Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mercado de Olhão.
Mercado de Olhão. Crédito: Freepik
Algarve

“Adaptámo-nos rapidamente”: francesa que já viveu na China elegeu esta cidade no Algarve para um novo capítulo com a família

Entre o padel, os passeios à Armona e novos contactos, Maya, natural de França, encontrou em Olhão uma vida diferente

15:50 13 Setembro, 2026 16:09 9 Setembro, 2026 | Miguel Frazão
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A procura de uma mudança na qualidade de vida levou a francesa Maya a instalar-se com a família no Algarve, depois de experiências na China, na Suíça e em Marrocos. Olhão foi a cidade escolhida para esse novo capítulo, marcado pelo trabalho no setor imobiliário e pela construção de um círculo de amizades.

Numa entrevista concedida em abril de 2025 ao portal Expat Arrivals, Maya destacou que a participação no projeto Algarve Women Network ajudou-a a conhecer mulheres com diferentes percursos. “Tem sido incrível fazer novas amizades e encontrar pessoas com quem trocar ideias e aprender”, contou.

As amizades chegaram pela escola e pelo desporto

Apesar da experiência acumulada a viver fora de França, Maya admitiu que conhecer pessoas em Portugal foi inicialmente mais difícil do que noutros países. Os contactos foram surgindo através da escola, das atividades desportivas e da profissão, com alguns clientes a tornarem-se também amigos.

Entre as amizades portuguesas, destacou pessoas que conheceu no trabalho e no padel. Contudo, a maioria dos amigos são estrangeiros. Na sua perspetiva, aprender português facilita a aproximação, uma vez que permite participar nas conversas sem esperar que os restantes mudem de língua.

Filha precisou de mais tempo

A adaptação familiar decorreu a ritmos diferentes. “Eu e o meu marido adaptámo-nos rapidamente”, afirmou na entrevista. Para a filha, porém, a língua representou uma dificuldade inicial, exigindo mais tempo até se sentir integrada.

À data do testemunho, essa barreira já tinha sido ultrapassada e a criança falava português fluentemente. Nos momentos em família, as visitas às ilhas faziam parte das preferências, sobretudo à Armona, para onde costumavam levar o caiaque.

Qualidade de vida e um projeto profissional

Quando questionada sobre o que mais apreciava em Olhão e em Portugal, Maya destacou a qualidade de vida, o clima e a segurança. Valorizava também gestos quotidianos, como os cumprimentos entre desconhecidos na rua ou as conversas dos mais velhos com quem os atende no supermercado.

Além disso, associou a mudança à possibilidade de desenvolver uma atividade por conta própria. “Foi também o lugar que me permitiu tornar-me empreendedora”, explicou. O trabalho no imobiliário proporcionava-lhe contactos frequentes e levava-a a apresentar aos compradores diferentes zonas e formas de viver no Algarve.

Burocracia e custos entre as dificuldades

A satisfação não a impediu também de identificar problemas. No relato ao Expat Arrivals, apontou a burocracia, limitações nas infraestruturas e dificuldades com o cumprimento de horários. Referiu ainda que os transportes públicos lhe pareciam pouco práticos para as deslocações na região.

O aumento do custo de vida também pesava nas escolhas da família, nomeadamente nas escapadinhas de fim de semana. Ainda assim, mantinham o gosto pelas caminhadas, pelos encontros com amigos e por experimentar restaurantes. Maya dedica parte do tempo ao padel, enquanto o marido prefere o golfe, aproveitando também a proximidade de Espanha para visitar Sevilha.

Leia também: “Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

Salário. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Aumentos do salário em Portugal devem rondar os 3,2% em 2027 mas empresas vão ser mais seletivas

08:00 13 Setembro, 2026 13:08 9 Setembro, 2026 | João Luís

Os orçamentos destinados a aumentos de salário nas empresas em Portugal deverão passar de 3% em 2026 para 3,2% em 2027

Algarve Cultura Edição Papel Gastronomia

Loulé recebe FAVA com entrada gratuita mais de 100 expositores

08:50 13 Setembro, 2026 19:03 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Sétima edição da FAVA prevê servir cinco mil refeições vegetais e junta gastronomia, 100 atividades e um mercado de trocas no Parque Municipal de Loulé

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Já ouviu falar dos sinais de trânsito D6 e D6a? Não saber o que significam pode valer-lhe uma multa de 600 euros

11:07 13 Setembro, 2026 10:46 13 Setembro, 2026 | João Luís

Sinais D6 e D6a reservam vias a determinados tipos de veículos. Saiba o que significam e conheça a multa prevista na lei

Auto Nacional

Tem carro? Se a sua matrícula começar ou terminar com estas letras fica sem acesso a este serviço até 20 de setembro

20:00 12 Setembro, 2026 17:59 12 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Automóvel Online está condicionado até 20 de setembro e os proprietários de veículos com determinadas séries de matrícula não podem realizar alguns pedidos pela Internet

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘aperta’ em Portugal continental: IPMA coloca 13 distritos sob aviso amarelo até este dia

06:00 13 Setembro, 2026 05:50 13 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA colocou 13 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido ao calor. Saiba até quando se mantém o aviso e em que regiões

Camionista em serviço.
Europa

Sheila é camionista há 23 anos e fala das dificuldades do seu trabalho: “São muitas horas e isso sente-se na família, faço 150.000 km por ano”

13:00 13 Setembro, 2026 00:29 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 47 anos e 2 filhos, a camionista espanhola relatou em entrevista as dificuldades do seu trabalho, pelo qual tem grande estima

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Nacional

Fernando recebe 540 euros de reforma e voltou a trabalhar para suportar as despesas da casa: “Descansamos quando formos para o cemitério”

16:00 12 Setembro, 2026 12:03 11 Setembro, 2026 | João Luís

“Mais de 70% do nosso orçamento vai para as despesas da casa”: Fernando voltou a trabalhar porque a pensão não chegava

Algarve Ensino Nacional Opinião

Fernando Alexandre pode ser o ministro que a Educação esperava há décadas | Por Henrique Dias Freire

14:20 13 Setembro, 2026 14:20 13 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Valorizar carreiras e enfrentar rotinas justificam esperança. O reconhecimento histórico dependerá de professores nas escolas e melhores aprendizagens | Editorial de Henrique Dias Freire

Barragem da Foupana
Algarve Edição Papel

Barragem da Foupana em consulta pública prevê albufeira de 491 hectares

14:00 13 Setembro, 2026 11:38 10 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto da Foupana, em Alcoutim e Castro Marim, recebe contributos até 12 de outubro. Estudo prevê impactes ambientais negativos significativos

Caixote do lixo debaixo do lava-loiça.
Vida & Lazer

Caixote do lixo por baixo do lava-loiça? Designer diz que nestas situações não é o melhor sítio

15:40 13 Setembro, 2026 01:49 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a designer de interiores, muitas vezes debaixo do lava-loiça não é o melhor local para colocar o caixote do lixo

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Construção de um edifício
Nacional

Maior fabricante do mundo ‘acelera’ em Portugal e vai abrir outra unidade: nova localização já tem luz verde

11:10 12 Setembro, 2026 11:03 12 Setembro, 2026 | Luís Santos

A maior fabricante mundial de botões prepara uma nova fase de expansão em Portugal, com um projeto ligado à produção mais sustentável

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Adeus aos impostos? Saiba o que acontece se passar a casa aos filhos ainda em vida

19:00 12 Setembro, 2026 16:31 12 Setembro, 2026 | João Luís

Passar uma casa aos filhos antes de morrer evita impostos? Saiba o que diz a lei em Portugal quanto à isenção de 10%

Mulher segurando fatura apreensiva.
Algarve Edição Papel

Pagou 1.303,80 euros por um desentupimento em Olhão e contesta a cobrança

10:00 12 Setembro, 2026 08:39 10 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Consumidora diz que o desentupimento durou cerca de 70 minutos e não teve orçamento. Empresa não respondeu ao POSTAL. DECO e CIMAAL explicam direitos

Homem de negócios.
Economia Europa Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Salário. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Aumentos do salário em Portugal devem rondar os 3,2% em 2027 mas empresas vão ser mais seletivas

08:00 13 Setembro, 2026 13:08 9 Setembro, 2026 | João Luís

Os orçamentos destinados a aumentos de salário nas empresas em Portugal deverão passar de 3% em 2026 para 3,2% em 2027

Algarve, Cultura, Edição Papel, Gastronomia

Loulé recebe FAVA com entrada gratuita mais de 100 expositores

08:50 13 Setembro, 2026 19:03 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Sétima edição da FAVA prevê servir cinco mil refeições vegetais e junta gastronomia, 100 atividades e um mercado de trocas no Parque Municipal de Loulé

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Já ouviu falar dos sinais de trânsito D6 e D6a? Não saber o que significam pode valer-lhe uma multa de 600 euros

11:07 13 Setembro, 2026 10:46 13 Setembro, 2026 | João Luís

Sinais D6 e D6a reservam vias a determinados tipos de veículos. Saiba o que significam e conheça a multa prevista na lei

Auto, Nacional

Tem carro? Se a sua matrícula começar ou terminar com estas letras fica sem acesso a este serviço até 20 de setembro

20:00 12 Setembro, 2026 17:59 12 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Automóvel Online está condicionado até 20 de setembro e os proprietários de veículos com determinadas séries de matrícula não podem realizar alguns pedidos pela Internet

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘aperta’ em Portugal continental: IPMA coloca 13 distritos sob aviso amarelo até este dia

06:00 13 Setembro, 2026 05:50 13 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA colocou 13 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido ao calor. Saiba até quando se mantém o aviso e em que regiões

Camionista em serviço.
Europa

Sheila é camionista há 23 anos e fala das dificuldades do seu trabalho: “São muitas horas e isso sente-se na família, faço 150.000 km por ano”

13:00 13 Setembro, 2026 00:29 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 47 anos e 2 filhos, a camionista espanhola relatou em entrevista as dificuldades do seu trabalho, pelo qual tem grande estima

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Nacional

Fernando recebe 540 euros de reforma e voltou a trabalhar para suportar as despesas da casa: “Descansamos quando formos para o cemitério”

16:00 12 Setembro, 2026 12:03 11 Setembro, 2026 | João Luís

“Mais de 70% do nosso orçamento vai para as despesas da casa”: Fernando voltou a trabalhar porque a pensão não chegava

Algarve, Ensino, Nacional, Opinião

Fernando Alexandre pode ser o ministro que a Educação esperava há décadas | Por Henrique Dias Freire

14:20 13 Setembro, 2026 14:20 13 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Valorizar carreiras e enfrentar rotinas justificam esperança. O reconhecimento histórico dependerá de professores nas escolas e melhores aprendizagens | Editorial de Henrique Dias Freire

Barragem da Foupana
Algarve, Edição Papel

Barragem da Foupana em consulta pública prevê albufeira de 491 hectares

14:00 13 Setembro, 2026 11:38 10 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto da Foupana, em Alcoutim e Castro Marim, recebe contributos até 12 de outubro. Estudo prevê impactes ambientais negativos significativos

Caixote do lixo debaixo do lava-loiça.
Vida & Lazer

Caixote do lixo por baixo do lava-loiça? Designer diz que nestas situações não é o melhor sítio

15:40 13 Setembro, 2026 01:49 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a designer de interiores, muitas vezes debaixo do lava-loiça não é o melhor local para colocar o caixote do lixo

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Construção de um edifício
Nacional

Maior fabricante do mundo ‘acelera’ em Portugal e vai abrir outra unidade: nova localização já tem luz verde

11:10 12 Setembro, 2026 11:03 12 Setembro, 2026 | Luís Santos

A maior fabricante mundial de botões prepara uma nova fase de expansão em Portugal, com um projeto ligado à produção mais sustentável

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Adeus aos impostos? Saiba o que acontece se passar a casa aos filhos ainda em vida

19:00 12 Setembro, 2026 16:31 12 Setembro, 2026 | João Luís

Passar uma casa aos filhos antes de morrer evita impostos? Saiba o que diz a lei em Portugal quanto à isenção de 10%

Mulher segurando fatura apreensiva.
Algarve, Edição Papel

Pagou 1.303,80 euros por um desentupimento em Olhão e contesta a cobrança

10:00 12 Setembro, 2026 08:39 10 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Consumidora diz que o desentupimento durou cerca de 70 minutos e não teve orçamento. Empresa não respondeu ao POSTAL. DECO e CIMAAL explicam direitos

Homem de negócios.
Economia, Europa, Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Últimas Notícias

  • “Adaptámo-nos rapidamente”: francesa que já viveu na China elegeu esta cidade no Algarve para um novo capítulo com a família
    “Adaptámo-nos rapidamente”: francesa que já viveu na China elegeu esta cidade no Algarve para um novo capítulo com a família
  • Caixote do lixo por baixo do lava-loiça? Designer diz que nestas situações não é o melhor sítio
    Caixote do lixo por baixo do lava-loiça? Designer diz que nestas situações não é o melhor sítio
  • Cristóvão Norte defende poder de decisão para as mulheres e não apenas presença na política
    Cristóvão Norte defende poder de decisão para as mulheres e não apenas presença na política
  • Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão
    Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão
  • Barragem da Foupana em consulta pública prevê albufeira de 491 hectares
    Barragem da Foupana em consulta pública prevê albufeira de 491 hectares

Opinião

  • Fernando Alexandre pode ser o ministro que a Educação esperava há décadas | Por Henrique Dias Freire
    Fernando Alexandre pode ser o ministro que a Educação esperava há décadas | Por Henrique Dias Freire
  • Tempus fugit (o tempo foge): Florbela Espanca no Algarve e as infelicidades da poetisa | Por Óscar Caeiro Pinto
    Tempus fugit (o tempo foge): Florbela Espanca no Algarve e as infelicidades da poetisa | Por Óscar Caeiro Pinto
  • A Democracia que se cuide | Por Miguel Freitas
    A Democracia que se cuide | Por Miguel Freitas

Europe Direct Algarve

  • Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
    Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
  • Como pode uma candidatura a Capital Europeia da Cultura criar valor a longo prazo, independentemente do resultado final? | Por João Palmeiro
    Como pode uma candidatura a Capital Europeia da Cultura criar valor a longo prazo, independentemente do resultado final? | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento