tempo: chuva regressa a Portugal a partir desta data

14:30 15 Abril, 2026 18:11 14 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias serão de temperaturas amenas mas o bloqueio escandinavo pode trazer a chuva de volta a Portugal

Morango frescos. Créditos: Freepik
Vida & Lazer

Conheça o truque caseiro para manter os morangos frescos por mais dias

17:11 12 Abril, 2026 17:13 12 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Morangos estragam-se depressa no frigorífico, mas há um truque simples que pode ajudar a conservá-los por mais tempo

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia

Atenção, contribuintes: há uma mudança a chegar à Segurança Social que pode bloquear acessos

14:50 13 Abril, 2026 14:19 13 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma mudança discreta na Segurança Social entra em vigor em maio e pode apanhar muitos de surpresa. Há um detalhe que deve verificar quanto antes

Algarve, Cultura

Jardim de Portimão ganha nova vida com projeto comunitário

12:40 15 Abril, 2026 12:40 15 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto comunitário transforma Jardim Gonçalo Ribeiro Telles, em Portimão, com trabalhos artísticos de moradores de todas as idades

Últimas Notícias

  • Mais radares, novas multas e menos avisos: veja o que está a ser preparado pelo Governo para os condutores
    Mais radares, novas multas e menos avisos: veja o que está a ser preparado pelo Governo para os condutores
  • Alerta europeu: reservas de combustível acabam neste dia e vai haver falhas de abastecimento
    Alerta europeu: reservas de combustível acabam neste dia e vai haver falhas de abastecimento
  • Corrida Fotográfica regressa a Portimão com nova vertente artística
    Corrida Fotográfica regressa a Portimão com nova vertente artística
  • Está no desemprego? Pode ser alvo desta nova burla e a PJ pede para ver isto na internet antes de aceitar um trabalho
    Está no desemprego? Pode ser alvo desta nova burla e a PJ pede para ver isto na internet antes de aceitar um trabalho
  • Sem planos para o fim de semana de 13 e 14 de junho? Uma noite neste hotel no Algarve junto à praia e um dia num parque aquático custam 55€
    Sem planos para o fim de semana de 13 e 14 de junho? Uma noite neste hotel no Algarve junto à praia e um dia num parque aquático custam 55€
  • Transportes públicos gratuitos: proposta pode avançar nos próximos meses e mudar a mobilidade desta cidade
    Transportes públicos gratuitos: proposta pode avançar nos próximos meses e mudar a mobilidade desta cidade

Opinião

  • A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O Sotavento de Faro a Tavira – Parte II | Por José Manuel do Carmo
    A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O Sotavento de Faro a Tavira – Parte II | Por José Manuel do Carmo
  • Entre o medo e a curiosidade: o que nos atrai nas histórias de crime real? | Por Neusa Patuleia
    Entre o medo e a curiosidade: o que nos atrai nas histórias de crime real? | Por Neusa Patuleia
  • Armadilha do desemprego: Portugal entre os países com menor incentivo para regressar ao trabalho
    Armadilha do desemprego: Portugal entre os países com menor incentivo para regressar ao trabalho
  • Reforma laboral em Portugal: entre o bloqueio político e a urgência de adaptação | Por António Pedro Gonçalves
    Reforma laboral em Portugal: entre o bloqueio político e a urgência de adaptação | Por António Pedro Gonçalves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Só devem entrar na escola com esta idade: país da UE com os melhores desempenhos escolares revela o seu ‘segredo’ para o sucesso
    Só devem entrar na escola com esta idade: país da UE com os melhores desempenhos escolares revela o seu ‘segredo’ para o sucesso
  • Ministro da Educação promove a ação “Construir Educação, Aproximar Territórios” no Algarve
    Ministro da Educação promove a ação “Construir Educação, Aproximar Territórios” no Algarve
  • Diretiva da UE vai entrar em vigor: estes carregadores vão passar a ser obrigatórios nestes aparelhos já em abril
    Diretiva da UE vai entrar em vigor: estes carregadores vão passar a ser obrigatórios nestes aparelhos já em abril
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal