As habituais correrias no aeroporto à procura do cartão de embarque ou a realização do check-in à última hora poderão em breve tornar-se coisas do passado. Estão a ser preparados planos para uma grande transformação na forma como viajamos de avião, promovidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), entidade das Nações Unidas responsável pela regulamentação do setor.
A nova “credencial de viagem digital”
Segundo o jornal The Times, a ICAO pretende implementar uma “credencial de viagem digital”, que permitirá aos passageiros armazenar os dados do passaporte diretamente nos seus telemóveis. Esta nova realidade poderá começar a ser implementada já nos próximos três anos.
Obrigatoriedade de fazer check-in
Atualmente, os passageiros são obrigados a fazer o check-in, seja online ou no aeroporto, para obter o cartão de embarque, que é depois verificado em vários pontos, incluindo na porta de embarque, tal como refere a Executive Digest. Com o novo sistema, tanto o check-in tradicional como o cartão em papel deixariam de ser necessários.
Em alternativa, os viajantes descarregariam um “journey pass” para o telemóvel logo após a reserva. Este passe seria atualizado automaticamente sempre que houvesse alterações ao voo.
Utilização do reconhecimento facial
Além disso, seria possível carregar o passaporte para o dispositivo móvel e utilizar o reconhecimento facial para confirmar a identidade. Os sistemas das companhias aéreas seriam alertados automaticamente quando o passageiro chegasse ao aeroporto, bastando-lhe passar pelos controlos de segurança para ser identificado.
Para Valérie Viale, diretora de gestão de produto na Amadeus, empresa de tecnologia para o setor das viagens, trata-se de uma revolução: “A última grande mudança foi a introdução do bilhete eletrónico, no início dos anos 2000. Agora, a indústria decidiu evoluir para algo mais moderno, inspirado em sistemas como os da Amazon.”
Altos investimentos
Contudo, esta evolução exigirá investimentos significativos. Os aeroportos terão de instalar equipamentos de reconhecimento facial e atualizar os seus sistemas para poderem ler dados dos passaportes a partir dos dispositivos móveis.
“Muitos sistemas das companhias aéreas mantêm-se inalterados há mais de 50 anos, porque precisam de funcionar em conjunto e ser compatíveis entre si”, acrescenta Viale.
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Privacidade
A introdução destas tecnologias levanta naturalmente preocupações com a privacidade. No entanto, a Amadeus garante que desenvolveu uma solução segura: os dados do passageiro são eliminados até 15 segundos após cada utilização num ponto de controlo, como as portas de embarque.
Grandes vantagens para os passageiros
As vantagens para os passageiros poderão ser significativas. Por exemplo, em caso de perda de um voo de ligação por motivo de atraso, o passageiro receberia de imediato uma nova notificação no telemóvel com os dados do novo voo. O “journey pass” seria automaticamente atualizado, sem necessidade de contactar qualquer balcão ou companhia aérea.
“Atualmente, os sistemas são muito compartimentados”, explica Viale. “Há o sistema de reservas, que comunica com o de check-in, mas de forma limitada. No futuro, tudo será contínuo e integrado — o journey pass será dinâmico.”
Nova experiência para a aviação mundial
Se estas mudanças forem concretizadas, a experiência de viajar de avião poderá tornar-se mais simples, rápida e adaptada às necessidades de cada passageiro, marcando o início de uma nova era na aviação mundial.
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