Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Baleia. Crédito: Freepik
Algarve, Animais

Especialistas estão atentos: nunca foram vistos tantos destes animais ‘gigantes’ nas águas do Algarve

As baleias estão a protagonizar um fenómeno raro no Algarve, com vários avistamentos registados nas últimas semanas

20:05 26 Agosto, 2026 19:57 26 Agosto, 2026 | Daniel Fallows
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O mar ao largo de Faro está a proporcionar avistamentos pouco habituais. Nunca terão sido observadas tantas baleias nesta zona do Algarve, com diferentes espécies a aparecerem nas águas algarvias, incluindo algumas associadas a regiões tropicais. O fenómeno, segundo uma reportagem da RTP, está agora a ser estudado por especialistas.

A diversidade dos animais observados torna a situação ainda mais invulgar. Para além das baleias que passam habitualmente pela região em determinadas alturas do ano, foram também avistados cachalotes pela primeira vez nas águas do Algarve, de acordo com a estação pública.

Esta presença crescente destes gigantes do oceano não está apenas a despertar a curiosidade de investigadores. Os passeios turísticos dedicados à observação de cetáceos também têm aumentado, dando a quem parte de Faro a possibilidade de encontrar diferentes espécies em pleno Oceano Atlântico.

Águas de Faro são importantes para algumas espécies de baleias

Apesar dos atuais avistamentos chamarem a atenção pelo número e diversidade, a presença de grandes cetáceos ao largo de Faro não é totalmente desconhecida.

Um estudo científico publicado em maio de 2026 na revista Marine Biology analisou dados recolhidos entre 2020 e 2024 e concluiu que a zona de Faro poderá representar um importante local sazonal de alimentação para a baleia-comum, o segundo maior animal do planeta.

Os investigadores reuniram um catálogo regional de 86 baleias-comuns identificadas individualmente através de fotografias e estimaram que cerca de 1.476 indivíduos utilizaram a área estudada durante o período analisado. Algumas das mesmas baleias foram ainda reconhecidas em anos diferentes, sugerindo que podem regressar sazonalmente à região.

Embora a primavera tenha registado o maior número de observações, os dados mostraram também um segundo aumento mais pequeno durante o mês de agosto. As baleias-comuns foram observadas em todos os meses do ano abrangidos pelos dados do estudo.

Estas condições podem explicar a presença de baleias nesta zona do Algarve

A zona marítima estudada estende-se ao largo da costa algarvia e é influenciada tanto pelo Oceano Atlântico como pelas trocas de água relacionadas com a entrada do Mediterrâneo.

Segundo os investigadores, durante o verão os ventos podem favorecer fenómenos de afloramento costeiro, através dos quais águas mais profundas e ricas em nutrientes chegam mais perto da superfície. Estes processos contribuem para a produtividade do ecossistema e podem criar condições favoráveis à alimentação de várias espécies marinhas.

No caso das baleias-comuns analisadas entre 2020 e 2024, a alimentação foi mesmo o comportamento registado com maior frequência, correspondendo a 75 das 170 observações comportamentais incluídas no estudo.

No entanto, isso não significa que já exista uma explicação para a quantidade e variedade excecionais de cetáceos observadas atualmente. A RTP refere precisamente que a presença de algumas espécies tropicais está a ser estudada.

Mar ao largo de Faro registou temperaturas invulgarmente elevadas

Há ainda outro dado recente sobre as águas algarvias. O Instituto Hidrográfico anunciou em julho que tinha identificado duas ondas de calor marinhas ao largo de Faro.

Entre 15 de junho e 9 de julho de 2026, a boia Faro Costeira registou temperaturas da superfície do mar significativamente superiores à média climatológica de referência de 1984 a 2024. No episódio mais recente, a temperatura média diária aproximou-se dos 25 ºC.

Por enquanto, não está demonstrado que estas temperaturas expliquem os atuais avistamentos de espécies tropicais ou o aparecimento dos cachalotes. A ocorrência simultânea ajuda, contudo, a reforçar o interesse científico em perceber as alterações que estão a acontecer nesta zona do oceano.

Que baleias podem ser vistas no Algarve?

Na região de Faro, a baleia-comum é uma das grandes espécies que pode aparecer durante as suas deslocações e períodos de alimentação. A Ocean Vibes, empresa de observação e investigação de cetáceos que opera na região, refere ainda a possibilidade de observar baleias-anãs, baleias-sardinheiras, baleias-de-Bryde e, mais raramente, baleias-de-bossa.

A própria empresa trabalha com biólogos marinhos e utiliza as saídas de observação para recolher informação científica sobre a fauna existente ao largo de Faro.

Agora, aos cetáceos já conhecidos na região juntam-se observações particularmente invulgares. Cachalotes foram registados pela primeira vez nas águas algarvias e nunca terão sido vistas tantas baleias ao largo de Faro, um fenómeno que poderá ajudar os investigadores a conhecer melhor a importância desta zona do sul de Portugal para alguns dos maiores animais do planeta.

Leia também: “Rodeado de natureza”: está oficialmente inaugurado o novo passadiço que passa a ligar estas duas praias no Algarve

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Há uma nova medida para condutores a partir desta idade que têm de renovar a carta de condução: preços ainda não são conhecidos

10:10 26 Agosto, 2026 10:03 26 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Emissão dos atestados necessários para renovar a carta de condução tem um novo modelo que já entrou em vigor

Pine Cliffs Resort.
Algarve

Cliente alemão que regressa há mais de três décadas ao Pine Cliffs quer oferecer jantar a funcionários

14:15 26 Agosto, 2026 20:17 26 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Aos 85 anos, o hóspede acredita que esta poderá ser a sua última viagem ao Algarve devido a problemas de saúde e mobilidade

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Segurança Social muda em 2027: esta nova regra vai ser obrigatória a partir de 1 de janeiro

16:30 26 Agosto, 2026 15:22 26 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novo modelo passa a ser obrigatório a 1 de janeiro e altera a forma como são apuradas e comunicadas as contribuições das entidades empregadoras à Segurança Social

Homem a entregar dinheiro.
Economia Nacional

Está a caminho um novo apoio do Estado de 1.075€ que será pago numa única prestação: saiba quem tem direito

17:10 24 Agosto, 2026 16:07 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 600 portugueses já pediram o novo apoio de 1.075 euros do Estado, mas há requisitos a cumprir para ter acesso

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: chuva forte coloca estes 7 distritos sob aviso amarelo e estas serão as horas mais críticas

06:00 26 Agosto, 2026 12:41 25 Agosto, 2026 | João Luís

Tempo volta a agravar-se, com uma nova frente atlântica a trazer chuva intensa: IPMA coloca 7 distritos sob aviso amarelo e há horas a reter

Idosas na rua com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frio ‘de rachar’ está de volta: ar polar regressa a Portugal e estas regiões vão ter temperaturas abaixo dos 10 ºC

16:00 26 Agosto, 2026 16:07 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Massa de ar polar chega a Portugal nos próximos dias e vai afetar sobretudo duas regiões, com madrugadas com temperaturas abaixo dos 10 ºC

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Reformado recupera casa após saída de ‘okupas’: recusa pagar 12.000 euros de imposto de uma habitação que não pôde usar

19:30 25 Agosto, 2026 20:01 25 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de anos sem conseguir entrar na própria casa, um reformado francês recuperou finalmente o imóvel e encontrou-o parcialmente destruído

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve

Faro liga dois dos três destinos mais procurados nas rotas portuguesas da Ryanair

13:28 26 Agosto, 2026 13:15 26 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Edimburgo e Viena, com voos a partir de Faro, integram os três destinos de verão destacados pela companhia, a par da cidade siciliana de Trapani

Algarve Cultura

Oliver Sean leva “Ó Malhão, Malhão” a novo álbum após concerto esgotado em Tavira

19:42 26 Agosto, 2026 19:43 26 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Lotação esgotada marcou o concerto no Rock da Baixa Mar, com Cathy Varna, Ana Pi, Stelmo e a estreia de uma versão de “Ó Malhão, Malhão”

Lavagem automática. Crédito: Freepik
Auto

Faz isto ao carro? Especialistas alertam para presença de “químicos eternos” que condutores desconhecem e são muito prejudiciais à saúde

20:20 26 Agosto, 2026 18:39 26 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Share this... Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest A água que desaparece pelo ralo depois de uma lavagem automática leva muito mais do que pó, lama e espuma. Alguns compostos presentes nos resíduos acumulados no veículo ou nos produtos utilizados podem resistir aos tratamentos convencionais e permanecer no ambiente durante muitos anos,...

Casa ocupada ilegalmente
Economia Europa

Casa com ‘okupas’ causa infiltrações no vizinho: tribunal decide que proprietário não tem de pagar indemnização

19:30 26 Agosto, 2026 18:57 26 Agosto, 2026 | João Luís

Uma vizinha exigia uma indemnização depois de sofrer infiltrações provenientes de uma casa com 'okupas' contra a vontade do proprietário

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina onde a água chega quase aos 30 graus

17:50 25 Agosto, 2026 15:32 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as próximas férias

Ilha de Paros. Crédito: Magnific
Europa

“De outro planeta”: britânica rende-se a destino turístico europeu longe das multidões pelas praias paradisíacas e paisagens de sonho

18:20 24 Agosto, 2026 17:37 24 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este destino turístico é acessível a partir de Portugal e tem praias de água cristalina, ruas caiadas de branco e poucas multidões

Monchique.
Algarve

“Vou guardar na memória”: turista só agora descobriu esta vila no Algarve e realça a serenidade “de quem vive ao ritmo da tradição”

19:20 24 Agosto, 2026 15:48 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Vila algarvia chamou a atenção de um visitante que destacou o ambiente de quem ainda vive “ao ritmo da tradição”

Casal de idosos analisa despesas e contas domésticas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Segurança Social está a devolver dinheiro por estas despesas (sem sair de casa): veja quem tem direito

20:30 26 Agosto, 2026 18:49 26 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem uma doença profissional certificada pode pedir o reembolso de despesas com consultas, tratamentos, medicamentos ou deslocações, desde que cumpra as condições previstas pela Segurança Social

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Isto é o que nunca deve fazer quando encontra uma barata dentro de casa

18:20 25 Agosto, 2026 18:08 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Perante o aparecimento de uma barata em casa, a reação imediata pode não ser a mais eficaz e há um erro frequente que convém evitar

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Há uma nova medida para condutores a partir desta idade que têm de renovar a carta de condução: preços ainda não são conhecidos

10:10 26 Agosto, 2026 10:03 26 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Emissão dos atestados necessários para renovar a carta de condução tem um novo modelo que já entrou em vigor

Pine Cliffs Resort.
Algarve

Cliente alemão que regressa há mais de três décadas ao Pine Cliffs quer oferecer jantar a funcionários

14:15 26 Agosto, 2026 20:17 26 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Aos 85 anos, o hóspede acredita que esta poderá ser a sua última viagem ao Algarve devido a problemas de saúde e mobilidade

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Segurança Social muda em 2027: esta nova regra vai ser obrigatória a partir de 1 de janeiro

16:30 26 Agosto, 2026 15:22 26 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novo modelo passa a ser obrigatório a 1 de janeiro e altera a forma como são apuradas e comunicadas as contribuições das entidades empregadoras à Segurança Social

Homem a entregar dinheiro.
Economia, Nacional

Está a caminho um novo apoio do Estado de 1.075€ que será pago numa única prestação: saiba quem tem direito

17:10 24 Agosto, 2026 16:07 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 600 portugueses já pediram o novo apoio de 1.075 euros do Estado, mas há requisitos a cumprir para ter acesso

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: chuva forte coloca estes 7 distritos sob aviso amarelo e estas serão as horas mais críticas

06:00 26 Agosto, 2026 12:41 25 Agosto, 2026 | João Luís

Tempo volta a agravar-se, com uma nova frente atlântica a trazer chuva intensa: IPMA coloca 7 distritos sob aviso amarelo e há horas a reter

Idosas na rua com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frio ‘de rachar’ está de volta: ar polar regressa a Portugal e estas regiões vão ter temperaturas abaixo dos 10 ºC

16:00 26 Agosto, 2026 16:07 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Massa de ar polar chega a Portugal nos próximos dias e vai afetar sobretudo duas regiões, com madrugadas com temperaturas abaixo dos 10 ºC

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Reformado recupera casa após saída de ‘okupas’: recusa pagar 12.000 euros de imposto de uma habitação que não pôde usar

19:30 25 Agosto, 2026 20:01 25 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de anos sem conseguir entrar na própria casa, um reformado francês recuperou finalmente o imóvel e encontrou-o parcialmente destruído

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve

Faro liga dois dos três destinos mais procurados nas rotas portuguesas da Ryanair

13:28 26 Agosto, 2026 13:15 26 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Edimburgo e Viena, com voos a partir de Faro, integram os três destinos de verão destacados pela companhia, a par da cidade siciliana de Trapani

Algarve, Cultura

Oliver Sean leva “Ó Malhão, Malhão” a novo álbum após concerto esgotado em Tavira

19:42 26 Agosto, 2026 19:43 26 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Lotação esgotada marcou o concerto no Rock da Baixa Mar, com Cathy Varna, Ana Pi, Stelmo e a estreia de uma versão de “Ó Malhão, Malhão”

Lavagem automática. Crédito: Freepik
Auto

Faz isto ao carro? Especialistas alertam para presença de “químicos eternos” que condutores desconhecem e são muito prejudiciais à saúde

20:20 26 Agosto, 2026 18:39 26 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Share this... Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest A água que desaparece pelo ralo depois de uma lavagem automática leva muito mais do que pó, lama e espuma. Alguns compostos presentes nos resíduos acumulados no veículo ou nos produtos utilizados podem resistir aos tratamentos convencionais e permanecer no ambiente durante muitos anos,...

Casa ocupada ilegalmente
Economia, Europa

Casa com ‘okupas’ causa infiltrações no vizinho: tribunal decide que proprietário não tem de pagar indemnização

19:30 26 Agosto, 2026 18:57 26 Agosto, 2026 | João Luís

Uma vizinha exigia uma indemnização depois de sofrer infiltrações provenientes de uma casa com 'okupas' contra a vontade do proprietário

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina onde a água chega quase aos 30 graus

17:50 25 Agosto, 2026 15:32 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as próximas férias

Ilha de Paros. Crédito: Magnific
Europa

“De outro planeta”: britânica rende-se a destino turístico europeu longe das multidões pelas praias paradisíacas e paisagens de sonho

18:20 24 Agosto, 2026 17:37 24 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este destino turístico é acessível a partir de Portugal e tem praias de água cristalina, ruas caiadas de branco e poucas multidões

Monchique.
Algarve

“Vou guardar na memória”: turista só agora descobriu esta vila no Algarve e realça a serenidade “de quem vive ao ritmo da tradição”

19:20 24 Agosto, 2026 15:48 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Vila algarvia chamou a atenção de um visitante que destacou o ambiente de quem ainda vive “ao ritmo da tradição”

Casal de idosos analisa despesas e contas domésticas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Segurança Social está a devolver dinheiro por estas despesas (sem sair de casa): veja quem tem direito

20:30 26 Agosto, 2026 18:49 26 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem uma doença profissional certificada pode pedir o reembolso de despesas com consultas, tratamentos, medicamentos ou deslocações, desde que cumpra as condições previstas pela Segurança Social

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Isto é o que nunca deve fazer quando encontra uma barata dentro de casa

18:20 25 Agosto, 2026 18:08 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Perante o aparecimento de uma barata em casa, a reação imediata pode não ser a mais eficaz e há um erro frequente que convém evitar

Últimas Notícias

  • Segurança Social está a devolver dinheiro por estas despesas (sem sair de casa): veja quem tem direito
    Segurança Social está a devolver dinheiro por estas despesas (sem sair de casa): veja quem tem direito
  • Faz isto ao carro? Especialistas alertam para presença de “químicos eternos” que condutores desconhecem e são muito prejudiciais à saúde
    Faz isto ao carro? Especialistas alertam para presença de “químicos eternos” que condutores desconhecem e são muito prejudiciais à saúde
  • Especialistas estão atentos: nunca foram vistos tantos destes animais ‘gigantes’ nas águas do Algarve
    Especialistas estão atentos: nunca foram vistos tantos destes animais ‘gigantes’ nas águas do Algarve
  • Interrogatório ao condutor que atropelou 16 pessoas em Albufeira prossegue quinta-feira
    Interrogatório ao condutor que atropelou 16 pessoas em Albufeira prossegue quinta-feira
  • “Um pequeno canto do paraíso”: turista francesa foi a esta cascata no Algarve e usou um ‘truque’ para a visitar com pouca gente
    “Um pequeno canto do paraíso”: turista francesa foi a esta cascata no Algarve e usou um ‘truque’ para a visitar com pouca gente

Opinião

  • Corpo, saúde e modernidade | Por José Figueiredo Santos
    Corpo, saúde e modernidade | Por José Figueiredo Santos
  • Como manter a pele hidratada | Por Isabel Conceição
    Como manter a pele hidratada | Por Isabel Conceição
  • Portugal lidera a Europa nas praias com bandeira azul
    Portugal lidera a Europa nas praias com bandeira azul

Europe Direct Algarve

  • Para breve em Portugal? Neste país da UE atravessar a estrada ao telemóvel pode passar a dar multa
    Para breve em Portugal? Neste país da UE atravessar a estrada ao telemóvel pode passar a dar multa
  • Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
    Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento